Revista Contra-Relógio
// Medicina Esportiva //

Câncer e corrida; entorse no tornozelo; tendinite; dor na panturilha; dor na panturilha

Edição 206 - NOVEMBRO 2010 - JOSÉ MARQUES NETO


CÂNCER E CORRIDA
Tive um câncer há um ano e ainda faço tratamento. Fiz quimio e radioterapia e esta afetou bastante meu rendimento na corrida, quando voltei aos treinos. Além disso, tenho dores no joelho, no tronco etc. Os médicos dizem que, ao contrário da quimio, a radio não causa efeito algum, e que minha sensação seria psicológica. O que vocês poderiam comentar a respeito? Fico muito cansada depois de treinos, mesmo que curtos.
Tina Lage
, Belo Horizonte, MG

Publicidade


Parabéns pela sua dedicação e coragem em enfrentar doença tão terrível quanto o câncer. Você sem dúvida é um exemplo de vida para milhares de pessoas na mesma situação. Leia a biografia do Lance Armstrong, "De volta à vida", para ter uma idéia do que o atleta profissional passa quando na mesma situação que você. Não creio que a quimio ou a radio geraram tantas alterações em sua estrutura músculo-esquelética para justificar estas dores que você sente após as corridas. Seu desgaste orgânico foi muito grande, e isto sim contribuiu para a diminuição de sua condição cárdio-vascular e músculo-esquelética, o que seguramente está afetando sua capacidade de recuperação. Creio que você possa pedir ajuda a um nutricionista, que vai avaliar seu aporte de nutrientes e determinar se existe alguma suplementação necessária no seu caso.



ENTORSE NO TORNOZELO


Estou com um problema no pé direito, especificamente no tendão. Há 4 meses tive minha primeira torção, ao cair da escada, e agora mais uma torção no pé direito. Fiz raio X e constataram que estou com o meu tendão calcificado; gostaria de saber o que é isto? Pode ter acontecido por causa das torções? Devo levar meu raio X numa fisioterapia para que opinem ou preciso passar por um ortopedista? Existe algo que eu poderia fazer em casa para melhorar ou ajudar enquanto espero atendimento?


Angélica Licinio Machado, Por email



Você relata que sofreu um entorse de tornozelo há 4 meses, e um novo episódio de entorse recentemente. Normalmente o mecanismo de entorse é virar o pé para dentro, afetando o complexo ligamentar lateral do tornozelo, mais notadamente o ligamento fíbulo-talar anterior. Você menciona que seu RX apresentou uma calcificação no tendão, que nada mais é do que um pedacinho de osso na porção interna do tecido tendíneo. Porém, qual tendão é este? Ou será que o ligamento apresentou uma calcificação? De qualquer forma, não creio que a calcificação esteja relacionada ao seu quadro de entorse atual. Sugiro que marque uma consulta com um ortopedista para lhe mostrar o RX, examinar seu tornozelo e com certeza pedir outro exame de imagem. Faça compressas de gelo em casa, 3 vezes ao dia por quinze minutos, e tente começar as sessões de fisioterapia para abreviar sua recuperação.



TENDINITE


Sou assinante juntamente com o atleta Eder Araujo Lima, e gostaria de saber como me livrar de uma tendinite no tendão de Aquiles, que me perturba desde a última São Silvestre.


Jesus Leopoldino de Souza, Cassilandia, MS



A tendinose do tendão de Aquiles é uma das situações mais difíceis de tratar em ortopedia e medicina do esporte. O tendão é um tecido pouco vascularizado, portanto recebe pouco suprimento sanguíneo, e isto se constitui em uma das teorias que explicariam a dificuldade de reparação deste tipo de tecido. Algum exame de imagem sempre é indicado para se ter idéia sobre qual o local que está acometido, pois a bursa retro-tendínea pode ser a parte mais afetada, o que mudaria o tratamento. Sessões de fisioterapia, exercícios excêntricos para a musculatura da panturrilha, compressas de gelo, aplicações de substâncias esclerosantes e uso de calcanheira são recomendações frequentes dentro da prática clínica, mas os resultados são a longo prazo. Consulte um ortopedista especialista em medicina do esporte para a correta avaliação e condução do seu caso.



DOR NA PANTURILHA


Sou corredor e tenho sentido muita dor na panturrilha, mesmo fazendo um bom alongamento. Em 2004 realizei uma cirurgia de varizes nas pernas e retirei algumas veias. Será que essa operação afetou meu condicionamento ou estou apenas com fadiga muscular?


Antonio Carlos de Sousa, Belo Horizonte, MG



Creio que a cirurgia para a retirada de algumas veias possa influenciar seu condicionamento, desde que sejam veias importantes que foram retiradas, como a safena. A fadiga muscular também pode explicar estes sintomas, mas sugiro que procure um cirurgião vascular e realize um exame de Eco-Doppler de membros inferiores para auxiliar na condução do caso.

2 Respostas para “Câncer e corrida; entorse no tornozelo; tendinite; dor na panturilha; dor na panturilha”

  1. Olá e feliz 2011!!!
    Obrigado por terem respondido minha pergunta sobre dores na panturrilha… estou mudando meus hábitos alimentares e trabalhando os músculos, extensores e flexores, da panturrilha e tenho sentido bons resultados.

  2. ola, eu fiz uma cirurgia vascular para tirar a veia safena da perna, apos a cirurgia eu estou fazendo compressa com gelo, e outra hora faço compressa quente. gostaria de saber se pode fazer esse tipos de compressas.

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados