Revista Contra-Relógio
// Medicina Esportiva //

Dor no Quadril; Regeneração de Cartilagem; Cãibra ou estiramento?; Tendinite; Hiperlordose

Edição 178 - JULHO 2008 - JOSÉ MARQUES NETO


Dor no quadril
De 4 meses para cá venho sentindo dores nos quadris ao me movimentar e também ao me virar na cama quando estou dormindo. Não tive nenhuma queda, não faço uso de remédio controlado, não fumo e fazia caminhada só que devido ao ritmo de trabalho no momento não estou mais caminhando. Gostaria de obter informações de até mesmo sobre qual especialista deveria procurar. Poderia ser falta de cálcio? Não me agrada o sabor do leite e por isso não tomo de jeito nenhum.
Sandra Mara, Sete Lagoas, MG


Há quanto tempo está sentindo essa dor no quadril? Fez alguma caminhada mais prolongada? A dor é na região da frente, lateral ou atrás? Dói para sentar? Uma das possibilidades mais comuns é a bursite de quadril, na qual existe uma inflamação de uma estrutura chamada bursa, localizada na face lateral do quadril, que resulta em dor principalmente quando pressionamos esta região ao dormir de lado. A falta de cálcio é improvável para gerar este quadro clínico, mas também deve ser investigada. Há outras possibilidades, porém um exame clínico minucioso se faz necessário com um ortopedista especialista em Medicina do Esporte.

Publicidade


Regeneração de cartilagem
Fui submetida a uma artroscopia de quadril há 3 meses. Minha lesão tinha sido grave, tanto que o labrum acetabular estava fragmentado e o mesmo foi retirado (é exatamente o problema do tenista Guga). Atualmente sinto dores quando fico de pé por mais de 10 minutos. Gostaria de saber se existe algum procedimento para regeneração da cartilagem removida ou qualquer coisa para acabar com as dores.
Luciana B. Pereira, Salvador, BA


A cartilagem é um tecido extremamente especializado que reveste os ossos do esqueleto nas regiões que se articulam com outros ossos, ou seja, nas juntas. As células que compõem a cartilagem promovem uma superfície extremamente lisa para que ocorra um mínimo de atrito quando os ossos se movimentam, mas não se regeneram com facilidade. Portanto, a lesão cartilaginosa sempre traz conseqüências desagradáveis para o paciente. O labrum acetabular que foi removido do seu quadril é um prolongamento da cobertura cartilaginosa daquela articulação, que promove proteção ao quadril e aumenta a área de contato entre os ossos. Existem drogas ditas condroprotetoras que ajudam a regenerar as células da cartilagem, porém os estudos de comprovação de seus benefícios a longo prazo ainda não são conclusivos. De qualquer maneira, vale a pena tentar a utilização do sulfato de glicosamina e do sulfato de condroitina para este fim e observar os resultados. Converse com seu ortopedista a respeito de uma possível prescrição destas drogas.


Cãibra ou estiramento?
Tenho um aluno com fortes dores na panturrilha, que parecem ser cãibras. Ele não pode alongar muito a panturrilha, porque dá sinais de cãibras na hora de alongar. Isso pode ser um estiramento muscular? Qualquer movimento mais amplo da perna já dá impressão de ocorrer um espasmo. Espero que me auxiliem.
Cynthia Baldim Ito


As cãibras são entidades clínicas causadas por diversos fatores ainda pouco esclarecidos pela medicina, envolvendo desbalanços hidroeletrolíticos, hidratação deficiente, despreparo muscular e condições ambientais adversas. No caso do seu aluno, os espasmos musculares podem estar ocorrendo por causa de uma lesão muscular, no caso um estiramento (ruptura parcial) como você mencionou, ocasionando esta resposta do músculo. Oriente seu aluno a não alongar de maneira exagerada para não provocar este reflexo, e procurar a orientação de um médico do esporte para a provável realização de um exame de imagem (ultrassom ou ressonância) a fim de definir mais precisamente um diagnóstico e propor o tratamento mais adequado.


Tendinite
Tenho 21 anos e já fui vice-campeão brasileiro juvenil na prova dos 1.500 m. Estou parado há 3 meses e continuo com dor, em função de uma tendinite 3 dedos acima do tornozelo; a dor é no osso de inserção do músculo tríceps. O que é melhor para tomar? Devo aplicar gelo ou calor?
Israel Schmidt, Aurora, SC


Pelo local que você descreve a ocorrência de suas dores, seu quadro clínico é compatível com a tendinopatia de Aquiles, ou seja, inflamação crônica do tendão de Aquiles em sua inserção no osso do calcanhar. Esta é uma situação difícil para atletas, médicos, fisioterapeutas e treinadores, pelo seu caráter recorrente e crônico. Inicialmente recomendo o tratamento baseado em medidas fisioterápicas, uso de compressas de gelo, analgésicos para controle da dor e adoção de atividades aeróbicas alternativas para a manutenção da capacidade cardiorespiratória.


Hiperlordose
Trabalho na área da musculação e tenho várias alunas e alunos com problemas de hiperlordose e gostaria de saber se exercícios como abdominal lateral, puxador lateral no pulley, puxador lateral com peso e rotação do tronco devem ser evitados?
Rita de Cássia, Maringá, PR


O problema não é a hiperlordose em si, mas se seus alunos sentem dor na região lombar. O fortalecimento da musculatura abdominal sempre é importante para a saúde da coluna vertebral, pois ajuda na sustentação da mesma. Dos exercícios que você menciona, creio que a rotação do tronco é o único que deve ser evitado por causar sobrecarga excessiva entre os discos intervertebrais da coluna.

2 Respostas para “Dor no Quadril; Regeneração de Cartilagem; Cãibra ou estiramento?; Tendinite; Hiperlordose”

  1. Boa noite.

    Fui diagnosticado com uma coxartrose incipiente.

    Pelo que pesquisei isto acabaria prejudicando quem corre por causa do impacto. O que me sugerem como tratamento visto que adoro correr.

    Obrigado,

    Lauro

  2. tenho dores no quadril face lateral , mas percebo esta dor quando o tempo esta mais frio doi p camimhar mas qdo omo qualquer antiflamatório melhora mas não quero fk assim . o que pode ser ? ja fis us. tomo e rx nada constou

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados