Revista Contra-Relógio
// Tecnollogia //

Aplicativos de corrida para seu smartphone

Edição 285 - JUNHO 2017 - LUCIANO MARTINS

Quatro opções para corredores que estão buscando motivação e métricas para o controle de seus treinos

A corrida é um dos esportes que mais cresce. Todos os dias surgem novos corredores. Alguns iniciam para tratar problemas de saúde, por indicação médica, outros para ter um hobby. E outros pelo simples fato de gostarem de se exercitar.
Com a prática do exercício, muitos começam a sentir necessidade de um controle da atividade física e, assim, passam a procurar estratégias para melhora do desempenho. O mais simples e usual tem sido recorrer ao smartphone. Com ele, basta ir à loja online do seu aparelho, onde existe uma infinidade de opções. Diversos softwares para controlar ritmo, distância, calorias, velocidade, entre outras tantas coisas.
Baseado nisto, fizemos uma pequena seleção de aplicativos para turbinar sua corrida. Muitos possuem redes sociais de corredores filiados, sendo possível ver uma lista de usuários, com suas distâncias percorridas. Eles geram uma espécie de ranking que classifica os usuários e, desta forma, procuram motivar as pessoas a realizar novas atividades.

Publicidade


RUNTASTIC. Não é um aplicativo desenvolvido apenas para corredores, mas para qualquer indivíduo que pratique atividades físicas ao ar livre. Ele possui uma plataforma web que permite que o usuário guarde todos seus registros de atividades, embora também seja possível visualizar as informações no próprio smartphone, enquanto na plataforma mais detalhes são exibidos.
O usuário Maiko de Andrade relata que utiliza o Runtastic por causa da praticidade de usar no celular, mas principalmente para saber como anda seu rendimento nas corridas e manter um histórico de evolução. "Gosto do recurso de incentivo; às vezes recebo os instantâneos, que ajudam a dar um gás a mais durante a corrida. Outra funcionalidade que gosto é o monitoramento cardíaco; cheguei a comprar a cinta cardíaca da Runtastic não bluetooth, mas estragou; então adquiri uma genérica que funciona perfeitamente", explica Maiko.


STRAVA. Talvez seja um dos aplicativos mais difundidos no momento. Diversos corredores estão cadastrados e o software se comporta com uma rede social. Todas as atividades realizadas são postadas na linha do tempo e seus seguidores podem visualizar os treinos realizados. Ele possui desafios para motivar os usuários e comparar sua performance com a de outros esportistas. Além do aplicativo para o smartphone, também possui a plataforma web muito bem arquitetada, para que a pessoa possa encontrar todos os recursos disponíveis.
Bruna Michele diz que utiliza o aplicativo por três motivos: a motivação, a informação e o social. "A motivação porque - confesso - muitas vezes venço a preguiça de ir treinar depois de dar uma olhada na linha do tempo do aplicativo e ver tudo o que a galera já fez. Tanto os meus amigos quanto os corredores que eu sigo, por admiração mesmo, todos lá treinando e isso me inspira. Mas também tem um monte de informação: o meu histórico de treinos, gráficos e acompanhamento de evolução. Quem não curte ver que a tendência em determinada fase de corrida está mais rápida? E, pra fechar, aquela social de comentar o mega treino do amigo, parabenizar alguém por uma prova legal ou simplesmente ver um treino carregado junto com aquele parceiro de fé, que sempre nos acompanha. É divertido!"


NIKE+ RUN CLUB. O aplicativo monitora distância, ritmo, tempo e calorias queimadas, usando os recursos no seu smartphone. Com ele também é possível compartilhar todas suas conquistas nas redes sociais e competir com seus amigos através de rankings como, por exemplo, de quilometragem acumulada no mês ou semana, sem conta os desafios personalizados.
Fernanda Lopes relata que corre desde 2011 e sempre utilizou o aplicativo da Nike. "Esta última versão Nike+ Run Club é uma das mais bacanas. O layout ficou mais claro, o histórico está mais fácil de visualizar e ainda tem a integração com o Spotify (serviço de música digital), que no meu caso foi muito comemorada! Pra mim, que não corro sem música, foi uma ótima sacada, pois consigo sincronizar treino e música diretos no aplicativo".


RUNKEEPER. Possui interface intuitiva e oferece estatísticas muito detalhadas sobre a corrida e outros esportes, além de fornecer informações como tempo, ritmo e distância dos trajetos. O corredor pode definir como irá receber informações por áudio, em relação a ritmo, distância e outros dados; é uma infinidade de recursos. E pode ser conectado facilmente com outros aplicativos, sendo então possível agregar novas funcionalidades, como por exemplo, o controle de quilometragem do tênis utilizado.
Taísa Martins diz que o software é válido para quem está iniciando e não quer despender muito gasto em novos equipamentos. "É repleto de informações, mostra na tela do aparelho todos os dados e quando estamos com ele no bolso ou no suporte de braço é possível programar o aplicativo para que ele emita áudio conforme o programado. Podemos selecionar a distância desejada ou o tempo."
Todos estes aplicativos estão disponíveis para smartphones baseados em sistemas Android e iOS.


Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados