Revista Contra-Relógio
// Comrades //

Comrades: a arrancada final!

Edição 175 - ABRIL 2008 - MARCELO AUGUSTI

Após várias semanas de preparação árdua, finalmente chegamos aos últimos treinamentos para o grande desafio do primeiro semestre: a Comrades Marathon!


Aos corredores que se orientaram pelas planilhas anteriores, agora é o momento de recuperar o organismo dos duros treinos que foram realizados, principalmente durante a preparação específica.

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Os longões e ritmados que foram executados na preparação específica deixaram os músculos e a mente prontos para suportarem o sobe e desce (mais sobe do que desce este ano) dos 87,3 km da Comrades.


Os muitos quilômetros percorridos - centenas deles - durante essas semanas anteriores e as que restam, darão ao corredor a força mental, o condicionamento físico ideal e o preparo específico para enfrentar as dificuldades do percurso na África do Sul, realizando com alegria e satisfação o seu objetivo, seja ele a simples tarefa de cumprir o caminho com dignidade (e antes de 12 horas...) ou mesmo obter um novo recorde pessoal na distância. Enfim, motivação não irá faltar para quem estiver engajado nesse empreendimento!


Nas últimas semanas, que denominaremos de "polimento", o corredor terá pela frente apenas dois desafios: as maratonas de Porto Alegre e São Paulo, que entram na planilha como "treino de luxo" para a Comrades.


Nas demais dias de treinamento, estão programados trotes regenerativos, fortalecimento muscular e, mais do que justo, o descanso! O "comradeiro", afinal, precisa de descanso!


O polimento planejado para essas últimas quatro semanas, portanto, tem como objetivo promover a recuperação das reservas energéticas (físicas e mentais), levando ao corredor aquela sensação de "fome de corrida". É assim que ele tem que estar no dia "D". E para isso, Porto Alegre e São Paulo são bons aperitivos!


As últimas semanas de preparação servirão para o corredor organizar todos os detalhes de sua viagem e concentrar-se para realizar uma grande prova. Tudo o que deveria ter sido feito (preparação fundamental e específica) já ficou para trás. O ritmo de prova deve estar bem definido e planejado. Nada de excessos por conta do entusiasmo! É a hora de mentalizar o sucesso, relaxar e curtir o momento.


A todos que acompanharam as planilhas de treinamento publicadas na CR, desejamos boa sorte e sucesso. E aguardamos o retorno de ótimas notícias!

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