Revista Contra-Relógio
// Aquecimento //

São Paulo City Marathon

Edição 271 - ABRIL 2016 - ANDRÉ SAVAZONI

Prova de 42 km é a novidade da temporada, com um percurso que mescla o da São Silvestre com o da antiga Golden Four Asics, incluindo Minhocão, Centro Velho, Praça da Sé, Viaduto do Chá, subida e descida da Brigadeiro, Parque do Ibirapuera, Parque Villa Lobos, USP e Jockey Club.

A surpresa no mercado brasileiro de corridas deste ano será a São Paulo City Marathon, organizada pela Iguana com patrocínio da Asics, no dia 31 de julho. Junto acontecerá uma meia da Asics Golden Run (circuito que substitui a Golden Four e contará com mais duas provas de 21 km, no Rio de Janeiro dia 15 de maio e em Brasília dia 13 de novembro). As inscrições estão abertas para os quatro eventos, ao preço de R$ 150, pelo site oficial, o www.asicsgoldenrun.com.
A maratona é oficial, contando com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o permit B, conforme informação no site da entidade, sendo válida para obtenção do índice para Boston em 2017, por exemplo, e para o Ranking Brasileiro de Maratonistas, elaborado pela CR.
"Percebemos espaço para a realização de outra maratona em São Paulo e vamos evoluir, oferecendo ao corredor uma prova de alta qualidade, toda nossa excelência em estrutura e organização, sem deixar de lado quem corre 21 km e que acompanhou as meia da Asics nos últimos cinco anos", afirma Paulo Carelli, diretor de prova da Iguana Sports, responsável pela organização dos 4 eventos.
Essa, inclusive, é a outra mudança no circuito. Nos cinco primeiros anos, a prova era de propriedade da Asics, que agora se torna "apenas" a patrocinadora, como ocorre com ao menos 30 maratonas ao redor do mundo, como Barcelona, Nova York (com o último ano do contrato em 2016) e Frankfurt, entre outras. "Queremos continuar proporcionando a melhor experiência de corrida de rua de alta performance, fazendo com que os participantes tenham a sensação de correr uma prova de padrão internacional, desde a retirada do kit na nossa tradicional expo até a entrega das medalhas", diz Leandro Moraes, diretor de Marketing e Produto da Asics Brasil.
Os pontos já tradicionais do Circuito Golden Four estão mantidos, de acordo com o regulamento, como a feira de entrega de kits na véspera; largada em três ondas e com separação por baias de ritmo; hidratação com água e isotônico a cada 3 km e as premiações com as medalhas top 100 (para os 100 amadores mais rápidos) e top 20 (para as primeiras 20 mulheres amadoras a cruzar a linha de chegada), tanto nos 42 km quanto nos 21 km, nas três etapas. Outro ponto de destaque é que a São Paulo City Marathon terá a largada a partir das 6h para os amadores, uma antiga bandeira da Contra-Relógio.
Nos cinco anos de Golden Four (com exceção da etapa de Fortaleza, no ano passado) a prioridade e o destaque sempre foi a performance, com trajetos em sua maioria planos. O que se manteve no Rio de Janeiro e em Brasília, porém, a etapa de São Paulo (seja da maratona quanto da meia-maratona) tem uma altimetria variada, com boas subidas e descidas, principalmente na primeira metade dos 21 km e no terço inicial dos 42 km. Tanto que o tempo de limite para conclusão dos 42 km é de 7 horas e da meia, de 3h30!

Publicidade


SOBE E DESCE - O percurso dos 42 km é uma mescla entre o da São Silvestre (incluindo a Avenida Pacaembu, o Minhocão, o Centro Velho paulistano e a subida e descida da Brigadeiro) e o da antiga Golden Four, incluindo ainda a região do Parque do Ibirapuera, também comum à Maratona de São Paulo realizada agora no mês de abril (veja o desenho no mapa).
A largada ocorre na Praça Charles Miller, diante do Estádio do Pacaembu. Então, os corredores seguem pela Avenida Pacaembu em direção ao Elevado Costa e Silva (Minhocão) chegando ao centro antigo de São Paulo. Continua pelas avenidas Duque de Caxias, Rio Branco, Ipiranga, São João, passando pelo Largo do Arouche, Praça da República, Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Prefeitura e Largo São Francisco; contorna a Praça da Sé, passa pelo Pátio do Colégio e segue pela Avenida Brigadeiro Luis Antonio, cruzando a Avenida Paulista até a Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao Parque do Ibirapuera.
A partir desse ponto, contornam o Parque do Ibirapuera pela Avenida República do Líbano, sai à direita para o acesso à Avenida Juscelino Kubistchek, passando pelo Túnel Sebastião Camargo até à Avenida Lineu de Paula Machado. Seguem por esta via até a Ponte Cidade Universitária, Praça Pan-Americana e Parque Villa-Lobos, retornam pela Avenida Professor Fonseca Rodrigues, Ponte da Cidade Universitária e entram na USP, onde percorrem 7 km até voltarem para a Avenida Afrânio Peixoto e novamente a Lineu de Paula Machado, no sentido do Jockey Club. A chegada dos 42 km será no Jockey Club. A partir desse ponto, para quem se interessar, haverá um ônibus da organização até o ponto de largada, no Pacaembu (o preço é de R$ 20, sendo necessário reservar pelo site oficial ou no dia da expo, com as vagas limitadas, segundo a organização).
Já o percurso dos 21 km é inédito e com uma altimetria bem mais complicada do que as cinco edições da Golden Four Asics. O ponto de largada é o mesmo da São Paulo City Marathon, na Praça Charles Miller. Então, nesse miolo, o caminho segue idêntico aos 42 km, até a chegada dentro do Jockey Club.
De acordo com o regulamento, haverá ônibus guarda-volumes na largada e, ao final da prova; os mesmos estarão posicionados na chegada para a retirada dos pertences, mediante a apresentação do número de peito.
Mais informações e dúvidas pelo telefone (11) 3097-3215 e no e-mail contato@iguanasports.com.br.


PROGRAMAÇÃO
30 de julho - Expo
Das 8h às 18h (local a definir)
31 de julho - Largadas
5h45 - Categoria ACD
5h50 - Elite feminina
6h00 - Geral masc. (Pelotões A e B)
6h10 - Geral masc. (Pelotões C e D)
6h20 -Geral masc. (Pelotões E e F)


PELOTÕES
Pelotão A - Atleta amador com meia-maratona, nos últimos 12 meses, com ritmo igual ou inferior a 4:30 por km. Limitado a 300 participantes. Necessário preencher informações na inscrição e os dados serão checados pela organização.
Pelotão B - Ritmo de 4:30 a 5:00 por km
Pelotão C - Ritmo de 5:01 a 5:30 por km
Pelotão D - Ritmo de 5:31 a 6:00 por km
Pelotão E - Ritmo de 6:01 a 7:00 por km
Pelotão F - Ritmo de 7:01 ou mais por km


CALENDÁRIO
15 de maio
Asics Golden Run Rio de Janeiro - 21,1 km
31 de julho
São Paulo City Marathon & Half Marathon - 42,1 e 21,1 km
13 de novembro
Asics Golden Run Brasília - 21,1 km

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados