Revista Contra-Relógio
// Internet //

Como usar e aproveitar o Instagram

Edição 239 - AGOSTO 2013 - FERNANDA PARADIZO

Depois da “febre” do Twitter, uma nova rede social está ganhando força entre os corredores. É o Instagram, uma ferramenta para postar fotos diretamente do seu smartphone.

Enquanto o Twitter limita o post a apenas 140 caracteres, o Instagram não faz qualquer restrição, até porque nessa ferramenta o que se escreve muitas vezes não é o que importa. Afinal, a maioria das pessoas que usa esta rede social quer apenas poder compartilhar fotos bonitas, interessantes e que digam algo que vai além das palavras.
E quando o assunto é corrida, então motivos para compartilhar as imagens com sua rede de amigos não faltam. São cliques de treinos, daquela reunião para um café após uma corrida, de um número de peito de uma prova especial, um prato de comida antes de uma prova importante e por aí vai. As possibilidades são inúmeras. E, com as câmeras embutidas nos celulares cada vez mais potentes, as cenas captadas muitas vezes não ficam devendo nada para aquelas máquinas com recursos que muitos nem sabem mexer.
E o melhor de tudo: o Instagram ainda traz uma gama de filtros bacanas, com os quais você pode melhorar suas fotos, mudar o tom, balancear as sombras, aumentar e diminuir o contraste e outras coisas mais, além de poder incrementar sua imagem com diferentes tipos de molduras para dar um toque especial. Tudo isso de forma simples e fácil.
Se você ainda não é um usuário, vamos ensinar aqui como abrir uma conta para poder curtir de forma divertida essa nova mania.

Publicidade


DO QUE VOCÊ PRECISA
- Um smartphone, tipo iPhone ou aparelho com sistema Android. Usuários de Mac podem baixar o programa também no iPad ou iTouch. A ferramenta ainda não está disponível para usuários de Windows
- Baixar o aplicativo pela loja do seu smartphone (gratuito)
- Acesso à internet (via linha de dados ou wi-fi)
- Abrir uma conta no Instagram

ABRINDO UMA CONTA
Confira a seguir o passo a passo para ter seu perfil no Instagram.


1. Entre na loja do seu smartphone e faça o download gratuito do aplicativo Instagram. Lembre-se de que este app é um programa feito especificamente para internet móvel. Ainda que seja possível acessar sua conta de qualquer computador, você fica limitado a algumas ações, que só terá via smartphone.


2. Feito o download do programa, acesse-o. Aparecerá uma tela com a opção de criar sua conta. Acesse REGISTER.


3. Antes de escolher seu login e senha, toque no quadradinho PHOTO e na sequência escolha uma imagem para aparecer no seu perfil. Você poderá trocá-la a qualquer momento. Se preferir, pode puxar sua foto de perfil da conta do Facebook ou tirar uma outra na hora. As opções são várias.


4. É hora de escolher seu nome de usuário e senha. No espaço USERNAME (nome de usuário), coloque o nome que você quer que apareça. Se digitar um que não esteja disponível, vai surgir uma mensagem na tela. Para demonstrar aqui, criamos a conta runbrazil. Como no Twitter, seu nome aparecerá na rede com um sinal de @ antes, como @runbrazil. Nome aceito, é só escolher a senha.


5. Após isso, nos campos na parte de baixo da mesma tela, coloque seu e-mail e depois o nome que você quer que apareça. Pode ser igual ou não ao seu username. Nesse caso, não há problema de haver homônimos registrados. O que vale para identificá-lo é seu username (@runbrazil), que aí sim tem que ser exclusivo. O phone é opcional. Assim que der DONE, seu perfil está pronto. Agora é só usar.


ESCOLHER, REALÇAR... E POSTAR


O Instagram é muito simples e intuitivo. Quem já está acostumado com outras redes sociais, como Facebook ou Twitter, não terá problemas em usá-lo.


Escolhendo a foto: Veja que, na sua tela inicial, os ícones localizados no top inferior são seus botões de navegação. Para postar uma imagem, acesse o botão do meio (ícone de uma câmera fotográfica). Você é levado para a câmera do seu smartphone. Você pode fazer uma foto na hora para postar ou escolher uma dos seus arquivos (ícone do lado esquerdo). Depois de escolhida, é possível centralizá-la na tela da forma que quiser, bem como dimensioná-lo com os dedos. Quando estiver ok, pressione CROP (à direita, no top superior da sua tela).


Realçando a imagem: Vai aparecer uma tela para você poder escolher os famosos filtros (na parte debaixo da tela), que vão dar aquele ar especial à sua foto. Escolha um deles. Há outras coisas que podem ser incrementadas nessa mesma tela antes de postar seus cliques, como girar a imagem (ícone 1 da esquerda para a direita), colocar moldura (ícone 2), desfocar uma parte da foto, bordas (ícone 3), balancear as sombras, tornando o que é claro mais escuro e o que está escuro mais claro (ícone 4). Com o tempo você vai aprender a mexer nisso de acordo com o que mais lhe agrada. Quando a postagem estiver do seu agrado, acesse NEXT.


Postando a foto: Agora é só escolher o que escrever (não é obrigatório) e postar. Essa tela dá também a possibilidade de você adicionar pessoas (ADD PEOPLE) da sua lista de following no post, mapear a foto (ADD TO PHOTO MAP), dar um nome para o local em que foi tirada (NAME THIS LOCATION) fazendo uma busca dos locais ou mesmo criando um local, e ainda compartilhar com outras ferramentas usadas por você (SHARE), como Facebook, Twitter, Tumbrl, Flickr, Foursquare, além de poder enviar por e-mail. Tudo definido, é só acionar o SHARE. Pronto. Sua fotografia já foi postada no seu perfil.


AS FERAS POR AQUI
No começo de fevereiro deste ano, o site www.runitfast.com listou 20 contas no Instagram que todo corredor deveria seguir. Na listagem, havia alguns perfis conhecidos, como o de Andy Baldwin (@drandybaldwin), ou Dr. Andy, que ficou famoso nos EUA por sua participação no "The Bachelor"; e o de Josh Cox (@josh_cox), corredor de elite de ultradistância, recordista dos 50 km nos Estados Unidos.
Além de figurinhas carimbadas, outros corredores não tão conhecidos foram também reverenciados pela forma agradável como usam a ferramenta. Nessa lista de "anônimos" apareceu um brasileiro, o santista Carlos Henrique Nascimento da Silva (@carlossilva07), como um dos 20 perfis que todo corredor deveria seguir, por seu bom gosto na postagem e diversidade das cenas.
Por incrível que pareça, foi com surpresa que nosso "mestre" no Instagram recebeu essa notícia, apenas quando foi procurado para esta matéria da CR. "Realmente não sabia. Estou sabendo exatamente agora", disse o corredor, ao mesmo tempo surpreso e feliz por ter sido citado. Carlos Henrique, corredor há 3 anos, tem sua conta no Instagram desde 2011.
Mas o que será que o perfil dele tem de diferente para ter chamado atenção dos gringos? Quem responde é o próprio: "Posto fotos das corridas que faço pelo Brasil, tentando até ajudar as pessoas a selecionar suas futuras provas". Mas será que é só isso? Não! Se você entra no perfil do corredor, percebe logo de cara não só o bom gosto na hora de selecionar as imagens, que não são apenas de corrida, mas também mostram de forma divertida vários momentos do seu dia a dia, como também sua criatividade.
Apesar da quantidade de filtros disponíveis para melhorar as imagens, Carlos prefere usar pouco desse artifício. "Acho que a foto fica muito artificial." Entre seus preferidos no Instagram, o santista cita os perfis de @loucosporcorrida, @correndoporai, @sylvinhapoz e @cidaladaga (citada mais abaixo).


Dica: "Poste fotos bacanas e utilize algumas hashtags conhecidas para que seu perfil comece a ser visualizado por outras pessoas" - Carlos Henrique


Adriano Bastos
Mestre do marketing pessoal, mesmo com pouco tempo utilizando a ferramenta, o octacampeão da Disney, Adriano Bastos (@adrianobastosdisney), vem mostrando desde o final do ano passado que manja do negócio. "Gosto de postar fotos que retratam o meu dia a dia, tanto os momentos de lazer, quanto os meus treinamentos, competições, minha assessoria esportiva e alguns dos alunos", comenta o atleta, o qual destaca procurar passar através de tudo que publica, mesmo sendo um atleta de elite, que não precisa abrir mão das boas coisas da vida. "Mostro nas fotos que me alimento sem encanação. Como o que tenho vontade e não preciso deixar de tomar cerveja - umas das coisas de que mais gosto. Considero uma ferramenta legal, para mostrar que dá para fazer tudo que uma pessoa normal faz, mesmo sendo corredor profissional. Nada de dieta ou frescuras."
Diferentemente de Carlos Henrique, Adriano é adepto dos filtros para realçar, dar mais luminosidade ou destacar as cores. No entanto, ele diz que muitas postagens ficam tão boas, que nem é necessário mudar.


Entre os perfis mais bacanas, Bastos cita alguns especiais. "Gosto do perfil da @cmteam, da equipe da triatleta Carla Moreno, que também tem sua conta pessoal (@carlamorenotri). Os dois retratam bastante a rotina dos triatletas que treinam na equipe e as imagens são bem elaboradas. Sigo também o Instagram do Wanderlei de Oliveira (@wo18), que posta bastante coisa legal, o do Solonei Silva (@soloneisilva), e o da Bell Genjian (@bellgenjian)."


DICA: "Procure registrar momentos que representem algo agradável e feliz para você e tente passar a emoção dessa cena às outras pessoas. Os filtros também sempre ajudam a dar vida à foto, realçando detalhes" - Adriano Bastos


Aparecida Ladaga


A santista Maria Aparecida Ladaga Nogueira (@cidaladaga), citada aqui por nosso entrevistado Carlos Henrique como um perfil interessante para seguir, faz jus a essa citação. Corredora desde 2009, ela descobriu o Instagram em março de 2012 e, como diz, "foi paixão ao primeiro clique". Com a ferramenta, Cida conseguiu juntar duas grandes paixões: correr e fotografar. "Utilizo diariamente com cenas do cotidiano, paisagens e treinos de corrida de rua. Gosto de fazer algumas composições, principalmente com a natureza. Moro em Santos e as fotos de que mais gosto são feitas na praia, um lugar simples e belo demais. Observo a foto como um todo, desde a composição até o que ela transmite", conta Cida, que define da seguinte forma o que vai ser postado: "Se a imagem me agradou e consegue eternizar um momento mágico, está pronta para ser postada".


O que ela mais curte de ver postado na sua timeline são cenas criativas, verdadeiras e que transmitam algo a mais. "São fotos que 'falam'. Cenários em que eu queria estar ou por trás deles", brinca a santista, que diz também não gostar de ver fotos prontas, copiadas, mensagens ou várias imagens seguidas de um mesmo assunto. "Acho melhor escolher sempre uma ou outra imagem para postar." Entre os perfis que mais admira e mais capazes de transmitir aquilo que pensa sobre a ferramenta, Cida aponta o @correndoporai, o @loucosporcorrida, o @correrpelomundo e o @shoes4runners como alguns dos seus favoritos.


Dica: "Procure uma composição que o agrade e registre o que você mais ama. Faça muitas e muitas fotos. Poste e compartilhe com os amigos seus melhores momentos" - Cida Lagada

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados