Revista Contra-Relógio
// Internet //

NO BRAÇO OU NO PULSO, A SERVIÇO DO CORREDOR

Edição 246 - MARÇO 2014 - POR LUCIANO MARTINS

Nosso novo colaborador, de Porto Alegre, é analista de sistema. Como os demais na CR, é corredor, mesmo diabético, e estreia sua primeira matéria

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso convívio e dela temos condições de tirar muitas vantagens para as tarefas do nosso cotidiano. Smartphones ou relógios com GPS são dispositivos acessíveis hoje para um corredor, seja ele amador ou profissional. Podemos com estes aparelhos obter uma infinidade de dados, como distância percorrida, calorias gastas, ritmo médio, batimentos cardíacos, altimetria e outras tantas informações. Mas para que tantos números se não soubermos aliar essa tecnologia com a nossa corrida ou treino?
Atualmente, é comum vermos corredores utilizando um smartphone no braço ou um relógio mais sofisticado no pulso. Existem diversos aplicativos sem custo que podem ser instalados no smartphone, como Runkeeper, Nike+ e Runtastic. Todos eles coletam as informações da corrida com o auxílio do GPS do aparelho e, após finalizar a atividade e salvar, estes dados são disponibilizados numa plataforma do software na internet, onde é possível consultar, verificar, comparar e analisar os resultados das corridas, incluindo o trajeto e a elevação.
O Runkeeper (runkeeper.com/) é um dos aplicativos mais utilizados por corredores, quando iniciam a prática da corrida. Possui uma interface fácil e intuitiva que facilita o manuseio e o entendimento. Ele nos indica distância percorrida, ritmo e tempo, entre outros. Estas informações podem ser programadas para serem ouvidas durante a corrida de acordo com o tempo ou a distância, fazendo com que o corredor saiba se está realizando a atividade dentro do planejado. Para os que gostam de escutar música enquanto se exercitam, ele possui um player interno.
O Nike+Running (nikeplus.com) também monitora diversos dados pertinentes à corrida para avaliação do atleta. Ele informa sobre distância, calorias e ritmo durante todo o percurso realizado. Na sua última versão, é possível definir metas e objetivos, selecionar o tipo de treinamento e partir para a atividade física. O aplicativo funciona como uma espécie de treinador.
O Runtastic (www.runtastic.com/pt-br) gera as mesmas informações dos demais aplicativos citados, utilizando o GPS para capturar os dados da atividade. Com ele é possível ver toda a performance do treinamento. Tanto a aplicação do smartphone como a da plataforma web exibe gráficos relativos às atividades. Com ele também é possível compartilhar a corrida nas mídias sociais.
RELÓGIOS COM GPS. Corredores experientes gostam de utilizar itens mais modernos, que pesem menos e com mais facilidade para observação dos dados. Então partem para outros dispositivos tecnológicos, como relógios com GPS. Estes geram os mesmos dados dos smartphones, porém apresentam maior precisão, além de serem mais fáceis de utilizar.
A Garmin recorre a uma plataforma de serviços na internet chamada GarminConnect (http://connect.garmin.com/), em que os usuários podem verificar os dados gerados pelas suas corridas. Existe também este mesmo aplicativo para plataforma de smartphones. Recentemente a fabricante lançou novos modelos de relógios com GPS, com os quais é possível efetuar o "download" das atividades via bluetooth, ou seja, descarregá-las diretamente para o smartphone, não sendo necessária a utilização de computadores, o que é muito útil quando os corredores realizam uma viagem de final de semana para participar de uma prova e desejam compartilhar as informações da corrida com seus amigos.
Também é possível com a conexão bluetooth, através da funcionalidade Live Track, realizar um rastreamento ao vivo dos corredores, possibilitando que convidem seus amigos para acompanhar sua atividade. Este convite pode ser enviado através das redes sociais integradas ao software ou por e-mails. A aplicação exibe um mapa em tempo real na página de rastreamento da Garmin Connect, mostrando onde o corredor se encontra naquele exato momento, apresentando todos os dados referentes ao instante da corrida, como distância percorrida, velocidade, tempo, altimetria, etc.
GADGETS. A seguir, alguns gadgets que os corredores podem usufruir e tirar bom proveito da tecnologia que temos disponível no momento, agregando novos dados para suas análises.
O Runkeeper é um dos aplicativos que mais possuem gadgets desenvolvidos e que podem ser integrados à sua plataforma. Um deles é o conhecido Fitness Widget Generator - Shoe Tracker (http://fitness.queso.com/shoetracker) que, conectado ao Runkeeper, consegue nos gerar informação referente aos tênis. No Shoe Tracker cadastramos os modelos que usamos e como ele está associado ao aplicativo, e a cada corrida ele busca a informação do treino realizado a partir apenas da informação sobre o tênis que utilizamos no dia.
Outro gadget importante é o CopyMySports (http://www.copymysports.com/). Ele é indicado, por exemplo, para aquele usuário que começou a correr utilizando um smartphone com o Runkeeper, foi melhorando sua performance e migrou para um equipamento da Garmin - cujos aparelhos fazem a associação com o software Runkeeper -, transferindo cada corrida do relógio com GPS para o site do aplicativo. Dessa forma, o corredor consegue verificar a quilometragem de cada par de tênis.
Um exemplo clássico dos benefícios da tecnologia (gratuita) disponível para os corredores é quando temos um treinador que mora em outra cidade, ou até mesmo quando viajamos e realizamos um treino ou corrida e queremos justificar os dados. Para isso podemos recorrer a alguns dos softwares aqui apresentados, a fim de acessar a informação, seja ela na web ou no smartphone, gerar o relatório e enviá-lo ao treinador. Caso não seja necessário, ou se não temos necessidade de justificar o treino, podemos fazer nossos próprios controles.
Os smartphones e relógios com GPS deixaram de ser somente um acessório a mais. Eles trazem inúmeros benefícios aos corredores, quando associados a aplicativos, fornecendo informações precisas.

Publicidade



Atualização para os novos Garmin Forerrunner 220 e 620


Recentemente, a fabricante dos relógios com GPS disponibilizou uma atualização para seus dispositivos. Para o modelo 220 é possível realizar a atualização da versão 2.20 para 2.50, em que diversas funcionalidades são corrigidas ou aprimoradas, entre elas melhorias para cálculos de distância e ritmo, e integração entre pedômetro e GPS. Para o modelo mais sofisticado, o 620, que apresenta um maior número de funcionalidades, a atualização é realizada da versão 2.30 para 2.50. Entre os itens melhorados ou ajustados, estão: adição de recurso para informar o usuário de retornar para o intervalo-alvo de uma etapa de um treino, melhorias para cálculos de distância e ritmo ou correção de problemas com a conectividade do smartphone, por exemplo.
A atualização não é uma tarefa essencial para a sobrevivência do dispositivo, mas torna os dados mais corretos e precisos a partir do momento em que a Garmin disponibiliza para seus usuários.
Para proceder com a atualização, é necessário seguir alguns procedimentos relativamente simples. Primeiro, o usuário efetua o download de uma aplicação disponibilizada pela fabricante em um sistema na internet, chamado myGarmin Dashboard, e instala em seu computador. O software possui um passo a passo, que apresenta todas as etapas a serem realizadas. Após selecionar os itens a serem atualizados, o sistema efetua a "gravação" dos pacotes para o dispositivo. Executado esse procedimento, o usuário passa a manusear o relógio para finalizar a instalação dos pacotes.
Link para o modelo 220:
http://www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=6643
Link para o modelo 620:
http://www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=6589

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados