Revista Contra-Relógio
// Medicina Esportiva //

Tontura e Azia; Dor no trapézio; Mal-estar estranho; Malditas cãibras

Edição 172 - JANEIRO 2008 - JOSÉ MARQUES NETO


TONTURA E AZIA
Participei de minha primeira maratona, em Curitiba, em novembro último. Durante a prova tudo normal, mas após completá-la senti tonturas e azia. Isto pode ser sintoma de desidratação?
Clodoaldo Theodoro de Souza, Abatia, PR


Seus sintomas podem representar um problema de desidratação sim, principalmente se você não se hidratou adequadamente durante a prova. E em relação à sua suplementação durante a maratona? Utilizou algum suplemento, como gel de carboidrato? Sentiu fome? Outro aspecto que você deve investigar é sua saúde cardíaca. Qual a sua idade? Quando realizou seu último exame clínico e laboratorial? Visitou um cardiologista recentemente? Fez teste ergométrico este ano? São questões importantes que você deve tratar antes de seguir adiante.

Publicidade


DOR NO TRAPÉZIO
Tenho uma dor quando corro que já está se tornando crônica; ela aparece entre a escápula e a coluna, aproximadamente nos romboides, mas só do lado esquerdo; como esclarecimento, sou destro. Geralmente aparece quando chego perto dos 8 km. Já procurei correr com os braços menos flexionados, observei tirar alguma tensão em ombros, procurei perceber a movimentação do meu tronco "torção" etc... Ainda não consegui achar o motivo desta dor persistir por tanto tempo. O que me indica?
Gustavo Mayrink Rubim, Belo Horizonte, MG


Pelo seu relato, trata-se de uma dor muscular, denominada mialgia, do músculo trapézio, mais acima do que os romboides. Com certeza a posição de seus braços durante a corrida está influenciando este quadro clínico, pois você provavelmente mantém uma contração permanente dos trapézios (músculos em forma de losango entre a coluna cervical, escápula e os ombros) e isto contribui para sua dor. O trabalho de musculação para os membros superiores e cintura escapular (ombros) deve ajudá-lo, assim como melhor alongamento.


MAL-ESTAR ESTRANHO
Tenho 46 anos, pratico corrida porque gosto e para manter o peso, que é uma luta constante. Corro em média 50 minutos por dia, participo eventualmente de alguma prova e recentemente corri uma de 10 km, quando passei por um mal-estar estranho. Faltando uns 4 km para o final da competição, comecei a ter uma sensação de boca seca e um formigamento no corpo. As minhas pernas não obedeciam e fiquei como se estivesse em estado de choque. Fui levada para o hospital consciente, mas o meu corpo foi ficando dormente (pensei que estava tendo um AVC). Fiquei uma duas horas em observação e fui liberada; o médico quis saber se eu era diabética ou se tomava remédio para pressão e respondi que não. Passei dois dias sem conseguir me alimentar, com vômito e muita náusea; tudo que eu queria era muita água, e não passava a minha sede; era como se eu estivesse de ressaca. Fiquei uma semana de repouso e voltei a correr, mas com um pouco de medo. É possível entender o que aconteceu? Desde já agradeço pela atenção, e o parabenizo por está brilhante coluna que tanto vem nos ajudando a melhor entender o nosso corpo.
Marilia Sá, Iguatu, CE


Seu caso necessita ser tratado com seriedade, pelo seu relato, pois não é algo que vai se resolver com alguma simples medicação. A primeira pergunta é em relação ao seu histórico cardiológico: esteve em um cardiologista recentemente? Exames laboratoriais? Teste de esforço na esteira? Consulta a um clínico geral? Duas são as possibilidades mais prováveis para o ocorrido: crise hipertensiva (pressão alta) e crise hipoglicêmica (diabetes), porém parece que no seu atendimento já descartaram estas possibilidades. O AVC (derrame) poderia ser outra possibilidade, como você suspeitou. Sugiro que pare temporariamente com suas atividades físicas e procure o tipo de ajuda que mencionei para que possa seguir adiante com suas corridas. Cuide-se e boa sorte.


MALDITAS CÃIBRAS
Após a Maratona do Rio, escrevi à revista querendo informações sobre as cãibras que costumo sofrer em provas longas, notadamente depois de 15 km. O problema continua e estou começando a achar que isto se deve ao fato de treinar mais lento do que quando compito. E não tenho o hábito de treinar tiros e nem costumo fazer uso de suplementos alimentares. Possíveis causas para as malditas cãibras?
Erenilto Senra Esterque, Macaé, RJ


Imagino que suas cãibras estejam afetando suas panturrilhas; se você tem uma alimentação balanceada, não creio que necessite de suplementação. Mas o fato de não treinar tiros é mais preocupante, pois você mencionou que nas corridas seu ritmo é mais forte. Talvez sua musculatura necessite de mais treinamento, ou então de treinamento de força (musculação) para melhor se adaptar aos esforços da corrida e dessa forma evitar as terríveis cãibras. Recorra também a artigos recentes publicados na Contra-Relógio para uma melhor orientação.

Uma resposta para “Tontura e Azia; Dor no trapézio; Mal-estar estranho; Malditas cãibras”

  1. a algumas semanas comecei a sentir uma dor no musculo trapezio e irradiava pelo braço e pelo musculo do peito,na época procurei um médico,e ele me fez um eletro cardiograma uma radiografia do torax mas não deu nada,parou,mais alguns dias depoi voltou e começou a doer o nervo do pescoçocom reflexo na orelha e lateral do pesço,fui num reumatologista ele me apertou o musculo da cósta e pescoço e me disse que éra inflamação muscular,e que as dores na lombar e a senssação de peso na cabeça tambem é proveniente disto.as vezes sinto como se algo apertasse meu peito e meu coração desse uma batida forte,mas eu ando de bicicleta normal .gostaria de saber se este conjunto de sintomas é muscular?.obs sou muito ansioso e extressado o medico disse que isto contribui para isto,pelo fato do coração ser um musculo ele tambem sente ésta tenção?

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados