Revista Contra-Relógio
// Na Montanha //

Cinco cidades para conhecer e correr no 2º semestre

Edição 237 - JUNHO 2013 - ANDRÉ SAVAZONI

Não há como dissociar corrida de montanha e turismo. A viagem, por si só, é uma aventura e ao mesmo tempo um relaxamento. Aqui damos opções em 5 estados.

Nove entre dez corredores afirmam, sem pensar duas vezes: o principal atrativo das corridas em montanha são as viagens. O turismo, o final de semana da prova, a gastronomia, os lugares visitados (alguns só possíveis devido à corrida). Um atrativo que é ainda maior no Brasil, tão rico em diversidades, com a mistura geográfica do interior e do litoral. Não que as provas fiquem em segundo plano, mas ao escolher para onde ir, o que realmente pesa é o local. Quanto mais belo, melhor.
As inscrições para esse tipo de modalidade costumam ser caras, mas há uma vantagem: a maioria dos eventos ocorre em períodos de baixa estação, quando os hotéis e passagens aéreas estão mais baratos. O que compensa um pouco. Assim, separamos 5 cidades em 5 estados para você conhecer (e correr) neste segundo semestre, entre julho e novembro. Todos tinham inscrições disponíveis ou ainda nem abriram o processo até o fechamento desta edição.

Publicidade


28 de julho
Monteiro Lobato-SP - Copa Paulista de Montanha
Informações e inscrições: www.corridasdemontanha.com.br
Cidade do interior paulista, localizada no Vale do Paraíba (região de São José dos Campos e Taubaté), Monteiro Lobato é famosa pelo clima da Serra da Mantiqueira, pela arte, pela culinária caipira e pelas inúmeras belezas naturais. Cachoeiras estão espalhadas pelas montanhas, ou seja, depois de correr, um bom banho refrescante está garantido. Muito melhor do que entrar em um balde de gelo para a tão falada criogenia, não é? Surgiu no auge da cafeicultura e, por isso, guarda vestígios da arquitetura colonial em grandes casarões. Berço do criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o próprio Monteiro Lobato, que dá nome ao município. Em termos de hospedagem, não faltam pousadas, que incluem passeios por trilhas, a cavalo, caminhadas e o conhecido café da manhã no estilo rural, entre outros atrativos. Adeptos de esportes radicais consideram Monteiro Lobato um paraíso. As artesãs locais trabalham com tecido, folhas de taboa, palha de milho e madeira. Nos restaurantes, comida tropeira e caipira. A prova tem duas distâncias, o percurso longo de 12 km e o curto de 9 km, com largada às 8h no Centro de Monteiro Lobato. O limite é de 400 participantes em cada modalidade.


17 de agosto
Bombinhas-SC - K42 Bombinhas
Informações e inscrições: www.bombinhasrunners.com.br
A proximidade da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e as boas condições de visibilidade das águas do litoral fazem Bombinhas ser conhecida como a "capital brasileira do mergulho ecológico". De um lado, águas claras da costa esmeralda que sempre recebem a visita de baleias e pinguins. Do outro, os morros da Mata Atlântica. Colonizada pelos açorianos, Bombinhas mantém as tradições, com gastronomia à base de caldeiradas de frutos do mar e pirões; e do folclore, sempre presente nas festas religiosas. A cidade está a menos de uma hora dos aeroportos de Florianópolis e de Navegantes, que recebem voos de todo o país. Para quem gosta de dirigir, o acesso é pela BR-101. A K42 pode ser feita individualmente ou em duplas (21 km cada um). Há ainda a K12 e a corrida infantil. O percurso passa por 17 das 22 praias, praticamente dando a volta no município, que é o menor de Santa Catarina. As praias mais conhecidas são Bombas, Bombinhas, Quatro Ilhas, Canto Grande, Mariscal e Zimbros. Todas merecem a visita e um mergulho nas águas geladas (o que pode ser feito inclusive durante a corrida, para dar uma respirada ou refrescada, dependendo da temperatura). A largada ocorre às 8h do dia 17 de agosto, um sábado, ou seja, depois, dá para aproveitar bem o final de semana. No trajeto, há pouco asfalto, com trechos em areia (fofa e dura), subidas e descidas íngremes, trilhas e costões à beira-mar. Como agosto é época de baixíssima temporada (há restaurantes que nem abrem), é possível conseguir acomodações com preços reduzidos.


14 de setembro
Canela-RS - Mountain Do Circuito do Charme
Informações e inscrições: www.mountaindo.com.br/provas/canela/
No coração da Serra Gaúcha, Canela está localizada em um cenário privilegiado, que inclui bosques, trilhas, estradas rurais, montanhas e cachoeiras. Tudo isso está incluído no percurso do Mountain Do. Durante a prova, os atletas passam pelo famoso Parque do Caracol, com três opções de distâncias: 4,5, 9,5 e 18 km, com largada às 14h45. Quem quiser aproveitar e testar a forma física, pode enfrentar a escadaria de 927 degraus que conduz à base da Cascata do Caracol. No parque, há ainda restaurante e artesanato local, com opções de malhas, chocolates, estampas, postais e arte em madeira. A cidade faz divisa com a famosa Gramado, que também pode ser visitada durante a viagem - pela proximidade, quem quiser, pode até se hospedar em Gramado. A Catedral de Pedra é outro ponto turístico. Também não faltam belas paisagens serranas, com destaque para o Parque da Ferradura, e programas que envolvem esportes radicais, com atividades como rapel, arvorismo e escalada. Hotelaria e gastronomia não deixam a desejar em Canela. Como a prova ocorre em setembro, no período de baixa temporada, os preços também estão acessíveis. Para quem irá de avião, o aeroporto de Caxias do Sul é uma ótima opção. Para o pós-prova, chocolate, queijo e vinho fazem parte do roteiro. A organização do Mountain Do é conhecida pela excelência de suas provas, com kits generosos.


5 de outubro
Morretes-PR - K21 Paraná
Informações e inscrições: www.k21series.com.br
Na região de Paranaguá, próxima ao litoral paranaense, Morretes é famosa pela culinária, com os restaurantes vendendo o conhecido barreado, iguaria preparada em panela de barro e feita com pedaços de carne e farinha de mandioca. O cozimento dura entre 3 e 12 horas e o prato, de dar água na boca, sendo servido acompanhado por banana da terra e laranja. Pode-se chegar a Morretes de carro (pela famosa Estrada da Graciosa, com 33 quilômetros de curvas em meio a encostas floridas, Mata Atlântica, picos e cachoeiras) ou por trem - a viagem dura 3 horas. São 110 km em meio à Serra do Mar, cortando a Mata Atlântica e passando por 13 túneis e pontes. Esse passeio ocorre aos finais de semana e há três classes de vagões: econômico, turístico (guia e lanche) e litorina (guia, lanche e luxo). No centro, os destaques são as construções históricas bem-preservadas e que hoje abrigam museus e espaços culturais. Já nos arredores, a natureza oferece uma gama de atividades radicais, como as caminhadas pela Serra do Mar que levam aos saltos dos Macacos e da Fortuna; os trekkings no Parque Estadual do Marumbi; e o boia cross pelas águas geladas do Rio Nhundiaquara. Todos esses locais estarão agrupados no percurso do K21.


16 de novembro
Domingos Martins-ES - K21 Pedra Azul
Informações e inscrições: www.k21series.com.br
A 45 km da capital Vitória pela rodovia BR-262, Domingos Martins está na região montanhosa do Estado. A atração do local é o Pico Pedra Azul, com 1.822 m de altura e que será o desafio dos corredores nesta meia-maratona em montanha. O nome deve-se à coloração (azulada, esverdeada e às vezes até amarelada), dependendo da hora em que recebe a luz solar - a estimativa é que mude de cor 36 vezes ao dia em média. A região foi apontada pela ONU como o terceiro melhor clima do mundo para se viver, tendo temperatura amena, fria para padrões brasileiros, com 19 graus em média. Todo o município de Domingos Martins conta com um relevo acidentado e montanhoso, o que deixará o K21 ainda mais difícil e atraente. Há toda uma estrutura para o turismo de montanha. A região tem ainda rica biodiversidade e diversas espécies endêmicas. Foram catalogados 182 espécies de aves, 51 de bromélias e 126 de orquídeas. No parque há cobras, veados, macacos, preguiças, aves e algumas onças - ou seja, treine para não ser o último e ter que dar uma acelerada no final! O parque é aberto para visitação de terça-feira a domingo. Às segundas-feiras fica fechado para manutenção.

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados