Revista Contra-Relógio
// Brasileiros lá fora //

Viena: uma meia ao som de valsa

Edição 285 - JUNHO 2017 - FERNANDA PARADIZO

Assinante do Piauí consegue sua primeira sub 2h na capital austríaca, em meio a 40 mil participantes.

Viena tem com certeza um charme especial. E o percurso da maratona e meia-maratona que leva o nome da cidade reflete toda a beleza da capital austríaca, que é sede da ONU. Para quem gosta de unir o prazer de correr com turismo, essa prova é perfeita.
Com cerca de 40 mil corredores nas duas distâncias oferecidas, além de um revezamento, essa é a maior corrida da Áustria e existe desde 1984. Cerca de 400 mil pessoas vão às ruas para apoiar os participantes.
Por isso mesmo, o advogado Flavio Tajra Melo, de 42 anos, que corre desde 2013, não pensou duas vezes ao incluir, no seu roteiro de viagem para a Europa, uma parada em Viena e a possibilidade de correr a meia-maratona na cidade que é considerada a capital da música.
Com o objetivo de conseguir sua primeira sub 2h no currículo, o assinante que mora em Parnaíba, Piauí, foi mais do que feliz na escolha. Cravou 1h59 nos 21 km. Confira aqui detalhes sobre a prova, que aconteceu no dia 23 de abril, e experiência da viagem, segundo relato de Flavio.

Publicidade


PORQUE VIENA: A capital austríaca recebe, a cada dia, mais viajantes. É um verdadeiro paraíso também para quem gosta de natureza e esportes, além das artes. Possui cerca de 850 parques e 1.100 km de ciclovias, além de ser um excelente destino para os brasileiros, principalmente para quem vai encarar uma segunda ou terceira viagem para a Europa. A qualidade de vida é excelente, o que mostra que a cidade está bem preparada para receber os turistas.
A inscrição foi muito tranquila, sendo feita diretamente no site oficial www.vienna-marathon.com, mas também pode ser realizada através de agências de turismo credenciadas e muitas operam a prova no Brasil.
Para planejar minha viagem - tanto a parte aérea quanto a terrestre -, fiz várias pesquisas na internet. Não há voos diretos do Brasil para a Áustria. Portanto, é necessário fazer conexão em outros países da Europa. Peguei um vôo de Guarulhos para Frankfurt e de lá segui para Viena. A chegada acontece pelo aeroporto Schwechat, localizado a 19 km do centro de Viena. Fiquei hospedado no Trend Rathauspark, um hotel situado numa rua tranquila, próximo da estação de metrô Rathaus e de pontos turísticos. Fiquei 5 noites em Viena e, após a prova, peguei um trem para Budapeste, Hungria.


FEIRA, KIT E LARGADA. A expo foi no Messe Wien, muito organizada, sem filas (apesar dos 40 mil participantes) e com 90 expositores. O kit era composto apenas do número do peito, chip e alguns brindes.
No dia (23 de abril) cheguei na área de concentração com 45 minutos de antecedência para localizar o guarda-volumes e minha baia de largada. A largada foi pontualmente às 9h, ao som de valsa, na frente do prédio da ONU.
É uma prova rápida e plana. Hidratação a cada 5 km e a sinalização é feita em km. O percurso passa pela enorme roda gigante chamada Riesenrad, na imensidão verde do Prater Park, um parque público com diversas atrações. Chega-se ao centro histórico de Viena, que está na lista de patrimônios da Unesco, onde está localizada a incrível Opera House e o grandioso castelo de Schönbrunn, antiga residência de veraneio da família real.
A chegada é na praça Heldenplatz. Familiares e amigos aguardam para abraçar e aplaudir os corredores, e, já com a medalha no peito, todos curtem uma festa alegre, organizada e com a sensação de dever cumprido. Somos recebidos com isotônico, água, kit com frutas, chope e tortas.
O evento é sensacional. A prova flui bem e os vianenses lotam o percurso aplaudindo e apoiando os participantes do início ao fim. A corrida mistura o prazer de correr com a identidade da capital austríaca, ao tocar valsas em todo o trajeto. Além das diferentes distâncias de corrida - maratona, meia e revezamento -, a cidade oferece também a oportunidade de participar de diversas animações deste evento, que toma conta de toda a cidade.


Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados