Revista Contra-Relógio
// Brasileiros lá fora //

Vitórias brasileiras em Punta del Este

Edição 277 - OUTUBRO 2016 - REDAÇÃO

Publicidade

A Maratona de Punta del Este, disputada no dia 18 de setembro, no Uruguai, teve vitória de brasileiros e crescimento no número de concluintes em todas as distâncias. Apesar do vento em alguns trechos, a temperatura média de 10°C ajudou os participantes.
Os ganhadores foram Julio Cezar Moreira (2:31:34) e Valquiria Marques de Oliveira (2:58:48). No total, 726 pessoas completaram os 42 km, além de 1.723 na meia, 775 nos 10 km e 373 nos 5 km, de acordo com os resultados oficiais no site da prova. Somando todas as distâncias, foram 3.597 concluintes.
A prova uruguaia é simples, mas bem organizada, evoluindo anualmente e recebendo uma boa presença de brasileiros, principalmente do Rio Grande do Sul pela proximidade e possibilidade de viagem de carro e ônibus. O custo-benefício também se destaca, principalmente por ser realizada em um período de baixa temporada nessa cidade turística.
Nos 21 km, o percurso é praticamente todo na orla e plano, propício para a estreia e a quebra de recordes pessoais. Já nos 42 km, há algumas oscilações na altimetria, com subidas e descidas, além da possibilidade do tradicional vento de Punta del Este, como ocorreu neste ano, e que é contra exatamente nos 12 km finais da maratona. Como há mais duas distâncias (10 km e 5 km), trata-se de uma opção interessante para a viagem, tanto em família quanto em grupos.
Uma dos destaques deste ano foi a festa de premiação no domingo no salão do Hotel Conrad, que abriga também o famoso cassino de Punta del Este.
Vania Gasbarro Nascimento, de São Paulo, aprovou a experiência na maratona uruguaia. "Horário de largada foi respeitado, bom abastecimento, com água em garrafinhas, além de isotônico e frutas. Não houve tapetes de marcação nos km 5 e 10 e na passagem dos 21 km. No km 35 havia uma pessoa com uma prancheta e ia anotando os números de peito", disse Vania. "O que achei injusto foi corredor com apoio e acompanhamento de bicicleta, pois o atleta tem tudo na mão o tempo todo dessa forma." Ela destacou a chegada. "Bem animada. No corredor do pórtico tinha bastante gente, mas no percurso quase ninguém: corre-se sozinho na maior parte."
A edição de 2017 de Punta del Este já tem data marcada: 17 de setembro. Mais informações em www.maratondepuntadeleste.com.uy.

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados