Revista Contra-Relógio
// Comrades //

O treinamento do editor para a Comrades 2008

Edição 173 - FEVEREIRO 2008 - TOMAZ LOURENÇO


Ao decidir, em dezembro de 2006, correr a Comrades, logo descobri que tinha esquecido de consultar minha coluna. Ela não concordou com a idéia e mostrou que treinos de mais de 10 km estavam fora de cogitação.


Dessa forma, ficou claro que tinha que fazer alguma coisa para convencê-la e o mais sensato seria baixar o peso, saindo do "histórico" 75 kg (dos últimos anos) para alguma coisa em torno dos 70. Mas havia um sério inconveniente para colocar em prática essa decisão: o período do ano, ou seja, dezembro e janeiro, quando tradicionalmente se corre pouco e come-se / bebe-se mais.

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Então, decidi que entraria na linha depois de umas férias no começo de fevereiro. Mas para ir ajudando a hérnia de disco a enfrentar o que viria pela frente nos meses seguintes, já em dezembro iniciei musculação (pernas e braços) na academia, com o objetivo de ganhar força sem maltratar a coluna, e com muita ênfase nos abdominais, para não sobrecarregá-la.


De volta ao trabalho e aos treinos, em meados de fevereiro, a decisão radical: fechar a boca e emagrecer para começar a treinar de verdade. E assim fiz, tirando 3 kg em 2 semanas, o que já foi um tremendo alívio para a coluna, que "aceitou" o início dos preparativos. Depois, a queda de peso foi acontecendo naturalmente, chegando aos 66 kg quando viajei para a África.


Dois tipos de treinos. Agora, em fevereiro 2008, a situação está mais favorável, já que estou "quase" mantendo o peso, que não passa dos 67 kg, devendo começar assim os treinamentos, novamente em meados desde mês, e muito provavelmente tentarei uma redução de peso para algo em torno dos 62 kg, a fim de enfrentar mais leve o percurso em subida da Comrades.


Sobre este aspecto desde já é bom deixar claro o que se vê na altimetria do percurso. Efetivamente sai-se do nível do mar e chega-se numa altitude de 600 metros, mas fora os primeiros 30 km em contínua e suave subida, o restante é um sobe-e-desce. Também estamos enfatizando a distância total que está anunciada no site (www.comrades.com) como 89 km, portanto igual ao trajeto em descida, e não 87 como havíamos divulgado.


Voltando ao treinamento, estabeleci uma rotina que se manteve praticamente nos 4 meses de preparação (meados de fevereiro até primeira semana de junho). Nas segundas, quartas e sextas, academia, fazendo musculação - braços / pernas / abdominais, seguido de esteira. Terças e quintas, rodagem em ritmo confortável. Nos sábados descanso ativo, e no domingo longão, também em trote, sem forçar.


Com exceção da musculação e esteira, que se mantiveram praticamente iguais em todo o período, os treinos na rua passaram por um gradativo crescimento de quilometragem, a tal ponto que quando cheguei ao maior longo - de 8 horas, em meados de maio, ele aconteceu até com certa facilidade.


Meus planos são de quase repetir o que realizei em 2007, fazendo mais musculação para as pernas (e tirando a esteira) e complementar os abdominais com o exercício de extensão (para fortalecer a lombar), e realizar os treinos de rua um pouquinho mais rápidos, para procurar me sair bem na Comrades 2008, quem sabe até com um tempo final na subida mais rápido do que o conseguido na descida (10h54). Mas isso só vou saber na tarde do dia 15 de junho, quando estiver (espero) entrando no estádio em Pietermaritzburg, para ganhar a segunda medalha da mais famosa ultramaratona do mundo, sem contar a medalha extra ("back-to-back") dada a quem completa a Comrades em dois anos seguidos.


A pedidos de inúmeros leitores, apresento no quadro da página 48, o treinamento que deverei fazer em 2008 para a Comrades, apenas como ilustração da preparação de alguém que pretende correr a prova no ritmo médio de 6:30/km.


Inscrições para a Comrades 2008


Já estão abertas no site http://www.comrades.com/ e podem ser feitas até 5 de maio.


Para se inscrever é necessário ter corrido uma maratona (ou prova de maior distância) no período de 16/06/2006 a 04/05/2007.


LEIA MAIS:


4 meses de treinamento


A alimentação

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