Revista Contra-Relógio
// Tecnollogia //

Acessórios essenciais para incrementar seu smartphone

Edição 280 - JANEIRO 2017 - FERNANDA PARADIZO

Com a facilidade de poder postar as imagens e vídeos imediatamente nas redes sociais, cada vez mais os smartphones estão substituindo as câmeras fotográficas convencionais. Se você é adepto do uso dos smartphones e busca melhorar a qualidade de suas imagens nas corridas, listamos 5 acessórios essenciais para incrementar seu smartphone.

1. Carregador de bateria portátil: Ter um carregador de bateria portátil, daqueles que você simplesmente pluga no celular em qualquer lugar para dar uma carga extra, é essencial para não perder nenhum detalhe do evento. Mesmo que você não use seu smartphone ao longo da prova, o carregador é um item importante, principalmente nas provas com programação intensa, como maratonas no exterior ou fora da sua cidade, quando você tem uma sequência de eventos e não é possível voltar para o hotel para fazer a recarga do seu celular entre um evento e outro.
No dia da prova, você terá carga extra para registrar não apenas a corrida (se você faz questão de correr com o celular) mas aqueles momentos antes e depois. Existem vários modelos no mercado. Aqueles com apenas uma carga, tipo bastão, são mais leves e podem ser levados no bolso, além de serem mais baratos e cumprirem muito bem para o que você necessita.
Valor do investimento: de 40 a 60 reais

Publicidade


2. Pau de selfie: Se a intenção é que você apareça na foto ou até fazer alguma imagem em ângulo diferente, como do alto ou de lado, esse tipo de acessório é ideal para conseguir registros diferenciados. Fique atento no caso de usar durante a prova para não atrapalhar o andamento da corrida. Muitas provas no exterior não permitem, ou desaconselham, o uso do pau de selfie. Opte por um modelo em que você consiga fixar bem o celular e possa acionar seu smartphone via bluetooth, em que o botão do clique pode ser disparado na ponta do bastão ou mesmo por um controle remoto.
Valor do investimento: de 20 a 60 reais


3. Tripé: Esse acessório pode ser importante em várias situações. A principal delas é quando vai fazer uma entrevista com alguém. Se você fixar o tripé em um banquinho ou em um tronco de árvore, por exemplo, sua gravação ficará perfeita, sem tremer. O tripé também será útil no caso de precisar de takes mais longos de uma corrida, como uma chegada de prova ou uma passagem mais longa de corredores em que você queira salientar um bonito cenário de fundo.
Imagens feitas em ambientes com pouca luz também serão favorecidas com o uso do tripé. Além disso, se você faz suas viagens de corrida sozinho ou mesmo se não quer que suas fotos tenham sempre cara de "pau de selfie", um tripé será essencial. Lembre-se que, quando você usa a câmera do seu celular acionada pela tela da frente, você está trabalhando com a imagem invertida.
Valor do investimento: de 20 a 50 reais


4. Grande-angular: Entre todos os acessórios, esse talvez seja o que mais vai alterar a qualidade das suas fotos. Uma lente grande-angular abre seu ângulo de visão e pode ser útil para pegar trechos de provas mais abertos ou mesmo situações em que você queira incluir na imagem toda aquela turma de amigos. Há vários modelos no mercado. Os mais simples, e mais em conta, são aqueles com um clipe para prender no smartphone. Se quiser gastar um pouco mais, vale adquirir um modelo que já vem com macro, que será útil para fazer fotos bem de perto, como de uma medalha.
Valor do investimento: de 30 a 70 reais


5. Aplicativo de fotografia: As câmeras embutidas no smartphone são simples e você não consegue ter o controle total da sua imagem. Existem alguns aplicativos que podem ser comprados na sua Google Play (A Better Camera, Camera FV-5 e Camera Zoom FX), Windows Store (One Shot e Camera 360) ou Apple Store (Camera +) e que transformam seu smartphone numa câmera "profissional", fornecendo vários recursos bacanas para incrementar e melhorar as imagens, como exposição de luz, foco, timer, balanço de branco e outros. Alguns possuem até recursos para vídeo. E vários desses aplicativos são gratuitos, mas, para conseguir liberar todos os recursos, você terá que baixar a versão paga.
Valor do investimento: de 10 a 30 reais


Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados