Revista Contra-Relógio
// Teste //

Relógio Adidas miCoach SmartRun

Edição 250 - JULHO 2014 - POR LUCIANO MARTINS

Equipamento permite monitoramento cardíaco sem necessidade de utilização da cinta no peito, para tomada dos batimentos.


Lançado recentemente, o relógio da Adidas chega para competir com os outros aparelhos, tentando superar em muitos aspectos seus concorrentes. As pessoas que já utilizaram o miCoach para smartphones verão que a versão para o relógio está muito próxima, tratando-se de visual. O equipamento possui tela sensível ao toque, touch screen e apenas um botão. Características positivas, pois facilitam a familiaridade do usuário que já utiliza o software em smartphones.
As configurações iniciais são fáceis, bastando seguir um passo a passo e já estará pronto; porém, é necessária uma conta na plataforma web. Possuindo o cadastro na aplicação, a tarefa de personalização da tela, por exemplo, torna-se mais fácil e agradável. Através de cliques, podem ser escolhidos no aplicativo web os dados que estarão visíveis na tela do aparelho e, após realizar esta seleção, basta sincronizar o dispositivo. As informações disponíveis são aquelas a que os usuários estão habituados, como distância, velocidade, ritmo, calorias, entre outros.
A novidade que o dispositivo apresenta e que pode agradar imensamente os corredores é o monitoramento cardíaco sem a utilização de cinta. A técnica utilizada pela Adidas para este monitoramento é baseada em um sensor presente na parte traseira do relógio, parte esta que fica em contato com o pulso do atleta. Muitos corredores não gostam de utilizar a cinta pelo incômodo que ela gera. Da forma como a marca esportiva alemã desenvolveu seu método para a captação dos dados, torna-se praticamente imperceptível essa verificação dos batimentos.

Publicidade


TESTE
O equipamento foi utilizado em diversas ocasiões, locais e terrenos. Não apresentou problemas para localização dos satélites, nem para o monitoramento cardíaco. Os dados gerados na atividade física foram facilmente transferidos pela conexão wireless.


Funcionalidades e recursos. Apresenta as funcionalidades habituais e outras que são novidades para os relógios do gênero, tais como: horário local, cronômetro, distância, velocidade, ritmo, GPS, bluetooth, wireless, tela touch screen, alerta vibratório e monitor de frequência cardíaca sem cinta. A tela de dados pode ser personalizada de acordo com o gosto do corredor, o que pode ser feito através da plataforma web miCoach. Para efetivar a customização, basta mandar sincronizar. Existem treinamentos disponíveis na aplicação que, depois de selecionados, podem ser visualizados na tela por mensagens e, caso tenha algum fone bluetooth, poderá escutar as instruções.


Design e conforto. Possui design inovador, com um belo grau de beleza e requinte. Sua pulseira é larga, com bom sistema de encaixe. Mas, por sua largura, gera certo incômodo durante o treino, dificultando alguns movimentos, sem contar que o suor fica retido debaixo do equipamento.


Interface e manuseio. A interface utilizada é muito intuitiva, aproximando-se bastante do que estamos acostumados a visualizar nos smartphones. O relógio possui somente um botão, semelhante ao de muitos smartphones; as outras ações são realizadas através de toques na tela. Em relação ao seu manuseio, às vezes torna-se um pouco complicado. Isso porque, pelo tamanho da tela, os botões apresentam espaços reduzidos, dificultando efetivar a ação. Para visualizar os dados durante a corrida, é necessário toque na tela para deslizar os dados e ocorrer a mudança de informações.


Sinal de GPS e bateria. A procura do sinal do GPS é demorada, porém nada que afete demasiadamente o início do treino. Basta marcar para iniciar a atividade que a procura começará, juntamente com o monitoramento cardíaco. A bateria não é um ponto forte do relógio, já que não possui muito tempo de duração, ainda mais se for utilizado com outros equipamentos externos, como fones de ouvidos bluetooth ou com o monitor de desempenho Speed Cell, que podem ser comprados separadamente.


Software. A aplicação tanto no relógio quanto na plataforma web apresenta infinitas opções. É possível programar todo o treino na frente de um computador, em que a tela é maior, e depois somente transferir para o equipamento. Existe a possibilidade de selecionar um plano de treino disponível e aplicá-lo, fazendo com que o usuário possa ter uma orientação. O aparelho armazena todas as sessões realizadas, formando um histórico do atleta, que pode cadastrar seus tênis para ter um controle. Os dados são mostrados de uma forma agradável, bem colorida e com gráficos. O compartilhamento dos dados da atividade física está presente para os corredores mostrarem suas façanhas aos amigos. Há a possibilidade de exportação das informações do treino para outros aplicativos do mercado. O seu diferencial é o foco em pontuações por atividades, ou seja, em cada treino o atleta ganha pontos, que irão depender da sua performance. Existe um item chamado "Resultados" em que são apresentadas estatísticas do usuário e também os troféus recebidos, que são selos que ele vai ganhando e formando uma galeria de méritos. Não agrega benefícios, mas gera simpatia entre os corredores.


Manuais. O manual que acompanha o produto é básico. Apresenta somente as instruções iniciais de como proceder com o equipamento. Para ter o conhecimento total do relógio, torna-se necessário o acesso ao sistema na web e efetuar o download do guia completo. Neste, além das operações básicas, existe também a explicação detalhada de cada funcionalidade. Assistência, manutenção e suporte. A venda de peças para reposição, como cabo e suporte para carregador, não está disponível para venda no site. A questão de suporte é bem organizada, com um item específico no menu da aplicação web. Nele existem diversas opções de ajuda, que vão desde um assistente de solução até a opção de entrar em contato com o suporte, através do formulário presente no site ou por contato telefônico.


PONTOS POSITIVOS. Monitoramento de frequência cardíaca sem utilização de cinta. Tela touch screen. Personalização das telas pode ser realizada na plataforma web. Transferência dos dados da atividade física é realizada por wireless.


PONTOS NEGATIVOS. Display não fica iluminado de forma constante. Autonomia da bateria com todas as funções ativas tem pouca durabilidade. Pulseira muito larga.


AVALIAÇÃO FINAL. O equipamento veio para competir fortemente com as outras marcas. Investiu bastante no design que é bem moderno. O relógio apresenta as funcionalidades básicas, mas também inovou com outras. O monitoramento cardíaco sem a utilização da cinta é um diferencial que irá atrair diversos corredores. Também não foram esquecidos aqueles que apreciam escutar música durante seu treino. O problema que ganha destaque é a pouca duração da bateria, já que em corridas longas o atleta corre o risco de perder suas informações, pela falta dela. A tela touch screen não é uma unanimidade entre os usuários.


Preço sugerido: R$ 1.199,90
Site: http://www.adidas.com.br/

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados