Revista Contra-Relógio
// Turismo //

Curtindo Los Angeles, por 42 km

Edição 273 - JUNHO 2016 - FERNANDA PARADIZO

Maratona na Califórnia acontece há 30 anos, com grande participação dos espectadores e percurso levemente em descida.

A Maratona de Los Angeles percorre lindos cenários hollywodianos, que traduz tudo o que a capital de entretenimento tem a oferecer. A prova é com certeza um prato cheio para quem quer aproveitar a viagem e conhecer a Califórnia.
A largada da maratona acontece no Dodger Stadium e o trajeto passa por vários pontos turísticos de Los Angeles, incluindo a Calçada da Fama, Chinatown, Capitol Building Records, teatros Chinês e Dolby, Sunset Strip e Rodeo Drive. A chegada é na praia, perto do famoso Pier de Santa Mônica, na Ocean Boulevard, com vista para o Oceano Pacífico.
O prova acontece desde 1986 e leva milhares de espectadores para as ruas para apoiar os corredores. O trajeto atual, com largada em Downtown e chegada na praia, foi implantado em 2010, quando a maratona ganhou o slogan 'Stadium to the Sea', uma referência ao percurso que larga do famoso estádio de beisebol dos Dodgers e segue em direção ao mar.
Se já não bastasse o cenário cinematográfico, chama também atenção na prova o grande suporte dos espectadores, principalmente quando o trajeto segue para Hollywood, Beverly Hills e depois Santa Mônica. É nesse momento que o público faz realmente a diferença.
São 24 postos de água ao longo do percurso - praticamente um a cada milha -, dos quais 12 deles servem também isotônico.
Embora seja considerada a mais rápida maratona da costa oeste dos Estados Unidos, devido a sua altimetria levemente em descida, a parte inicial do trajeto, percorrida em Downtown, oferece alguns trechos em subida.
Sendo uma prova ponto-a-ponto, em que largada e chegada são em locais diferentes e distantes, os organizadores fornecem transporte gratuito para a largada. As bagagens são transportadas para a chegada.
Os corredores com comprovação de tempo em maratonas passadas são organizados em baias, de acordo com nível de performance.
A expo é organizada no Los Angeles Convention Center, nos dois dias que antecedem a maratona, e oferece uma gama diferenciada de produtos e marcas esportivas do mundo da corrida.

Publicidade


MUITO O QUE VER. Conhecida como a capital do entretenimento, Los Angeles se tornou famosa pelo cinema, mas sem dúvida oferece atrações mais do que fantásticas para os turistas que desembarcam na costa oeste dos Estados Unidos em busca de diversão e lazer. Ensolarada durante quase todo o ano, a região denominada Grande Los Angeles é rodeada por montanhas e possui uma costa de 120 km de extensão, com vista para o maravilhoso Oceano Pacífico.
Comece sua aventura em Los Angeles por Beverly Hills, bairro chique e famoso, com excelentes restaurantes e lojas. É lá que fica a famosa Rodeo Drive, avenida com várias lojas internacionais de moda e muito frequentada por artistas. Ali me pertinho existem ótimos locais para comer; não deixe de ir ao Farmer's Market, que fica ao lado do The Grove, um shopping a céu aberto. Dá para aproveitar este mesmo dia e dar um pulinho no Hollywood Boulevard, onde fica a famosa Calçada da Fama e também os Teatros Chinês e Kodak.
Se tiver pouco tempo na cidade, utilize os ônibus turísticos, que saem do Hollywood Boulevard e vão de atração em atração, dando uma visão geral do local. São vários tipos de tour, que passam pelos casarões dos artistas, pela famosa Melrose Avenue, entre outras ruas famosas, e sobem até um mirante em que dá para ver a icônica placa de Hollywood, no morro, e ter ainda uma visão privilegiada de Los Angeles.
Antes de embarcar em qualquer tour, dê uma volta pela famosa Calçada da Fama para apreciar o movimento e ver os artistas de rua tentando entreter os turistas. Se tiver tempo, visite o Madame Toussauds, o famoso museu de cera que possui estátuas em tamanho natural dos principais artistas hollywodianos. É uma boa diversão, principalmente se estiver com a família ou entre amigos.
Tire um dia extra só para curtir Santa Mônica, onde acontece a chegada da prova. Passeie na praia, dê um pulinho no pier, que tem uma roda gigante e uma montanha-russa antiga, e aprecie o maravilhoso pôr-do-sol no Oceano Pacífico.
No Pier de Santa Mônica, há uma placa clássica, indicando que ali era o final da Rota 66 (End of Route 66), que começava em Chicago e atravessa todo o território norte-americano, expandindo-se para o Oeste e tornando-se parte emblemática da cultura americana.Vale uma foto para recordação.
Outra opção bacana é andar pela Third Street Promenade, um calçadão perto do pier e bem agradável, com várias lojas e ótimos restaurantes. Não deixe de dar um pulinho em Venice Beach para curtir o calçadão mais animado da cidade e curtir também seu lindo pôr-do-sol.
Um pouco mais distante dali e andando na direção Norte da A1, a famosa highway que costeia toda a Califórnia, você vai parar em Malibu, que se estende por uma faixa costeira de 43 km. Suas famosas praias - Escondido, Zuma, Surfrider e Paradise -, sempre favoráveis à prática de esportes de verão, como surfe, skate e patins, são conhecidas também por abrigar casarões de diversas celebridades ligadas à indústria do entretenimento de Hollywood.
Programe-se também para conhecer alguns estúdios da capital do entretenimento. A Warner, a Sony e a Paramount oferecem tour aos turistas. Os parques temáticos da Disney e da Universal ficam um pouco mais distantes da região metropolitana, mas vale a pena, principalmente para quem não conhece a Disney de Orlando ou estiver acompanhado de crianças. A Disneylandia foi o primeiro parque temático inaugurado por Walt Disney, em 1955, e fica em Anaheim, no Condado de Orange, a cerca de 60 km de Los Angeles.


ONDE FICAR. Os hoteis em Los Angeles não são dos mais em conta, mas, se reservar com antecedência, dá para encontrar boas opções, que ficam em torno de 150 a 200 dólares a diária. É difícil achar preços menores que isso, a não ser que esteja motorizado e não se importe em ficar em locais mais afastados. Para quem vai para a prova, as melhores opções estão em Santa Mônica, onde acontece a chegada da maratona, com acesso fácil para fazer as atividades beira-mar, ou West Hollywood, próximo da maioria das atrações urbanas, como Hollywood, Beverly Hills, a Sunset Strip etc. É perfeita para quem quer sentir toda a vibração de Los Angeles. O site da prova oferece algumas opções de hotel, de onde saem os ônibus para a largada.


COMO CHEGAR. A porta de entrada na cidade do entretenimento é o LAX (Los Angeles International Airport), que fica localizado a 29 km de Downtown. A época que acontece a prova é baixa temporada nos Estados Unidos e dá para conseguir passagens bem em conta, se compradas com antecedência. A American Airlines oferece um voo direto de São Paulo, com duração de 12h40. Você também tem opções com 1 ou 2 paradas, voando de São Paulo ou do Rio pela United, Latam, Delta, Copa, Aeromexico, Avianca e Gol.


DESLOCAMENTOS. Alugar um carro vai facilitar bastante sua vida e ajudar a programar melhor o que fazer em toda a região, e até facilitar para visitar locais mais distantes, como Malibu, Disneylandia ou mesmo dar uma esticadinha de um fim de semana para Las Vegas (4 horas de viagem). Prepare-se para percorrer longas distâncias e enfrentar muito trânsito na região, principalmente nos horários de rush.
Dá para andar de táxi, mas prepare o bolso, porque as corridas não costumam ser muito curtas. Você pode usar também o transporte público, como o Metro (Metropolitan Transportation Authority), que cobre o centro e a região metropolitana e é repleto de estações.


Maratona de Los Angeles
Data: 19/03/2017
Local: Los Angeles, Califórnia
Provas: maratona e 5 km
Participantes: 26 mil (total)
Temperatura: média de 16 graus
Descrição do percurso: Ponto a ponto, com predominância de descidas
Inscrições: Abrem no começo de setembro e podem ser feitas pela internet, no site oficial. O valor para 2017 ainda não foi informado. Como referência, as inscrições da edição de 2016 custaram 190 dólares.
Início das provas: às 7h25
Largada: Dodger Stadium, em Downtown
Chegada: Ocean Boulevard, perto do Pier de Santa Mônica
Entrega de kit: na sexta (das 10h às 19h) e no sábado (das 8h às 17h), no Los Angeles Convention Center, South Hall
Eventos paralelos: La Big 5k, uma prova de 5 km com largada e chegada perto do Dodger Stadium, que acontece no sábado, às 8h.
Site oficial: www.lamarathon.com


Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados