Revista Contra-Relógio
// Desafio //

Dicas para estrear nos 42 km

Edição 268 - JANEIRO 2016 - ANDRÉ SAVAZONI

A Contra-Relógio ouviu treinadores e um maratonista experiente para ajudar na preparação de quem pretende desafiar-se na maratona neste ano


O projeto está definido: estrear na maratona neste ano e atingir o Desafio Olympikus-CR 42 km. A expectativa é grande e os corredores já começam a dar os passos para concretizar o tão almejado sonho até o dia 29 de maio, quando teremos o encerramento do projeto, com a Maratona do Rio de Janeiro. Até lá, serão cinco meses de treinamento, ansiedade, "frio na barriga" e, claro, de muitas trocas de informações.
Para ajudar nesse planejamento, a Contra-Relógio ouviu treinadores e maratonistas experientes, pedindo que cada um passasse cinco dicas importantes para estreantes (elas estão espalhadas ao longo da matéria). Mas, claro, os conselhos valem também para quem já enfrentou os 42 km e, agora, pretende dar um passo mais rápido.
As inscrições seguem abertas para os assinantes da CR que querem desafiar-se nos 42 km. O limite é de 500 participantes e, até o fechamento desta edição, já tínhamos superado 140 corredores de todas as regiões do país. Para atingir os objetivos e ganhar uma camisa especial confeccionada exclusivamente pela Olympikus, basta atingir os tempos estipulados em cada faixa etária - na categoria estreantes é necessário apenas completar a maratona, sem se preocupar com o relógio (confira as marcas no quadro), afinal, "seu corpo não foi feito para ficar parado".
Para participar basta acessar o site http://migre.me/smXes e preencher o formulário com todos os dados pedidos. Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail desafio@contrarelogio.com.br. Mais informações também no facebook e no site da Contra-Relógio (www.contrarelogio.com.br). A ideia é que os desafiantes compartilhem os treinos, a preparação, a expectativa, as provas que irão disputar, marcando a hashtag #desafioOlympikusCR42km. Lembrando que vale o resultado (líquido) em qualquer maratona oficial, no Brasil ou exterior, até o dia 29 de maio.

Publicidade


ESCOLHA DO TÊNIS - Uma das estreantes na Maratona do Rio será a personagem do Desafio, a carioca Laís Tenenbaum de Oliveira, de 24 anos, orientada pelo treinador Leonardo Schwab, da assessoria ML Mix Run. Ao longo desses meses, estaremos acompanhando a preparação dela para os 42 km. Em dezembro, Laís recebeu material esportivo e quatro tênis da Olympikus para fazer os treinos e, então, escolher o modelo a ser usado no grande dia da maratona: Rio 3 (tênis oficial da Maratona do Rio, bem leve, com apenas 198 g); Velocy 3 (indicado para pisadas pronadas); Skin Change (respirabilidade e lingueta com ajuste anatômico) e o Beat (amortecimento com três camadas de EVA).


AS RECOMENDAÇÕES
Fortalecimento, check-up e volume
1) Ter realmente a vontade de correr uma maratona! Não pode ser uma obrigação ou porque amigos já fizeram.
2) Musculação/pilates ou funcional duas a três vezes por semana.
3) Contar com a orientação, supervisão e acompanhamento de um profissional de Educação Física com experiência e vivência em maratonas. Se conseguir entrar em uma assessoria na qual várias pessoas tenham o mesmo objetivo, ajudará muito a manter o foco e a motivação.
4) Um bom check-up médico prévio e procurar um nutricionista, caso sinta necessidade.
5) Três a quatro treinos de corrida na semana. Priorizando o aumento de volume.
Treinador Fernando Gois, de Cuiabá


Seja fiel ao que fez nos treinamentos
1) Evitar ansiedade e encarar a primeira maratona como um "longão" de luxo.
2) Ser fiel ao que fez nos treinamentos, com atenção especial ao ritmo dos longões.
3) Atenção com todos os aspectos importantes para uma prova longa: suplementação habitual, hidratação adequada (não pode faltar e nem ser em excesso), tênis e roupas já utilizados (nunca estreie nada no dia dos 42 km, teste sempre antes nos treinos).
4) Evitar desafio com outros corredores.
5) Lubrificar áreas do corpo passivo de atrito e irritação.
Nilson Paulo Lima, de Uberlândia, com 115 maratonas e 16 ultras completadas


Dois a três anos de treinamento de corrida
1) Pré-requisitos: 2 a 3 anos de treinamento regulares em corrida e ter participado de três a quatro meias-maratonas
2) Competir em uma meia-maratona pelo menos três meses antes da maratona escolhida para a estreia.
3) Fazer treinos longos acima de 21 km de maneira gradativa, sendo 4 a 5 com mais de 21 km e 2 a 3 acima de 30 km.
4) Correr o último longão três semanas antes da maratona;
5) De preferência, inscreva-se em uma maratona plana e de clima ameno para fazer a estreia.
Treinador Marcelo Camargo, de Belo Horizonte


Parceria, dedicação e diversão
1) A maratona não é a soma de duas provas de 21 km e vai exigir muito do seu corpo e da sua mente. A experiência de profissionais da área do esporte, nutrição, medicina esportiva etc irá poupar muito trabalho e, principalmente, evitar perder tempo com erros comuns de estreantes.
2) Quem treina para maratona sabe bem o tempo que se gasta na preparação e, com isso, acabamos ficando fora de casa, do convívio com a família... Tenha certeza de que o parceiro (a) lhe apoia e entende a ausência em nome desse desejo de completar os 42 km. Feito isso, conseguir companheiros de treinos também ajuda muito. Enfrentar os longões na madrugada, na chuva e ainda sozinho é complicado. A força de um grupo faz a planilha passar muito mais rápida.
3) Organize-se com antecedência para conseguir treinar com pelo menos 3 ou 4 meses antes da prova; além disso, tenha em mente que sua rotina vai mudar nesse período, exigindo algumas adaptações para conseguir encaixar o volume.
4) Se existe uma dica de ouro é esta: treine! Não há atalho na maratona, portanto, prepare-se bem. Os treinos bem feitos irão preparar o corpo e deixar a cabeça confiante no sucesso.
5) Lembre-se que, independentemente do objetivo pessoal, o importante é aproveitar e curtir toda a preparação. A maratona é somente a "cereja do bolo". Faça do ritual do treinamento algo divertido, envolva os amigos, família e crie um ambiente positivo. Essa torcida e espírito leve irão aliviar toda tensão que precede a estreia.
Treinador Claiton Lenz, de Lajeado e Porto Alegre

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados