Revista Contra-Relógio
// Cobertura //

Meia do Rio controla a largada e volta a crescer

Edição 288 - SETEMBRO 2017 - ANDRÉ SAVAZONI

Disputada com temperatura amena neste ano, prova carioca segue como a principal do Brasil, desta vez controlando acesso nas baias. Só falta largar mais cedo e fazer uma feira.

O clima é sempre uma incógnita no Rio de Janeiro. Principalmente na Meia-Maratona Internacional, que teve a 21ª edição realizada no último dia 20 de agosto. Em um passado recente, por exemplo, já fez tanto calor que foi necessário o uso de caminhões-pipa dos bombeiros para "refrescar" os corredores na área de largada. Neste ano, porém, clima nublado e a temperatura amena ajudaram bastante os participantes, o que ampliou até a participação popular. Em termos de números, a prova carioca segue a maior do Brasil nos 21 km, com 11.547 concluintes (na América do Sul fica atrás somente da Meia de Buenos Aires, que será disputada no dia 10 deste mês).
Um dado positivo é que a Meia do Rio voltou a crescer, com um acréscimo de 12,5% ou 1.279 corredores em relação à prova de 2016. Já na corrida de 5 km, realizada no Aterro do Flamengo, foram 2.636 concluintes. Dessa forma, todo o evento reuniu 14.183 corredores.
A Yescom, organizadora do evento, manteve na Meia Internacional do Rio as ações e orientações contra a presenta de "pipocas", no projeto que teve início na Meia de São Paulo, passou pela Maratona de São Paulo e agora chegou à corrida carioca. Também procurou acertar melhor a separação por ritmo na largada, um ponto positivo de acordo com os corredores ouvidos pela Contra-Relógio, mas que ainda precisa de ajustes para os próximos anos.
A largada do pelotão geral, às 8h30, ainda é o fator que mais recebe críticas dos participantes, com a sugestão de ser antecipada para as 7h ou as 7h30. Por outro lado, a boa hidratação com água e a medalha de conclusão foram os itens mais elogiados nas conversas com a reportagem da revista. Outro fator que chamou a atenção foi a maior presença de público nas ruas em relação aos anos anteriores.

Publicidade


CARTÕES-POSTAIS - O trajeto da Meia do Rio já é bem tradicional, passando por diversos cartões-postais da capital carioca, incluindo a mais famosa orla do país e a vista do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Começa largando em São Conrado, subindo e descendo a Avenida Niemeyer. Então, tudo plano no Leblon, Ipanema, Copacabana e Aterro do Flamengo (quando os corredores dão uma longa volta, correndo nos dois sentidos da avenida). Por sinal, a festa na chegada foi enorme devido à grande disputa no masculino, com o sprint para a vitória do brasileiro José Márcio Leão. Entre as mulheres, a primeira colocação foi conquistada pela queniana Esther Kakuri, com Joziane Cardoso sendo a melhor brasileira, em terceiro lugar.
Nascido em Garanhuns (PE), José Márcio fez 1:04:18, deixando para trás na reta final o etíope Demiso Gudeta e o brasileiro Damião Ancelmo de Souza. "Comecei a prova determinado a puxar o pelotão e fiz isso até perto do final. Faltando 900 metros, abri um pouco e, nos últimos 200 metros, dei um ‘tiro' até a linha de chegada, e funcionou", afirmou José Márcio, contando ainda ter treinado 28 dias consecutivos em Juazeiro do Norte com foco na competição. Assim que cruzou a linha de chegada, ainda emocionado, relembrou das edições passadas e festejou ter finalmente "acertado a prova".
Destaque brasileiro na elite feminina e campeã do ano passado, a paranaense Joziane Cardoso festejou o tempo de 1:16:36. "Este resultado representa muito treino e foco. Estar mais uma vez no pódio é motivo de muito orgulho", afirmou a corredora.
Mais informações e resultados completos da Meia-Maratona Internacional do Rio em www.yescom.com.br


RESULTADOS
1) José Márcio Leão da Silva (BRA) - 1:04:18
2) Demiso Legese Gudeta (ETI) - 1:04:18
3) Damião Ancelmo de Souza (BRA) - 1:04:22
4) Belete Adere Tola (ETH) - 1:04:29
5) Gladson Alberto Barbosa (BRA) - 1:05:21


1) Esther Chesang Kakuri (QUE) - 1:14:44
2) Martha Akeno (QUE) - 1:15:01
3) Joziane da Silva Cardoso (BRA) - 1:16:36
4) Adriana Aparecida da Silva (BRA) - 1:17:10
5) Andreia Aparecida Hessel (BRA) - 1:17:34


Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados