Revista Contra-Relógio
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Conheça a força do Pilates

Edição 273 - JUNHO 2016 - RODRIGO LUCCHESI

Método que trabalha fortalecimento e flexibilidade é cada vez mais praticado pelos corredores

A maioria das pessoas sabe que, para se ter longevidade na corrida, é recomendável fazer um trabalho de fortalecimento muscular; afinal de contas, correr gera uma sobrecarga nas articulações, especialmente nos joelhos e quadril, o que pode levar a lesões.
Para realizar esse trabalho de fortalecimento, fundamental também para a melhoria do desempenho na corrida, uma boa alternativa que vem ganhando cada vez mais adeptos entre corredores é o Pilates, especialmente para aqueles que não gostam de "malhar" em academia.
O Pilates é um método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates na década de 20 do século passado, que visava originalmente trabalhar o controle muscular para tratar e prevenir problemas de coluna. Mas, exatamente, como funciona esse treinamento? A fisioterapeuta Sofia Magalhães, sócia do Studio Bem-Estar Pilates e Fisioterapia, no Rio, explica, a seguir.
"O método Pilates consiste em uma mistura de exercícios de força e alongamento, priorizando a correção da postura, respiração, coordenação e equilíbrio. Assim, trabalhamos a reeducação do movimento do corpo como um todo, ativando o core, nosso centro de força. Ao ativarmos nossa musculatura central do corpo (coluna, abdome e pelve) trabalhamos vários grupos musculares ao mesmo tempo, preservando as articulações e fortalecendo os músculos sem exagero, trazendo um equilíbrio muscular e mental. O método é baseado em 6 princípios: o centro de força (core), a flexibilidade, o controle, a concentração, a fluidez do movimento e a respiração."
E no caso específico dos corredores, qual o benefício do Pilates? "Por ser um método que exige controle do corpo e da respiração, ele irá contribuir diretamente na capacidade de manter a postura e a capacidade respiratória durante o treino, gerando menos fadiga e maior rendimento durante a corrida. Ao ser incluído no treinamento desses atletas, o Pilates irá potencializar o desempenho esportivo e prevenir lesões e problemas musculares associados à corrida. É muito eficaz também no pós-treino, aliviando dores e fadiga muscular", explica Sofia.

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SEM CONTRA-INDICAÇÃO. O melhor é que, ao contrário de outras modalidades, não existe nenhuma contra-indicação para sua prática, podendo ser praticado por crianças, idosos e gestantes. Além de ser um exercício físico, é também considerado uma excelente técnica para auxiliar na reabilitação, tratamento e prevenção de doenças (lesões ortopédicas e neurológicas, depressão, hipertensão, diabetes, obesidade etc).
A corredora e profissional de relações públicas Juliana Winterink, 30 anos, é uma das novas adeptas que mergulhou de cabeça no Pilates: "Já corro há dois anos e, oito meses atrás, comecei a fazer Pilates. A princípio, fui atraída pelas "macaquices": adoro fazer exercícios que exigem mais alongamento, que me desafiam, que me viram de ponta cabeça... Fiz ginástica olímpica durante muitos anos e sentia saudades das minhas piruetas."
E Juliana já percebeu, mesmo com pouco tempo de prática, os benefícios do Pilates na sua corrida: "Senti uma melhora muito grande no meu alongamento, e um aumento no tamanho da minha passada nos treinos de tiros, o que me deixou mais veloz".
Em comparação com outras atividades de fortalecimento, como musculação ou treino funcional, as aulas de Pilates são bem mais tranquilas, em um espaço fechado com música leve e com um público reduzido. Cada aluno faz os exercícios no seu tempo e dentro das suas possibilidades, não existe uma exigência de performance.
Se você ficou curioso e quer experimentar, que tal procurar um estúdio de Pilates perto da sua casa e pedir para fazer uma aula experimental? São grandes as chances de você se viciar e incluir essa prática na sua rotina de treinos!



Benefícios do Pilates para os corredores
- Melhor postura
- Maior capacidade respiratória
- Maior flexibilidade
- Economia de corrida (menos fadiga)
- Prevenção de lesões
- Alívio de dores e cansaço no pós-treino

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