Revista Contra-Relógio
// Aquecimento //

Lisboa e Porto: escolha uma ou as duas maratonas!

Edição 286 - JULHO 2017 - TOMAZ LOURENÇO

Espaçadas de 3 semanas, as provas portuguesas têm tudo para atrair os corredores brasileiros: excelente organização, percurso e clima favoráveis, a beleza das duas cidades e a facilidade da língua, claro!

A primeira é a da capital, Lisboa, no dia 15 de outubro, e que faz parte da série Rock´n´Roll, enquanto a do Porto acontece dia 5 de novembro, atraindo também muitos estrangeiros, em grande parte por Portugal ser hoje um dos principais polos turísticos da Europa, ao se revelar um país de extrema segurança e baixo custo de vida. Em comum entre as duas maratonas, o fato de terem na maior parte dos seus percursos a vista do mar ou do rio ao lado (Tejo em Lisboa e Douro no Porto), garantindo um visual bem agradável, além de uma altimetria sem grandes subidas ou descidas.
Enquanto na da capital a saída é no distrito de Cascais, seguindo em direção à cidade, para finalizar na Praça do Comércio (onde também termina a meia, mas vinda do sentido contrário, desde a ponte Vasco da Gama), na outra a largada e a chegada são no mesmo local, passeando pelas margens do rio, indo até o outro lado (Vila Nova de Gaia) e voltando ao Porto. Destaque para as inúmeras bandas de rock no belo percurso da Maratona de Lisboa.
Como se pode inferir, um dos fortes das provas portuguesas é o visual, ambas acontecendo geralmente com temperaturas amenas, abastecimento padrão IAAF (água e isotônico a cada 5 km) e sem grandes atropelos, na medida em que o total de concluintes fica entre 4 e 5 mil. A ida para a largada em Lisboa é facilitada por vários meios de transporte, sendo que os inscritos nada pagam no dia, enquanto no Porto, além de ser na cidade, os participantes de fora podem contar com transfers feitos pelos hotéis conveniados, nos dois sentidos, ou seja, antes e depois da prova.
Também em função dos eventos oferecerem mais duas opções de distância, a participação em ambos torna-se absolutamente viável, apesar de não ser nada muito complicado correr os 42 km com 3 semanas de intervalo, desde que se escolha um para buscar resultado e a outro para se curtir. Nesse sentido, há alguns anos, decidi fazer a Maratona de Paris para valer e na semana seguinte a de Londres, apenas para completar, e foi muito fácil.

Publicidade


PREÇOS BAIXOS. Até para comemorar meu recente passaporte português (meus pais nasceram lá), gostaria de correr as duas provas, mas o fechamento da edição, sempre entre os dias 15 e 20 de cada mês, me impede desse projeto, que ficará restrito então aos 42 km do Porto. Mas na semana anterior aproveitarei para conhecer um pouco mais sobre algumas belas cidades da agora minha segunda pátria, inclusive, logicamente, Lisboa, que está passando por um processo de grande movimentação cultural, com novos museus e áreas de interesse, sendo uma das cidades "da moda" na Europa.
As duas maratonas terão, seguramente, ampla cobertura da CR, e muito provavelmente com grande participação de brasileiros, que poderão descobrir porque tanta gente está saindo daqui para visitar Portugal (recorde de 1,4 milhão de pernoites brasucas em 2016). Um aspecto é marcante: alimentação e hospedagem a preços bem inferiores (o equivalente a até 1/3) em comparação com outros países europeus e Estados Unidos. Em Portugal, come-se muito bem pelo equivalente a 30 reais e encontram-se hotéis da categoria 3 ou mesmo 4 estrelas pela diária de R$ 250, com café da manhã!
E tomando-se o caso das inscrições, a situação é ainda mais favorável, uma vez que tanto numa como noutra maratona portuguesa a taxa não chega a 200 reais, enquanto, por exemplo, em Chicago, passa de 700 reais. Com o detalhe que é até possível se inscrever na feira (se ainda houver vaga), tanto de Lisboa como do Porto, apenas que por um valor mais alto.
Os dois sites, apresentados no quadro, são bem completos, inclusive com vídeos. Vale a pena consultá-los. E por serem maratonas oficiais, seus resultados servem como qualificação para Boston.




Maratona de Lisboa
Dia: 15 de outubro
Largada: 8 horas em Cascais
Tempo-limite: 6 horas
Chegada: Praça do Comércio
Provas complementares: 6 e 21 km
Largada: 10h30 Ponte Vasco da Gama
Chegada: Praça do Comércio (21 km) e Parque das Nações (6 km)
Tempo-limite: 3 horas
Site: www.runrocknroll.com/lisbon


Maratona do Porto
Dia: 6 de novembro
Largada: 9 horas no Parque da Cidade
Tempo-limite: 6 horas
Chegada: Parque da Cidade
Provas complementares: 6 e 15 km
Largada: 9 horas no Parque da Cidade
Chegada: Parque da Cidade
Tempo-limite: 3 horas
Site: www.maratonadoporto.com



Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados