Revista Contra-Relógio
// Contra-Corrente //

8 opções de maratona em setembro e outubro

Edição 227 - AGOSTO 2012 - TOMAZ LOURENÇO

Escolha: Pro Adidas no Rio ou Punta dia 9/9; Foz, Floripa ou Recife dia 30/9; Buenos Aires, Sparkassen ou Budapeste dia 7/10.

Publicidade


Muita gente correu a Maratona do Rio, a K42 ou a de Blumenau ou ainda a de Londrina, sem contar as muitas meias em julho/agosto. Agora vem mantendo a forma, e como o condicionamento não desaparece rápido, tem condições de encarar os 42 km, com um treino final neste mês (para o Rio ou Punta) ou estendido para setembro, visando a uma das 3 maratonas previstas para o dia 30, ou uma das 3 alternativas no exterior no primeiro domingo de outubro. Vamos comentar sobre essas 8 opções.


A Maratona Pro Adidas (www.yescom.com.br/maratonapro/2012/portugues/) trata-se de uma primeira edição e com características distintas. Para começar, é necessário ter tempos de até 4 horas em alguma maratona oficial nos últimos 4 anos, ou 1h45 em uma meia-maratona, para se inscrever. Além disso, o tempo-limite é de também 4 horas, não sendo computados os que chegarem depois. O percurso é o muito conhecido "pelo Aterro do Flamengo", todo plano, compreendendo 3 voltas de 14 km, além dos 195 metros a mais na última volta. Como a largada é às 7 horas e há muita área sombreada no percurso pelo Aterro, não deverá ser uma maratona muito dura, apenas com o inconveniente das 3 voltas, apesar de muita gente gostar de percursos assim, para ver e ser visto/estimulado pelos amigos e parentes.


No mesmo domingo de setembro acontece a Maratona de Punta del Este, no Uruguai (www.maratondepuntadeleste.com.uy), que guarda semelhanças com a prova carioca, mas oferece também meia-maratona e 10 km. Ao nível do mar e com percurso predominantemente plano, mas não na forma de voltas, é bem organizada e tem tido expressiva participação de corredores brasileiros, inclusive de pessoal da CR. Aliás, este editor estará lá em busca do índice para Boston 2013, aproveitando o que para nós é sempre um fator extremamente favorável para resultados, ou seja, as baixas/amenas temperaturas. O pessoal da organização é extremamente simpático e educado, e estima um crescimento de 50% nas inscrições este ano, entre eles de 200 brasileiros. Além do site, pode ser contatada através dos agentes de turismo oficiais no Brasil: MG - petrus@ruylage.com.br; SP - maratones@xtravel.com.br; RS - contato@maratonasnomundo.com.br



NO MESMO DIA! A situação do dia 30 de setembro é um pouco esdrúxula, na medida em que num país de 10 maratonas com percurso aferido, 3 acontecem no mesmo dia! Mas como são em locais bem distantes entre si, tornam-se opção interessante para corredores dessas regiões.


A Maratona de Foz (www.sescpr.com.br) apresenta um percurso duro. Praticamente todo por estrada asfaltada, sai da Usina de Itaipu, cruza Foz do Iguaçu e termina ao lado das Cataratas, sempre com muitas subidas e descidas, mas também partes planas. A largada principal às 7 horas minimiza as adversidades do trajeto, desde que a temperatura ajude no dia e principalmente o sol não dê as caras. A boa premiação para os primeiros e nas faixas etárias atrai muitos corredores competitivos de todo o Brasil, que parece serem pouco afetados pelas adversidades do trajeto.


A Maratona de Floripa (oficialmente de Santa Catarina - www.maratonasc.com.br) passou por mudanças na organização, no último ano. Não tem mais premiação nas categorias de idade e o percurso sofreu pequenas alterações. Continua praticamente todo plano, mas agora com largada e chegada na Passarela do Samba, além dos corredores cruzarem esse mesmo local mais duas vezes. A largada principal é às 7h30. No ano passado terminaram apenas 308, o menor número entre todas as maratonas brasileiras.


A Maratona do Recife (www.maratonamauriciodenassau.com.br) está indo para sua 3ª edição, com a fama de ser a de maior premiação no Brasil (R$ 32 mil para os campeões!), o que deverá atrair muitos atletas de elite, que se dividirão entre a maratona pernambucana e a de Foz. Também oferece dinheiro nas faixas etárias, além de sortear um carro entre todos os inscritos, detalhe sempre estimulante para as inscrições. No ano passado a prova não foi oficializada, em função do encurtamento do percurso, em decorrência de inundações na véspera.


AS TRÊS LÁ DE FORA. Novamente há uma coincidência de data no dia 7 de outubro, mas envolvendo 3 provas muito diferentes. Isso sem falar de Chicago (inscrições esgotadas) e de Guayaquil, no Equador, esta bastante modesta.


A Maratona de Buenos Aires (www.maratondebuenosaires.com) é simplesmente a maior da América Latina, com 5,5 mil concluintes em 2011, entre eles 644 brasileiros, a mais expressiva participação nossa no exterior. Largada às 7h30, percurso plano e temperaturas amenas/frias, além de bom abastecimento, são fatores que explicam a atração da prova portenha, para a obtenção de resultados rápidos, como acontece com Punta. Nosso editor da arte, Sérgio Rocha, estará lá em busca do primeiro sub 3h30, assim como vários assinantes sorteados na promoção dos 18 anos da CR.


A Sparkassen Marathon (www.sparkassen-marathon.at) foi motivo de matéria na CR de dezembro de 2011 e já passou a ser desejada por muitos brasileiros. Prova pouco conhecida por aqui, foi revelada pela assinante Jorge Kalmus, da Valinhos, SP, que mostrou ser um evento muito bonito e bem organizado, em 3 distâncias: 42, 21 e 11 km. Com largada numa ilha, para onde os corredores são levados de barco, a principal característica da maratona é que ela cruza 3 países (Alemanha, Áustria e Suíça). Como ponto negativo, a dificuldade do site, em alemão, necessitando usar o Google Tradutor.


A Maratona de Budapeste (www.budapestmarathon.com) foi brilhantemente retratada por nosso colaborador Márcio Carrilho na revista de dezembro de 2009, cuja matéria pode ser lida no site da CR (assim como a da Sparkassen). Também com ótima organização, oferece uma prova paralela interessante: 30 km, largando no km 12 da maratona. A bela capital da Hungria justifica plenamente a participação, mas também são estimulantes o percurso plano e a temperatura agradável. E depois da prova, os corredores podem usar (gratuitamente) as famosas termas, além de terem desconto de 50% em todos os museus de Budapeste. O site está em várias línguas...

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados