Revista Contra-Relógio
// Internet //

Organizando a vida do corredor

Edição 240 - SETEMBRO 2013 - ANDRÉA TORRES

O aplicativo Evernote é gratuito e muito fácil de utilizar, permitindo o compartilhamento de arquivos.


A internet mudou a forma como interagimos com as informações. Enquanto navegamos, nos deparamos com informações variadas sobre corridas, nutrição, lazer, roteiros, treinos. Muitas vezes nos perdemos no meio de tantas leituras e, posteriormente, não nos lembramos, nem conseguimos recuperar o que precisamos. Eu resolvia isso copiando páginas da internet e criando arquivos, que muitas vezes também se perdiam. Além disso, quando saía de casa, deixava o computador para trás e ficava sem acesso aos documentos de que precisava.
Para resolver estes problemas, comuns a tantas pessoas, empresas têm criado sistemas de "armazenamento em nuvem", que permitem acessar todo o material de que necessitamos a partir nossos computadores, mas também de smartphones e tablets. Dentre estes sistemas, destaca-se o Evernote, um aplicativo de anotações disponível gratuitamente para sistemas operacionais Mac OS X, Windows e Windows 8 e dispositivos móveis Android, Blackberry, Windows Phone, Palm Pre e iPhone, iPod Touch e iPad com iOS 3 ou superior.
O Evernote permite o armazenamento e a organização de documentos, fotos, figuras, artigos, certificados e outros arquivos de interesse do corredor. Muitas são suas vantagens: é gratuito, fácil de utilizar, inteligente na busca de informações e capaz de realizar compartilhamento de arquivos entre pessoas. Por exemplo, você pode enviar sua planilha de treino para seu treinador, seu diário alimentar para seu nutricionista, seus exames para seu médico, suas fotos de corrida para seus amigos...
Outra grande vantagem é que o aplicativo sincroniza todos os arquivos criados, salvando-os em um serviço que pode ser acessado virtualmente pela internet e que também fica disponível em aplicativos instalados no computador, telefone e tablet.

Publicidade


Ambiente do Evernote em diferentes equipamentos

O corredor pode individualizar o ambiente da forma como desejar. "Cadernos" para armazenamento de informações de modo organizado podem ser criados. A Figura 2 mostra um exemplo dos cadernos que uso no Evernote. Um deles é o meu caderno de corridas.


Página inicial do Evernote indicando os cadernos criados

Dentro de cada um destes cadernos existem outros, onde armazeno informações sobre corridas passadas, artigos de nutrição, informações sobre provas e treinos (Figura 3).


Subpastas do caderno Corridas

Meu plug-in favorito é o Evernote Web Clipper. Com ele posso enviar matérias a partir de meu navegador Web, diretamente para dentro da minha conta, e para dentro da pasta que escolher. Assim, não perco nada. Isso é fundamental, já que não sou a pessoa mais organizada que existe.

A cada nota também pode ser atribuída uma ou mais marcas ou tags, facilitando a busca de conteúdo com as mesmas características. Mas se você é tão desorganizado quanto eu, não se preocupe. Mesmo que não queira criar pastas ou tags, você conseguirá achar o que precisa facilmente. A principal vantagem do Evernote é justamente seu sistema de busca avançada, que permite encontrar qualquer palavra tanto dentro de textos, quanto das imagens armazenadas.
A busca em imagens é, aliás, uma das funcionalidades mais legais do aplicativo. Você pode tirar uma foto de uma placa na rua e enviar para seu Evernote por e-mail (todo usuário do aplicativo recebe um endereço de e-mail). Se depois quiser achar a foto, basta colocar o nome da rua ou da placa e o Evernote encontra para você. Os atuais sistemas operacionais não são capazes de identificar estes textos impressos dentro de imagens. No Evernote, documentos e anotações digitalizadas em forma de imagem são identificados pelo sistema de buscas. Outro exemplo: tirar a foto de um cardápio, incluindo-a no aplicativo; depois você poderá fazer uma busca com uma palavra-chave qualquer, como o nome de um prato ou do restaurante, e o resultado trará de volta a foto do cardápio em questão. Na conta premium, paga através de assinatura anual, as buscas também podem ser realizadas dentro de arquivos em pdf.
Outro recurso do Evernote é a análise automática das notas e identificação do relacionamento entre elas. Dessa forma, uma nota contendo a descrição de um suplemento tenderá a ser mostrada relacionada às de outros suplementos que você comprou em outras épocas de sua vida, ou a sites de suplementos, ou a artigos sobre o tema.
As suas anotações feitas em papel também podem ser digitalizadas através do smartphone ou diversos modelos de scanner compatíveis, e automaticamente enviadas para uma conta ou bloco de notas específico no Evernote. Uma vez armazenadas no aplicativo, anotações feitas em letra de fôrma passarão também a ser identificados e localizadas pelo sistema de buscas. Ou seja, quando se escreve com uma letra minimamente decente, roteiros de corrida, planilhas de treinos, cardápios ou listas de compras da semana, o aplicativo consegue achar tudo rapidamente.
Para me ajudar ainda mais, uso o aplicativo Skitch, também gratuito. Ele permite fazer desenhos, anotações e marcações em imagens, fotos e artigos em pdf. Tenho o Skitch instalado em meu computador e em meu tablet. Após fazer as alterações de interesse, a imagem pode ser sincronizada automaticamente com o Evernote, para buscas ou leituras futuras.

Por todas essas funcionalidades, aplicativos como o Evernote podem ser muito úteis para organização da sua vida pessoal, profissional ou esportiva. Poder olhar tudo no celular também facilita o dia a dia e por isso acabei migrando para uma conta paga, que me permite ter acesso a todos os meus documentos, mesmo que esteja sem acesso à internet.

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados