Revista Contra-Relógio
// Turismo //

Em Tucson, meia e maratona em descida

Edição 263 - AGOSTO 2015 - FERNANDA PARADIZO

Da largada à chegada, percurso desce 2 mil metros nos 42 km e mil nos 21 km.

Uma das mais fáceis corridas dos Estados Unidos é também uma das mais bonitas. A Maratona e Meia de Tucson acontece num percurso ponto-a-ponto, quase que totalmente em descida, o que favorece a quebra de recordes e é ainda uma excelente opção para quem busca o índice para Boston (a prova é certificada). No inverno, estação em que acontece o evento, costuma registrar temperaturas entre 6 e 19 graus.
A maratona inicia numa altitude de 1750 metros, na histórica cidade de Oracle, que fica ao norte de Tucson, e passa por vários locais com belas paisagens, como a majestosa Montanha de Santa Catalina. A prova finaliza no Golder Ranch Fire Station, em Catalina.
Ainda que o circuito da prova seja predominantemente em descida, há algumas leves subidas até o km 13 e depois no km 40, já perto da final da prova, que termina a 840 metros do nível do mar. A largada da meia acontece exatamente nos 21 km da maratona, na Biosphere Roade, e continua o percurso pelo mesmo trajeto dos 42 km.
Além de maratona e meia, o evento oferece também a possibilidade de disputar duas outras modalidades, chamadas de Challenge (ou Desafios), com a adição dos 5 km ou 10 km, que acontecem no sábado e têm inscricões especiais. Ou seja, o Fiesta Challenge para quem correr os 5 km no sábado e os 21 km no domingo e o Saguaro 52k Challenge para quem deseja encarar os 10 km no sábado e a maratona no domingo.
A entrega de kit é feita no Hilton Tucson El Conquistador, com a feira funcionando na sexta (das 13h às 18h) e no sábado (das 9h às 17h). Os hotéis oficiais levam gratuitamente seus hóspedes corredores inscritos para as largadas da maratona e da meia, afastadas do centro, e depois os levam de volta ao hotel ao final da prova.

Publicidade


ENTRE MONTANHAS. Tucson está localizada no sul do Arizona, numa área conhecida como Deserto de Sonora. A cidade fica num vale rodeado por cinco cadeias montanhosas, três das quais com cerca de 2.700 metros de altura, e que proporciona uma viagem por paisagens deslumbrantes, com um por-do-sol invejável.
O que não falta na região são atividades ao ar livre, em contato com a natureza, como subir até o pico do Mount Lemmon, o ponto mais alto da Montana de Santa Catalina, localizada no Coronado National Forest, ou fazer uma caminhada até as Seven Falls (cachoeiras), saindo de Sabino Canyon, que fica a 30 minutos do centro de Tucson.
Além de muita atividade ao ar livre, o local proporciona ainda uma culinária mexicana espetacular e um turismo bem diversificado, com direito a visitas a museus de característica muito especiais, como o Pima Air & Space Museum, um dos maiores sobre aeronaves do mundo, e o Titan Missile Museum, que era um dos locais mais secretos na época da Guerra Fria e agora é um marco histórico nacional, sendo possível conhecer um pouco sobre a tecnologia nuclear utilizada pelos Estados Unidos na época.
Além desses, merece também atenção especial o Arizona-Sonora Desert Museum, que vai proporcionar uma experiência única para a criançada, com zoológico, jardim botânico, museu de história natural e aquário num só lugar.
Para quem quer ver exemplo dos resquícios deixados pela arquitetura colonial espanhola, não deixe de visitar a linda Mission San Xavier del Bac, do século 17, que é considerada a Capela Sistina da América e a construção europeia mais antiga do Arizona.


ESTICADA. Quem tiver um tempo a mais para visitar outras regiões não pode deixar de dar uma passadinha em Sedona, conhecida pela beleza de suas rochas vermelhas. Essa pequena cidadezinha fica a 370 km de Tucson. Sua beleza natural, o clima bem agradável nas quatro estações, o ar puro são mais do que convidativos aos turistas. Não é por acaso que o local é a segunda maior atração turística do Arizona. Como se não bastasse sua própria beleza, seus arredores são dotados de locais bem interessantes, como reservas indígenas, sítios arqueológicos e o famoso Grand Canyon, que fica a 180 km dali ou 550 km a partir de Tucson.


COMO CHEGAR. A opções para Tucson das principais cidades brasileiras são a Delta e a United, com voos de uma ou duas paradas e que podem levar até 16 horas. Lembre-se que dezembro é alta temporada. Portanto, quando mais rápido providenciar seu ticket melhores condições vai conseguir. Com a alta do dólar, as passagens aéreas sofreram uma queda nos preços. Se comprar seu ticket hoje não gastaria mais do que 1000 dólares. Com sorte, acharia valores até por 800 ou 900 dólares, dependendo das datas escolhidas.


ONDE FICAR. Há muitas altgernativas na cidade ou mediações, mas o ideal é ficar em um dos hotéis oficiais da prova para poder usufruir dos ônibus que vão levá-lo para a largada e depois trazê-lo de volta. Há desconto para os inscritos em qualquer uma das provas e os preços começam em U$ 149 a diária. É preciso mencionar o código para ter taxa diferenciada. Acesse o site oficial para informações.



Maratona de Tucson
Data: 05 e 06/12/2015
Local: Tucson, Arizona, EUA


Provas (distâncias): Maratona, meia-maratona, revezamento de duplas e quartetos, 10 km, 5 km, Fiesta Challenge (5 km no sábado e 21 km no domingo), Saguaro 52k Challenge (10 km no sábado e 42 km no domingo), corrida infantil de 1 milha, corrida de obstáculos de 1 milha
Participantes: 7 mil (todos os eventos)
Temperatura: Cerca de 13 graus
Descrição do percurso: Percurso muito bonito, em descida
Inscrições: Podem ser feitas pela internet, no site oficial, aos valores de U$ 85 para a meia e U$ 95 para a maratona (até 30/09). Para os Desafios, os valores são de U$ 115 (Fiesta Challenge) e U$ 140 (Saguaro 52k Challenge), até 17/11
Início da prova: Às 7h30 do sábado (5 km e 10 km) às 7h do domingo (maratona, meia e revezamentos)
Largada: Na histórica Old West (maratona e revezamentos) e na Biosphere Roade (meia-maratona), em Oracle
Chegada: No Golder Ranch Fire Station, em Catalina
Premiação: Medalha para todos os concluintes e premiação especial aos três melhores, para as faixa etárias e masters em todas as provas
Site oficial: www.tucsonmarathon.com


Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados