Revista Contra-Relógio
// Especial //

Passeando e correndo por Portugal

Edição 275 - AGOSTO 2016 - ANDRÉ SAVAZONI

A paixão pelo futebol, a cultura, a literatura e a corrida de rua unem os brasileiros e os portugueses. Com voos diretos e um bom custo-benefício, além das facilidades de comunicação, que tal conhecer o país europeu na ponta do tênis?

Portugal não é mais o mesmo depois do dia 10 de julho de 2016. A data ficará marcada na história dos torcedores apaixonados pelo futebol com a conquista do título da Eurocopa, após a vitória sobre a anfitriã França por 1 a 0, em plena Paris. Sob o comando de Cristiano Ronaldo, trata-se da maior vitória lusitana no futebol. Algo que nem as gerações de Eusébio e de Luís Figo, outros ídolos, conseguiram.
Mas as comemorações portuguesas não ficaram restritas ao futebol no final de semana de 9 e 10 de julho. No Campeonato Europeu de Atletismo, disputado em Amsterdã, na Holanda, foram cinco medalhas (duas de ouro, uma de prata e duas de bronze), além da conquista da Taça da Europa de Meia-Maratona. Por sinal, o ápice veio nos 21,1 km, com o ouro de Sara Moreira (1:10:19) e o bronze de Jéssica Augusto (1:10:55). Junte-se a elas ainda Dulce Félix, a 12ª colocada com 1:12:39. O trio estará nos Jogos do Rio de Janeiro com grandes chances de brigar por medalhas na maratona olímpica, em 14 de agosto.
Se no futebol apenas há poucas semanas os portugueses puderam gritar "somos campeões", no atletismo, principalmente nas provas de corrida, a tradição é antiga. Para citar apenas dois exemplos, Carlos Lopes foi campeão olímpico da maratona em Los Angeles-1984, além da prata nos 10.000 m em Montreal-1976, incluindo o tricampeonato mundial de cross-country (com duas outras medalhas de prata). Entre outras vitórias, destacou-se na Corrida Internacional de São Silvestre de 1984 e na Maratona de Roterdã em 1985.
No lado feminino, não há como falar de atletismo em Portugal e não citar Rosa Mota: campeã olímpica em Seul-1988 e bronze em Los Angeles-1984 (na estreia das mulheres nos 42 km), ouro no Mundial de Atletismo na maratona em 1987, além de três campeonatos da Europa (1982, 1986 e 1990). Tem no currículo vitórias nas maratonas de Roterdã, Chicago, Tóquio, Boston, Osaka e Londres. Aqui no Brasil, seis primeiros lugares na São Silvestre.
Dessa forma, do cross-country (ou corta-mato, como é conhecido por lá) à maratona, passando pelas provas de campo como o salto triplo, Portugal tem uma longa e vitoriosa trajetória no atletismo. E isso se reflete, também, nas corridas de rua. Provas bem organizadas, algumas do mais alto nível mundial, como a Meia-Maratona de Lisboa. As provas por trilha também fazem parte das tradições, sem falar nos 10 km na rua, porém, na relação de sugestões que fazemos nesta matéria, separamos algumas opções de 21,1 km e de 42 km neste segundo semestre e no início de 2017 para um passeio pelas belezas portuguesas.
Entre as vantagens para correr em Portugal estão, claro, a facilidade de comunicação. Apesar de algumas diferenças e do sotaque, o contato é extremamente tranquilo. Para melhorar, a cada semana ampliam os voos diretos e, com a concorrência, é possível encontrar boas promoções. A cultura, que inclui a parte religiosa, histórica e gastronômica (com a culinária e os famosos vinhos), completa o pacote. Muitas das corridas citadas, inclusive, têm atrativos extras, relacionados a alguma característica da região, como a Meia-Maratona do Douro, na área de produção vinícola de destaque. Bom passeio e corrida!

Publicidade


10ª MEIA-MARATONA DO PORTO
Data: 18 de setembro
A prova:
O percurso é praticamente todo plano e nas margens dos dois lados do Rio Douro. Pontos turísticos como as pontes Freixo, D. Luís e da Arrábida,Torre dos Clérigos, Alfândega e Palácio de Cristal fazem parte do trajeto da meia-maratona. Por sinal, a melhor forma de conhecer o Porto é caminhando, principalmente na região da Ribeira que engloba o centro histórico com vistas para as caves de vinho e a Ponte D. Luís. Tudo isso será percorrido durante os 21,1 km. No site oficial há links para hotéis, com preços promocionais e vantagens para os corredores, como late check-out, café da manhã antecipado e transporte tanto para a largada quanto da chegada para o hotel.
Inscrições: Até 13 de setembro (10 mil vagas nos 21,1 km, com a opção ainda da Minicorrida participativa de 6 km com 5 mil vagas). O valor é de 18 euros. Nos dias 16 e 17 de setembro, sobrando lugares, podem ser feitas pessoalmente por 20 euros durante a entrega dos kits. Se optar pela inscrição vip, com largada na frente e outras vantagens, o preço é de 50 euros.
Site: www.meiamaratonadoporto.com


2ª ECO MEIA-MARATONA DE COIMBRA
Data: 25 de setembro

A prova: O trajeto é todo em meio à natureza, fora do asfalto e do trânsito. Totalmente plano, percorre estradas de terra batida nos famosos Campos do Mondego, em Coimbra. No site oficial, a apresentação diz o seguinte: "Uma oportunidade única para correr uma meia-maratona diferente e motivadora, com a junção perfeita entre a corrida e a natureza, em uma paisagem fantástica. Podendo usufruir do mesmo percurso, haverá uma corrida de 10 km. Faz parte uma caminhada com cerca de 6 km, perfeita para um passeio diferente em família".
Com a renomada Universidade de Coimbra, a primeira de Portugal, a "cidade dos estudantes" tem ruas estreitas, pátios e arcos medievais. O Rio Mondego atravessa Coimbra, com destaque para o Parque Verde, justamente o "chamariz" da meia-maratona. Entre os monumentos históricos, a catedral Sé Velha é um dos atrativos, estando praticamente intacta. Apesar de ser uma cidade pequena, Coimbra tem 28 museus e a maioria vale a visitação, com destaques para o Museu Zoológico da Universidade de Coimbra e o Museu Nacional de Machado de Castro.
Inscrições: Até o dia 21 de setembro pelo site www.weventual.com. O valor varia de 13 a 15 euros, conforme a data. Além dos 21,1 km, há opção de 10 km.
Site: www.ecomeiamaratonacoimbra.wordpress.com


3ª MEIA-MARATONA DO DÃO
Data: 25 de setembro

A prova: Os 21 km estão localizados em uma das mais belas regiões vinícolas de Portugal, na cidade de Viseu. Pelas ruas e ruelas das terras de Viriato, ocorre a terceira edição da Meia-Maratona do Dão. Integra o circuito de meias em Patrimônios Mundiais. A data foi estrategicamente escolhida: no período das vindimas, ou seja, da colheita das uvas. O trajeto não é plano, porém, as oscilações são pequenas. Localizada na região central de Portugal, Viseu é rodeada por serras e pelos rios Vouga e Dão (daí, o nome da meia-maratona). A sensação ao conhecer a cidade é de ter feito uma viagem para o passado. Entre os pontos a se visitar estão a Catedral Sé de Viseu, o Museu Nacional Grão Vasco, Muralha Romana, Rossio de Viseu e a Eco-pista do Dão (perfeita para se conhecer de bicicleta).
Inscrições: No site www.runningwonders.com por 15 euros e limitadas a 10 mil corredores. Além dos 21,1 km, há a opção de 10 km.
Site: www.runningwonders.com


MARATONA ROCK'N'ROLL LISBOA
Data: 2 de outubro
A prova:
A largada é em Cascais, com chegada em Lisboa, na região da Expo (Rossio dos Olivais). Os participantes atravessam a estrada Marginal, seguem o Rio Tejo até Lisboa, e terminam no Parque das Nações, no mesmo local da Mini e Meia-Maratona (largam na Ponte Vasco da Gama, às 10h30). Os últimos 8 km são comuns tanto aos 42 km quanto aos 21 km, com uma separação entre esquerda e direita, como ocorre na Meia e Maratona do Rio de Janeiro. Com transporte público é possível se locomover de Lisboa a Cascais (há informações e orientações no site oficial, sendo que os corredores não pagam pelo transporte). Por ser tratar de uma prova da série Rock'n'Roll, as atrações musicais fazem parte de todo o percurso. A maratona não é plana, mas boa de correr.
Inscrições: Online até o dia 21 de setembro, pelo site oficial, no valor de 55 euros para a Maratona e 35 euros para a Meia. Sobrando vagas, será possível se inscrever nos três dias da Expo, com os preços de 75 e 45 euros, respectivamente.
Site: http://www.runrocknroll.com/lisbon/


3ª MEIA-MARATONA DE COIMBRA
Data: 9 de outubro
A prova:
Ao contrário da Eco-Maratona, a Meia de Coimbra - "Corrida do Conhecimento" percorre boa parte da cidade, com destaque para a região da Universidade. Em asfalto, o trajeto começa em descida para depois ficar praticamente plano, ou seja, além das características turísticas, pode ser excelente tanto para a estreia quanto para um recorde pessoal nos 21 km. Integra também o circuito de Meias em Patrimônios Mundiais.
Inscrições: Online pelo site www.runningwonders.com, por 12 euros e limitadas a 10 mil participantes. Além dos 21,10 km, há a opção de 10 km.
Site: www.runningwonders.com


13ª MARATONA DO PORTO
Data: 6 de novembro
A prova:
Se o clima ajudar no dia, além de visual e atrativos turísticos ao longo do trajeto, a Maratona do Porto é bem rápida, praticamente plana, percorrendo boa parte também nas margens do Rio Douro (como ocorre com a meia-maratona realizada no dia 18 de setembro e citada nesta reportagem). Chegando à 13ª edição, a organização tem melhorado anualmente. A largada e a chegada são no Parque da Cidade. A Expo Maratona será localizada no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, nos dias 4 e 5 de novembro, das 10h às 19h. Ainda no dia 5 de novembro haverá dois eventos: a Pasta Party das 12h às 17h e o Concerto de Fado, a partir das 17h (gratuito, mas com limite de entradas) no mesmo local da expo. Neste ano, de acordo com o site oficial, o primeiro atleta de elite já confirmado é o japonês Yuri Kawauchi, que não é profissional: trabalha na Prefeitura de Saitama e tem 2h08 como recorde pessoal. Das 60 maratonas na carreira, venceu 25.
Inscrições: Abertas até o dia 31 de outubro, sendo limitadas a 7.500 participantes para a maratona (de 50 a 80 euros, dependendo do período), outros 7.500 para a Family Race e 10 mil para a Fun Race. Além dos 42 km, há a opção de 15 km.
Site: www.maratonadoporto.com


2ª MEIA-MARATONA DE ÉVORA
Data: 20 de novembro
A prova:
A apresentação no site oficial deixa bem claro como é a Meia-Maratona de Évora - "Corrida Monumental". "É no espírito de um território repleto de história que nasce uma das mais emblemáticas etapas oficiais do circuito Running Wonders - Meias Maratonas em Patrimônios Mundiais. Se existe cidade que transcreve o poder da história lusitana, essa é Évora. Bem no centro do Alentejo, com os seus imponentes e significativos monumentos, e toda a sua imaterialidade secular que nos transporta para outros tempos no nosso tempo. Convidar o mundo para viver uma experiência neste incomensurável território é sinônimo do empreendedorismo ativo e da vitalidade desta maravilhosa região, concentrando uma oferta que agrega história, monumentalidade, gastronomia, vinhos, turismo e desporto". Évora está localizada a 1h30 de Lisboa.
Inscrições: Devem ser feitas online no site www.runningwonders.com e estão limitadas a 10 mil participantes. Valor de 12 euros. Além dos 21 km, há opção de 10 km.
Site: www.runningwonders.com


4ª MEIA-MARATONA DOS DESCOBRIMENTOS
Data: 4 de dezembro
A prova:
Ao contrário da Meia de Lisboa realizada no primeiro semestre, onde vários recordes mundiais (e pessoais) já foram batidos, a Meia dos Descobrimentos na capital portuguesa tem uma altimetria com subidas e descidas. Poucas, mas intensas, que exigem uma maior atenção dos participantes. As provas têm percurso na Zona Ribeirinha, entre Belém, Praça do Comércio e o Rossio, com todas as partidas e chegadas junto ao Museu da Marinha.
Inscrições: Até o dia 29 de novembro de 2016, via online no site www.weventual.com. De 14 a 19 euros, dependendo do período. Além dos 21,10 km, há a opção de 10 km.
Site: www.meiamaratonadosdescobrimentos.com


MARATONA DO FUNCHAL
Data: 29 de janeiro
A prova:
A Ilha da Madeira tem cerca de 240 mil habitantes, tendo como capital Funchal, a maior cidade portuguesa fora do continente e que chega aos 509 anos em 2017. Nada melhor do que conhecer a região correndo a Maratona do Funchal. O percurso é todo aferido, mas é dividido em três partes, repetindo algumas voltas em cada um deles. Porém, com o visual de "tirar o fôlego", não fica monótono, além de facilitar para que parentes e amigos que acompanhem na viagem possam assistir à prova. A Ilha da Madeira tem um clima ameno durante todo o ano, com temperaturas médias entre os 19 e os 25°C.
Inscrições: Online no site da prova até o dia 22 de janeiro. Além dos 42,2 km, há as opções de 21,1 km e 7,3 km. Para a maratona, o valor é de 20 a 40 euros (dependendo da data) e, para a meia, de 10 a 20 euros.
Site: www.funchalmarathon.com


MEIA-MARATONA DE LISBOA
Data: 19 de março
A prova:
Um rápido percurso, palco da quebra de recordes mundiais e com largadas e chegadas em pontos diferentes. Essas são as características principais da Meia de Lisboa. Mas é muito mais do que isso. Tem como atrativo a beleza do percurso, já que a saída dos amadores é na cabeceira da Ponte 25 de Abril, sobre o Rio Tejo. Por exigência da IAAF, a partir de 2008 a largada da elite foi transferida para a Ponte Algés, que tem um desnível menor em relação à ponte, para que os recordes obtidos no percurso sejam homologados. Elite e amadores se encontram no km 5 e seguem juntos até o final, na frente do secular Mosteiro dos Jerônimos. No site oficial há opções de hotéis conveniados com a prova.
Inscrições: Online, pelo site oficial. Estão abertas e o valor varia de 38 a 50 euros, dependendo do período.
Site: www.meiamaratonadelisboa.com/pt/


MAIS OPÇÕES PARA 2017
Ainda sem datas definidas oficialmente, apenas os meses, há mais três boas opções de meias-maratonas em Portugal no primeiro semestre do próximo ano. Separamos uma em fevereiro, outra em maio e a última em junho.
Começa com a Meia-Maratona de Braga, no mês de fevereiro; informações em www.runporto.com. O grande destaque é a bela Meia do Douro, em maio; detalhes no site http://runningwonders.com/meiamaratonadourovinhateiro/. E termina com a Meia de Guimarães, em junho de 2017 (http://runningwonders.com/meiamaratonaguimaraes/).

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados