Revista Contra-Relógio
// Turismo //

Maratona de Praga: para tempo e passeios

Edição 277 - OUTUBRO 2016 - FERNANDA PARADIZO

A capital da República Tcheca é uma das mais turísticas da Europa e oferece 42 km planos com temperatura muito agradável

Se você adora correr em locais diferentes e históricos e não abre mão de performance, na matéria deste mês apresentamos uma prova incrível na Europa, que acontece no começo do mês de maio, uma excelente época para viajar para o Velho Continente. O local é Praga, capital da República Tcheca, uma cidade histórica e também uma das mais preservadas da Europa.
A Maratona de Praga é considerada uma das melhores do mundo e é reconhecida pela excelente organização. Não é à toa que o evento possui o selo Ouro da IAAF. Não bastasse isso, o percurso traduz com maestria toda a beleza do lugar nos seus 42.195 metros. É uma das corridas mais internacionais do mundo, já que 75% dos participantes são de fora, representando em torno de 50 países.
O trajeto, que começa na famosa Old Town Square, é rápido e bonito. A prova segue para o centro da cidade, cruza a Ponte Charles e o rio Vlatava por diversas ocasiões, proporcionando cenários magníficos da linda Praga medieval. A prova termina no mesmo local da saída, brindando os participantes com cerveja e o Marathon Music Festival, que já virou um fenômeno cultural na cidade, atraindo cerca de 450 bandas locais e internacionais.
Apesar de ser uma cidade com a presença de muitos turistas, o público local toma conta das ruas no dia da mratona para ver e aplaudir os corredores.
Os postos de hidratação estão localizados a cada 2,5 km e há pacemakers para ditar os ritmos dos corredores para os tempos finais de 3h00, 3h15, 3h45, 4h00, 4h15 e 4h30. Junto com a maratona acontecem outras duas corridas já tradicionais, de revezamento, que podem ser disputadas em duplas ou quartetos e cujas largadas são em conjunto com a de 42 km solo.

Publicidade


CONHECENDO A CIDADE. Nomeada a Cidade Ouro (The Golden City), Praga é com certeza uma das mais lindas do mundo. Sua beleza foi ressaltada em obras de artistas como Mozart, Beethoven, Dostoyevsky e Tchaikovsky, que encontraram inspiração nas suas ruas e monumentos para suas obras. São vários os estilos de arquitetura que podem ser encontrados em Praga, como Barroco, Românico, Gótico, Renascentista, Cubista, Clássico, Art-nouveau e Rococó, que estão preservados a cada esquina na cidade antiga. Seu centro foi tombado pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade.
Visitar a República Tcheca é entrar em contato com séculos de história e cenários lindíssimos. Sua capital, Praga, preserva um patrimônio histórico invejável, que passou intacto pelos bombardeios da Segunda Guerra. O Castelo de Praga e seus belos salões góticos e renascentistas, a Ponte Carlos e suas estátuas barrocas enfileiradas, a Praça da Cidade Velha, que recebe multidões para ver a virada de cada hora no Relógio Astronômico, são apenas alguns pontos que fazem dessa bela cidade europeia um dos locais mais atrativos aos turistas. E a melhor maneira para explorar as belezas do local é a pé, ainda que os bondes e metrôs sejam bem eficientes e o levem a qualquer lugar.
Além dos passeios tradicionais, arrume um tempinho para visitar o Castelo Konopistte, localizado a 45 minutos da cidade, que tem 650 anos. Não deixe também de fazer um passeio de barco pelo rio Vltava. Para os amantes de cerveja, vale observar que Praga se destaca por sua grande variedade de cervejas (cerca de 470 tipos, de cervejarias tchecas), considerada a bebida nacional.


COMO CHEGAR. Não há voos diretos do Brasil para Praga, mas qualquer companhia aérea europeia faz a conexão, algumas das quais até dando a garantia necessária em situações em que haja atrasos, como Alitalia, Air France, British, KLM, Latam, Lufthansa, Swiss e TAP.
Caso queira passear pelo Europa antes ou mesmo depois da prova, você pode fazer o trecho de trem para (ou de) cidades como Berlim (4h30 de viagem), Munique (4h30), Viena (4h00), Budapeste (6h45). No caso de cidades como Amsterdã, Barcelona, Londres, Paris, Roma, entre outras, o melhor é fazer o trecho voando e acrescentar isso já no seu bilhete de origem, para que o custo seja menor e também para que você não pague pelas malas extras. O mês de maio é considerado média temporada na Europa, mas você conseguirá bons preços se reservar seu ticket aéreo com antecedência.


CORRIDA VIRTUAL. No mesmo dia e horário da maratona acontece a Prague Digital Marathon, uma corrida online, sem custo, para aqueles que querem curtir o trajeto da prova, no mesmo horário do evento, correndo numa esteira e podendo visualizar o percurso da prova num smarphone ou num tablet. Para participar, é necessário apenas fazer o download do aplicativo. Daí, esperar o dia da prova, subir numa esteira no horário de largada (considerando o fuso horário de cada país), acessar o aplicativo e correr o trajeto da prova, apreciando as belas paisagens da maratona. Você pode fazer a distância completa ou apenas uma parte para treino. Seu avatar aparecerá ao longo do percurso online junto com outros corredores que estiverem participando da corrida virtualmente.


OPÇÃO DE 21 KM EM ABRIL. No primeiro domingo de abril, ou seja, cerca de um mês antes da maratona, acontece a Meia Maratona de Praga, também um evento selo Ouro da IAAF e que é realizado pelos mesmos organizadores da maratona, seguindo praticamente as mesmas características dos 42 km.



MARATONA DE PRAGA
Data: 07/05/2017
Provas: 42 km e revezamento de duplas e quartetos
Temperatura: em torno de 15 graus
Inscrições: já estão abertas e podem ser feitas pela internet, no site oficial do evento, até término das inscrições, ao valor de 63 a 110 euros para a maratona, de 93 a 167 euros para o revezamento de duplas, de 260 a 334 euros para o revezamento de quartetos. O valor varia de acordo com a quantidade de números disponíveis
Número de participantes: 10,3 mil
Início da prova: 9h
Largada e chegada: Old Town Square
Entrega de kit: nos três dias que antecedem à corrida
Premiação: medalha para todos os concluintes
Tempo-limite: 7 horas
Eventos paralelos: Marathon Music Festival, After-race party, Family Run, Sport Expo
Patrocinador esportivo: Adidas
Hashtag: #praguemarathon
Site oficial: www.runczech.com


Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados