Revista Contra-Relógio
// Especial //

Mar, sol, calor, 21 km e 42 km

Edição 284 - MAIO 2017 - ANDRÉ SAVAZONI

América Central, Caribe e México são locais para passear, descansar, divertir-se, fazer turismo e, também, claro, participar de meias e maratonas. Aqui, 17 opções mais do que interessantes de julho deste ano a abril de 2018.

Ilhas paradisíacas, águas cristalinas com coloração azul, parques, história, música, tradição, gastronomia, florestas, cachoeiras, montanhas, vulcões... Não faltam atrações turísticas na América Central, Caribe e México. Mas, o que muitos não sabem, é que na mesma proporção há ótimas opções de meias e maratonas, todas com certificações internacionais e percursos planos em sua maioria, com largadas bem cedo ou noturnas para evitar as ações do clima.
Dessa forma, nossa viagem pelo mundo dos 42 km e 21 km percorre a parte norte da América Latina, incluindo ilhas como Barbados, Bahamas, República Dominicana, Cuba, Jamaica... Sem falar da tradição cultural do México, da Costa Rica e das belezas de Curaçao. São ao todo 17 eventos, a maioria já com inscrições abertas.

Publicidade


30 de julho de 2017
Meia-Maratona da Cidade do México
21 km
http://maratoncdmx.com/corredor/


A Cidade do México passou por uma grande transformação nos últimos anos e, apesar de problemas em outras regiões do país, a capital federal hoje é um "oásis" na questão da segurança, chamando a atenção e atraindo os turistas. O antigo e o moderno estão reunidos na cidade, uma das maiores metrópoles do mundo. Os voos diretos do Brasil facilitam a locomoção ao México e, atualmente, não há a necessidade de visto para entrar no país.
A mais antiga metrópole das Américas tem cultura e história em cada esquina, com casarões do período colonial mesclando com o Palácio de Bellas Artes, construção art nouveau imponente e palco de manifestações culturais. O centro histórico abriga, entre outros edifícios, a Catedral Metropolitana e o Palácio Nacional, com os incríveis murais do artista Diego Rivera (e, claro, de Frida Kahlo, com museus com a história do casal). Por outro lado, basta afastar-se 28 km da cidade, em direção ao sul, para chegar em Xochimilco, área de domínio asteca, com canais e ilhas artificiais.
Outro ponto recheado de história são pirâmides de Teotihuacán, as mais impressionantes do México. Programe para ir depois de participar das provas, pois, além da altitude, terá de enfrentar 248 degraus até o alto da Pirâmide da Lua para ter uma vista incrível da Avenida da Morte.
Um fator une a corrida com o turismo: a Cidade do México é bastante plana, o que facilita tanto as duas provas (a meia-maratona e a maratona) como os passeios turísticos antes e depois de correr. Além disso, há um eficiente transporte público, com metrô e trens. Dentro desses passeios, visitar a Basílica da Virgem de Guadalupe (o santuário que mais recebe pessoas em todo o mundo) e conhecer o Museu Nacional de História estão entre os imperdíveis.
Apesar da segurança citada, não se assuste pelos inúmeros pontos de revista ao desembarcar no aeroporto da Cidade do México. Por ser uma rota de tráfico internacional de drogas, a fiscalização é enorme, então, você passará algumas vezes com as malas pelo raio X, além de responder perguntas no desembarque e, depois, no embarque.
Na parte da gastronomia, não faltam boas opções na culinária mexicana, famosa pelas tortillas e bebidas alcoólicas, como a tequila. Dessa forma, a vida noturna é extremamente agitada, sem falar na paixão do mexicano pelo futebol (se tiver oportunidade na época dos 21 km ou dos 42 km, vá assistir a um jogo no Estádio Azteca que recebeu as finais das Copas do Mundo de 1970 e 1986).
Outra paixão local são as lutas livres, com os ginásios (Arena México e Arena Coliseo) ficando completamente lotados nos dias de combate e os atletas sendo verdadeiros heróis nacionais. Nos atrativos noturnos, na Plaza Garibaldi, no centro, o contato é direto com os mariachis, com grupos musicais se apresentando no local e atendendo aos pedidos dos turistas.
Dentro desse roteiro, a meia e a maratona estão separadas por quatro semanas), com os 21 km no dia 30 de julho e os 42 km em 27 de agosto (leia sobre a maratona na sequência deste especial).
A meia-maratona é ponto a ponto, ou seja, larga em um local e termina em outro. A saída é ao lado da Fonte Bicentenário da República, com o pórtico de conclusão no Anjo da Independência. A prova conta com 25 mil inscritos e, devido ao tamanho, a largada ocorre nos dois lados da avenida, com longas retas no início e um afunilamento somente na segunda metade, o que ajuda o fluxo. É plana e rápida, além de contar com pontos de animação musicais e passar por alguns dos pontos turísticos da Cidade do México, incluindo parques. As inscrições estão abertas e custam 65 dólares para estrangeiros.


27 de agosto de 2017
Maratona da Cidade do México
42 km
http://maratoncdmx.com/corredor/


A Maratona da Cidade do México chega à 35ª edição, com um trajeto plano e largada às 7h. O percurso retoma parte da "Rota Olímpica" (a Cidade do México foi palco dos Jogos de 1968).
A largada ocorre na Avenida Juarez e o primeiro terço da prova é marcado por uma longa reta (o terço final, por outro lado, tem bastante curvas). A chegada é uma atração à parte: na pista de atletismo do Estádio Olímpico Universitário. Ao longo do trajeto, os corredores passarão por algumas das áreas mais emblemáticas e monumentos representativos da capital. A hidratação tem postos de água a cada 2,5 km e de isotônico a cada 5 km.
A Expo ocorre em um enorme galpão de 2.800 metros quadrados, com palestras e ações voltadas aos corredores, além de produtos oficiais da prova e estandes de empresas do mundo da corrida.
As inscrições estão abertas no site oficial (básico, com as informações necessárias, mas poderia ter mais dados) e o valor para estrangeiros é de 80 dólares.


16 de setembro de 2017
Tamarindo Beach Maraton (San José, Costa Rica)
42 km, 30 km e 21 km
www.tamarindobeachmarathon.com/2017/


A Costa Rica é um dos locais mais visitados pelos amantes de aventuras devido às possibilidades de caminhadas (incluindo a subida de vulcões), trilhas, mergulho, surfe e rafting. Nesse ambiente, a Praia de Tamarindo, no norte do país, é uma das mais badaladas, sendo indicada para aulas de surfe e um visual para se lembrar sempre, com destaque para o pôr do sol.
A temperatura da água está sempre perto dos 26°C e, claro, o local é invadido por norte-americanos. Não faltam opções de hotéis, pousadas e lojas. Esse é o cenário da Tamarindo Beach Maraton (com opções, também, de 30 km e 21 km).
As provas ocorrem em um sábado, com entrega dos kits na quinta e sexta, além de um jantar de massas na sexta. As três distâncias têm largada às 4h (para evitar o calor) no Hotel Tamarindo Diriá, mesmo ponto da chegada.
Apesar dos atrativos do litoral, a corrida vai para o interior e o trajeto na beira da água é apenas na largada e chegada. As inscrições estão abertas para as três distâncias no site oficial (também simples, mas com o básico).
Fazer a meia ou a maratona na Costa Rica vale para se conhecer esse belo país, que fica em um estreito entre o Mar do Caribe e o Pacífico.


29 de outubro de 2017
Maraton Águas Calientes (México)
42 km e 21 km
www.maratonaguascalientes.com.mx


Águas Calientes é a capital do estado de mesmo nome e um centro comercial/industrial do México. Entre os destaques turísticos estão as corridas de touros, os vinhos, o clima e a característica provinciana.
A cidade, fundada em 1575, passou por um processo de restauração, principalmente na região central. A localização é estratégica (entre a Cidade do México e Zacatecas) e possui uma próspera indústria agrícola e pecuarista.
Algumas das atrações turísticas são a Praça da Pátria, onde localiza-se o Palácio do Governo. Os corredores internos têm murais criados pelo artista chileno Oswaldo Barra Cunningham, discípulo do Diego Rivera.
O trajeto deste ano ainda não está definido, mas é plano e tradicionalmente passa por avenidas largas, com alguns vaivens. As inscrições não estavam abertas até o fechamento desta edição, mas já havia a chamada para a prova de 2017 em destaque.


4 de novembro de 2017
Rock'n'Roll Merida ½ Marathon (México)
21 km
http://www.runrocknroll.com/merida/


A série Rock'n'Roll retorna ao Estado de Yucatán, mais precisamente para Mérida, para uma meia-maratona animada e noturna no dia 4 de novembro, nos festejos do Dia de Todos os Mortos. A estrutura é a mesma do circuito nos Estados Unidos, com grupos musicais a cada milha (são nove bandas pelo trajeto, segundo o mapa oficial do evento).
A organização destaca que o percurso é plano e rápido, passando por monumentos da cidade, casas coloniais e a praça central de Mérida. A única exceção é uma ponte subterrânea.
Mérida é um dos lugares mais importantes para conhecer a herança maia. Foi fundada em 1542 e construída no local da antiga cidade maia T'ho. Muralhas e antigas portas ainda seguem intactas no local.


19 de novembro de 2017
Maratona de Havana (Cuba)
42 km, 21 km e 10 km
http://www.mapoma.es/marabana/


A Maratona de Havana tem certificação internacional. São duas voltas de 21 km, o que torna a segunda pouco animadora, ainda mais pelo pequeno número de participantes, apesar da animação dos moradores.
Havana apresenta diversos edifícios históricos, mas em péssimo estado de conservação. Entre os atrativos estão uma caminhada pelo Paseo del Prado até o Capitólio (região da largada e chegada das provas), além de percorrer a Habana Vieja e o Malecón, a avenida beira-mar com um grande calçadão. A noite animada e as fábricas de tabacos complementam o roteiro turístico, além do balneário de Varadero.


25 de novembro de 2017
Riviera Nayarit Half Marathon (México)
21 km
http://mediomaratonrivieranayarit.com/


O site oficial é bem completo, um dos melhores desta série, e o mapa da altimetria praticamente não tem qualquer alteração. Além disso, mostra que 2/3 da meia-maratona (há opção também de 10 km) são percorridos ao longo do litoral, o que a deixa ainda mais agradável. Há opção de seis hotéis oficiais.
A Riviera Nayarit tem de um lado o Oceano Pacífico e, do outro, a Sierra Madre Ocidental, tornando-se atualmente um dos pontos turísticos mais atraentes de todo o México (e olhe que não faltam destinos no país!). A área se estende por cerca de 300 km ao longo da costa, "separados" por uma área florestal montanhosa e de frente para belas ilhas.
A estrutura agrada todos os gostos (e bolsos), com resortes de luxo e hostels que abrigam, em diversos períodos do ano, os surfistas em busca de praias mais desertas e de grandes ondas.


26 de novembro de 2017
Curaçao Marathon
42 km e 21 km
http://curacaomarathon.com/


O slogan da prova é o primeiro chamativo: "Curaçao Marathon, seu melhor tempo sempre". Depois, vem a informação que corredores de 11 países já confirmaram a inscrição: Curaçao, Aruba, Áustria, Bélgica, Brasil, Alemanha, Reino Unido, Polônia, Holanda, EUA e Suíça!
E continua, com as explicações sobre os 42 km e os 21 km. "A Maratona KLM e a Amstel Bright Meia-Maratona irão levá-lo ao longo da orla de Curaçao, enfrentando a famosa Ponte Queen Emma e uma das mais altas do mundo, a Ponte Juliana, com 56 metros acima do nível do mar!"
A maratona larga às 4h e são duas voltas de 21 km, enquanto a meia começa às 6h, ou seja, você não correrá sozinho na segunda metade, o que irá auxiliar bastante na questão psicológica. Há ainda mais três distâncias: 10 km (7h), 10,5 km em trilhas (6h45) e 5 km (7h30). Assim, todas terão chegadas próximas, em termos de horário, na famosa praia Seaquarium do Lions Dive & Beach Resort, o terceiro atrativo.
O quarto atrativo e que leva cada vez mais pessoas à Curacao, a maior ilha do antigo arquipélago das Antilhas Holandesas, são as belezas naturais. Ao lado de Aruba e Bonaire, Curacao forma as "Ilhas ABC", um paraíso tropical rico em recifes de corais e praias de areia branca, com água de cor azul turquesa.


1 a 3 de dezembro de 2017
Run Barbados Marathon Weekend
42 km e 21 km
http://www.runbarbados.org/


"Venha para a corrida e fique pela diversão". O convite está feito para os três dias de eventos, começando na sexta-feira com a prova de 1 milha, passando pelos 10 km e 5 km no sábado e concluindo com a maratona e a meia-maratona no domingo, com largadas às 5h. A partir da conclusão dos 21 km e dos 42 km, é a hora especial de explorar as belezas naturais de Barbados.
Formada por corais, a ilha de Barbados tem 60 praias públicas, misturando o Oceano Atlântico (indicadas para esportes aquáticos mais radicais) e o Mar do Caribe (a Costa Platinada, com águas ótimas para banho de sol, mergulho e passeios de barco). Na questão gastronômica, uma união entre a culinária inglesa e a creole, harmonizados pelo rum, que teve origem no país. Duas das maiores destilarias podem ser visitadas e também servem degustações.
Inclusive, falando da prova, no site oficial é possível ver ainda a possibilidade de desafios, misturando as distâncias e os três dias (de sexta a domingo). Os trajetos são planos e a maior parte na beira da água, porém, em uma avenida estreita e com vai e volta. Há opções de pacotes de viagem no site, além de todas as informações necessárias. As inscrições online estão abertas até o dia 30 de setembro. Os preços variam de 15 a 75 dólares para as provas individuais, tendo depois os "combos" para os desafios.


2 e 3 de dezembro de 2017
Gran Maraton Pacifico (México)
42 km
http://maraton.org/Maraton/


Retornamos ao México, mais especificamente em Mazatlán, cidade litorânea do Estado de Sinaloa. Conhecida como "Pérola do Pacífico", tem uma das orlas mais bonitas do país, com ilhas paradisíacas e quilômetros de praias douradas e lagoas azuis.
O interessante é que todas as distâncias (5, 10, 21 e 42 km) são oficiais e certificadas pela AIMS, IAAF e Federação Mexicana de Atletismo. As provas são divididas entre o sábado (5 km e 10 km) e o domingo (21 km e 42 km), além de inúmeras corridas infantis.
Tanto a meia quanto a maratona, basicamente planas, são um passeio à beira-mar, com os 42 km sendo disputados praticamente todo com o Pacífico ao lado, percorrendo toda a baía e as marinas locais.
O site oficial é bem completo, com todos os mapas dos trajetos e opções de hospedagem. As inscrições não estavam abertas até o fechamento desta edição.


2 de dezembro de 2017
Maraton Cancun (México)
42 e 21 km
http://www.cancun-marathon.com


Largada às 17h ao som de mariachis (espalhados também ao longo do percurso e na linha de chegada), trajeto totalmente plano, correndo pela zona turística hoteleira e realmente em um "braço de terra" que invade as águas, entre o Mar do Caribe e a Lagoa Nichupté. Ou seja, você corre "sobre as águas", tanto nos 21 como nos 42 km.
É uma maratona ou meia para aproveitar um período de férias, ou seja, chegar, correr e, depois, ficar a semana seguinte para descansar e aproveitar as belezas naturais da região.
A maioria dos hotéis de Cancún está na Zona Hoteleira e praticamente todos ficam de frente para o mar. No dia a dia de turista, é muito prático curtir a praia da frente do hotel e aproveitar a estrutura que ele oferece na areia. Além disso, a ida e vinda para a largada e chegada das provas, além da retirada dos kits, está incluída nessas facilidades.


10 de dezembro de 2017
Maratona de Monterrey (México)
42 km

http://www.maratonmonterrey.mx


A Maratona de Monterrey destaca o percurso oficial, sendo a principal do país para classificar corredores para a Maratona de Boston. A largada ocorre às 7h no Parque Fundidora, mesmo ponto da chegada. O site oficial é bem simples e as inscrições estão abertas, com os valores variando durante o período do ano.
O ecoturismo é o "carro-chefe" do turismo em Monterrey. As atrações incluem cachoeiras, montanhas para caminhadas, cavernas e cânions. O Parque Nacional Cumbres de Monterrey tem como destaque o Cânio de Matacanes, mas há outros, como o Salto, o Laberinto e o Potrero Chico. Quedas d'água também não faltam, sendo a Cola de Caballo (Rabo de Cavalo) a mais famosa.


12 a 14 de janeiro de 2018
Bermudas Marathon Weekend
42 km, 21 km e 10 km
http://www.bermudaraceweekend.com/site/


Chegamos a Bermudas, um dos destinos preferidos pelos norte-americanos e canadenses, especialmente na época do inverno, como na época da maratona. Enfim, são apenas duas horas de voo da costa leste dos Estados Unidos e de Toronto.
Com oito ilhas grandes de origem vulcânica, interligadas por pontes e mais 180 ilhotas, Bermudas é cercada pelas águas cristalinas aquecidas pela Corrente do Golfo, o que deixa as praias ideais para banho na maior parte do ano.
Entre as atrações, estão o Bermuda Aquarium Museum & Zoo; o Bermuda Underwater Exploration Institute (com tesouros recuperados de embarcações naufragadas no místico Triângulo das Bermudas); o Institute of Ocean Scienes e o Museu Marítimo, além de igrejas, fortes, galerias de arte e prédios históricos.
A Bermudas Marathon Weekend é um evento de três dias, de sexta a domingo. O trajeto da meia tem largada e chegada na Front Street, na capital Hamilton. Os corredores irão percorrer as costas sul e norte, sempre observando o oceano azul com o contraste do colorido das casas e edifícios locais, além de áreas arborizadas com a vegetação local. Na maratona, são duas voltas absolutamente planas.
Além disso, há a possibilidade de combinar todas as distâncias, com direito à medalha e nome especiais: "Desafio do Triângulo das Bermudas, Três Corridas em Três Dias". Assim, há a milha na sexta-feira (1.609 m), os 10 km no sábado e a maratona ou a meia no domingo.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 7 de janeiro. O evento está na 43ª edição, ou seja, é mais antiga do que qualquer maratona brasileira.


13 e 14 de janeiro de 2018
Maratona das Bahamas
42 km e 21 km
http://marathonbahamas.com/


Nosso passeio continua no Caribe, com águas transparentes, tons azuis e ilhas paradisíacas. É o que aguarda os corredores na Maratona das Bahamas, com opção também de 21 km.
Tendo Nassau como capital, as Bahamas são formadas por 700 ilhas e mais de 800 quilômetros de águas cristalinas, corais e recifes, com destaque para a vida marinha. Belezas naturais durante o dia e animação no período noturno, com cassinos, cabarés e discotecas que funcionam até o amanhecer. Claro que a região é invadida pelos norte-americanos (são apenas 80 km da Flórida) tanto no turismo quanto nas corridas.
A ilha principal, a New Providence, é dividida em três principais cidades turísticas: Nassau, Paradise Island e Cable Beach. Esse é o palco dos 42 km e dos 21 km, que chegam à nona edição em 2018. E atrativos não faltam, como destacam os organizadores nos site oficial (completo e de fácil navegação): classificatória para a Maratona de Boston, rota toda à beira-mar, trajeto cênico, plano e rápido, ótimo destino de férias, premiação para os três primeiros nas faixas etárias, medalha especial, grande festa pós-corrida, animação ao longo das provas, suporte com água, isotônico e gel de carboidrato.
As duas provas ocorrem no domingo, com largada às 6h (o sábado é destinado para os 5 km). Segundo a organização, o trajeto visa mostrar os principais pontos turísticos da ilha, com os edifícios históricos de Nassau, os atrativos do litoral de Paradise Island e o distrito de negócios de Cable Beach.
Tanto a maratona quanto a meia largam na praia de Junkanoo (oeste de Nassau) e partem para o centro da cidade, cruzando a ponte para Paradise Island (a única alteração na altimetria, por volta da segunda milha, ou seja, 3,2 km, o que vale também para a meia-maratona). Logo há um retorno pelo mesmo local. Então, segue um passeio pelo litoral, com a chegada em Arawak Cay, literalmente à beira-mar.
As inscrições estão abertas e custam de 90 a 125 dólares, dependendo da época do ano (é possível se inscrever na Expo).


18 de março de 2018
Mexico City Rock'n'Roll Half Marathon
21 km
http://www.runrocknroll.com/mexico-city/


Literalmente, uma grande festa de rock na Cidade do México. Assim podemos definir a etapa da série Rock'n'Rol na capital que, além da meia-maratona, tem uma opção de 11 km.
A prova é noturna, com início às 18h30. A largada e a chegada ocorrem no Hipódromo de Las Américas. Desde a primeira milha, o que não falta é público e animação (com 13 pontos de bandas).
Os corredores partem para o bairro de Polanco e para a famosa Avenida Paseo de La Reforma. Ao longo do caminho, monumentos, fontes e edifícios são iluminados especialmente para os 21 km. Depois de cruzar o Parque Chapultapec, os participantes vão para uma autoestrada elevada com vista panorâmica da cidade, retornando ao Hipódromo. Não é uma prova plana, com boa variação altimétrica, sendo mais descidas na primeira metade, um miolo plano e, depois, subidas para retornar ao mesmo ponto de partida, onde uma festa com cerveja e pizza aguarda os corredores.
A principal atração é mesmo o Parque Chapultapec, um oásis no meio da Cidade do México (uma das metrópoles mundiais com a menor taxa de área verde por habitante, bem abaixo do preconizado pelas entidades internacionais). O local abriga o Museu de Antropologia e História, além do jardim botânico e lagos.
As inscrições estão abertas no site oficial para as duas distâncias.


Abril de 2018
Punta Cana Marathon
42 km e 21 km
http://www.puntacanamarathon.com/


Nada melhor do que retornar ao Caribe, em especial à República Dominicana, um dos destinos que mais têm atraído brasileiros atualmente, principalmente pela relação entre praias e resorts com o sistema de all inclusive (tudo incluído).
A Punta Cana Marathon, também com opção de 21 km, engloba todos esses fatores, ou seja, um evento para correr e passar o dia na praia, banhando-se nas águas cristalinas, visitando as ilhas e com a mordomia dos mais de 30 hoteis na região. A edição deste ano foi realizada no dia 2 de abril; a data de 2018 não estava confirmada até a conclusão desta matéria.
Os percursos são oficiais, valendo como classificação para Boston, por exemplo. O trajeto é de 21 km, sendo duas voltas no caso da maratona.
A largada e a chegada ocorrem no Puntacana Resort & Club, com a segunda metade sendo percorrida no litoral, incluindo a região de praia. Tudo basicamente plano. No sábado, há um jantar de massas. No domingo, a largada dos 42 km ocorre às 5h e, dos 21 km, às 6h.
O site oficial é bem completo e tem a indicação de dois hoteis oficiais, com traslados para a largada e de volta, além de mapas, imagens e vídeos das últimais edições.

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados