Revista Contra-Relógio
// Teste //

Polar RS800SD

Edição 167 - AGOSTO 2007 - SERGIO ROCHA

Testamos o último lançamento da Polar no Brasil


O QUE É
Relógio com cronômetro e freqüencímetro (foto 1), cinta transmissora (foto 2) e footpod - um aparelho que se encaixa nos laços do tênis - com sensor de movimento (foto 3)

Publicidade


O QUE FAZ
Mede batimentos cardíacos, programa exercícios, mede distância percorrida, ritmo, cadência e tamanho das passadas, entre outras funções.


O QUE ACHAMOS
A revista testou o RS800SD por cerca de 180 km. O relógio é mais bonito, leve e moderno que seus antecessores. O footpod encolheu de tamanho e ficou mais discreto. Esse footpod funciona de maneira semelhante ao equipamento que testamos da Nike com a Apple (Nike+iPod sports kit, (edição 163 de março).


A novidade em relação ao modelo anterior é a medição da cadência e tamanho das passadas. Segundo a Polar, quanto maior a cadência, maior a economia na corrida e, portanto, mais eficiência ao correr. De acordo com o manual, usando o aparelho sem calibragem, a precisão é de cerca de 95%. Quando calibrado corretamente, a precisão pode chegar a 99%, o que constatamos em teste em pista de atletismo.


Como já foi dito nesta revista, nenhum aparelho que mede distância e velocidade é 100% eficaz, pois dependem de alguns fatores como o jeito de correr, variações de velocidade e de terreno; portanto, devem ser encarados como ferramentas de treino, e para isso são excelentes.


A grande vantagem do RS800SD em relação aos GPS é que estes deixam de receber informações dos satélites quando se passa por túneis, ou se corre em trilhas muito fechadas, o que pode ser decepcionante para alguns.


A operação do relógio é simples, e as informações podem ser personalizadas de acordo com sua preferência, além das opções que já vêm de fábrica. Na caixa também segue um software para acompanhar suas corridas, agendar treinos e programar o relógio. A interface é esteticamente ultrapassada, de acordo com os atuais padrões (foto 4).


Consideramos uma desvantagem o fato de só ser possível programar treinos mais complexos (que podem ser divididos em até 5 fases) usando o computador, e não mais direto no relógio como nos modelos anteriores.


Outro aspecto, no mínimo estranho, foi a nova política da Polar do manual do usuário vir no CD e não mais impresso como todos os outros relógios. O único manual que vem é um de começo rápido, bem básico, com informações simples para começar a usar o equipamento. O relógio também tem funções sofisticadas, como o Fitness Test com OwnIndex, que faz uma avaliação física com base em batimentos cardíacos e tem resultado próximo ao de um teste de VO2 max. Também oferece um outro recurso chamando Running index, que dá uma nota para cada treino que se termina.


Em síntese, é um equipamento recomendável, desde que a pessoa se proponha a pagar R$ 1.799,00.


PRÓS & CONTRAS


PONTOS POSITIVOS
Relógio: Bonito, moderno e mais fácil de usar do que os modelos anteriores
Funcionalidade: Tem menus auto-explicativos (pergunta se você quer começar, terminar ou continuar um exercício, por exemplo)
Lembrete: Se você segue uma planilha de treinos, é possível programá-la no computador para que o relógio lembre você do treino que tem que fazer naquele dia.
Display: Boa variação de informações e também é possível personalizar para ver o que se tem preferência quando estiver correndo
Milhagem: Pode-se cadastrar 2 pares de tênis para acompanhar a quilometragem que se correu com cada um deles
Análise no computador: Vem com CD com programa para que você passe as informações do relógio para o computador e, entre outras funções, possa analisar sua performance e fazer um diário de corrida.
O novo sensor: O footpod s3 é muito menor e mais discreto que seu antecessor, o s1.
Cadência: O relógio registra quantas vezes o pé toca no chão, sendo uma boa referência para aumentar a eficiência do corredor.


PONTO NEUTRO
Manual: Apesar do manual do usuário ser muito mais compreensível do que os modelos da série "S", ele vem em um CD. Portanto, para saber mexer no relógio, você tem que ler o manual no computador ou imprimi-lo. Para começar a se usar o relógio, existe um pequeno manual com informações básicas de operação.


PONTOS NEGATIVOS
Programação de treinos somente no computador: A programação de treinos intervalados, apesar de poderem ser divididos em 5 fases, aumentando a complexidade do treino, só pode ser feita usando o computador e não direto no relógio como nos modelos anteriores.
Calibrar todos os tênis que possuir: A calibragem do footpod precisa ser feita para cada tênis. Ou seja, se a pessoa costuma usar 3 modelos diferentes, terá que fazer a regulagem para cada um deles e anotar o fator de calibragem. Quando for correr é necessário verificar se está usando o fator correto no relógio.
O preço: R$ 1.799,00.


AVALIAÇÃO FINAL
****
(4/5)


ONDE ENCONTRAR
www.proximus.com.br

2 Respostas para “Polar RS800SD”

  1. gostaria de saber a onde comprar a puseira do relogio modelo rs100

    obrigado

  2. Veja com o pessoal da Proximus, que são os importadores oficiais dos relógios Polar: http://www.proximus.com.br/todos-produtos-polar.php?categoria=PU

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados