Revista Contra-Relógio
// Especial //

Um passeio por 21 provas do Reino Unido

Edição 279 - DEZEMBRO 2016 - ANDRÉ SAVAZONI

Escócia, Irlanda do Norte, País de Gales e Inglaterra unem história, tradição, gastronomia e muito esporte, com destaque para as meias e maratonas.

Depois de passearmos por Portugal, Espanha, Itália e Alemanha (com as reportagens nas edições anteriores da Contra-Relógio), o roteiro de meias e maratonas pela Europa chega ao Reino Unido. A Inglaterra lidera a relação, porém, optamos por não abordar a Maratona de Londres (www.virginmoneylondonmarathon.com), marcada para o dia 23 de abril, motivo já de muitas reportagens aqui na CR.
O roteiro inclui 21 corridas, pelas capitais, interior e litoral dos países citados. Um dos atrativos é a facilidade de se locomover pelo Reino Unido, principalmente de trem. Dessa forma, é possível correr e conhecer vários locais na mesma viagem, com opções para ir sozinho, com amigos ou com a família.

Publicidade


19 de fevereiro
Great North West Half Marathon
INGLATERRRA
http://www.fyldecoastrunners.com/great-north-west-half-marathon.html


O passeio pelo Reino Unido começa pelo litoral da Inglaterra, mais precisamente pela cidade de Blackpool, que possui praias, parques e muita atividade de lazer, sendo um dos destinos de férias preferidos dos ingleses. Blackpool, inclusive, vem crescendo muito desde o final do século 18. Inicialmente, era uma pequena aldeia em volta de um lago e atualmente é um grande resort.
Na costa oeste da Inglaterra, conta com um famoso parque de diversões, que tem enorme montanha-russa, cassinos e casas de shows. As opções de hospedagens vão de hotéis cinco estrelas aos bed & breakfast (cama e café da manhã), de frente para a praia e o calçadão.
Uma réplica da Torre Eiffel é o marco central de Blackpool, podendo ser vista de todas as partes, inclusive da meia-maratona, que é realizada de frente para a parte costeira, ou seja, na orla, totalmente plana e uma excelente opção para a quebra de recordes pessoais. Os organizadores destacam esse detalhe no site oficial, além de indicá-la como um aquecimento para as maratonas de Londres ou de Blackpool (leia mais sobre esta prova na sequência da matéria).
A Meia-Maratona de Blackpool é uma das mais tradicionais do Reino Unido, chegando em 2017 à 28ª edição. São cerca de 1.500 participantes em todas as distâncias. Para facilitar, a entrega do kit ocorre no dia da prova, quando é possível também se inscrever.


26 de fevereiro
Brighton Half Marathon
INGLATERRA

http://www.brightonhalfmarathon.com/


Vamos continuar pelo litoral inglês, mais precisamente em Brighton, uma cidade moderna em todos os sentidos, conhecida como a capital gay da Inglaterra, com excelentes opções de clubes noturnos e pubs. Entre os estabelecimentos mais famosos está o Brighton Dome, onde a banda ABBA viu a carreira decolar. Além da vida noturna, outro destaque é o passeio à beira-mar, porém, com a água gelada o ano todo.
Na parte de turismo, destacam-se o Museu de História Natural de Brighton, o Museu do Brinquedo e o Museu de Pesca. Em termos de deslocamento, a viagem pode (e deve) incluir Londres. Brighton está localizada a apenas uma hora de trem da capital inglesa.
A meia-maratona também integra o grupo das mais tradicionais da Inglaterra, chegando ao 27º ano em 2017. A partir de 2014 passou a integrar Vitality Run Series, um circuito de sete provas de 21 km do Reino Unido e duas de 10 km. O trajeto é extremamente agradável, fazendo um grande passeio pela cidade, incluindo o cais, a marina, a igreja de St. Peter e vistas de tirar o fôlego.


12 de março
Bath Half Marathon
INGLATERRA

http://bathhalf.co.uk/


Distante 119 km de Londres (menos de 1 hora de trem), às margens do Rio Avon, Bath é um dos destinos mais incríveis da Inglaterra. A começar por sua fundação, em 863 a.C. pelos celtas. Foi ocupada pelos romanos, que descobriram diversas fontes termais na região, que deram origem aos Banhos Romanos (bath significa banho, em inglês): imensas piscinas públicas utilizadas como área de lazer e negócios.
A Catedral de Bath é o principal ponto turístico. Uma exposição no subsolo conta a história do cristianismo na região. O Royal Crescent é o mais importante monumento da cidade: 30 mansões projetadas em estilo tipicamente inglês, no formato de um semicírculo. No Fashion Museum pode-se encontrar a história da evolução das vestimentas inglesas desde o século 16. Entre os diversos parques e jardins bem cuidados de Bath estão o Royal Victoria Park e o Parade Gardens.
Claro que a Bath Half Marathon leva em consideração todas essas características da cidade. O percurso é extremamente rápido (praticamente plano, tendo apenas três "ondulações"), em duas voltas, passando pelos dois lados do Rio Avon. A largada e a chegada ocorrem na Great Pulteney Street, uma das avenidas georgianas mais largas da Europa. Como informam os organizadores no site oficial, os 21 km atravessam o coração de uma histórica Bath. Praça da Rainha (o ponto mais lotado de torcedores), a Ponte Churchill e outras atrações estão espalhadas pelo trajeto, que é homologado pela IAAF.


12 de março
Silverstone Half Marathon
INGLATERRA

https://www.adidashalfmarathon.com/


Deixando por um período as cidades litorâneas e históricas da Inglaterra, chegamos a uma prova única e especial: a Silverstone Half Marathon. Ela é disputada dentro do tradicional autódromo inglês, que recebe a etapa da Fórmula 1 (desde 1950) e de outras competições. Durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi usado como aeródromo pela Royal Air Force.
Com o fim do conflito bélico, um grupo de entusiastas de corrida do Royal Automobile Club escolheu o local para sediar o primeiro GP britânico do pós-guerra, em 1948. O italiano Luigi Villoresi venceu a corrida e a pista foi redesenhada no ano seguinte. Em 1950, o Campeonato do Mundo de Pilotos, hoje conhecido como Fórmula 1, tinha começado e a primeira corrida foi realizado em Silverstone, com o piloto Giuseppe Farina, da Alfa Romeo, sendo o vencedor.
Apenas uma vez por ano o autódromo deixa de ser exclusivo para os carros e motos, recebendo os corredores, que fazem os 21 km em um trajeto sinuoso e devidamente sinalizado, pelos 6 km da pista de Silverstone.


12 de março
Inverness Half Marathon
ESCÓCIA
http://www.invernesshalfmarathon.co.uk/


Inverness é a maior cidade do norte da Escócia e capital das terras altas, conhecidas como Highlands, local de muitas lendas e tradições. Pequena e tranquila, é cortada pelo Rio Ness, por sinal, um dos melhores roteiros é justamente caminhar por suas margens. O Bught Park e a Floral Hall são duas das atrações turísticas.
Na culinária, se tiver estômago forte, aproveite para provar o Haggis, um dos pratos escoceses mais famosos. Porém, é melhor deixar para depois dos 21 km. E entenda o motivo: é preparado com carne do coração, fígado ou pulmão de ovelha, misturado com sal, cebolas, pimenta e aveia. Tudo é fervido e, depois de pronto, enfiado em um saco, de onde é servido.
No alto de uma colina situa-se o principal ícone arquitetônico da cidade, o Castelo de Inverness. Apesar da aparência medieval, não é um castelo autêntico, já que foi construído em 1835, no mesmo local onde havia uma fortaleza. Inverness tem como característica os prédios construídos com pedras, um estilo arquitetônico que pode ser considerado como marca registrada da Escócia. Caminhando pelas ruas centrais é fácil encontrar músicos vestidos com trajes típicos e tocando gaita de foles.
Devido ao clima, um dos pontos interessantes da Inverness Half Marathon é o horário da largada: 12h30. Ou seja, caso opte por fazê-la, prepare-se para correr "na hora do almoço". A prova vem sendo considerada uma das melhores de todo o Reino Unido.


12 de março
North London Half Marathon
INGLATERRA
http://www.northlondonhalf.com/take-part


Esta é uma das ótimas opções de unir turismo (Londres não precisa de apresentações) com corridas, ainda mais de 21 km, que não exigem abrir mão de muitas coisas antes, durante e depois, como ocorre com os 42 km.
Assim, ao entrar no site oficial da prova, já aparece a frase, em destaque e letras enormes: "Take on the mighty challenge and experience 'The Greatest Finish Line in the World!' INSIDE Wembley Stadium!". Traduzindo de uma forma livre, "Participe do desafio e experiência da maior linha de chegada do mundo, dentro do Estádio de Wembley!" Para os amantes do futebol, há dois templos sagrados. O Maracanã, no Rio de Janeiro, e Wembley, em Londres (com a diferença que não é mais o "original", pois o estádio inglês foi colocado abaixo e reconstruído, ou seja, é extremamente moderno.
De qualquer forma, com certeza é uma chegada para se emocionar.


2 de abril
Liverpool Half Marathon
INGLATERRA
http://www.btrliverpool.com/liverpool-half-marathon


Não há como falar de Liverpool sem citar os Beatles. Foi nessa cidade portuária que a banda surgiu e começou a "invadir o mundo". Como não poderia deixar de ser, um museu dedicado aos quatro garotos de Liverpool - Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison - é uma das atrações. O The Beatles Story Museum registra todos os momentos da história musical do quarteto.
A Meia de Liverpool chega à 24ª edição como a principal do noroeste inglês, com cerca de 9 mil participantes. Para atrair mais corredores, a organização mexeu no trajeto a partir de 2013, tornando-o mais turístico e agradável, com a largada e a chegada mudando para o Pier Head. É predominantemente plana com uma inclinação curta logo após a primeira milha, na Upper Parliament Street, ou seja, bem no início, o que não atrapalha ninguém.


2 de abril
Greater Manchester Marathon
INGLATERRA
http://www.greatermanchestermarathon.com/


A cidade de Manchester é uma das cidades mais visitadas da Inglaterra, sendo um grande centro industrial e econômico. No século 19, foi o principal polo industrial do planeta, com as fábricas da cidade sendo decisivas para transformar a Inglaterra na primeira potência industrial da época.
Também lá surgiram inúmeras bandas de rock famosas, como New Order, Joy Division e The Smiths. Entre muitos prédios de tijolos vermelhos, canais, pontes e pubs, Manchester é um dos polos culturais mais importantes do Reino Unido.
A maratona é extremamente rápida, com muito entretenimento ao longo dos 42 km, excelente presença de público e uma chegada especial, no Old Trafford, a casa do Lancashire Cricket Club (o Maracanã do críquete).


9 de abril
Brighton Marathon
INGLATERRA
http://www.brightonmarathonweekend.co.uk/


É considerada uma das maratonas mais bonitas e atraentes do Reino Unido. O trajeto fica repleto de torcedores, em uma atmosfera vibrante que empurra os participantes. Os 42 km percorrem as principais ruas da cidade, terminando à beira-mar.
A prova é apenas uma parte do evento, de três dias, que inclui corridas para crianças, exposição e feira da maratona, uma prova de 10 km e ações sociais para um hospital.
Os 42 km têm o selo bronze da IAAF. Os organizadores destacam no site oficial terem conseguido unir turismo com um percurso rápido, passando pelos principais pontos de atração da cidade. São inúmeras descidas da largada ao km 40, mas como nem tudo é festa, sobe nos dois quilômetros finais, o que é amenizado pela beleza do local.


23 de abril
Blackpool Marathon and Half
INGLATERRA
http://www.fyldecoastrunners.com/blackpool-marathon-bullnbsphalf-marathon-bullnbsp10k.html


Alem dos 42 km, há uma prova de 21 km e outra de 10 km. O trajeto é todo plano e pela orla, passando pelos grandes marcos e pontos turísticos da cidade. São duas voltas de 21 km, sendo ideal tanto para estreantes como para quem gosta de desafiar-se e buscar um recorde pessoal.
Os organizadores brincam com a "rival" Maratona de Londres e a dificuldade para passar pela loteria de inscrições da Major. No site oficial, há o convite: "Não conseguiu entrar em Londres? Então, venha e junte-se à única alternativa, junte-se a nós aqui em Blackpool".
A hidratação ocorre a cada 3 milhas, em média, com banheiros localizados ao longo do trajeto, além de pontos de animação. A camisa é entregue para os concluintes, junto com medalha.


23 de abril
Southampton Marathon and Half
INGLATERRA
http://www.abpsouthamptonhalf.co.uk/


Embora não seja uma das mais badaladas cidades britânicas, Southampton tem encantos. Começa por ser a maior cidade portuária da costa sul da Inglaterra, distante apenas uma hora de Londres. É o ponto de partida até hoje dos maiores navios de cruzeiro do mundo, incluído o emblemático Titanic.
Histórica, já que foi no passado uma importante colônia romana, Southampton se considera a cidade mais verde do Reino Unido. Há parques por todos os lados.
A rota de maratona é uma mistura emocionante de costa, cidade e parques. Predominantemente plana, acaba sendo perfeita para uma maratona de estreia. O trajeto dos 42 km irá englobar, a partir de 2017 a Ponte Itchen. No topo dela será possível avistar grande parte da cidade, o Rio Itchen, o centro comercial e o mar, com destaque para a Ilha de Wight.
Ao descer a ponte, os maratonistas partem em direção ao estádio do Southampton e para o Bitterne Park. A chegada ocorre no coração de Southampton. A expectativa é de reunir 10 mil corredores na próxima edição.


1º DE MAIO
Belfast City Marathon
IRLANDA DO NORTE
http://www.belfastcitymarathon.com/


A prova acontece no feriado de 1º de maio, e são esperados mais de 17 mil corredores no evento. A rota permanecerá igual à deste ano, que foi elogiada pelos participantes, começando na Prefeitura e terminando no Parque Ormeau. Belfast é pequena, arejada e com boas atrações culturais. A capital da Irlanda do Norte também foi palco de grandes conflitos que marcaram o país, entre católicos e protestantes.
O edifício da Câmara Municipal, sede da prefeitura, está entre os mais bonitos da cidade, principalmente à noite, quando fica todo iluminado. Outra bela construção que encanta os visitantes é o Castelo de Belfast. O museu Titanic Belfast, inaugurado em 2012, conta a história da construção de um dos navios mais famosos do mundo, erguido na capital, além de revelar em todos os detalhes o trágico naufrágio, em decorrência de um choque com um iceberg em 1912.


14 de maio
Leeds Half Marathon
INGLATERRA
http://www.runforall.com/half-marathon/leeds/


Chegando ao 32º aniversário, a Leeds Half Marathon está mais do que estabelecida no calendário inglês e do Reino Unido, mesclando um percurso desafiador, multidões de torcedores entusiasmados e uma atmosfera fantástica. São cerca de 9 mil participantes e uma ampla ação de caridade, levantando centenas de milhares de libras esterlinas para instituições da região.
O percurso começa no The Headrow ao lado do Victoria Gardens, seguindo para fora do centro da cidade e retornando via Abbey Road e Kirkstall Road antes de terminar na Cookridge Street, ao lado do Millennium Square.
Leeds é conhecida por ser um ambiente universitário e um centro de compras. Para satisfazer e distrair o grande número de estudantes, a vida noturna é bastante movimentada. Em relação às compras, os locais indicados são Victoria Quarter e a King Edward St.
Outra atração turística é o Kirkstall Abbey, fundado em 19 de maior de 1152 e situado nos arredores de Leeds, a cerca de 3 km do centro da cidade. É uma das ruínas mais completas de um mosteiro medieval na Inglaterra e local histórico importante.


21 de maio
Stirling Scottish Marathon
ESCÓCIA
http://www.greatrun.org/stirling-scottish-marathon


Stirling é uma das cidades antigas da Escócia, tendo sido cenário de batalhas importantes da história do país. O centro de Stirling é pequeno, com algumas cafeterias, pubs e restaurantes.
A prova faz parte da Great Run British Marathon Series (http://www.greatrun.org/). Nas primeiras cinco milhas (8 km) tem várias ondulações, porém, a partir daí, torna-se bem plano.
Começando a oeste da cidade, no Blair Drummond Safari Park, a rota passa por deslumbrantes paisagens de Stirlingshire, incluindo marcos como o Castelo de Doune, o Monumento Nacional de Wallace e a Ponte de Allan, antes de passar pelo centro da cidade, terminando diante das imponentes muralhas do Castelo de Stirling.
No site oficial, o convite dos organizadores: "Será uma experiência única, em uma maratona diferente de qualquer outra no mundo!".


28 de maio
Edinburgh Marathon Festival (42 km e 21 km)
ESCÓCIA
https://www.edinburghmarathon.com/


Edimburgo é a capital da Escócia e a segunda cidade mais visitada do Reino Unido. É também pequena e encantadora, sendo Patrimônio Mundial da Unesco a partir de 1995. Assim, antes de falarmos da cidade e da maratona, fica a sugestão de uma dobradinha, com a Stirling Scottish Marathon no dia 21 de maio e, uma semana depois, no dia 28, a Edinburgh Marathon Festival.
A cidade é dividida em duas, a velha e a nova (ambas no trajeto). Old Town é onde Edimburgo começou, com grande importância histórica e impressionante estado de preservação dos seus edifícios, ruas e vielas. A sensação ao caminhar pelo local é de ter viajado no tempo, de volta à época medieval.
A New Town é a parte "nova" do centro de Edimburgo. Construída entre 1765 e 1850, foi cuidadosamente projetada e planejada para receber os ilustres e ricos moradores que já estavam cansados de dividir as ruas de Old Town com os menos afortunados.
Rápido e plano, o trajeto dos 42 km é considerado o mais rápido de todo o Reino Unido. A Maratona de Edimburgo vem preenchendo todas as inscrições desde 2008 e é a segunda maior do Reino Unido, atrás apenas de Londres.
Para visitar antes ou após os 42 km, as dicas são o Castelo de Edimburgo (a atração mais procurada de toda a Escócia), o Parlamento Escocês e o Palácio de Holyrood (residência oficial da rainha quando visita Edimburgo).


28 de maio
Rock'n'Roll Liverpool Marathon & Half
INGLATERRA
http://www.runrocknroll.com/liverpool/


As provas do circuito Rock'n'Roll de maratonas e meias fazem sucesso por onde passam. Começaram nos Estados Unidos e ganharam o mundo. O que falar, então, de 42 km e 21 km percorridos em Liverpool, a terra dos Beatles?
Os percursos da maratona e da meia mostram o melhor de Liverpool. Passam pela estátua dos Beatles, pelo histórico Liver Building e Matthew Street, cruzam a Penny Lane e invadem o colorido de Chinatown, o bairro chinês. A largada ocorre no Albert Docks e a chegada do lado de fora da Echo Arena. Claro que, ao longo dos trajetos, muita animação e música, ao melhor som dos Beatles e de outras bandas inglesas de sucesso. Não deu vontade de sair dançando, ou melhor, correndo?


9 de julho
The Wales Marathon
PAÍS DE GALES
http://www.thewalesmarathon.com/


O País de Gales é o quarto integrante do Reino Unido e, de forma alguma, poderia ficar fora da seleção. E chega em grande estilo, com a The Wales Marathon (com opção também de 21 km).
A Maratona de Gales começa na Praça Tudor, na cidade de Tenby, às 10h, enquanto os participantes da Meia-Maratona se reúnem no Castelo de Pembroke para a largada às 12h. Mas atenção: estações de alimentação e água estão situadas aproximadamente a cada 5 milhas (8 km) ao longo da rota.
A região das provas é considerada uma das mais bonitas do País de Gales (e de todo o Reino Unido). O litoral de Pembrokshire tem 4 km de praias e duas ilhas. O balneário ficou famoso na era vitoriana ao ser preparado para receber a classe mais abastada.
A pequena Tenby (ponto de partida dos 42 km) une história, um litoral deslumbrante e o sossego das cidadezinhas galesas. Da época medieval restam muralhas do século 13, com portais circulares formados por arcos, e ruínas de um castelo em frente à praia. A grande atração é o Castelo de Pembroke (local de largada dos 21 km) que oferece uma linda vista da cidade. As primeiras estruturas do castelo foram erguidas em 1093, com muitas alterações nesses mais de 1 mil anos.


17 de setembro
Belfast City Half Marathon
IRLANDA DO NORTE
http://www.belfastcitymarathon.com/


A Meia de Belfast tem a mesma organização da maratona, no dia 1º de maio. A largada e a chegada ocorrem no Ormeau Park, com o trajeto fazendo um tour pela pitoresca cidade de Belfast. Há um controle do trânsito pela organização e autoridades de trânsito, porém, a maioria das estradas permanece aberta durante todo o evento (com algumas interrupções para quem acessa a região). A edição deste ano contou com cerca de 3,2 mil participantes. O trajeto é basicamente plano e rápido.


24 de setembro
Loch Ness Marathon
ESCÓCIA
http://www.lochnessmarathon.com/


A maior atração da Loch Ness Marathon é a lenda do Monstro do Lago Ness, repetida de pais para filhos por todo o mundo há séculos. Também conhecido como Nessie, há quem garanta ter visto o gigante ser aquático (uma espécie de serpente ou réptil marinho) que viveria no local, em Inverness, a capital dos Highlands (as terras altas da Escócia), como explicamos no começo desse texto.
O convite da organização aos corredores de todo o mundo no site oficial é bem claro e direto. "Os participantes da Loch Ness Marathon têm muitas razões para enfrentar o desafio dos 42 km: levantar dinheiro para causas sociais, se divertir e desfrutar de um ambiente fantástico, experimentando a camaradagem da população de Inverness e correndo atrás dos seus objetivos pessoais."
A maratona é em descida, com clima perfeito para correr. A rota passa por paisagens realmente deslumbrantes, nas margens da parte sudeste do Lago Ness. Na chegada, comida quentinha e muito entretenimento, além de uma camisa especial de finisher e a medalha comemorativa de conclusão.


1º de outubro
Great Scottish Run (21 km)
ESCÓCIA
http://greatscottishrun.com/


Esta é outra possibilidade de fazer uma dobradinha (42 km + 21 km) em uma semana, passeando pelo histórico país do Reino Unido ouvindo muita gaita de fole e tomando uísque/cerveja para relaxar após os treinos e provas.
O ponto de parada agora é Glasgow, a maior cidade da Escócia. Hospitaleira e cheia de estilo, a cidade conta com uma ampla rede de museus e galerias de arte que impulsiona um cenário cultural agitado, repleto de mostras e exposições de grandes artistas, shows variados, concertos de primeira, óperas e balé.
Para quem gosta de compras, o "Golden Z", ao longo das ruas Argyle e Buchanan, é considerado um dos melhores distritos do Reino Unido. A arquitetura de Glasgow vai do vitoriano ao neoclássico.
O trajeto dos 21 km respeita todas essas características marcantes de Glasgow. Tem largada na Praça George, no coração da cidade, passa por pontos turísticos, atravessa o Rio Clyde por duas vezes (pela Ponte Kingston e pelo Arco de Clyde) e faz uma viagem através do Pollok Park e do Bellahouston Park, antes da chegada em Glasgow Green.
O entretenimento ao longo da meia-maratona inclui gaiteiros de fole, bandas de percussão, música ao vivo e pontos de animação montados por instituições de caridade, ou seja, uma festa completa e animada.


1º de outubro
Cardiff Half Marathon
PAÍS DE GALES
http://www.cardiffhalfmarathon.co.uk/


Esse roteiro de meias e maratonas pelo Reino Unido termina no País de Gales, com a Cardiff Half Marathon. De trem, são apenas pouco mais de duas horas de Londres. O calendário não foi montado pela Contra-Relógio aleatoriamente. Realmente, é para fechar com chave de ouro. Se o País de Gales é a "Terra dos Castelos", o que já valeria a viagem, Cardiff é então a "Capital do Castelo".
O de Cardiff é um patrimônio galês; grande parte foi restaurada e atualizada durante a época vitoriana. Hoje, tem muito mármore, brilho e espetaculares esculturas em madeira. Já os castelos de Eduardo 1º são algumas das principais atrações turísticas do país. As fortificações de Caernarfon, Conwy, Harlech e Beaumaris estão listadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, com muralhas e torres medievais deslumbrantes.
A Meia-Maratona de Cardiff teve a primeira edição em 2003 e, desde então, vem crescendo anualmente. Atualmente, é a segunda maior do Reino Unido, a principal do País de Gales e a que mais arrecada fundos para instituições de caridade.
O rápido percurso foi todo modificado a partir de 2012, quando foram incluídos os marcos mais emblemáticos de Cardiff, o que acabou sendo bem recebido pelos participantes. Como comparação, de 1.500 corredores em 2003, a prova superou os 22 mil inscritos na edição deste ano, quando foi palco do Campeonato Mundial de Meia-Maratona da IAAF. O evento integra a relação da AIMS e tem selo bronze da IAAF.



Maratona de Dublin
A Irlanda não faz parte do Reino Unido, porém, não há como deixar o país de lado. Ainda mais porque, além do turismo e gastronomia, o esporte faz parte do cotidiano dos irlandeses. A Maratona de Dublin, com a próxima edição marcada para 29 de outubro (http://www.dublinmarathon.ie/), atrai anualmente não apenas a elite do atletismo como corredores de várias partes do mundo.
Entre os atrativos, o percurso relativamente fácil, boa temperatura, clima contagiante da cidade e a predominância do verde devido aos inúmeros parques de Dublin.
A capital irlandesa é rica em história e cultura. Uma infinidade de museus, com destaque para o National Museum, localizado no centro da cidade e próximo do Trinnity College, a mais antiga e importante universidade nacional é outro ponto a ser visitado. É no centro de Dublin, aliás, que se localiza boa parte dos pontos turísticos, como o Dublinia, onde o visitante conhecerá um pouco da passagem dos vikings pelo país. Uma ótima dica é visitar os castelos da cidade, entre esses destacam-se o Dublin e o Ratfarnham.
Para os amantes da cerveja, a fábrica da Guinness é outro passeio imperdível em Dublin, assim como a destilaria do uísque Jameson, construída em 1780.
Ainda em Dublin, há também uma edição do circuito Rock'n'Roll, no final de semana de 12 e 13 de agosto de 2017, com as inscrições já abertas (www.runrocknroll.com/dublin/). Além dos 21 km, há opção de 5 km e 10 km.
O rápido e festivo trajeto da maratona tem largada nas Docas de Dublin, com os corredores indo para o lado norte do Rio Liffey. Depois de atravessar a Ponte Memorial, a rota passa pela famosa Ponte Ha'Penny, a Catedral, o Brazen Head Pub (o mais antigo da Irlanda), o Museu James Joyce e a Cervejaria Guinness. Os maratonistas continuam para o Royal Hospital e percorrem o Phoenix Park, um dos maiores da cidade.

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados