Revista Contra-Relógio
// Turismo //

Maratona de Hamburgo: para seu novo recorde!

Edição 265 - OUTUBRO 2015 - FERNANDA PARADIZO

A prova alemã é uma excelente opção no mês de abril aos que querem resultados rápidos, e sem complicação na inscrição.

Cidade situada no norte da Alemanha, às margens do Rio Elba, Hamburgo é uma região portuária, a segunda maior da Europa, ficando atrás somente de Roterdã. Sua maratona vem conquistando, ao longo dos anos, a preferência dos europeus, que buscam não só um lugar diferenciado para correr, mas também uma prova bem organizada, rápida e bonita.
Para quem quer estar em uma boa maratona na Europa na primavera e ao mesmo tempo fugir das mais concorridas e badaladas, como Paris e Londres, Hamburgo com certeza é uma das grandes opcões, também pela facilidade na inscrição. Pode ser feita no site, sem maiores problemas e estão abertas para 2016. São 25 mil vagas, sendo 20 mil na maratona e mais 5 mil no revezamento.
Uma curiosidade dessa corrida é que foi a primeira maratona a pintar a blue line no percurso, em 1986. Tanto é que o slogan da Maratona de Hamburgo é "Run the Blue Line". Para quem não sabe, a blue line é a linha azul pintada no percurso, que define os exatos 42.195 metros da prova, sendo uma importante referência, para não se correr mais do que o necessário. Na Maratona de Nova York existe até uma cerimônia especial para repintar a linha azul, a cada ano.
O percurso apresenta cenários diferenciados, com passagens por bairros históricos, áreas residenciais, canais e lagos. O público presente com certeza faz a diferença. Há quem diga que a festa dos espectadores ao longo da prova, principalmente após o quilômetro 30, quando o corredor mais precisa de apoio, se compara a que se vê no famoso Tour de France.
No final, além de os corredores serem premiados com uma medalha, são brindados com uma cerveja (sem álcool) e um uma excelente recepção pós-prova para reabastecer as energias, com direito a banana, maçã, uvas, melão, barras energéticas, os famosos pretzels, além de isotônico.
No percurso, a partir do 7,5 km há postos de abastecimento com água e isotônico, frutas e estações médicas a cada 5 km. O sistema de cronometragem com tapete são colocados a cada 10 km e na meia-maratona. A prova oferece também coelhos para auxiliar aqueles que querem terminar a maratona entre 3h00 e 5h00, com marcadores de ritmo a intervalos de 15 minutos nessa amplitude. O tempo-limite é de 6h30.
Na véspera da prova, há um jantar de massas, que funciona das 11h às 19h e cujo ticket pode ser adquirido junto com a inscrição, ao valor de 5,50 euros.

Publicidade


SOBRE HAMBURGO. A cidade de Hamburgo fica às margens do rio Elba e é considerada a porta de entrada da Alemanha para o resto do mundo, por ter o maior porto do país. Também é conhecida como a "Veneza do Norte", por causa dos inúmeros canais que cortam a cidade e suas quase 2.500 pontes. É a segunda maior cidade da Alemanha, com 1,7 milhão de habitantes, perdendo apenas para Berlim.
Hamburgo é linda e os passeios são inesquecíveis. Por causa do seu porto, que tem 800 anos, a cidade foi a porta de saída entre os séculos 19 e início do 20 para as pessoas que queriam tentar a vida no Novo Mundo.
Como as principais cidades alemãs, Hamburgo tem uma boa rede de metrô e ônibus que cobrem praticamente toda a região e não é difícil se locomover. Para quem se hospeda no centro da cidade, onde acontece a largada e chegada da maratona, além da entrega do kit, vai conseguir visitar muitas das atrações caminhando ou mesmo num passeio de bicicleta.
Afluente do rio Elba, o Alster forma dois lagos artificiais no centro de Hamburgo, o Binnenalster e o Außenalster, e nas suas margens estão instaladas shoppings, lojas de grife, cafés e restaurantes, que valem um fim de tarde ou um jantar noturno. Chamam atenção os lindos prédios na Magellan Terrassen (Terraço de Magalhães) e os pequenos cais de onde partem barcos para passeios pelos lagos de Hamburgo.


TURISMO. Você não pode deixar também de conhecer a mais importante igreja barroca de Hamburgo, a St. Michaelis, que foi construída em 1751 e que tem o maior relógio da Alemanha, com uma circunferência de 24 metros. Uma subida na sua torre, de 132 metros de altura, vai proporcionar uma bela vista da cidade e do porto.
Ao caminhar pelo porto, não deixe de visitar alguns dos navios-museus ancorados por ali, como o Cap. San Diego, construído em 1961, e o veleiro Rickmer Rickmers, que serviu como navio-escola da Marinha Portuguesa entre os anos de 1927 e 1962.
Quem quer curtir a noite em Hamburgo não pode deixar de dar um passeio pela rua Reeperbahn, no bairro St.Pauli, onde se acumulam bares, restaurantes, pubs, cafés e os famosos bordéis. É ali também que fica o Panoptikum, único museu de cera da Alemanha, com mais de 100 figuras da história, incluindo os Beatles, que fizeram naquele bairro seus primeiros shows, antes de se tornarem um sucesso mundial.
Se ficar um domingo a mais na cidade, vale visitar o Fischmarkt, o Mercado do Peixe, que fica aberto das 5h às 9h30.


ESTICADINHA. Hamburgo fica muito próxima de várias cidades alemãs e por isso mesmo vale uma esticadinha de trem ou de carro, se estiver motorizado, lembrando que as estradas são simplesmente perfeitas. São só 288 km de distância de Berlim, 426 km de Colônia e 775 km de Munique. Se quiser pode até dar uma pulinho em outros países, como Amsterdã (464 km), na Holanda, ou Copenhague (333 km), na Dinamarca.


COMO CHEGAR. Não há voos direto do Brasil para Hamburgo. Em geral as conexões são feitas em Frankfurt ou Munique, no caso da alemã Lufthansa. TAP, TAM, Swiss Air e Air France também operam a partir de São Paulo ou Rio de Janeiro com uma ou duas conexões, que podem durar de 15 até 25 horas.
Hoje você conseguiria um valor até abaixo de 800 dólares por uma passagem comprada com antecedência. O aeroporto de Hamburgo fica a apenas 8,5 km do centro e de lá, se não tiver muita bagagem, é possível pegar um trem (S-Bahn). Se preferir alugar um carro para se locomover mais facilmente para outras cidades, é fácil dirigir por lá e a paisagem é bem bacana.


ONDE FICAR. Como a largada e a chegada são no centro da cidade, perto do Hamburg Congress Center, e também as principais atrações turísticas da cidade, procure se hospedar nessa região. Você conseguirá várias opções de hotel, a partir de 150 dólares a diária.


Maratona de Hamburgo


Data: 17/04/2016
Local: Hamburgo, Alemanha
Provas (distâncias): Maratona e revezamento de 4 pessoas, com distâncias variadas (16,3 km, 11,2 km, 5,4 km e 9,4 km)
Participantes: 20 mil na maratona e 5 mil no revezamento
Temperatura: Em torno de 10 graus
Descrição do percurso: Plano e rápido
Inscrições: Pelo site oficial, de 75 a 99 euros (maratona) e 149 a 159 euros (revezamento), dependendo da data. A inscrição pode ser feita até 17 de março, se não for atingido antes o limite de participantes.
Início da prova: Às 9h
Largada: Millerntorplatz
Chegada: Glacischaussee
Entrega de kit: Nos dois dias anteriores ao evento, no Hamburg Exhibition Centre
Premiação: Medalha para todos os concluintes
Site oficial: www.haspa-marathon-hamburg.de

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados