Revista Contra-Relógio
// Viagem //

Para se dar bem em Buenos Aires e Berlim

Edição 288 - SETEMBRO 2017 - FERNANDA PARADIZO

Meia na capital portenha, no segundo domingo deste mês, e a maratona na Alemanha, dia 20, atraem centenas de brasileiros, para quem damos valiosas informações.

Setembro é um mês especial para aqueles que vão em busca de recordes pessoais. É quando são realizadas duas provas das mais rápidas e que são as preferidas pelos brasileiros, quando o assunto é performance: a Meia de Buenos Aires e a Maratona de Berlim, que tiveram respectivamente 1.084 e 620 brasileiros concluindo no ano passado. Se você está de malas prontas para embarcar para uma delas ou para as duas, aqui algumas dicas importantes para você levar na bagagem.

Publicidade


Meia-Maratona de Buenos Aires
Data
: 10/09/2017
Horário de largada: 7h30
Largada e chegada: Av Pres. Figueroa Alcorta 7000 - Ciudad de Buenos Aires
Postos de hidratação (água e isotônico): 5, 10, 15, 20 e na chegada
Tempo-limite: 3 horas
Premiação: medalha para todos os concluintes
Participantes: 20 mil
Temperatura: de 10 a 15 graus
Site oficial: maratondebuenosaires.org


Programação
Expo Maratón - entrega de kit
Local: Parque Norte - Salón Tilo Del Golden Center - Av. Cantilo y Guiraldes C.A.B.A. (na frente da Ciudad Universtaria)
Quinta e sexta das 11h às 21h; no sábado, das 9h às 19h
* Para retirar o kit, é necessário apresentar RG original ou passaporte. É recomendável levar comprovante de pagamento do cartão de crédito. Além disso, é obrigatório levar o Termo de Responsabilidade assinado (disponível para download no site oficial) e Atestado Médico comprovando que está apto à prática de atividade física.


Fique ligado
- Não é necessário passaporte para viajar para a Argentina. Você pode usar seu RG, com prazo de validade em ordem e desde que a foto permita reconhecê-lo. Não é possível usar CNH.
- Se viajar muito em cima da hora da prova, o ideal é descansar e não ficar batendo pernas. Tente fazer as coisas nas proximidades do seu hotel para não se cansar. Evite pegar seu kit nos horários de pico (próximo ao horário de abertura da expo ou depois das 18h), quando as filas podem ser maiores.
- A feira é simples e você não encontrará muitas variedades nos poucos estandes. Portanto, leve tudo o que vai consumir e usar na prova, como tênis, meias, gel de carboidrato etc.
- A expo mudou de local em relação ao ano passado e fica bem perto da largada e chegada (cerca de 600 metros). Para quem está hospedado no centro, a melhor opção é pegar um táxi ou Uber, que funciona muito bem em Buenos Aires. São cerca de 30 minutos até o local.
- Programe-se para chegar à largada com pelo menos meia hora de antecedência. Em geral, é fácil conseguir um táxi na porta do hotel, mas por vias das dúvidas o melhor é deixar reservado um táxi. Lembre-se que a cidade estará tomada de turistas no dia e todos solicitando transporte para o mesmo local. Se estiver hospedado no centro, leve em conta que chegará ao local da largada em cerca de 30 minutos. Se você estiver hospedado em Palermo, são cerca de 2 ou 3 km da largada e dá até para ir no trote, aquecendo, caso não queira deixar as coisas no guarda-volumes.
- A corrida larga e chega na região de Palermo. O circuito é rápido, com algumas poucas subidinhas, que não oferecem problemas. O trajeto faz um tour pela cidade, passando por vários pontos turísticos da linda Buenos Aires, como Recoleta (km 3), Teatro Colon (km 6), Plaza de Mayo (km 8), Obelisco (km 6 e 11), Planetário (km 18) e bosques de Palermo (km 20).
- Como a prova não tem divisão por baias comprovadas de performance, a largada costuma ser um pouco tumultuada e, apesar de a prova ser rápida, você pode perder algumas minutos preciosos no início, mas que também podem servir para dar uma aquecida, principalmente para quem prefere uma prova progressiva. Se seu objetivo é já largar no ritmo, não demore muito para colocar suas coisas no guarda-volume e tomar seu posto na largada.
- A oferta gastronômica de Buenos Aires é muito grande. Em Puerto Madero, há uma gama de restaurantes imperdíveis, como Siga La Vaca ou La Parollaccia. Come-se bem e barato. Para depois da corrida, há várias opções em Palermo, como Las Cañitas e El Primo para quem quer comer a famosa carne argentina.



Maratona de Berlim
Data: 24/09/2017
Horário: a partir das 9h15
Largada e chegada: próximo ao Portão de Brandemburgo
Postos de abastecimento: Há 14 ao longo do percurso, com água, isotônico e frutas. Para evitar congestionamento inicial, até o km 15, há mesas dos dois lados, depois, apenas do lado direito. Nos km 9, 15, 20, 25, 30 e 36, serão oferecidos abastecimento pessoal (se optou por isso), água, chá, isotônico e frutas (bananas e maçãs). No km 27,5 haverá posto de PowerGel, mas atenção que o posto de água pode estar distante.
Tempo-limite: 6h15
Premiação: medalhas para todos os concluintes
Participantes: 40 mil
Temperatura: de 10 a 15 graus
Eventos: Expo Berlin Vital, Breakfast Run, Maratona Inline de Patins, Missa Ecumênica Noturna
Site oficial: www.bmw-berlin-marathon.com/en/


Programação
Expo Berlin Vital (feira e entrega de kit)
Local: Luckenwalder Straße 4-6, 10963
Quinta das 14 às 20 h, sexta das 11 às 20 h e sábado das 9 às 19 h
* Para retirar o kit, é necessário apresentar passaporte original e comprovante de inscrição.


Breakfast Run (6 km) - Corrida do Café da Manhã
Sábado às 9h30
Largada: no Castelo de Charlotenburgo
Chegada: dentro do Estádio Olímpico


Maratona de Patins Inline
Sábado a partir das 15h30
Local: Portão de Brandenburgo


Fique ligado
- A Expo de Berlim é sem dúvida um espetáculo à parte, dada a quantidade de ações que ocorrem no espaço. Nos três dias de feira é realizado o Pasta Lounge, onde os participantes podem comer um prato de massas. Além dos estandes variados de produtos e da retiradas de kit, na loja oficial há muitas opções de souvenires da Adidas, marca patrocinadora da prova.
- Procure retirar seu kit assim que chegar à cidade, de preferência no primeiro ou segundo dia de feira, pois muitos alemães de outras cidades e europeus chegam no sábado, quando a expo está mais concorrida. Além disso, você terá uma maior chance de encontrar opções variadas de produtos na feira. A oferta de produtos é boa, mas os preços não são tão convidativos.
- No sábado, na parte da tarde, às 15h30, acontece a Maratona de Patins Inline, realizada num percurso quase igual da maratona e que reúne cerca de 5 mil patinadores. É a maior corrida do mundo do gênero e praticamente uma versão de patins da tradicional maratona. Vale muito a pena ir para a chegada para ver os patinadores finalizarem a prova ou se posicionar em alguma parte do percurso para apoiá-los.
- A melhor opção para ir para a largada é de metrô. Há várias estações próximas ao Tiergarten e ao Portão de Brandenburgo. Se descer no Postdamer Platz, vai caminhar cerca de 700 metros. Por ser um evento grande, o ideal é chegar à área da largada com pelo menos 1 hora de antecedência, para que dê tempo suficiente para uma visita ao banheiro e para conseguir guardar sua sacola com calma no guarda-volume.
- A Maratona de Berlim é ideal para quem busca melhorar marcas pessoais. Prova quase 100% plana, muito rápida, mas pode ser um pouco congestionada nos primeiros 10 km. Realizada em circuito, a prova larga e chega em pontos próximos, o que é excelente para os espectadores que querem acompanhar a corrida. Além de rápido, o percurso de Berlim é bonito e passa por vários pontos turísticos da cidade, como a Coluna da Vitória, o Parlamento Alemão, a antiga sede do Senado de Berlim Oriental, a Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche e outros marcos importantes. Como se isso não bastasse, os corredores são coroados antes da linha de chegada com a passagem pelo Portão de Brandenburgo, o marco mais famoso da Alemanha.
- Além da organização impecável, chama também atenção na prova a grande quantidade de pessoas que vão às ruas para torcer pelos corredores ao logo de todo o percurso. São cerca de 1 milhão de espectadores aplaudindo e torcendo.
- A largada é organizada por baias, o que facilita bastante o deslocamento dos corredores, que são divididos em oito grupos (das letras A a H, de acordo com nível de performance indicado no ato da inscrição). Estreantes em maratonas largam na letra H. Segue-se caminhando para o pórtico, com o tapete do chip, e já se consegue correr no ritmo previsto desde o início, apesar dos 40 mil participantes, graças a esse esquema.
- A linha de chegada fica cerca de 400 metros após a passagem pelo Portão de Brandenburgo, na avenida Unter den Liden. A dispersão acorre nos jardins do Parlamento Alemão (o Reichstag) e é bem tranquila. Destaque especial para a "hidratação" pós-prova, bem ao estilo alemão: cerveja à vontade.

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados