Revista Contra-Relógio
// Medicina Esportiva //

Corrida na areia; Dor no joelho; Estiramento; Tonturas

Edição 194 - NOVEMBRO 2009 - POR JOSÉ MARQUES NETO


CORRIDA NA AREIA
Senti um desconforto ao correr na areia fofa da praia e um ossinho da parte lateral externa do joelho direito virou para fora e um pouco depois voltou ao lugar, causando dores e inchaço, que combati com gelo e anti-inflamatórios. Há uns dois anos tive o mesmo problema e orientado por um ortopedista fiz ressonância e ele me disse que as cartilagens estavam um pouco gastas, mas para cirurgia devia aguardar mais algum tempo. O que faço agora?
Ricardo Cossich de Ascenção, Rio de Janeiro, RJ


O ossinho da parte lateral do joelho que você menciona na verdade é a cabeça da fíbula, um dos ossos da perna que está ao lado da tíbia, o osso da canela, e que articula com a própria tíbia ao nível do joelho. Perto deste local se localizam alguns tendões e ligamentos, estruturas fibrosas e móveis que conectam ossos e músculos e podem ter lhe dado a impressão de algo haver saído do lugar. Uma hipótese é a luxação do trato ílio-tibial, extensa faixa de tecido conjuntivo que se origina no osso do quadril e vai até a cabeça da fíbula, e pode ter se movimentado demasiadamente com os esforços durante sua corrida na areia. As cartilagens a que seu ortopedista se refere devem ser as do joelho, e sofreram algum desgaste ao longo do tempo. Também não creio que a opção cirúrgica seja a melhor agora. Insista na fisioterapia e discuta com seu médico outras possibilidades.

Publicidade


DOR NO JOELHO
Há um mês tive uma condromalácia patelar e desde então, orientada por um médico especialista, tomei injeção de corticoide, analgésicos e antiinflamatórios e, no momento, continuo fazendo fisioterapia todos os dias. Como a minha dor ainda persiste, estou tomando condroflex para ajudar na recuperação. Estou ciente que esse medicamento só terá um efeito a longo prazo, mas gostaria de saber se há também alguma outra forma ou alimentação natural que possa contribuir na minha melhoria mais rápida.
Izumi Iseki Takenami, Salvador, BA


Creio que já está fazendo tudo o que pode neste momento para controlar seu problema e amenizar as dores da condromalácia, que é caracterizada por dor na parte frontal dos joelhos, muito comum entre mulheres, e que envolve um desgaste da cartilagem entre a patela (antiga rótula) e o fêmur, clinicamente avaliada pelo médico como uma crepitação durante o movimento de dobrar e estender os joelhos. Sua fisioterapia deve incluir atividades aeróbicas alternativas para que você mantenha sua capacidade cárdio-vascular e treinamento de força para a musculatura das coxas, sobretudo os abdutores (região lateral) e o vasto medial oblíquo (região logo acima do joelho), para que a excessiva movimentação da patela seja minimizada. O treinamento de equilíbrio e propriocepção desta região também deve ser abordado. O medicamento que você está tomando contém duas substâncias ditas condroprotetoras (protegem a cartilagem), os sulfatos de condroitina e glicosamina, porém agem de forma lenta e gradual. Continue assim e boa sorte.


ESTIRAMENTO
Sofri um estiramento grau 1 no sóleo, constatada através de ressonância magnética. Gostaria de saber qual o melhor tratamento (gelo ou calor) e se posso pedalar, pois quando corro ainda sinto dores.
Vidal Nobre de Azevedo, via e-mail


A lesão muscular grau 1 (estiramento) no músculo solear da sua panturrilha requer um tempo maior de tratamento e recuperação para que você não tenha um agravamento desta lesão. O músculo solear se encontra na panturrilha, por trás do músculo gastrocnêmio (batata da perna), e juntamente com este forma o chamado tríceps sural (3 cabeças), importante para os corredores, pois nos ajuda a impulsionar nosso corpo para a frente durante a última fase da pisada. Tanto o gelo como a água quente são métodos fisioterápicos utilizados nestas lesões para a analgesia (controle da dor), mas você necessita de um acompanhamento médico e fisioterápico para lhe guiar durante as próximas fases do tratamento, como ganho de amplitude articular, alongamento e recondicionamento da musculatura. Não pedale enquanto estiver com dores. Vá para a água e faça natação ou corrida na água com cinturão de flutuação.


TONTURAS
Recentemente, após um treino um pouco mais forte do que o normal, voltei para casa, me alimentei como sempre faço, com frutas, sanduíche e suco, e comecei a estudar, mas tive que parar devido a uma tontura, parecendo que minha pressão tinha caído. O que pode ter acontecido?
Luiz Cesar Moreira Vasconcellos, via e-mail


Você menciona que se alimentou adequadamente depois do treino, portanto não deve ser uma crise de redução da glicemia, e além disso seu treino não foi muito longo, apesar de ter feito com uma intensidade pouco maior do que de costume. Existem perguntas importantes que o médico necessita fazer para lhe ajudar. Você foi submetido a exames cardiológicos nos últimos 6 meses? Fez teste ergométrico de esforço? Quanto é a medida da sua pressão arterial, no repouso e no esforço máximo? Você se exercita dentro de qual faixa de frequência cardíaca? Qual é sua FC de repouso? Você é diabético? Creio que a sua investigação deva ser inicialmente cardiológica para se tentar chegar às causas da tontura.

2 Respostas para “Corrida na areia; Dor no joelho; Estiramento; Tonturas”

  1. sou corredor a muitos anos e nunca senti nada. De uns tempos paraca no dia seguinte da corrida quando levanto da poltrona me dá uma tontura acompanhado de cheiro, então não posso de forma nenhuma durante o dia me assentar se não repete tudo de novo. O que pode ser isto? Por favor me responda. Fiz um checape do coraçao e nao tenho nada. Só deu um pouco de colasterol, mas ja abaixou.

  2. Querido, corro desde 1981, e a cerca de 2 anos venho sofrendo com uma dorzinha na altura do joelho, quando não é ai é por ai,o médico me mandou fazer fortalecimento, só que o melhor exercicio que encontrei e que está dando mais do que certo é fazendo NATAÇÃO E HIDRO GINASTICA. não acredito em fortalecimento com peso, se vç não está bem , com dor , com incomodo. Fortalecimento deve ser feito quando não se sente dor . COM O DEVIDO RESPEITO A QUEM ESTUDOU PARA ISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados