Revista Contra-Relógio
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Edição 169 - OUTUBRO 2007 - YARA ACHÔA

Espécie de diário pessoal, o blog tem sido uma ferramenta utilizada no universo das corridas por profissionais e amadores, como fonte de informações, troca de experiências ou simplesmente para registrar performances. Saiba mais sobre os blogs e até como fazer o seu


Blog é uma abreviação de weblog, ou seja, uma página da web (internet) cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa, como um diário. Estes registros podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referirem-se ao mesmo tema ou terem sido escritos pela mesma pessoa. Vale qualquer assunto: de comentários a respeito das últimas notícias de um jornal, a impressões sobre uma viagem, registros de receitas culinárias ou performances esportivas. Assim, basta que se alimente freqüentemente esse espaço virtual característico com informações. A maioria das pessoas utiliza os blogs como diários pessoais. Uma das vantagens dessa ferramenta é permitir que os usuários criem e editem seus conteúdos sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

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No mundo das corridas, os blogs têm sido criados por publicações ou profissionais especializados no assunto, tornando-se uma referência, ou por atletas amadores para troca de experiências e registros de suas performances.


No site da revista americana Runner's World, por exemplo, você encontra um amplo espaço dedicado ao gênero, com mais de 10 blogueiros. Entre eles estão: Dimity McDowell e Sarah Bowen Shea, mamães de filhos pequenos, que contam sobre seus treinos para a Nike Women's Marathon, em 21 de outubro, em San Francisco; Sean Downey e Warren Greene especialistas que comentam sobre calçados, roupas e equipamentos de corrida; o médico Lewis G. Maharam, diretor do New York Road Runners, que responde às dúvidas de saúde; Jeff Galloway, ex-gordinho e ex-sedentário que desenvolveu um método de treinamento testado por mais de 200 mil pessoas; e a treinadora Jenny Hadfield, co-autora do best seller Marathoning for Mortals e recentemente de Running for Mortals (ambos, sem tradução para o português).


AS REFERÊNCIAS NACIONAIS. Em nosso país, veículos especializados e sérios, como a revista Contra-Relógio, ainda são a grande referência e o canal de comunicação eficaz com os corredores. Na web, porém, já surgiram alguns blogs, como o +Corrida da Folha On-Line, escrito pelo jornalista Rodolfo Lucena, editor do caderno de Informática da Folha de S. Paulo, e o Chegada, da Veja On-line, agora comandado pelo treinador Renato Dutra.


"Como jornalista e apaixonado pela escrita, desde o início das minhas corridas, em 1998, procurei escrever também sobre o assunto. Fiz artigos para o jornal paulistano Atividade Física e reportagens sobre as provas das quais participava para a revista Contra-Relógio. Ainda lancei o livro Maratonando, Desafios e Descobertas nos Cinco Continentes. E procurei combinar com a corrida meu gosto pela informática, pela comunicação digital. Há muito tempo tenho um site pessoal sobre corridas (www.geocities.com/rodolfolucena) e um outro de entrevistas (www.geocities.com/atletismocaraecoragem). No ano passado, apresentei à direção da Folha uma proposta de investimento editorial nessa área de esporte, que acabou resultando na criação de uma coluna sobre o tema, +Corrida, publicada mensalmente no caderno "Equilíbrio". O artigo estreou em 2 de novembro de 2006, mesma data do lançamento do blog na Folha On-line. Foi um projeto novo, que não foi calcado nem inspirado em nenhum outro site", explica Rodolfo Lucena. Em relação a dicas para corredores blogueiros, ele aponta: "Costumo visitar um grande número de sites de corrida, especialmente de notícias, mas também busco orientações técnicas. As ‘regras' que norteiam o blog e que, para mim, também fazem o sucesso de qualquer projeto jornalístico são: apartidarismo, independência e espírito crítico", resume.


O professor de educação física e treinador de corrida Renato Dutra acredita que o blog seja um excelente meio de comunicação com os corredores, especialmente os iniciantes. E além de sua experiência do dia-a-dia, ele busca inspiração para sua coluna em publicações científicas. "Também consulto especialistas de outras áreas, como médicos, nutricionistas e fisioterapeutas", conta Renato, que tem os sites da RW e o Copacabana Runnerscomo referência de leitura. Para o sucesso de um ‘diário virtual' de corridas, ele aconselha: "Publique informações úteis, incentive a interatividade com os internautas e atualize constantemente."


COMO CRIAR SEU BLOG


BLOGGER.COM
O pioneiro dos blogs - e muitos garantem que é o melhor. Ao entrar na página, o primeiro passo deverá ser criar uma conta no Google. Se você já possui essa conta (como Gmail, Grupos do Google ou Orkut), acesse-a primeiro. Depois é só seguir as orientações. Você escolhe o nome do seu blog, que terá um endereço do tipo http://nomedoseublog.blogspot.com, e estabelece um modelo de layout, por meio dos mais variados recursos. Em poucos minutos já estará ‘postando' suas idéias. Só deixa a desejar pela falta de um contador de acessos.


BLOG UOL
O serviço está disponível para qualquer usuário, mas assinantes do UOL têm mais regalias. O usuário recebe um endereço no seguinte formato http://nomedoseublog.zip.net. A ferramenta é completa: mais de 50 tipos de templates (exemplos de arquivos) exclusivos e ainda a possibilidade de criar seu próprio modelo, permite ainda que você importe seu blog com facilidade de outro serviço, e já vem com todos aqueles serviços adicionais fundamentais que se teria de garimpar separadamente, como comentários, contadores, livros de visitas e enquetes.


BLIG
O serviço é gratuito mas é preciso cadastrar-se no portal IG. Agora traz mais funcionalidades, como cerca de 100 templates - porém só assinantes podem editar esses modelos -, editor de imagens, agendamento de mensagens, contador e espaço de 10MB. Se for assinante banda larga iG são 100 MB de espaço. O endereço será http://nomedoseublog.blig.ig.com.br.


BLOGGER BRASIL
A Globo.com tem direito exclusivo à marca Blogger no Brasil. Portanto, é gratuito só para esses assinantes. Você utiliza um formato pronto disponível da biblioteca de estilos ou fornece ao Blogger o formato básico de sua página ou site. Depois, é só inserir e publicar o conteúdo utilizando o Blogger e usando os botões de comando. Seu endereço fica http://www.nomedoseublog.blogger.com.br.


WELOGGER.NET
Blog do portal Terra, esse foi um dos pioneiros. A opção gratuita oferece apenas um serviço bem básico - o espaço para imagens, por exemplo, são 500kb. O endereço será http://nomedoseublog.weblogger.terra.com.br.


SAPO BLOGS
Site gratuito de Portugal. O cadastro é obtido através de inscrição que dá direito a um e-mail no Sapo.pt. Com 15Mb de espaço, é possível editar a ordem dos posts (crescente ou descendente), permitir o envio de comentários moderados ou não, editar o código do template, editar listas de e-mail que receberão notificação quando o blog for atualizado. Seu endereço será http://nomedoseublog.blogs.sapo.pt.


COMUNIDADE QUE CORRE COM PALAVRAS
Cada um criou seu blog de corrida por uma razão. E um foi descobrindo o outro na internet, formando uma verdadeira comunidade. Alguns ainda são apenas amigos virtuais, outros já se tornaram amigos de treinos e corridas. Em comum, temos a paixão pelo esporte e a vontade de compartilhar informações.


EU CORRO PORQUE...
É o blog desta jornalista que vos escreve. Comecei em janeiro de 2007, quando estava impedida de correr devido a uma fratura por estresse na tíbia. Minha idéia é sempre apresentar um motivo pelo qual vale a pena correr. Relato minhas experiências, meus objetivos e meus tempos em provas, mas também trago informações úteis para corredores graças ao acesso a profissionais das mais variadas áreas como saúde, nutrição, educação física e bem-estar. Conheci muitos amigos corredores por meio do blog.


4 CORREDORES
Foi criado em agosto de 2005, por iniciativa de Roberto Antonelli (Matungo), que reuniu os amigos Marildo Nascimento, João Paulo Lopes e Luiz Antonio Fossa. O objetivo é registrar comentários a respeito de treinamentos e perfomances, dicas de corridas e principalmente fazer amizades. Hoje, os 4 amigos também utilizam o blog como instrumento para elaboração de projetos sociais e de inclusão. Formaram, inclusive, a Equipe Matungo, Pangaré e Amigos, que se empenha em uma campanha para a redução do valor das inscrições para os menos favorecidos economicamente e deficientes. "Para correr conosco basta ter vontade e gostar de desfrutar de bons momentos. Não lutamos para ser os primeiros, mas para sermos muitos. Queremos melhorar a qualidade de vida de nossos amigos", diz Marildo.


CORRER É VIVER
A matemática Jackelyne Gense decidiu montar seu blog de corrida em março deste ano. "Estava voltando aos treinos após o nascimento do meu filho. Como a retomada estava difícil, achei que seria uma maneira de me disciplinar, compartilhando experiências e dificuldades. O blog me ajudou muito", relata. Para ela, o melhor de tudo é trocar informações com outras pessoas. "Fiz amizades com corredores de outros estados e até países. Recentemente me surpreendi no Rio de Janeiro, onde participei da Meia-Maratona, por ter sido reconhecida por uma leitora do blog". Por meio de seus relatos apaixonados sobre o esporte ela motiva muita gente. "É muito gratificante, pois vejo que de certa forma ajudo a propagar o quanto é bom correr. Acho que a essência de um blog de corrida deve ser esta".


3 EM 1
Triatleta, Thiago Rolemberg começou a postar a pouco mais de dois meses, pensando em guardar boas experiências e lembranças de suas provas. "Registro tudo: provas realizadas, tempos, treinos, eventos esportivos com amigos, artigos médicos que tenha lido em algum meio de comunicação. E o que é mais bacana, sempre acompanhados de imagens, vídeos, tabelas ou links para websites relacionados. Ainda espero também trocar experiências interessantes com os amigos, dicas técnicas, macetes para certas competições, provas diferentes em locais atraentes, coisas assim", conta.


JORGE MARATONISTA
O blog nasceu em 28 de janeiro de 2005, quando o militar Jorge, que já havia sido obeso, decidiu mostrar que com uma simples atitude - como correr - era possível emagrecer e ganhar qualidade de vida. "Minha intenção também é trocar experiências e passar dicas sobre corridas", conta ele, que acumula excelentes resultados nas provas das quais participa, como um verdadeiro atleta. E seus relatos na internet têm grande repercussão. "É gratificante quando chego em uma corrida e vários corredores vêm me cumprimentar falando do blog."


KEEP RUNNING
Foi em 12 de novembro de 2006 que o advogado Carlos Nadais deu início à sua ‘carreira' de corredor e blogueiro, ao participar da corrida da Run America Nike. "Os dois foram sofríveis. Quase não consegui acabar a prova e no blog nem sabia direito o que escrever", lembra. O blog surgiu com a intenção de ser um diário, com tempos e impressões bem pessoais. "Minha limitação na edição está pelo baixo (ou insignificante) conhecimento de informática e resulta em um layout muito simples", confessa. Com a evolução nas provas e dicas de pessoas mais experientes, as histórias começaram a ficar mais interessantes e as manifestações por comentários, mais freqüentes. Atualmente, informa também sobre provas tradicionais.


PERNAS PRA QUE TE QUERO
O português José Capela inaugurou seu blog em 13 de março de 2006. "Foi um presente que atribui a mim mesmo pelos meus 45 anos", revela. Sua idéia é motivar os leitores da web. "Tive alguns sinais através do blog de que a minha mensagem já foi útil a alguém. Também aprendi muito com a troca de informação. Não foi por acaso que consegui melhorar a minha performance", garante. Para ele, um blog de corrida deve ter um belo visual e bom conteúdo. "As fotos são essenciais para prender a atenção do corredor e as palavras devem ter emoção, movimento e paixão, ou seja, os mesmo ingredientes de uma corrida!"

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