Revista Contra-Relógio
// Medicina Esportiva //

Formigamento nos pés; Canelite; Perna mais curta; Dormência com dor

Edição 192 - SETEMBRO 2009 - JOSÉ MARQUES NETO


FORMIGAMENTO NOS PÉS
Pratico corrida há 2 anos e venho participando de algumas provas. De um mês pra cá, venho sentindo uma dormência, um formigamento, na sola do pé, parecendo que tem dois tijolos dentro do tênis; o que e isso? Será falta de alongamento? É muito desconfortável, e na minha última prova tive que parar, porque parecia que meus pés pesavam 100 kg. O que devo fazer para acabar com esse desconforto?
Cynthia Guimarães Morais , Araguari, MG


Não creio que o formigamento na sola dos pés esteja relacionado à falta de alongamentos. Sempre que falamos sobre sensação de dormência temos que pensar em diabetes, pois é uma doença que afeta nossos nervos. Outra possibilidade é a diminuição relativa de suprimento de sangue para os pés, sobretudo nas fases finais das corridas, por compressão exagerada do cadarço dos tênis. Nossos pés incham muito durante atividades físicas na posição ortostática (em pé), e o inchaço é maior após algum tempo de esforço. Se os cadarços estiverem muito apertados, vão comprimir seus pés e gerar esta sensação de formigamento e ardência local.Preste atenção neste detalhe em seus próximos treinos e corridas.

Publicidade


CANELITE
Treino 3 vezes na semana em média 8 a 10 km, mas ultimamente tenho sentido um pouco de dores na tíbia e com mais intensidade nos músculos que estão na parte externa e interna no mesmo lugar; acredito que sejam os músculos tibial anterior e músculo sóleo, O que pode ser?
Rodrigo Deganello, Curitiba, PR


Essa dor que acomete os músculos tibial anterior e solear caracteriza uma condição chamada de síndrome do stress tibial medial, também conhecida de periostite ou "canelite", na qual a membrana que recobre o osso da perna (tíbia) é constantemente tracionada, provocando um processo inflamatório local e gerando dor e desconforto por uma faixa extensa de tecido ao longo da parte anterior da perna. Devem ser tomadas medidas analgésicas para a diminuição da dor, como crioterapia (gelo), repouso relativo, diminuição da carga imposta aos membros inferiores, fisioterapia, e após a melhora da dor, investir em trabalho de fortalecimento muscular da região para que esta condição não volte a acontecer.


PERNA MAIS CURTA
Gostaria de saber se o fato de ter minha perna direita mais curta (2 cm) está influenciando nas lesões constantes que estou tendo na panturrilha (muscular), durante a pratica da minha corrida
Ivanildo Albino da Cruz, por e-mail


A discrepância do comprimento entre os membros inferiores passa a ser significativa a partir de 1 cm, portanto a diferença que você apresenta pode estar relacionada às suas constantes lesões durante as corridas. De qualquer forma, lesões esportivas são fenômenos multifatoriais, ou seja, possuem várias causas, e, portanto, vale a pena você discutir com seu médico a respeito de outras causas que podem influenciar seu histórico clínico de lesões constantes.


DORMÊNCIA COM DOR
Faço academia há algum tempo e comecei a praticar corrida a uns 6 meses, em média duas vezes por semana por 50 minutos (alternando com caminhada). Mas apareceu uma dor, junto com uma dormência, que pega a lateral externa do pé direito, o dedo mindinho e o dedo do lado. Também se ficar muito tempo em pé, de salto alto, a dor incomoda muito. Já fiz um raio X e não deu em nada. O que poderia ser?
Isabel Cristina de Oliveira, Santos, SP


Esta dor pode significar a presença de um neuroma, que nada mais é do que um enovelado de nervos concentrados na face plantar (sola) do pé, não detectável ao raio X. Você tem dor à percussão do local? Está inchado ou vermelho? As inflamações que atingem as pequenas bursas (bolsas) localizadas entre os ossos do pé também poderiam explicar seu quadro clínico, mas a comprovação diagnóstica depende de exame de imagem com melhor resolução, como a ressonância magnética. Use uma palmilha de silicone ou EVA com uma elevação em sua parte anterior, chamada de botão ou piloto metatarsal, e discuta com seu médico estas possibilidades.

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados