Revista Contra-Relógio
// Especial //

Espanha em 21 km e 42 km

Edição 276 - SETEMBRO 2016 - ANDRÉ SAVAZONI

Confira 15 opções de provas entre os meses de outubro deste ano e abril de 2017 para percorrer correndo o atraente e encantador país europeu

Localizada no sul da Espanha, a Andaluzia é uma região autônoma rica de cultura e história. Envolve o passado e o presente, com grandes cidades, como Málaga e Sevilha, mas Córdoba e Granada também merecem destaque. Mas não para por aí. As atrações espanholas espalham-se pelo país.
Há o País Basco, com a gastronomia de San Sebastian; a Catalunha com Barcelona, que não precisa de apresentações; Palma de Mallorca, Valência, Ilhas Canárias e Getafe, entre outras, todos destinos imperdíveis. Sem falar na capital Madri, uma das mais "verdes" da Europa, com 3,5 milhões de habitantes, museus, noite agitada, parques, futebol, cultura, gastronomia...
Uma sugestão, então: por que não conhecer a Espanha correndo? Unindo o esporte com o turismo? Separamos 15 opções de maratonas e meias, entre os meses de outubro e abril, para ajudar a montar o calendário.
Existe, inclusive, a possibilidade de "dobradinhas". Por exemplo, que tal fazer a Meia de Barcelona no dia 12 de fevereiro e, então, a Maratona de Sevilha no dia 19? Duas provas planas, com selo da IAAF e em duas das cidades mais encantadoras e visitadas do mundo. Outra opção, um pouco antes, é a Meia de Córdoba (27 de novembro) e a Maratona de Málaga (4 de dezembro), ambas na Andaluzia.
Entre as vantagens de correr na Espanha, há as facilidades de deslocamento, com voos diretos do Brasil para Madri, além de conexões rápidas para outras cidades europeias. Internamente, o sistema de trens e as companhias aéreas de baixo custo também facilitam a viagem. Os sites das provas são de fácil navegação, com inscrições bem em conta na comparação com grandes provas mundiais e, inclusive, mais baratas do que várias por aqui no Brasil.
Muitas oferecem parcerias com hotéis, com preços mais em conta para os corredores (além de informações da distância para os pontos de largada e chegada), sem falar a opção de aluguel de apartamentos, também muito comum na Europa (o site www.airbnb.com.br é uma das opções de pesquisa). Para completar os atrativos, a facilidade de comunicação do português com o espanhol.
Em termos de planejamento, todas as provas têm inscrições facilitadas, até datas bem próximas das corridas, o que não exige fazer planos com um ano de antecedência, como vem ocorrendo com eventos maiores, como as Majors, ou muito procurados, como Paris e até o Rio de Janeiro. Então, vamos à relação. Bons passeios e bons resultados em 21 km e 42 km pela Espanha.

Publicidade


16 de outubro
MARATONA DE PALMA DE MALLORCA
http://www.palmademallorcamarathon.com/
Palma de Mallorca é a capital das Ilhas Baleares, localizadas no Mar Mediterrâneo. O acesso mais conhecido é por Valência ou Barcelona (por água ou avião, respectivamente). A Maratona de Palma de Mallorca é uma das mais bonitas da Espanha.
A cidade tem um clima agradável na maior parte do ano, com a média de temperatura em 18°C. O percurso passa por toda a Baía de Palma (um verdadeiro cartão-postal), diante da famosa Catedral (ponto de largada e chegada) e percorre todo o centro histórico.
Há inúmeras atividades paralelas no final de semana dos 42 km, unindo corrida, lazer, cultura e esporte. A organização inclui a corrida do café da manhã, as provas infantis (reunindo mais de 2 mil crianças), rotas de tapas (porções de comidas e bebidas em bares) e passeios turísticos pela região.
Além da maratona, há duas outras opções de distâncias: 10 km e 21 km. Tanto os 42 km como a meia são homologados pela Federação de Atletismo da Espanha e pela AIMS, a associação internacional de maratonas.
Outro atrativo é a grande participação feminina no evento - a maior de toda a Espanha, com 40% de mulheres somando os três eventos, de acordo com a estatística da organização.
A Maratona de Palma de Mallorca é o segundo evento esportivo das Ilhas Baleares, com um impacto de 10 milhões de euros na economia local, com base na edição de 2015. Só perde para a Copa do Rei de Vela, realizada tradicionalmente em agosto. Além disso, animação também não falta, com cinco pontos de música ao longo dos 42 km.
As inscrições estão no quarto lote. Quando mais cedo, menor o valor, que chega a ser 50% inferior. Como comparação, começou em 45 euros para a maratona e 25 euros na meia. De 1º de setembro a 9 de outubro, o preço é de 85 e 50 euros, respectivamente.
No site oficial há opções de pacotes de hospedagem com inscrição, de 4 a 7 noites, com alguns benefícios, como a entrega do kit no hotel e traslados no dia da corrida.
A prova não é plana, sendo duas voltas de 21 km.


23 de outubro
MEIA-MARATONA DE VALÊNCIA
www.mediomaratonvalencia.com
O percurso já era considerado um dos mais rápidos da Europa, tanto nos 21 km quanto nos 42 km (leia sobre a maratona na sequência desse texto), mas agora está ainda melhor, de acordo com a organização, com mudanças feitas para a edição de 2016, com objetivo de diminuir as curvas e garantir um trajeto mais "protegido" do sol aos participantes.
A prova passa pela área do litoral (Mar Mediterrâneo) e da região central de Valência. Na edição de 2014, por exemplo, Abraham Cheroben venceu com 58:48, o tempo mais rápido do ano nos 21 km na Espanha. Tem o selo ouro da IAAF.
Na terceira fase de inscrições, até o dia 30 de setembro o valor é de 30 euros (depois, a partir de 1º de outubro, sobe para 50 euros). Mais detalhes no site oficial, onde é possível também fazer um passeio virtual pelos 21 km.
Valência é a terceira maior cidade espanhola, atrás de Madri e de Barcelona. Entre os principais pontos turísticos estão a Catedral (com mais de mil anos de história e mudanças arquitetônicas ao longo desse tempo), Plaça de L'Ajuntament (Prefeitura), Praça Museu do Patriarca, Igreja de Santa Catalina (onde você pode ter uma vista em 360 graus da cidade), a Praça Redona e o Mercado Central.

6 de novembro
MEIA-MARATONA DE GRANADA
http://www.granada.org/inet/mediamaraton.nsf/medmaraton
O Sul da Espanha, região da Andaluzia, conviveu com as invasões árabes e, provavelmente, de todas as cidades, Granada é a que apresenta até hoje as maiores influências dos mouros, que deixaram para trás um grande legado, não apenas cultural como também arquitetônico.
Entre os destaques, está a famosa Fortaleza de Alhambra, com o Palácio Generalife e o bairro de Albaicin, ambos Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Além disso, Granada é uma cidade universitária, o que garante uma vida noturna agitada e muito festiva. Todas essas características estão reunidas na Meia-Maratona.
Outros pontos a se visitar em Granada são o Parque Garcia Lorca, os Baños Árabes, o Mirador de San Nicolas, o Parque de las Ciencias, a Teteria, a Capilla Real (onde os reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela foram enterrados), a Catedral de Granada, o Monastério e Igreja de San Gerônimo, a Alcaiceria (local perfeito para compra de lembranças) e o Museu Memoria de Andalucía ou Centro Cultural Caja Granada, entre outros.
A Meia-Maratona, que está na 34ª edição, é organizada pela prefeitura. O limite é de 5 mil participantes. As inscrições, até o dia 7 de setembro, custam 15,50 euros. Depois, de 8 de setembro a 15 de outubro, sobem para 16,50 euros e, até 23 de outubro, para 18 euros.
A largada ocorre no Paseo Emperador Carlos V, com chegada no Complexo Esportivo Núñez Blanca. O trajeto, que percorre alguns dos principais pontos turísticos de Granada, tem subidas e descidas.


20 de novembro
MARATONA DE VALÊNCIA
http://www.valenciaciudaddelrunning.com/maraton/maraton-10k/
A Maratona de Valência tem um percurso plano, com temperatura média entre 12 e 17°C, sendo, de acordo com a apresentação dos organizadores, perfeita para a quebra de marcas pessoais. Tanto que na edição do ano passado foi registrado o tempo mais baixo na história nos 42 km em território espanhol: 2:06:13, por John Nzau Mwangangi.
Um dos atrativos é a chegada, com a sensação de estar caminhando sobre as águas no Museu das Ciências Príncipe Felipe. Os atletas passam por uma plataforma de mais de 150 metros de comprimento com 8 de largura, em um dos momentos mais marcantes em uma maratona.
As inscrições custam 60 euros até o dia 30 de setembro. Depois, sobem para 75 euros. No site oficial é possível fazer um passeio virtual por todo percurso, que inclui pontos turísticos de Valência, como o Jardim del Turia, o Mercado de Colon e o Palácio da Música.
Para deixar a prova ainda melhor, a organização fez mudanças no trajeto para a edição de 2016, com menos curvas, ampliando as retas e a proteção arquitetônica aos corredores. As alterações principais foram a partir do km 30, incluindo a Avenida Fernando el Católico, uma das novas vias da cidade, central e plana. Entre os km 34 e 38, foram tiradas curvas em 90 graus, além de outras mudanças feitas no início, por volta do km 3 e no km 12, com os atletas passando a correr pelo lado esquerdo da Ronda Norte, o que garantirá uma maior proteção dos prédios, reduzindo os efeitos do vento.


27 de novembro
MARATONA E MEIA DONOSTIA - SAN SEBASTIAN
http://www.maratondonostia.com/#
Localizada no País Basco, San Sebastian ou Donostia é uma das cidades costeiras mais atraentes da Espanha. A Playa de La Concha, em formato de meia-lua, além de ser o principal cartão-postal, integra a maior parte do percurso dos 42 km e também da meia-maratona, realizadas no mesmo dia.
Apesar do forte apelo turístico, o tempo-limite da maratona é de 5 horas, então, o nível técnico acaba sendo bem forte e exigente. Há marcadores de ritmo de 2h30, 2h45, 3h00, 3h15, 3h30, 3h45, 4h00, 4h30 e 5h00.
O trajeto é praticamente plano, com leves e pequenas ondulações (12,5 m de desnível, ou seja, nada). São duas voltas no percurso na maratona, com 18 postos de hidratação com água, além de isotônico, frutas e gel de carboidrato.
As inscrições estão abertas. Para a maratona, até o dia 15 de novembro, custam 52,50 euros (depois, sobem para 70,5 euros). Já nos 21 km, o valor é de 26,50 euros até 15 de novembro (após essa data, 29,50 euros). Existe, ainda, uma prova de 10 km. Os 42 km também têm selo da IAAF e da AIMS.
Em termos de turismo, uma atração é a quantidade de bares de San Sebastian, com as famosas opções dos tradicionais pintxos, petiscos variados, servidos em palitos normalmente. Cerveja e cidra fazem parte do complemento na hidratação.
Culturalmente, a cidade também é muito forte, recebendo em julho o Festival de Jazz e o mundialmente conhecido Festival Internacional de Cinema (www.sansebastianfestival.com) no mês de setembro.
No site oficial da prova há opções de diárias em hotéis, pensões e albergues, com benefícios aos corredores, como o check-out mais tarde no domingo.


27 de novembro
MEIA-MARATONA DE CÓRDOBA
http://www.mediamaratoncordoba.com/
Também localizada na Andaluzia, Córdoba é uma das cidades com cultura e história mais ricas e diversificadas da Espanha. Recebeu a presença de romanos, árabes e reis cristãos ao longo de séculos, o que está retratado na arquitetura, nas artes e nas construções religiosas até hoje. Inclusive, Córdoba tem o apelido de "Cidade das Três Culturas", devido à influência de cristãos, judeus e muçulmanos.
A Meia-Maratona de Córdoba é a primeira opção de dobradinha, com a Maratona de Málaga sendo realizada no domingo seguinte, dia 4 de dezembro (leia texto sobre a prova de 42 km a seguir). Inclusive, é possível ficar hospedado em Málaga e, da cidade litorânea, visitar toda a Andaluzia alugando um carro, incluído a viagem até Córdoba para passar o final de semana e correr os 21 km.
Entre as atrações da Meia de Córdoba, está o jantar de massas na véspera, no Palácio Municipal de Deportes Vista Alegre. A entrada está incluída na inscrição, com direito a um acompanhante.
As inscrições estão abertas e até o dia 27 de setembro o valor é de 17 euros. Depois, sobem para 21 euros (até 11 de novembro) e 30 euros (dias 12 e 13 de novembro).
O trajeto é homologado pela Real Federacion Española de Atletismo, com largada às 10h na Avenida Conde Vallellano. Neste ano, os 21 km sofreram pequenas alterações, incluído também trechos mais largos.


4 de dezembro
MARATONA DE MÁLAGA
http://www.maratonmalaga.com/
Localizada às margens do Mar Mediterrâneo, Málaga tem uma localização geográfica privilegiada, o que garante um inverno suave e um verão moderado, com 320 dias de sol ao ano em média, sem contar que há 15 praias urbanas com toda a infraestrutura para moradores e turistas.
Uma cidade cosmopolita que reúne o melhor da cultura, da gastronomia e do turismo. Essa é a melhor definição de Málaga. O aeroporto internacional conecta a cidade a mais de 120 destinos, além de voos diretos para Madri e outras capitais europeias. A ampla rede hoteleira também garante ótimas opções aos corredores.
A 7ª Edição da Maratona de Málaga terá a repetição do percurso que estreou no ano passado, com poucas curvas e praticamente sem variações na altimetria. Além disso, de acordo com a organização, os 42 km retratam bem a essência da cidade, passando pela zona portuária e marítima e pelo centro histórico, com museus e a casa de touradas, além das áreas de lazer e as principais instalações esportivas, como o Estádio La Rosaleda (do Málaga, que disputa a divisão principal do Campeonato Espanhol).
As inscrições estão abertas e custam a partir de 40 euros. Acontece no mesmo dia da maratona uma prova de 5 km, voltada aos acompanhantes e estreantes na corrida, com inscrições a partir de 10 euros.
Como a maratona ocorre no início de dezembro (com a opção da Meia de Córdoba no domingo anterior), pode-se aproveitar a viagem para conhecer toda a região. De Málaga, é possível criar um "ponto de concentração" para visitar toda a Andaluzia (Sevilha, Granada, Córdoba e a Costa do Sol), incluindo também uma viagem até o Marrocos, cruzando o Mar Mediterrâneo.


22 de janeiro
MARATONA COSTA DAURADA TARRAGONA
http://www.maratocostadauradatarragona2017.com/
Tarragona está localizada a cerca de 1 hora de Barcelona, com 2 mil anos de história, na Costa Dourada, no Mar Mediterrâneo. Foi fundada pelos romanos, tendo um papel fundamental no período devido à localização geográfica. A parte antiga tombada pela Unesco é Patrimônio Mundial da Humanidade.
Um atrativo para quem pensa em correr a maratona é o clima ameno, com média anual de 18°C. Além disso, o atual percurso estreou no ano passado, com um traçado mais urbano e rápido, sendo homologado pela Federação Espanhola de Atletismo. Atenção para o limite de conclusão: 5h15.
Outro atrativo é que a maratona abre o calendário anual de longas distâncias da Espanha. As inscrições serão abertas a partir de 13 de setembro, pelo site oficial, quando haverá informações dos valores e das opções de hospedagem, além da divulgação do mapa do percurso com altimetria.


22 de janeiro
MARATONA GRAN CANÁRIA
http://www.grancanariamaraton.com/
Percurso plano, temperatura média de 19°C, opção de 21 km e 10 km também, em um dos locais mais paradisíacos da Espanha. Precisa de mais alguma informação para colocar a Gran Canária Maraton no calendário de sonhos no mundo das corridas?
Ao entrar no site oficial, a foto principal, da praia central com mar azul, já dá vontade de marcar a viagem. Mas os atrativos não param por aí. As inscrições estão abertas e custam 40 euros (depois, sobem para 50 euros). Para a meia-maratona, nos mesmos prazos, os valores são de 30 e 40 euros.
A prova é disputada em Las Palmas de Gran Canária, a maior cidade das Ilhas Canárias. As duas estações de ônibus no Parque São Telmo e no Parque Santa Catalina têm serviços que ligam tanto os bairros da cidade como também os outros municípios da ilha. Peixes e diversos tipos de carne fazem parte da gastronomia local. Mas o atrativo principal, realmente, são as praias, as maiores em extensão da Espanha, algumas com três quilômetros de faixa de areia, o que é muito para a Europa.

29 de janeiro
MEIA-MARATONA DE SEVILHA
http://www.mediomaratondesevilla.es/
Terra do flamenco, a famosa dança espanhola, Sevilha é uma das cidades mais surpreendentes e encantadoras da Espanha. E que também respira esporte, tanto no futebol (com o Sevilla sendo o atual tricampeão da Liga Europa e já classificado para a Champions League) como a corrida de rua, com a meia em janeiro e a maratona em fevereiro (leia texto a seguir).
Os 21 km, inclusive, passaram por uma grande reformulação na edição deste ano, o que será melhorado para a prova de 2017. O trajeto atual é rápido e plano, incluindo os principais pontos turísticos da cidade, como a Isla de la Cartuja, El Guadalquivir e a região central, além de ser o último teste para quem for fazer os 42 km no dia 19 de fevereiro.
As inscrições não estavam abertas até o fechamento desta edição. Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no site oficial ao longo deste mês de setembro.
A maioria dos hotéis está localizada na região do centro histórico, o que facilita os deslocamentos a pé. Sevilha tem um passado riquíssimo, que mistura as influências dos árabes e dos cristãos, que se revezaram no controle da cidade. Entre os pontos de visitação estão a Catedral, o Palácio de Alcazar, o Bairro de Santa Cruz, a Torre del Oro, a Plaza de España, a Plaza de Toros La Maenstranza, o Moseo Bellas Artes, o Arquivo de Indias e, claro, um show de flamenco.


29 de janeiro
MEIA-MARATONA DE GETAFE
http://www.atletismoartyneon.com/
Parte da Grande Madri, Getafe está localizada a apenas 14 quilômetros ao sul da capital espanhola, ou seja, ao participar da meia-maratona local, está garantido o passeio às duas cidades, o que amplia as opções de turismo.
O percurso, como a maioria na Espanha, é voltado para a quebra de recordes pessoais, aspecto destacado pelos organizadores no site oficial. Tanto que há marcadores de ritmo até 1h50. São longas retas, para facilitar e ajudar no desempenho dos corredores.
As inscrições, tradicionalmente, são abertas a partir do início de outubro pelo site oficial. Os valores para 2017 ainda não foram divulgados, porém, para a edição deste ano, começou em 16 euros.
Na parte turística, há voos diretos para Madri, que pode ser o ponto de hospedagem, se deslocando apenas para pegar o kit, correr e passear por Getafe, não sendo necessário ficar na cidade, ainda mais devido aos atrativos da capital espanhola.


12 de fevereiro
MEIA-MARATONA DE BARCELONA
http://edreamsmitjabarcelona.com/
Um percurso para voar. Esse é o slogan da Meia-Maratona de Barcelona, que tem largada no Passeig Pujades, junto ao Arco do Triunfo e do Parque da Ciutadella, próximo à área litorânea da cidade.
O trajeto atual é palco do recorde mundial da queniana Florence Kiplagat, com 1:05:09. Na edição deste ano, comprovando a fama da prova, um total de 22 corredores de elite conquistaram recordes pessoais nos 21 km.
Os principais destaques do percurso são mesmo as longas retas, com pouca alteração de altimetria, tendo uma boa parte pelo litoral, na beira do Mar Mediterrâneo, além de passar por alguns pontos turísticos da capital catalã.
O acesso à largada/chegada é fácil pelo transporte público e, aos que se hospedam na região central é possível ir caminhando tranquilamente.
Para quem terá férias em fevereiro, fica a sugestão de esticar a viagem, aproveitar duas provas (a Meia de Barcelona no dia 12 e a Maratona de Sevilha no dia 19) e passear por duas cidades incríveis.


19 de fevereiro
MARATONA DE SEVILHA
http://www.zurichmaratonsevilla.es/
O lema da organização por si só já é muito convidativo: "a maratona mais plana da Europa". Na apresentação da prova, ainda são destacados os pontos turísticos e atrativos ao longo do percurso, os serviços paralelos oferecidos e a ampla oferta de hospedagem. A prova tem selo bronze da IAAF.
A Maratona de Sevilha vem crescendo anualmente. A edição de 2016 reuniu 13.160 participantes, a maioria de fora da região, incluindo corredores de 75 nacionalidades (2.342 inscritos de fora da Espanha), que geraram um impacto de 7,6 milhões de euros na economia local.
Os 42 km passam pela Plaza de España, Torre del Oro, La Giralda, Parque de María Luísa e o La Maestranza (a praça de toros). Por ser ao nível do mar, protegido do vento e com clima ameno no mês de fevereiro, tem sido escolhido inclusive por atletas de elite brasileiros para a obtenção de índices para mundiais e olimpíadas. Por exemplo, foi em Sevilha que Marily dos Santos e Graciete Moreira Santana classificaram-se para a maratona dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
As inscrições estão abertas e o valor atual é de 50 euros. O limite é de 14 mil corredores.
Entre os eventos paralelos, há um animado almoço de massas na véspera, gratuito para os corredores (é preciso pedir o tíquete na retirada do kit). Para os acompanhantes, o valor é de 4 euros (adultos) e 2 euros (crianças). Também no sábado, há as corridas infantis, com inscrição também pelo site oficial.


13 de março
MARATONA DE BARCELONA
http://www.zurichmaratobarcelona.com/
A Maratona de Barcelona tem inúmeros atrativos. Começa pelas facilidades de inscrição, com um site completo, de fácil navegação, e também com opções de pesquisar hotéis com preços mais em conta para corredores (nesse caso, uma dica, entre no site do hotel e veja o valor também, pois alguns fazem a promoção da promoção).
Depois, outro ponto positivo é o percurso, um verdadeiro passeio pelos pontos turísticos da capital da Catalunha. O lado festivo, uma das tradições de Barcelona, também é incorporado na maratona: mais de 50 pontos de animação musical ao longo dos 42 km. A partir do km 5, os postos de hidratação (água e isotônico) estão montados a cada 2,5 km, além de três de carboidrato em gel nos km 22, 30 e 35, sem citar as frutas.
A Expo é realizada durante dois dias (sexta e sábado), diante da Plaça Espanya, em espaço bem amplo. Logo na entrada, há a entrega dos números de peito e do chip. Na sequência, da camisa e da bolsa, além da validação do chip. Tudo muito organizado e sem filas.
Em termos de turismo, o trajeto é realmente uma atração à parte. A partir da largada, a Plaça Espanya com vista para a Plaza de Toros de um lado e para o Palácio Nacional, que abriga o Museu Nacional de Arte da Catalunha, do outro. No km 5, o Camp Nou (estádio do Barcelona); no 14, La Pedrera (um edifício modernista construído por Gaudí); no 16, a famosa igreja da Sagrada Família; no 23, a Ponte Felipe II; no 28, a Torre Agbar. Entre os km 31 e 34, a praia e o Porto Olímpico; entre o 36 e o 37, uma passagem embaixo do Arco do Triunfo; no 37, a Plaça Catalunya e no km 39, o Mirador de Cristóvão Colombo. Juntando-se ainda a presença do público e as atrações musicais, a prova "passa" muito rapidamente!
A maratona não é plana, tem várias subidas e descidas, mas nenhuma íngreme, todas bem tranquilas. Apenas prepare-se mentalmente, pois do km 40 ao 42 há uma subida constante, leve, mas já na reta final.
As inscrições estão abertas e, até os 10 mil participantes, o valor é de 61,50 euros. No sábado, há um almoço de massas incluído no kit, para os corredores e acompanhantes no mesmo local da feira, além da corrida do café da manhã no sábado (inscrição gratuita na expo) e das provas infantis na tarde do sábado (inscrição gratuita pelo site).
Com a largada e chegada em frente a uma das principais estações de transporte público, na Plaça Espanya (que inclui trem, metrô e ônibus), os deslocamentos são bem fáceis - tanto que, em porcentagem, a Maratona de Barcelona é a que conta com o maior número de estrangeiros em toda a Europa. A expectativa da organização para 2017 é se aproximar dos 20 mil concluintes.


23 de abril
MARATONA ROCK'N'ROLL DE MADRI
http://www.runrocknroll.com/madrid/
Ao se inscrever em uma prova da Rock‘n'Roll Marathon Series, a certeza é de que irá participar de uma grande festa. Em Madri não é diferente. Música e corrida estão unidas, com mais de 20 pontos de animação ao longo dos 42 km.
A largada ocorre na Plaza de Cibeles (Paseo del Prado), com os maratonistas fazendo um tour pela capital espanhola, passando pelo Paseo de la Castellana, Estádio Santiago Bernabéu (Real Madrid), Gran Vía, Puerta del Sol, Calle Mayor, Palacio Real, Casa de Campo e Parque Madrid-Río. A chegada ocorre no Parque del Retiro.
Além da maratona, há as opções de 21 km e 10 km. O trajeto da maratona não é plano, com subidas e descidas (a altimetria completa pode ser visualizada no site oficial).
Para planejar a viagem não tem problema, pois há voos diretos das principais capitais brasileiras para Madri por diversas companhias aéreas, enquanto as opções de hotéis também são das mais variadas, com a facilidade de transporte pelo metrô (inclusive na chegada e saída do aeroporto).
As inscrições estão abertas e custam 60 euros (maratona), 24 euros (meia) e 18 euros (10 km).

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados