Revista Contra-Relógio
// Especial //

Tudo sobre o fim-de-semana da Maratona da Disney

Edição 275 - AGOSTO 2016 - RODRIGO LUCCHESI

Muitos brasileiros já fizeram e assinam embaixo: participar de corridas na Disney é a garantia de um programa que agrada à família inteira. Seus parques e atrações são sonho de consumo de quase todas as crianças e as provas são muito bem organizadas.

A Disney realiza, atualmente, nove eventos de corrida ao longo do ano em suas três filiais na Flórida, Califórnia e Paris. De todos eles, o fim de semana da Maratona da Disney (Walt Disney World Marathon Weekend), que acontece todo ano na 1ª semana de janeiro (a próxima edição será de 5 a 8 de janeiro de 2017) é, de longe, o maior e mais visado de todos. É o que inclui o maior número de provas e opções de distâncias para todas as idades. No ano que vem as provas serão nas seguintes datas:

Publicidade



Prova de 5 km - Quinta-feira
Largada às 6h00
Percurso: Dentro do parque Epcot Center
Prova de 10 km - Sexta-feira
Largada às 5h30
Percurso: Larga e termina no Epcot Center, passando pelo parque e por alguns hotéis do complexo Disney
Meia-Maratona - Sábado
Largada às 5h30
Percurso: Larga e termina no Epcot Center, passando também pelo Magic Kingdom
Maratona - Domingo
Largada às 5h30
Percurso: Passa por todos os quatro parques da Disney (Epcot Center, Magic Kingdom, Hollywood Studios e Animal Kingdom), além do centro esportivo da ESPN (ESPN Wide World of Sports Complex).


ESCURO E FRIO. As largadas são no escuro e geralmente sob muito frio. Isto é para evitar que as provas atrapalhem a abertura dos parques para o público. Dessa forma, precisa ter um ânimo extra para acordar de madrugada, esperar o transporte e ainda ficar mais um tempo, sob frio, até a largada. As quatro provas começam e terminam no estacionamento do Epcot Center, e os percursos são basicamente planos.
As inscrições costumam abrir em maio e as distâncias mais populares (5, 10 e 21 km) esgotam rapidamente. Os brasileiros participam em massa nessas provas: só na maratona, somos o 3º país em número de concluintes, atrás apenas dos próprios norte-americanos e do Canadá. Além da quantidade de corredores, o Brasil também se destaca na performance. Em 2016, o brasileiro Marcelo Avelar venceu as provas de 5, 10 e 21 km, enquanto outro brasileiro, Fredison Costa, venceu os 42 km, pela 5ª vez na sua carreira, depois do reinado de Adriano Bastos. As provas não premiam em dinheiro, daí não haver participação de atletas de elite.


Tamanho das provas
(concluintes em 2016)
10 km - 11.004
21 km - 21.506
42 km - 19.851


QUER MEDALHAS? FAÇA OS DESAFIOS!
Além de se inscrever em uma das quatro provas acima, a Disney oferece a opção de participar de dois desafios: o do Pateta (correr a meia no sábado e a maratona no domingo) e o do Dunga (correr as 4 provas). Nos dois casos uma medalha a mais do desafio.
Se não bastasse, são oferecidos mais dois desafios:
- Desafio da Ilha de Castaway: quem embarcar em um cruzeiro da Disney na segunda-feira, após o fim de semana de corridas, tem a oportunidade de participar de uma prova de 5 km nas areias da ilha de Castaway, uma ilha privada da Disney que é um dos pontos de parada do cruzeiro. Todos que estão a bordo podem participar da prova, mas aqueles que participaram de uma das quatro corridas oficiais na semana anterior e ainda fizerem essa na ilha de Castaway, ganham mais uma medalha.
- Desafio Costa a Costa: esse é um desafio que se estende a todas as provas do calendário da Disney, não apenas ao fim-de-semana da maratona. É o "Coast to Coast Race Challenge". Se você completar uma meia ou maratona na Disney da Florida e uma meia na Disney da Califórnia (do outro lado do país), no mesmo ano-calendário, você recebe uma medalha extra.


CORRIDAS INFANTIS
Além das provas para os adultos, também são oferecidas, durante o fim de semana da Maratona da Disney, algumas corridas infantis. Estas acontecem no "ESPN Wide World of Sports Complex", um centro esportivo que pertence a Disney. Durante três dias (5, 6 e 7 de janeiro), acontecem as provas abaixo, conforme a idade da criança:
• Menos de 12 meses - corrida das fraldas (engatinhando)
• De 1 a 3 anos - corrida de 100 m
• De 4 a 6 anos - corrida de 200 m
• De 7 a 8 anos - corrida de 400 m
• Aberto a todas as criança de até 13 anos - corrida de 1 milha (1,6 km)


ALGUMAS DICAS IMPORTANTES
RETIRADA DO KIT.
Diferentemente do que acontece no Brasil, nas provas da Disney (assim como na maioria das grandes provas no exterior) você precisa retirar pessoalmente seu kit. Não é permitida a retirada por terceiros. Se você por acaso se inscreveu e não vai poder ir, não é possível pedir reembolso, nem passar a inscrição para outra pessoa. Mande um e-mail para a organização perguntando sobre a possibilidade de guardar seu crédito para o ano seguinte. Alguns corredores relatam que já conseguiram usar essa estratégia.
BAIAS DE LARGADA. De acordo com os dados informados na inscrição, você será alocado em um curral compatível com seu ritmo de prova, visando melhorar o fluxo dos corredores na largada das provas. Ao contrário do Brasil, lá as baias funcionam, nem tanto por educação dos participantes, mas sim porque há controle efetivo na entrada.
VESTUÁRIO. A temperatura, nessa época do ano na Florida, é completamente instável. Pode fazer sol e calor num dia, chover no dia seguinte, e esfriar e ventar forte no terceiro dia. Corredores que já fizeram o Desafio do Dunga, por exemplo, relatam que em cada um dos quatro dias de prova encararam um clima completamente diferente. Então, é importante levar na mala várias opções de roupas (e tênis!) para correr, principalmente para quem for participar dos desafios.
VÁ PARA CURTIR. As provas da Disney são conhecidas pelo entretenimento que oferecem. Muitos corredores correm fantasiados, param para tirar fotos com os personagens que estão espalhados ao longo do trajeto, muitos americanos utilizam o método de intercalar corrida e caminhada desde a largada, então o ritmo geral da prova acaba sendo mais lento do que outras provas normais, ainda mais considerando que uma parte destes corredores está fazendo os desafios, correndo várias provas em dias consecutivos. Não vá com a pretensão de bater seu recorde pessoal, e sim de curtir uma prova diferente, animada e muito bem organizada. Aliás, muitos fazem o Desafio do Pateta sem nunca ter corrido uma prova de 21 km.


CHEGANDO À LARGADA. Com saídas às 5h30 em uma cidade onde transporte público não existe, você precisa se planejar para chegar na largada a tempo. Se você estiver hospedado em um hotel da Disney, é oferecido ônibus e monotrilho(este nos dias da meia e da maratona) que passam de todos os hotéis do grupo em direção à largada. Se você estiver hospedado em outro lugar deve ir dirigindo (ou pedir a algum parente/amigo para lhe levar) até o Epcot Center, onde é possível estacionar ou deixar alguém. É importante sair da casa/hotel com certa antecedência porque a entrada do parque costuma ficar engarrafada nesses dias.


TORCIDA. Para quem vai acompanhar os corredores, a Disney oferece pacotes chamados "Chear Squads", que incluem arquibancada reservada na linha de chegada, bebidas, camiseta temática, cobertor para se proteger do frio, bufê pós-prova, encontro com personagens, entre outros mimos. O pacote mais barato custa US$ 85.


Mais informações sobre as provas em www.rundisney.com



ONDE FICAR
A definição de onde se hospedar é uma das mais difíceis, dada a enorme variedade da estrutura hoteleira da região de Orlando. Existe opção, literalmente, para todos os gostos e bolsos.
Se todo mundo do seu grupo for correr as provas da Disney, ficar nos resorts da Disney é a melhor opção. Todos os hotéis do grupo oferecem traslado gratuito de ida e volta para as provas, de forma organizada e eficiente. Para escolher em qual dos 30 hotéis ficar, os principais critérios a usar são seu orçamento e de quais parques você quer ficar mais perto. Outra vantagem de ficar em um hotel da Disney é que você pode reservar o horário dos brinquedos dos parques (FastPass) um mês antes dos demais visitantes.
Se você pretende visitar outros parques fora da Disney durante sua viagem (por exemplo, Universal), então vale considerar ficar em algum hotel ou casa alugada fora da Disney. O aluguel de casas, aliás, costuma ser uma excelente opção, em conforto e preço, para grupos maiores, de 8 pessoas para cima. Os sites abaixo podem lhe ajudar a achar hotéis e casas para alugar:
Hotéis da Disney: https://disneyworld.disney.go.com/
Casas para alugar: www.vrbo.com / www.airbnb.com
Outros hotéis: www.booking.com


ONDE COMER
Se alimentar corretamente é essencial para quem vai correr uma ou várias provas do fim de semana. E, ao contrário do que muita gente pensa, nem só de hambúrgueres e pizzas vivem os restaurantes dos parques da Disney, oferecendo as mais variadas cozinhas.
Ao lado dos parques, dentro do complexo Disney, fica o Disney Springs (antigo Downtown Disney), um centro de entretenimento, com cinema, lojas e restaurantes. Você não precisa de entrada para passear nele e o estacionamento também é gratuito. Se estiver hospedado em um dos hotéis Disney, você não precisa dirigir, pode ir com o transporte do hotel (de graça também). O Disney Springs oferece mais de 50 restaurantes, dos mais variados cardápios.
Restaurantes dentro dos parques ou no Disney Springs:
Comida Italiana: Tony's Town Square (Magic Kingdom) - restaurante inspirado na história da Dama e o Vagabundo, Mama Melrose's Ristorante Italiano (Hollywood Studios), Tutto Italia Ristorante (Epcot Center) ou Via Napoli (também no Epcot). Uma opção para quem não vai aos parques é o Portobello (Disney Springs).
Comida Mexicana: San Angel Inn ou La Hacienda de San Angel, ambos localizados no pavilhão do México dentro do Epcot Center (precisa de entrada para o parque). Outras opções são o Maya Grill no resort "Disney's Coronado Springs Resort" e o Paradiso 37 no Disney Springs.
Comida asiática: Nine Dragons ou Tokyo Dining, ambos localizados no Epcot Center, ou ainda Morimoto Asia no Disney Springs.
Chef Mickey's: Localizado em um dos hotéis da Disney (o Contemporary Resort), o Chef Mickey's é famoso não pela comida em si (bufê normal, sem nenhum destaque), mas pela oportunidade de se tomar café da manhã, brunch ou jantar com os cinco principais personagens da Disney: Mickey, Minnie, Pato Donald, Pluto e Pateta. Pode ser uma boa ideia de local para comemorar depois das corridas. Por ser um dos restaurantes mais concorridos da Disney, é bom reservar com antecedência.
Até o ano passado, a Disney organizava um jantar de massas na véspera das provas de 10 km, meia e maratona. Por algum motivo em 2017 esse jantar não está sendo oferecido.
Fora do complexo Disney também existem várias opções de restaurantes, veja alguns exemplos:
Na vizinhança do complexo Disney, existe um centro comercial chamado Crossroads que oferece várias opções de restaurantes de cadeia, como Red Lobster, Hooters, Uno Pizzeria & Grill, Noodles & Company e TGI Fridays.
Um pouco mais distante da Disney, em um trecho de uma rua chamada Sand Lake Road fica o Restaurant Row, região com vários restaurantes, um destino gastronômico popular para locais e turistas.
Por fim, algumas cadeias de restaurantes mais conhecidos dos brasileiros tem filiais espalhadas por Orlando. São eles: Olive Garden, Cheesecake Factory, LongHorn Steakhouse, P.F. Changs, entre outros.
Para terminar, uma dica valiosa e pouco conhecida para quem não consegue ficar longe do arroz e feijão e outros quitutes da comida brasileira caseira: Ana's Kitchen, um restaurante de brasileiros muito elogiado por quem vai lá.


Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados