Revista Contra-Relógio
// Teste //

Primeiras impressões sobre o GPS da Nike

Edição 213 - JUNHO 2011 - FERNANDA PARADIZO

Avaliamos em primeira mão, para a Contra-Relógio, o lançamento mundial da Nike, que estará por aqui a partir do começo de julho. Um GPS fácil de usar, com muitos prós e alguns contras.

Publicidade


O Nike+ SportWatch GPS foi mostrado para o mercado da corrida em janeiro, mas só começou a ser encontrado nas lojas dos Estados Unidos a partir do começo de maio. Por aqui está previsto ser comercializado a partir de 1º de julho. Com a tecnologia TomTom, fornecedora mundial de soluções de localização e navegação, e agregando todas as funcionalidades já disponíveis à grande comunidade do www.nikeplus.com, o novo modelo, além do design bonito, prometia uma experiência diferenciada, unindo alto desempenho com manuseio fácil e intuitivo.


Embora prefira o relógio convencional para a maioria das minhas corridas, já usei vários modelos de relógio GPS por alguns períodos, que se mostraram a maioria eficientes. De todos os modelos que experimentei, adaptei-me bem ao Garmin 110, pela simplicidade e pelo tamanho, um pouco menor que os outros da mesma linha. E era exatamente este o último que estava usando, até ele passar a não reconhecer mais o GPS, fato que me fez recorrer à garantia.


Nesse meio tempo, até porque viajo bastante e costumo usar GPS para correr nas ruas e principalmente em locais que não conheço, resolvi então adquirir o novo Nike+ SportWatch GPS, seguindo a mesma linha de que queria algo ainda simples, que se adaptasse bem ao pulso feminino e que fosse fácil de mexer.


Pelas informações e vídeos de internet, imaginei que o novo Nike estava de bom tamanho para o que precisava, que nada mais era do que ter as informações sobre distância percorrida, percurso realizado e média por km. O que ele oferecesse a mais do que isso, e sabia que oferecia, passava a ser lucro. Resolvi então investir no modelo, valendo-me também que teria facilidade de importá-lo, sem custos adicionais (US$ 199 + taxa), bem na época do seu lançamento nos Estados Unidos, diretamente da Expo da Maratona de Boston, onde seria vendido com exclusividade.


Com o produto em mãos, experimentei-o por 3 semanas, em situações variadas, e apresento aqui minhas primeiras impressões sobre o relógio. À primeira vista, eu diria que fiquei feliz com a compra e que ele substitui meu Garmin 110, com algumas ressalvas.



SIMPLES, BONITO E INTUITIVO. O Nike+ SportWatch GPS foi concebido para ser simples e intuitivo e é exatamente essa característica que mais me impressionou. Ainda que eu tenha lido o manual antes de mexer no relógio, certamente eu o teria colocado para funcionar sem qualquer informação adicional, apenas me guiando pelos três botões à esquerda (os dois pretos para navegar pelo menu e o verde para escolher a função). O novo GPS conta com a tecnologia tap screen, que aciona o lap quando você toca na tela, caso o relógio esteja configurado para lap manual. Uma função à primeira vista prática, mas um pouco difícil de se adaptar ao toque.



CONFIGURAÇÃO ANTES DE USAR. A primeira coisa a fazer é configurar as opções do relógio GPS. É muito simples. É só conectar o USB (embutido na pulseira do relógio) e, assim que o sofware é instalado (em português), você precisa abrir uma conta no nikeplus.com. A partir de então, pode personalizar o relógio, que dá as seguintes opções de configuração pelo computador:


Perfil: peso, unidade de distância (milhas ou km), data de nascimento, sexo.


Data e hora: definição automática pelas configurações do computador ou manual.


Personalizar: é onde você edita tudo o que quer que apareça no visor do relógio (dados de distância, ritmo, calorias, tempo total, batimento cardíaco e horário atual), além de outras características, como som.


Voltas e intervalos: configuração do lap (desligado, manual ou automático). Em "Voltas Automáticas" dá para definir a distância ou a quantidade de voltas e se é em milhas, quilômetros, metros ou minutos. Na opção "Intervalos", dá para definir treinos fracionados ou intervalados (tantos os tiros quanto os descansos) em milhas, quilômetros, metros e minutos.



OPÇÕES CONFIGURÁVEIS NO RELÓGIO. Uma vez definida as configurações pelo computador, algumas opções podem ser alteradas no relógio na hora da corrida. São elas:


- Escolher entre o uso do sensor, do GPS e/ou do frequencímetro (o cronômetro só funciona se uma das opções estiver ligada). Você pode usá-lo também com as três opções, com duas e também com apenas uma.


- Se prefere um treino usando o lap automático, manual ou desligado.


- Uma vez definido o intervalo no computador, você pode optar por essa forma de treino diretamemte no relógio, simplesmente colocando no modo "on" quando mostrada a opção.



CORRENDO COM O GPS. Para começar é muito simples. Basta segurar por 3 segundos o botão verde, que logo o relógio já tenta procurar os sinais de sensor, GPS ou frequencímetro. É relativamente rápido para encontrar os sinais, inclusive o do GPS (não chega a ultrapassar 2 minutos, mas em geral é mais rápido até, se o local não for muito arborizado e não houver muitos prédios na região). Após ele detectar o sinal (ou os sinais), aparece na tela a opção Start para você iniciar o cronônetro e sua corrida. Se estiver usando o sensor e ele não encontrar no local o sinal de GPS, ele dá a opção Quick Start, para você começar sem o GPS até que ele possa encontrá-lo ao longo da corrida. Não precisei acioná-lo em nenhum momento.


- Para verificar os dados durante a corrida, as duas teclas de navegação trocam o visor para relógio, ritmo, distância, tempo total, calorias e batimento cardíaco. O visor que aparece abaixo também é predefinido, mas não pode ser alterado diretamente no relógio.


- O lap é sensível ao toque. Ou seja, é só tocar na tela, com certo jeito, e o lap é ativado. Caso não esteja usando o lap manual como definição, ao tocar a tela a luz acende.



HISTÓRICO DAS CORRIDAS. Para ver os dados no relógio, é só puxar o histórico e aparecem ali pelo menos as 50 últimas corridas registradas. Ao escolher qualquer uma delas, o relógio carrega os dados, como tempo total, distância, calorias gastas, e roda na parte de baixo na tela todos os laps do exercício.



DESCARREGANDO AS CORRIDAS. Uma vez realizada a corrida, você já está pronto para descarregá-la no computador. É também algo bem simples e rápido. É só plugar o relógio na porta USB, que automaticamente seu treino é baixado para o www.nikeplus.com. Ali você tem todos os dados disponíveis no relógio e também os dados de rota, com mapa do percurso realizado e marcação a cada lap, e ainda os dados de altimetria. Você também tem a opção de configurar para que sua corrida automaticamente seja publicada no Facebook ou no Twitter.



NA CAIXA


- Relógio


- Sensor Nike+ (shoe pod) para colocar no tênis


- Cabo USB


- Guia de início rápido


- Software de conexão ao Nike+ (acionado quando se pluga o relógio no computador)



CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS


- A bateria dura cerca de 9 horas com o GPS ligado


- Recarregável no computador (via USB)


- Pode ser usado com Mac ou PC


- Compatível com cinta de monitor cardíaco Polar



PRÓS


- Fácil de usar e configurar


- Boa visibilidade durante a corrida, dando para escolher o que você quer ver com facilidade. Qualquer toque no relógio, seja na tela ou nos botões, acende a luz, o que torna os dados com boa visibilidade também quando escuro.


- Conecta-se rapidamente com o satélite e o sensor no tênis.


- Não perde o sinal em áreas com prédios e mais arborizadas.


- É bonito e super bem ajustável em pulso de qualquer tamanho.


- Os dados carregam rapidamente no computador.


- Existe possibilidade de participar da comunidade do Nike+, entrando em desafios.


- Com as configurações programadas no computador, é muito fácil definir entre um e outro treino e que tipo de configuração se aplica ao treino do dia.


- Boa durabilidade da bateria para o relógio (os fabricantes falam em 70 dias quando usado apenas como relógio)


- Se acabar a bateria no meio do percurso, o relógio recupera os dados gravados ate então.


- Boa vida útil da bateria, quando usada no modo de qualquer um dos sensores, ou seja, 9 horas.


- O sensor de pé é autocalibrável quando usado em conjunto com o GPS, o que minimiza os problemas relatados com o Nike+ SportBand, que descalibra muito facilmente.



CONTRAS


- O lap não é muito confiável, levando um pouco de tempo para você pegar o jeito de como tocar. E não existe a opção de lap pelo relógio.


- Os gráficos de altimetria não correspondem à realidade.


- O ritmo (pace) é muito variável, sendo praticamente um parâmetro inútil tanto nos dados do relógio, quanto nas estatísticas da corrida mostradas no computador.


- O relógio como cronômetro não funciona se um dos sensores (GPS, sensor de pé ou frequencímetro) não estiver ligado.


- Não define número de repetições em treinos intervalados ou fracionados, como fartlek ou tiros. O final do treino é o acionamento da tecla verde.

18 Respostas para “Primeiras impressões sobre o GPS da Nike”

  1. Olá! Estou interessado em comprar um monitor nike para mim. Mas como é o meu primeiro relógio deste tipo estou com algumas dúvidas. Se acontecer de pegar uma baita chuva no meio do treino, o relógio, o sensor e a cinta suportarão? Eu não estou usando um tênis nike, mas um mizuno, poderia colocar o sensor na entresola do tênis ou existe o risco de danificá-lo? Se puder esclarecer agradeço muito!!

    ———-

    Olá Daniel,

    Não há problemas com a chuva. Mas não é possível usar o sensor na entresola de outros tênis, pelo fato de não haver o “buraco” para ele, como nos modelos da Nike.

  2. Olá o meu Nike Sportswatch parou de ser reconhecido via USB, embora eu consiga carrega-lo por essa porta de qualquer computador.Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Também perdi todo o meu historico armazenado sem nenhum aviso de que isso poderia acontecer.
    Ficaria agradecido se alguem tiver uma solução,
    Leoní

  3. Estou tendo exatamente os mesmos problemas do Leoni com o meu Nike Sportwatch. Pelo que procurei no Twitter, muitas outras pessoas também estão reclamando. E a postura da Nike é de total descaso!!! Absurdo!!!

  4. BOa Tarde ,

    Adquiri um Nike Sportwatch e não consigo carregar nenhuma corrida para o Site.

    Alguem pode me ajudar???

    Obrigado

  5. O problema que estou tendo é que já fazem 4 corridas que são carregadas sem mostrar o percurso, quando vou ver todas minhas corridas e passo o mouse sobre elas mostra o logo do GPS e ícones caso tenha feito comentários, mas nas 4 ultimas não mostra nada, dessa forma não tenho com ver meu tempo de corrida por quilimetro e aonde fui mais rápido e mais lento. O suporte da Nike pelo Nikeplus é uma porcaria, você clica para entrar em contato e só vai para uma tela de pesquisa!

  6. Olá gostaria se possível que me esclarecessem uma dúvida. Estou querendo comprar esse relógio pelo fato de ter GPS. Quero saber se o gps funciona sem o sensor do tênis porque não uso tênis da nike. Qual outro modelo seria recomendado com GPS (corrida para amador).
    Desde já grata,

    ———-

    Oi Dayana,

    O sensor do tênis apenas funciona para os momentos em que você estiver correndo na esteira, por exemplo, em que o GPS perde sua função.

    Abs

    Sergio

  7. Olá gostaria de entender melhor a questão do pace do NIke que foi dito na matéria .Hj uso um Garmin310xt que é grande e incomoda no pulso, porém os dados de ritmo quando calculados com a distancia x tempo percorrido batem com o msotrador, ou seja, são confiáveis.

  8. Meu relogio tem 3 meses e não conecta mais no computador para descarregar as corridas. O do meu primo tem 10 meses e já apagou total.
    Estou tentando contato com a NIKE e tá dificil!! acho que ainda não acertaram na tecnologia, aconselho a NÃO comprar!

  9. Olá. Este sensor (shoe pod) pode sim ser utilizado em outro tênis.
    É só comprar o adaptador que custa R$20 no mercado livre.
    Veja a foto: http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_V_f_123832355_3979.jpg

  10. Mais imagens de suporte para o pedômetro (sensor):
    http://ecx.images-amazon.com/images/I/61puc1l7RXL.jpg
    http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_V_f_123832355_5760.jpg

  11. Olá. Gostaria de saber se aquele famigerado sensor (nike+) vem separado, ou vem junto com o relógio? Uma vez que no site de uma grande loja consta a informação de que o sensor nike não está incluso. E caso não esteja incluso, qual seria o prejuízo ao comprador? Por exemplo, o GPS não funciona? Obrigado.

  12. gostaria de saber como faço pra apagar uma corrida realizada? alguem sabe? nao consigo de jeito nenhum!! valeuuuuu

  13. Ola. O relogio em si é muito charmoso, mais tem muitas deficiencias, gostaria de usa-lo no dia a dia apenas como relogio maos o mostrador da hora é muito grande e me parece que não tem outra opção outro defeito não gostei de apenas usa-lo com o tenis da nike e o tempo da bateria é muito pouco.

  14. É A MAIOR FURADA QUE JA ENTREI…. TENHO UM LIXO DESSES E NAO ACONSELHO A COMPRAR, TENHO A 07 MESES COMPRADO NOS EUA E APOIS 03 MESES DE USO, INICIEI MEU TORMENTO , PAROU DE CARREGAR AS CORRIDAS NO SITE DA NIKE, GPS DEMORA A ENTRAR , E AGORA APAGOU TUDO E NEM CARREGA MAIS, JA FIZ DIVERSAS TENTATIVAS COM A NIKE. TOMTOM E NINGUEM TENTA AJUDAR-ME,RESOLVI TENTAR COMPRAR OUTRO NO SITE DA TOMTOM (PQ LA O PREÇO ESTAVA MAIS EM CONTA E EM EUROS, CONSEGUI EFETUAR A COMPRA E PAGAR , O PRAZO INFORMADO PARA ENTREGA SERIA DE 07 DIAS UTEIS APOIS O PAGTO., PASSOU O PRAZO LIGUEI PARA TOMTOM E INFORMARAM QUE COMO ERA PRODUTO IMPORTADO O PRAZO SERIA D 30 DIAS , APOIS O VCTO DOS 30 DIAS , LIGUEI NOVAMENTE E DISSERAM Q FOI UM ERRO NO SITE E QUE O RELOGIO NAO PODERIA SER ENTREGUE E QUE DEVOLVERIAM O DINHEIRO EM + OU – 30 DIAS UTEIS E QUE O SITE AGORA NAO VENDE MAIS E QUE SOMENTE EM LOJAS CONVENIADAS…REALMENTE ME SINTO UM GRANDE BOBO ( COMPREI UM RELOHIO QUE PAROU DE FUNCIONAR COM 06 MESES DE USO , CAI NA ASNERA DE TENTAR COMPRAR OUTRO , PAGUEI NAO RECEBI E FICARAM COM MEU DINHEIRO ATE AGORA (( NIKE E TOMTOM NAO MERECEM CONFIANÇA )) ESTOU ESPERANDO JANEIRO 2013 INICIAR PARA ACIONA-LOS JUDICIALMENTE ….

  15. Comprei um Nike sportswatch em maio de 2012 , 5 meses após o visor começou a embaçara , como se tivesse entrado umidade, sendo que a única umidade que tem contato é do meu suor e da água da torneira que passo ele após a corrida rapidamente , entrei em contato com o vendedor , netshoes, que por sinal me atendeu muito bem , fazendo atroca do relógio , e quebrara minha surpresa , 3 meses pós , com o novo , relógio ocorreu a mesma coisa ! Deve ser defeito de fabricação . Entrei em contato com a Nike e até agora nada ! A netshoes mais uma vez está de parabéns e me deu um vale !

  16. UMA B…. DE RELOGIO ESTAVA ATE CONTENTE ATE PEGAR A PRIMEIRA CHUVA PRESTEM MUITA ATENÇÃ NÃO COMPREM ESSE RELOGIO É FRAGIL EXISTEM OUTROS TIPOS COM GARMIM,MOTOROLA,ETC…

  17. Comprei o relógio no dia 15 de março, no dia 2 de abril fui correr e ele simplesmente apagou, quando cheguei em casa notei uma umidade no relógio, e ele parou de funcionar. A nike nao resolve nada
    Mesmo. NAO COMPREM ESTE RELÓGIO!!!

  18. Tive o mesmo problema do comentário 16 e 17 quanto a umidade, eu só usava o relógio em corrida!!
    Um colega do trabalho usava ele o tempo inteiro, teve o mesmo problema! Péssimo relógio!!

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados