Revista Contra-Relógio
// Teste //

O que é que o GPS tem?

Edição 169 - OUTUBRO 2007 - SÉRGIO ROCHA

Usamos o modelo da Timex, que recorre aos satélites para dizer a quanto anda a sua corrida


O QUE É
O equipamento da Timex faz parte de um sistema chamado Timex Bodylink, que, quanto reunido é um relógio com cronômetro e freqüencímetro, cinta transmissora, sensor GPS e um gravador de dados.

Publicidade


O QUE FAZ
Mede batimentos cardíacos, distância percorrida, ritmo, velocidade e altimetria. Grava as informações e é possível acompanhar o rendimento em um programa de computador.


O QUE ACHAMOS
Testamos o equipamento da Timex por cerca de 150 km e o que achamos mais inconveniente é ter que "vestir" muitas coisas. Tem o relógio no pulso, a cinta no peito e o sensor de GPS no braço. O gravador de dados é opcional, portanto, mais uma coisa para se "vestir", que pode ser no calção.


Outro fato curioso é que antes de ligar o cronômetro do relógio e sair correndo por aí, é necessário esperar o GPS conectar aos satélites. Tudo bem, não é muito tempo (demora cerca de 1 minuto), mas você tem que ficar parado sem sair do lugar, o que pode ser desconfortável para alguns, ou divertido para outros.


A tal fama do GPS de perder o sinal quanto se passa debaixo de viadutos ou túneis é verdadeira, mas ele retoma o sinal com certa rapidez, e calcula a média do tempo em que ficou "cego" e tudo volta ao normal. A variedade no display de informações é muito interessante e pode se ver o que quiser, escolhendo entre 3 linhas de dados. Por exemplo: Inclinação, ritmo, distância.


Achamos que a informação de ritmo variava muito, mas não chegava a incomodar, mas às vezes acontecia de estar correndo a 5:15/km e de repente por 2 segundos estar a 4:20/km e voltar a 5:15/km, sendo que o tempo todo estávamos em ritmo constante. O recomendado é sempre usar uma função "suavizadora" que em geral todos os GPS vêm com ela para haver menos variações.


O relógio tem funções típicas dos modelos da Timex e os timers são excelentes para usar em farleks e até para empregar na musculação para monitorar o tempo de descanso. O programa que vem com o Data Recorder é muito interessante, tem visual moderno e boas variações (5). Ficou faltando poder mapear as rotas com o relógio, como um outro modelo da Timex faz, e poder exportar os dados para sites de mapas).


PRÓS & CONTRAS


PONTOS POSITIVOS
Relógio: Qualidade padrão da Timex, que sempre produz ótimos relógios com funções voltadas aos atletas.
Timer: Tem boas variações, ótimas para fartleks, intervalados e até para usar na musculação.
Auto lap: É uma função que marcar automaticamente cada "lap". Ou seja, pode-se pedir para marcar cada quilômetro que se percorre, e, nesse, momento, são mostradas as parciais, como tempo e ritmo médio.
Visão noturna: O Indigo, a iluminação noturna desenvolvida pela Timex, é real­mente muito boa e bem melhor que os similares.
Confiança: Mesmo sabendo que o GPS não tem 100% de precisão, é ótimo poder correr com as informações de distância e ritmo.


PONTO NEUTRO
Sensor: Ter que "vestir" o sensor de GPS é meio incômodo no início. Depois de correndo um tempo, você não nota mais a presença dele.
Sinal: O sinal do GPS realmente cai quando se passa por viadutos ou túneis, mas retoma as informações com certa rapidez e calcula o momento em que ficou "cego". Não tivemos problemas para obter o sinal em dias nublados ou mesmo em trilhas bem arborizadas.


PONTOS NEGATIVOS
Gravador de dados: Ter que comprar um Data-Recorder em separado encarece o investimento. Nos equipamentos concorrentes essa capacidade já é inclusa no próprio relógio.
Vestimenta: Ter que vestir várias coisas para ter essas informações é meio estranho. Se você ainda corre ouvindo música no seu mp3 player, vai se sentir um verdadeiro gladiador, tal a quantidade de coisas que tem que levar para correr.
Preço: É impressionante como esses equipamentos de tecnologia de ponta são caros. A incidência dos impostos de importação tornam os equipamentos proibitivos para muitos corredores que gostariam de usá-los.


AVALIAÇÃO FINAL
3,5 (nota máxima=5)


SERVIÇO
Heart Monitor & Speed + distance system (TI5F011): R$ 1.764,00
Timex Data Recorder (TI54101): R$ 630,00
http://www.timex.com.br/
SAC: 0800-055489

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados