Revista Contra-Relógio
// Comrades //

Preparação para a Comrades 2008: 5 meses para enfrentar os 89 km dia 15 de junho na África do Sul

Edição 172 - JANEIRO 2008 - MARCELO AUGUSTI

A Comrades Marathon não é uma prova comum. Superar os seus 89 km de percurso entre aclives e declives é uma tarefa a ser planejada com antecedência e muita atenção.


Neste primeiro semestre de 2008, vamos nos concentrar nesse evento especial que reúne competidores de diversos países do mundo. O Brasil, sempre bem representado por seus corredores, já faz parte da história da Comrades, com um número considerável de desafiantes e que no ano passado foi recorde, com 50 brasileiros lá participando, inclusive o editor da CR. E este ano tudo leva a crer que o número será ainda maior.

Publicidade


A partir de agora, estabeleceremos um plano de ação, uma metodologia de treinamento própria, talvez pouco comum, mas que, se houver disciplina, perseverança e disposição, o corredor estará mais que apto para conhecer as belezas e os segredos desse grandioso evento.


Como treinador, já tivemos a oportunidade de preparar corredores para as mais diversas provas, desde maratonas até corridas de montanha, de aventura e mesmo a Comrades. Então, vamos levar aos corredores e leitores da CR, a expectativa de completarem com sucesso a Comrades 2008, com uma preparação sob medida para mais um desafio, o melhor de 2008!


Exames prévios. O primeiro passo é o exame clínico detalhado, com um médico especialista em medicina esportiva. Feito os exames e nada de errado com a saúde, o segundo momento é avaliar o condicionamento atlético, por meio de testes específicos (de laboratório ou de campo), que tragam informações sobre a resistência e força geral do corredor.


Período fundamental. As primeiras 12 semanas de preparação serão denominadas de "período fundamental", cujo objetivo é estabelecer uma base sólida de resistência aeróbia e força muscular geral que será imprescindível para a determinação do sucesso no evento.


Nessas 12 semanas, o corredor terá como desafio ao seu condicionamento atlético, treinos de rodagens, fartleks, musculação e treinos em circuitos específicos.


A carga de treinamento será elevada continuamente, de modo progressivo, até alcançarmos o pico, que ocorrerá durante o período específico da preparação.


Durante a preparação é importante que o corredor seja perseverante, pois as exigências do treinamento irão por à prova a determinação de cada um em relação aos seus objetivos.


Muita quilometragem será acumulada, treinos em rampas combinados com exercícios específicos, fortalecimento muscular geral e resistência muscular para suportar o longo percurso que, em 2008, será um pouco mais difícil, pois é ano de Comrades em subida.


Assim, de Durban, ao nível do mar, à Pietermaritzburg, 600m acima, serão 89 km de suor e emoção. Ao longo do percurso, o corredor terá a companhia de uma platéia entusiasmada a lhes incentivar o tempo todo. É a verdadeira "maratona dos camaradas".


Elaboramos a primeira planilha, com o treinamento proposto e as devidas orientações. São as primeiras 4 semanas de preparação, que devem ser levadas à sério para quem pretende participar desse tradicional evento esportivo. O tempo de conclusão proposto está em torno de 8h45 - 10h00.


Lembrando sempre que a preparação que elaboramos é uma sugestão de treinamento e que, para casos específicos, o corredor deverá buscar mais informações com os seus respectivos treinadores, que saberão como conduzir a preparação para a disputa.


Comrades 2008, aí vamos nós!


Nota da redação: Os que desejarem ter um acompanhamento particular do treinador Marcelo Augusti, para a Comrades, devem entrar em contato diretamente com ele, por email, e acertar esse suporte técnico.


VIAGEM DA CR À COMRADES


A agência de turismo Xtravel está cuidando dos pacotes para a Comrades, a pedido da Contra-Relógio. Este ano grandes novidades:


- Jantar de massas na véspera, exclusivo para os participantes do pacote


- Jantar festivo no dia, exclusivo para os participantes do pacote


- Ônibus para a largada e na volta da chegada, exclusivo para os participantes do pacote (Atenção: os acompanhantes poderão ir para o percurso e chegada)


- Três camisetas (regata, curta e manga comprida) com o nome Brasil e Comrades 2008 em destaque


- Participação na cobertura especial que a revista estará fazendo, com fotos do grupo.


Confira:


- Todos os detalhes da viagem no site www.xtravel.com.br


- Matérias sobre a Comrades 2007 no site www.revistacontrarelogio.com.br


- Informações gerais e até treinamento (em inglês) - www.comrades.com


Obs.: O editor e esposa farão o seguinte pacote: dia 9/6 para a Cidade do Cabo (3 pernoites); dia 13 para Durban (3 pernoites); dia 16 para São Paulo.

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados