Revista Contra-Relógio
// Aquecimento //

Inscrições para provas lá fora

Edição 268 - JANEIRO 2016 - FERNANDA PARADIZO

Saiba sobre os procedimentos nas principais maratonas e meias e como está a situação de vagas para 2016 ou 2017

Ano novo, sonhos renovados. É hora de colocar as contas na ponta do lápis para saber quais provas se encaixam no calendário do ano que entra e podem se tornar realidade em 2016. Ainda que o custo seja o principal fator na hora da escolha, não existe nada mais desagradável do que planejar uma prova no exterior e depois descobrir que as inscrições estão encerradas ou o único sistema disponível não cabe no seu orçamento.
Para ajudá-lo na hora da escolha, explicamos aqui como funcionam os principais formatos de inscrições nas provas lá fora e listamos as competições mais procuradas pelos brasileiros, indicando os métodos de inscrições que cada uma delas.

Publicidade


INSCRIÇÕES PELO SITE: Este método de inscrição é com certeza aquele que todo corredor prefere. Afinal, acessar diretamente o site oficial da prova e poder fazer a inscrição sem qualquer burocracia vai dar a liberdade para planejar sua viagem da forma que quiser, sem se prender a nenhum pacote, podendo ser econômico inclusive se você tem onde ficar no local ou milhagem para emitir os tickets aéreos. Para confirmar a inscrição, basta ter um cartão de crédito internacional.
Apesar de ser a forma mais fácil, está disponível de forma restritiva (ver a seguir) para as maratonas mais almejadas, como as Majors. Além disso, há provas em que as inscrições se encerram muito rapidamente e é preciso ficar sempre de olho. Também não se deve esquecer que a maioria dos eventos lá fora estabelece preços diferenciados, conforme a data de inscrição. Quando mais rápido garantir sua vaga, mais em conta sairá.


LOTERIA: Há até bem pouco tempo era utilizada apenas para as maratonas de Nova York e de Londres e, hoje, dada a grande procura, todas as Majors Marathon, exceto Boston, que tem o sistema de inscrição de índice técnico por faixa etária, adotam a loteria como uma forma de dar um acesso mais justo aos corredores, que sonham em participar um dia dessas provas tão concorridas. Para tentar a sorte na loteria, é preciso ter cartão de crédito internacional. O valor da inscrição só é descontado caso o corredor seja contemplado. É necessário ficar atento para não perder a data para se inscrever na loteria, que abrem até mesmo antes das inscrições por outros métodos.


ÍNDICE TÉCNICO: O sistema por índice técnico, ou qualifying, já tradicionalmente utilizado por Boston, favorece os corredores com boas performances nas suas respectivas categorias, dando a eles o direito de se inscreverem diretamente no site oficial. A marca exigida deve ser numa prova oficial, com chancela da IAAF ou certificada pela Federação do país, numa data específica. O resultado precisa ser comprovado no ato da solicitação da inscrição e deve respeitar a data-limite estabelecida, que em geral não pode ser superior a 2 anos até a data da maratona.


CARIDADE: Muito comum nas provas disputadas nos Estados Unidos e também na Maratona e na Meia de Londres, essa é uma forma de obter a inscrição e ao mesmo tempo ajudar uma instituição beneficente, revertendo o valor da inscrição para caridade. Para se candidatar a uma vaga, é preciso escolher uma instituição inscrita no site oficial e chamar os amigos para contribuir. É preciso atingir um valor específico na doação. Nesse caso, os valores podem ultrapassar os 2 mil dólares e as doações devem ser feitas diretamente pela internet, numa página em que você convoca seus amigos a ajudá-lo. É necessário arrecadar o mínimo estipulado, para ter direito à inscrição.


AGÊNCIAS OFICIAIS: Há algumas provas, como as maratonas de Nova York, de Londres e de Tóquio, em que as inscrições são vinculadas a pacotes completos (aéreo e terrestre) e só as agências oficiais desses eventos no Brasil são autorizadas a vender a inscrição. Se a maratona que você quer é bem concorrida, procure a agência imediatamente para não ficar de fora. Provas em locais mais exóticos e realizadas em meio a reservas, florestas ou outros locais preservados e em contato com a natureza liberam inscrição apenas quando vinculada a pacotes turísticos já com programação definida e também podem ser adquiridos pelas agências oficiais representantes. Os valores das inscrições das agências podem ter uma taxa extra acoplada ao valor real da inscrição.


As principais provas e seus métodos de inscrição


Agora que você já sabe em detalhe como funcionam os principais sistemas de inscrição para as competições internacionais, confira aqui as mais desejadas pelos corredores brasileiros e como você pode fazer parte delas.


Maratona de Tóquio
Data: 28/02/2016
Site oficial: www.marathon.tokyo/en
Inscrições encerradas para 2016. Processo de inscrição para 2017 começa no início de julho.


Métodos de inscrição
- Loteria: Início da seleção em julho e a inscrição custa 12.800 iens, equivalente a 105 dólares.
- Índice técnico: Sistema para participantes internacionais (semi elite) implantado em 2016, chamado Run as One. São 200 vagas para homens abaixo de 2h55 e mulheres abaixo de 3h40. O critério de seleção leva em conta os melhores tempos e o resultado dos qualificados sai em agosto, quando os contemplados devem confirmar a inscrição (início em julho). Mesmo valor da inscrição pela loteria.
- Caridade: Diretamente no site oficial. O valor arrecadado deverá ser de 100.000 iens (cerca de 822 dólares) ou mais. O valor da inscrição, de 12.800 iens (ou 105 dólares) não está embutido no valor total arrecadado e deverá ser pago à parte.
- Agências: Inscrição garantida ao adquirir pacote completo, com aéreo e terrestre. Em geral, podem ser feitas até início de novembro ou até que atinja o limite da cota da agência.


Maratona de Londres
Data: 24/04/2016
Site oficial: www.virginmoneylondonmarathon.com
Inscrições para 2016 disponíveis apenas pelos programas de caridade. Processo de inscrição para 2017 começa em abril, logo após a prova de 2016.


Métodos de inscrição:
- Loteria: As vagas destinadas à loteria são mínimas, já que Londres é uma prova que nitidamente privilegia a participação dos britânicos e as inscrições que revertem o valor arrecadado para caridade. O processo de seleção inicia em abril, logo após a prova, e há inclusive uma cota de vagas para concorrer à loteria. Quem quiser concorrer tem que se inscrever logo no início. Valor da inscrição é de 35 libras (cerca de 53 dólares).
- Caridade: Diretamente no site oficial. Valor varia de acordo com a instituição escolhida.
- Agência oficial: Como são poucas as vagas destinadas aos estrangeiros, a cota das agências é mínima. Por isso, as inscrições terminam muito rapidamente. O ideal é já mostrar interesse muito antes do pacote estar disponível e ter o valor em mãos para fechar o pacote assim que for lançado.


Maratona de Boston
Data: 18/04/2016
Site oficial: www.baa.org
Inscrições para 2016 disponíveis apenas pelos programas de caridade. Processo de inscrição para 2017 começa em setembro.


Métodos de inscrição:
- Índice técnico: As inscrições são divididas por datas, dando preferência para os corredores com tempos abaixo da qualificação. As vagas vão sendo preenchidas de acordo com o nível técnico, independente da faixa etária, e o corte para garantir a vaga de 2016 foi de quase 2min30 abaixo do tempo de qualificação solicitado.
- Caridade: Diretamente no site oficial. Valor mínimo de 5.000 dólares
- Agências: As autorizadas a vender os pacotes para Boston disponibilizam inscrição para corredores qualificados ou não. As cotas são mínimas e por isso é preciso mostrar interesse muito antes das inscrições abrirem. para conseguir garantir a vaga.


Maratona de Berlim
Data: 25/09/2016
Site oficial: www.bmw-berlin-marathon.com
Inscrições encerradas para 2016. Processo de inscrição para 2017 começa no início de outubro.


Métodos de inscrição
- Loteria: Início da seleção em outubro e a inscrição custa 98 euros, o equivalente a 108 dólares. O resultado sai no início de dezembro.
- Índice técnico: Poderão se inscrever diretamente no site os corredores com os seguintes índices técnicos em maratonas certificadas e realizadas nos últimos 2 anos: Homens com menos de 45 anos com tempo abaixo de 2:h45 e acima de 45 anos sub 2h55. Mulheres com menos de 45 anos com tempo abaixo de 3h00 e acima de 45 anos sub 3h20. Mesmo valor da inscrição da loteria.
- Caridade: Diretamente no site oficial. O valor a arrecadar depende da instituição escolhida.
- Agências: Inscrição garantida ao adquirir pacote completo, com aéreo e terrestre.


Maratona de Chicago
Data: 09/10/2016
Site oficial: www.chicagomarathon.com


Métodos de inscrição
- Loteria: Processo de seleção começa em março e fica aberto durante seis semanas. O resultado sai no final de abril ou início de maio. O valor da inscrição é de 210 dólares.
- Índice técnico: Homens com tempos inferiores a 3h15 e mulheres sub 3h45 em maratonas oficiais (realizadas há menos de 2 anos) tem a garantia de inscrição, sem precisar passar pelo processo de loteria. O valor é o mesmo da loteria.
- Caridade: Diretamente no site oficial. O valor a arrecadar depende da instituição escolhida.
- Agências: Inscrição garantida ao adquirir pacote completo, com aéreo e terrestre.


Maratona de Nova York
Data: 06/11/2016
Site oficial: www.nycmarathon.org


Métodos de inscrição
- Loteria: Processo de seleção começa no dia 21 de janeiro e fecha um mês depois, no dia 21 de fevereiro. O resultado sai no dia 8 de março. Todos pagam uma taxa de 11 dólares para participar da loteria, valor que não é devolvido caso a pessoa não seja selecionada. O valor da inscrição é de 347 dólares.
- Índice técnico: Os corredores que têm boas performances na faixa etária, tanto em maratona quanto em meia, podem conseguir suas inscrições por índice técnico. Os tempos de comprovação são para provas realizadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015. O valor da inscrição é o mesmo da loteria.
- Caridade: Diretamente no site oficial. O valor a arrecadar depende da instituição escolhida e deve ser superior a 2.500 dólares, mais o valor da taxa de inscrição.
- Agências oficiais: Inscrição garantida ao adquirir pacote completo, com aéreo e terrestre.


Maratona e Meia de Miami
Data: 24/01/2016
Site oficial: www.themiamimarathon.com


- No site: O processo de inscrição inicia em fevereiro e é possível fazer inscrição inclusive na Expo. O valor para a maratona varia de 100 a 150 dólares (170 na Expo) e o da meia vai de 75 a 125 dólares (150 na Expo). Na feira é possível inclusive mudar da maratona para a meia e vice-versa.*
* valores de 2016. Podem ser alterados para 2017.


Maratona de Paris
Data: 03/04/2016
Site oficial: www.parismarathon.com
Inscrições encerradas para 2016. Inscrições disponíveis apenas pelas agências oficiais.


Métodos de inscrição:
- No site: O processo de inscrição inicia em abril e tem 3 grupos/fases, com valores diferenciados: 80 euros (cerca de 87 dólares) para o grupo 1, 99 euros (cerca de 108 dólares) para o grupo 2 e 109 euros (cerca de 119 dólares) para o grupo 3. As inscrições se encerram quando atingem o limite de inscritos; em geral, isso acontece no final de outubro.
- Agências: Terminadas as inscrições no site, é possível ainda garantir sua vaga em qualquer das agências oficiais, adquirindo pacote completo.


Maratona e Meia de Santiago
Data: 03/04/2016
Site oficial: www.maratondesantiago.com


- No site: As inscrições foram abertas oficialmente no dia 1º de outubro e vão até 15 de fevereiro ou até atingir o limite de inscritos. Os valores vão de 25.000 a 32.000 pesos chilenos (de 35 a 45 dólares) para a maratona e de 21.000 a 28.000 pesos chilenos (de 30 a 40 dólares) para a meia. Por ser tratar de uma prova com selo bronze da IAAF, as inscrições costumam terminar bem antes da data estipulada.


Maratona de Buenos Aires
Data: 09/10/2016
Site oficial: www.marathondebuenosaires.org

- No site: As inscrições costumam abrir no começo de janeiro. O valor de 2015 foi de 80 dólares para estrangeiros. Em geral, é possível fazer a inscrição até uma data bem próxima da prova, mas é bom não arriscar.


Maratona e Meia de Amsterdã
Data: 16/10/2016
Site oficial: www.tcsamsterdammarathon.nl

- No site: As inscrições para 2016 foram abertas oficialmente no dia 1º de outubro passado e vão até 3 de agosto ou até atingir o limite de inscritos. O valor da maratona é de 70 euros (cerca de 76 dólares) e o da meia 27,50 euros (cerca de 30 dólares).


Disney Marathon Weekend
Data: de 05 e 08/01/2017
Site oficial: www.rundisney.com


Métodos de inscrição:
- No site: O processo de inscrição inicia em maio e as inscrições se encerram muito rapidamente. No mês de julho praticamente já não é possível fazer inscrição diretamente no site para nenhuma das provas. O valor das inscrições varia de acordo com a data: maratona e meia (de 175 a 205 dólares), Pateta (de 360 a 400 dólares) e Dunga (de 550 a 610 dólares).*
- Caridade: Diretamente no site oficial. Valor varia de acordo com a instituição escolhida.
- Agências: Terminadas as inscrições no site oficial, é possível ainda garantir sua vaga para qualquer uma das provas pelas agências, adquirindo pacote completo. Vagas para as provas de 5 km e 10 km costumam terminar muito rapidamente
* valores de 2016. Podem ser alterados para 2017.

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados