Revista Contra-Relógio
// Especial //

26 ótimas maratonas pelos Estados Unidos

Edição 285 - JUNHO 2017 - ANDRÉ SAVAZONI

Seguindo nosso passeio por provas de 42 km, fizemos uma seleção de corridas norte-americanas rápidas, bem organizadas e com inúmeros atrativos visuais, mas pouco conhecidas pelos brasileiros.

Quando pensamos em corridas nos Estados Unidos, o que vem à mente? Maratonas como Boston, Chicago e Nova York, além dos eventos da Disney, principalmente em Orlando (com destaque para a Walt Disney Marathon Weekend e seus desafios) e também na Califórnia, que concentram mais de 90% dos brasileiros em provas naquele país. De vez em quando, temos representantes em outras corridas, como Los Angeles e Marine Corps, por exemplo. Mas o mercado de 42 km e de 21 km é amplamente superior a essa tendência.
Em termos numéricos, são mais de 500 maratonas oficiais e 2 mil meias-maratonas, ou seja, opções não faltam. Dessa forma, em mais uma reportagem da série especial sobre provas de 42 km e 21 km pelo mundo, fizemos uma seleção de 26 eventos nos Estados Unidos (em homenagem à distância em milha, de 26,2) que saem do roteiro "normal" dos brasileiros.
Entre os critérios utilizados, destacamos boa organização, serem provas rápidas e em locais agradáveis, todas com certificação internacional. Boa leitura e escolha!

Publicidade


Big Cottonwood Marathon
9 de setembro de 2017
http://www.runrevel.com/BCM
Nossa viagem pelos Estados Unidos começa por Salt Lake City, capital do Estado do Utah, que tem uma maratona ao mesmo tempo rápida e bela. Entre os atrativos, o percurso em descida e a oficialização como uma das que mais classifica para Boston. Um detalhe: disputada no dia 9 de setembro neste ano, é uma das últimas chances de obtenção do índice já que as inscrições para a edição de 2018 de Boston começam no dia 11 de setembro e os tempos são aceitos até a véspera, ou seja, dia 10!
A definição no site oficial é bem clara e específica: "Este incrivelmente rápido e extremamente belo percurso levará os corredores por estradas em meio a florestas e desfiladeiros das Montanhas Wasatch, em Salt Lake. Com um trajeto em declive rápido e paisagens espetaculares, esta corrida com certeza irá ajudá-lo a bater o recorde pessoal e, finalmente, alcançar o tempo de qualificação para Boston, pois se trata da maratona e da meia mais rápidas do Estado de Utah."
As opções são de 42 km e 21 km, com o site oficial sendo extremamente completo e de fácil navegação, incluindo mapa interativo, vídeos e fotos, além de todas as informações necessárias aos corredores, como dados sobre as certificações dos percursos que, além de tudo, têm poucas curvas, sendo longas retas em descida. As inscrições estão abertas e variam de 100 a 130 dólares para a maratona, dependendo da data.
Salt Lake City está cercada por montanhas sendo uma cidade que une características modernas e um passado interessante e incomum. O vale foi povoado em 1847 por pioneiros mórmons que cruzaram o país, e toda essa história está preservada em construções e museus. Também está localizada a cerca de 1h de carro de Park City, a estação de esqui que foi sede das competições de neve nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002.


Erie Marathon
10 de setembro de 2017
http://eriemarathon.org/
O convite fica claro ao acessar a página oficial do evento: "Descubra porque mais de 30% dos participantes da Erie Marathon qualificam-se para Boston! Plana, rápida e divertida, esse é o lema de nossa maratona. O trajeto é perfeito para ajustar o seu melhor desempenho e atingir um recorde pessoal. Nosso percurso tem belas vistas do Lago Erie, bem como da cidade de Erie, incluindo milhas de costa e de praias, pântanos e caminhos arborizados. Realizada em PresqueIsle, em Erie, Pensilvânia, muitos de nossos participantes acabam voltando ano após ano."
É talvez a maratona mais plana dos Estados Unidos, praticamente sem qualquer variação. São duas voltas no trajeto sempre às margens do Lago Erie e da Baía da PresqueIsle. Piso todo pavimentado e com sombras, além de clima moderado e abundância de estações de hidratação e alimentação (postos de água a cada milha) complementam os atrativos, além da certificação internacional.


Wineglass Marathon
1 de outubro de 2017
www.wineglassmarathon.com
Para quem gosta de corrida rápida e vinho, uma das melhores opções é esta maratona em sua 36ª edição, também com opção de 21 e 5 km. Com percurso oficial, é uma das preferidas para quem busca índice para Boston, por ser em descida. A prova passa por vales e lagos da região vinícola de Finger Lakes, no Estado de Nova York (mas distante cerca de 400 km de Manhattan).
A largada ocorre em Bath, onde os participantes dão uma volta pela cidade de cerca de 6 km, em percurso plano e algumas leves descidas. A partir desse momento, seguem em direção a Corning. Há duas subidas mais íngremes, localizadas entre os km 6 e 8 e depois entre os km 22 e 24, mas, de forma geral, a maratona tem característica de leve declive.
A prova passa por várias pequenas vilas - como Savona, Campbell (palco da largada da meia-maratona), Coopers Plains e Painted Post -, antes de entrar em Corning, onde tem a chegada na histórica Market Street.
Como é um trajeto ponto a ponto, com largada em um local e chegada em outra, todos os participantes são transportados em ônibus da organização e os locais de partida devem ser definidos no ato da inscrição.
Além das rotas de vinho e cervejas artesanais da região, vale a pena passar uns dias a mais no local para fazer compras e visitar os museus, como o Corning Museum of Glass, que tem a maior coleção de copos do mundo - desde a antiguidade até os dias de hoje.


Twin Cities Marathon
1 de outubro de 2017
https://www.tcmevents.org/
A "maratona urbana mais bonita da América". Esse é o slogan da Twin Cities, entre as "cidades gêmeas" de Minneapolis e St. Paul. Trata-se de um percurso em descida e que passa por diversos parques, quatro lagos, rios e avenidas arborizadas (são quase 20 km na beira da água), com cerca de 300 mil torcedores espalhados ao longo dos 42 km. Entre os pontos turísticos principais, a Catedral de St. Paul (com os sinos tocando para os corredores) e a chegada na frente do Capitólio estadual.
Mesmo sendo em downhill, o trajeto tem algumas subidas, sendo uma mais íngreme entre os km 32 e 35, ou seja, é preciso se preparar para essa elevação, porém, no restante, constantes descidas que fazem a maratona também uma das mais rápidas dos Estados Unidos. A programação de eventos prevê provas de 5 e 10 km no sábado, e de 10 milhas (16 km) e a maratona no domingo.


St. George Marathon
7 de outubro de 2017
http://www.stgeorgemarathon.com/
Pode ser que você ainda não tenha ouvido falar dessa prova, mas ela aparece tanto no topo de organização dos Estados Unidos (lembrando que estamos em um país com mais de 500 maratonas oficiais por ano) quanto no de classificação para Boston, sendo uma das top 10 no ranking das que mais classificam corredores.
Porém, são 7,8 mil vagas "apenas" e neste ano não haverá uma loteria para definir os participantes, como ocorria tradicionalmente. As inscrições abriram em abril e vão até o dia 30 deste mês. Além da questão de uma prova rápida, a St. George Marathon destaca-se ainda pela beleza do cenário, nas montanhas do Pine Valley.
Da largada à chegada, a prova desce cerca de 800 metros. Durante os 42 km, há algumas leves subidas, principalmente até a passagem da meia-maratona. Destaque especial para o público na parte final, quando o circuito entra no centro de St. George e as pessoas ficam alinhadas para aguardar a passagem dos corredores.


Steamtown Marathon
8 de outubro de 2017
https://steamtownmarathon.com/
Localizada no Estado da Pensilvânia, no condado de Lackawanna, Scranton está distante apenas 190 km de Nova York. A Steamtown Marathon tem uma das médias mais baixas de tempo de conclusão nos Estados Unidos e qualifica de 22% a 25% dos corredores para Boston.
É putra prova "morro abaixo" (principalmente na primeira metade), intercalada com planos, mas com algumas subidas no início e nos 5 km finais. Assim, os organizadores destacam que, embora o percurso de Steamtown possa ser rápido, não é necessariamente fácil. "Despencar" pelas colinas nos primeiros 15 km pode judiar bastante dos músculos do quadríceps, além dos já citados três montes ascendentes na reta final.
A maior parte do trajeto passa por ruas locais de 14 pequenas comunidades rurais dessa parte da Pensilvânia, sempre com grande número de torcedores, de bandas e de cheerleaders. Por cerca de 7 km, os corredores percorrem uma trilha beirando o Rio Lackawanna, no ponto mais bonito da prova.
No total, ao longo da maratona, 14 postos oficiais de hidratação (com água e isotônico) e outros de alimentação com gel de carboidrato e lanches. Como segurança, ciclistas de diversos clubes de bike da região ficam circulando pela prova para prestar assistência.


Mohawk Hudson River
8 de outubro de 2017
http://mohawkhudsonmarathon.com/
Uma maratona (com opção também de 21 km) percorrida ao longo dos rios Mohawk e Hudson, passando por 29 km de ciclovias pavimentadas e pela cidade história de Watervliet. Com certificação internacional, o trajeto tem início no Central Park em Schenectady e termina na ciclovia no centro de Albany.
Uma das atrações é que os corredores passarão bem em frente ao Watervliet Arsenal, histórica fábrica de canhões. A empresa de munições abriu em 1813 e até hoje é uma grande produtora.
O curso, ponto a ponto, é plano e considerado bem rápido. A meia-maratona larga exatamente na passagem dos 21 km da maratona, ou seja, na segunda metade há mais pessoas correndo, o que ajuda na parte psicológica.
A organização, porém, alerta que as ciclovias não estarão fechadas para uso público e as estradas da cidade seguem abertas ao tráfego de veículos. Há toda uma orientação nas cidades sobre o evento, mas por causa desse quesito é vetado o uso de fones de ouvido tanto para os corredores quanto para os funcionários ou voluntários.
Albany está distante apenas 219 km de Nova York. Como são poucas vagas nas provas, as inscrições acabam rapidamente, por isso é preciso se programar com antecedência. A organização fornece o transporte para a largada, que deve der reservado na inscrição. Há ainda um jantar de massas no sábado.


Portland Marathon
8 de outubro de 2017
http://portlandmarathon.org/
A Maratona de Portland chega nesta temporada à 46ª edição, ou seja, é mais antiga do que qualquer prova de 42 km no Brasil. Trata-se de uma das melhores corridas na região do noroeste dos Estados Unidos, nas margens do Oceano Pacífico e próximo de Seattle e da divisa com o Canadá, principalmente de Vancouver.
A largada e a chegada ocorrem na região central de Portland, com os corredores cruzando por duas vezes o Rio Willamette e fazendo um agradável passeio pela cidade, incluindo a orla, a cidade velha e bairros residenciais. São longas retas e poucas curvas.
O trajeto é predominantemente plano, em leve descida a partir do km 23, mas há duas boas subidas, uma entre os km 3 e 5,5 e a outra do km 24 ao 27, quando os participantes cruzam a St. John's Bridge.
Outro atrativo é o kit de participação, que conta com camiseta de manga longa, uma medalha de finisher, uma moeda colecionável, um cartaz e uma muda de árvore para ser plantada, entre outros itens.
Localizada no Estado de Oregon, Portland é atualmente uma das cidades mais ecológicas do mundo (por isso a muda de árvore no kit), com carros movidos a bateria elétrica e prédios construídos com materiais reutilizados. Pelo menos um quarto da população se locomove com bicicletas, percorrendo as diversas ciclovias espalhadas pelo lugar.
A cidade é cercada pela natureza, com muitos parques propensos a trilhas. A vida noturna também é agitada, com diversos bares, cervejarias artesanais (é considerada a "capital da cerveja", ou seja, a comemoração pós-maratona é garantida). A segurança é outro atrativo de Portland.


Maui Marathon & Half Marathon
15 de outubro de 2017
http://mauimarathon.com/
Deixamos um pouco o continente para chegar ao Havaí, que é um dos 50 estados norte-americanos, no meio do Oceano Pacífico. Uma das novidades a partir deste ano é que o evento passa a ser realizado um mês antes do tradicional, para minimizar os efeitos do calor. Sem dúvida, um ganho para os corredores.
O trajeto dos 42 km larga próximo do Aeroporto de Maui e parte em direção à orla. Assim, a partir do km 14, é todo feito pelo litoral, no sentido do lado ocidental da ilha. A variação de altimetria, com pequenas subidas, ocorre da largada ao km 5 e do km 8 ao 9,5. Depois algumas descidas até o km 14 . Desse ponto em diante, tudo absolutamente plano.
Maui é a segunda maior ilha do Havaí e muito procurada por casais. Mistura cultura e história, com um visual incrível. Praias com ondas, campos de golfe, regiões para mergulho, pequenas cidades, vegetação e cachoeiras fazem parte dos atrativos. Além de praias de areias negras, estradas que serpenteiam as encostas verdejantes e enormes vulcões extintos, Maui também retrata muito bem a cultura havaiana e todos esses fatores estão presentes na maratona.


Seven Bridges Marathon
15 de outubro de 2017
http://sevenbridgesmarathon.com/
Como seu nome diz, o percurso desta maratona cruza sete pontes sobre o famoso e emblemático Rio Tennessee ao longo dos 42 km (na meia são quatro pontes e, nos 5 km, três pontes). A prova ocorre em Chattanooga, localizada do outro lado da fronteira da Geórgia e cercada por montanhas.
O evento cresceu junto com a cidade e hoje é uma tradição local. A largada ocorre no Coolige Park, na área norte de Chattanooga, mesmo ponto da chegada.
A história de Chattanooga remonta à época de retirada dos povos indígenas americanos nos anos 1830 até a história da estrada de ferro e dos trens dos anos 1850. O rio e os trens foram elementos importantes durante a Guerra Civil Americana dos anos 1860. O destaque do centro é o maior aquário de água doce do mundo, o Tennessee Aquarium. Por conta do rio, os esportes e as atrações aquáticas fazem parte da cultura local. Assim, é possível fazer um cruzeiro com jantar a bordo do Southern Belle Riverboat, conhecer o catamarã que chega a 88 km/h no River Gorge Explorer ou ver o rio bem de perto praticando stand-up paddle ou em um caiaque.
Há mais de 20 anos, Chattanooga é líder do movimento ecológico verde, com um serviço de traslado elétrico gratuito, estações de recarga gratuita para automóveis elétricos e até mesmo estacionamento preferencial para carros com baixo nível de emissões de poluentes. Você pode apreciar a área revitalizada à margem do rio, andar pelos 20,8 quilômetros pavimentados da River Walk, com parques municipais e restaurantes, ou pedalar uma bicicleta do Bike Share System (sistema de compartilhamento de bicicletas), disponível por menos de US$ 10 por 24 horas. À noite, há uma variedade de restaurantes e casas de shows que oferecem música ao vivo.


Columbus Marathon
15 de outubro de 2017
http://www.columbusmarathon.com/
Columbus, no Mississippi, reúne um conjunto de belas casas histórias, que atraem visitantes para vivenciar o passado e a cultura do local. É a terra natal do dramaturgo Tennessee Williams, vencedor do Prêmio Pulitzer, com a antiga moradia dele sendo um dos pontos turísticos.
Conhecida no sul como a "cidade que tem de tudo", Columbus é extremamente receptiva, com atrações durante o dia e à noite, além de opções excelentes de acomodações, como pousadas históricas (cama e café).
A largada e a chegada tanto da maratona quanto da meia ocorrem no North Bank Park. Os percursos têm boas retas, mas não são planos, com uma variação de altimetria constante. Em média, o evento conta com 18 mil participantes.


Richmond Marathon
11 de novembro de 2017
http://www.richmondmarathon.com/
"A Maratona mais amigável da América". Esse é o slogan em destaque no site oficial, bem completo e de fácil navegação. Será a 40ª edição, com um percurso plano e extremamente bonito. Richmond é conhecida pela arte de rua e vista para o rio, arquitetura histórica e belos parques, e o trajeto engloba todos esses fatores. Além disso, há durante os 42 km apresentações de bandas ao vivo, DJs e "áreas festivas" para ampliar o incentivo aos participantes. Por sinal, as comemorações prosseguem após a linha de chegada com uma grande celebração, incluindo pizzas e a cerveja Sierra Nevada.
Capital do Estado da Virgínia, Richmond está localizada a 150 km ao sul da capital Washington. A cultura e a gastronomia estão entre os "carros-chefe" do local, marcado por mais de 400 anos de história. Mais de 20 cervejarias artesanais, alguns dos melhores restaurantes dos Estados Unidos, murais e arte de rua espalhados pelos prédios e paredes da cidade complementam os destaques. Sem falar nos parques ao redor do James River, com corredeiras urbanas para a prática de rafting e locais de calmaria para nadar.


Rock'n'Roll Las Vegas Marathon
11 e 12 de novembro de 2017
http://www.runrocknroll.com/las-vegas/
Las Vegas já tem atrativos de sobra. Shows e os cassinos mais imponentes do mundo. E no período de 11 e 12 de novembro deste ano, conta ainda com a Rock'n'Roll Las Vegas que, além da maratona, tem a opção de 21 km.
A estrutura é a mesma do tradicional circuito, com bandas a cada milha, além do show na chegada. A prova larga de noite, já com um clima bem agradável, sendo extremamente rápida: 21 km e 42 km planos e bem organizados. Para se ter uma ideia da festa, no ano passado um corredor vestido de Elvis Presley venceu a maratona!
Na parte turística, dá para passear pelo Grand Canyon, que fica ali ao lado. Desta relação de provas da Contra-Relógio pelos Estados Unidos, talvez seja a de maiores opções para diversão. Por isso mesmo, o número de brasileiros vem aumentando a cada edição.


Philadelphia Marathon
18 e 19 de novembro de 2017
www.philadelphiamarathon.com
Próxima de Nova York (duas horas de ônibus ou de trem), Filadélfia, terra de Rocky Balboa, é uma cidade tranquila e que conta com uma maratona muito rápida (com opção também de 21 km). A competição é bem organizada, com um site completo e com todas as informações. A expo, realizada no Pennsylvania Convention Center, ocorre bem no centro da cidade, de fácil acesso pelo transporte público.
O percurso é um verdadeiro city tour pelo centro da cidade, passando pelos principais cartões-postais, como o Museu de Arte Moderna, o Museu Rodin, o "Liberty Bell" (o Sino da Liberdade, um dos símbolos mais notáveis da Independência dos Estados Unidos), Chinatown e o zoológico. Além disso, tem belas vistas do Fairmount Park e do Rio Schuylkill.
A Filadélfia está no local onde nasceu o sonho americano e onde foi forjada a democracia da era moderna. Benjamin Franklin, nascido na cidade, liderou o início da inovação norte-americana, criando a primeira universidade, o primeiro hospital e o primeiro zoológico, todos abertos aos visitantes até hoje. Classificada como a "Cidade nº 1 em cultura nos Estados Unidos", a força das artes cênicas, música, cinema, design, moda e culinária está em plena expansão.


California International Marathon
3 de dezembro de 2017
https://runsra.org/california-international-marathon/
Sacramento, capital do Estado da Califórnia, tem uma das maratonas mais bem organizadas e rápidas dos Estados Unidos. Está no top 10 das que mais classificam para Boston. É considerada uma cidade "verde", já que possui o segundo maior número de árvores per capita do mundo, ficando atrás somente de Paris.
Com uma temperatura excelente para correr, aspecto que os organizadores destacam no site oficial, e um percurso quase que totalmente em descida, a prova tem largada em Folsom e chegada em Sacramento, sendo uma opção das mais interessantes para quem busca recorde pessoal ou pretende estrear nos 42 km.
O circuito propicia um tour histórico pela cidade, passando por parte do roteiro que mineradores fizeram na Corrida do Ouro na Califórnia, entre 1848 e 1855.
A prova começa na represa Folsom, atravessa subúrbios rurais e tem a chegada triunfal em frente ao monumental Capitólio. Os organizadores disponibilizam transporte para a largada.


Tucson Marathon
9 de dezembro
http://tucsonmarathon.com/
Uma das mais "fáceis" corridas dos Estados Unidos é também uma das mais bonitas. A Maratona e Meia de Tucson tem percurso ponto a ponto, quase que totalmente em descida, o que favorece a quebra de recordes e é ainda uma excelente opção para quem busca o índice para Boston (a prova é certificada). No inverno, estação em que ocorre o evento, costuma registrar temperaturas entre 6 e 19 graus.
A maratona tem largada na altitude de 1.750 metros, na histórica cidade de Oracle, que fica ao norte de Tucson, e passa por vários locais com belas paisagens, como a majestosa Montanha de Santa Catalina. A prova finaliza no Golder Ranch Fire Station.
Ainda que o circuito seja predominantemente em descida, há algumas leves subidas até o km 13 e depois no km 40, já perto da final da prova, que termina a 840 metros do nível do mar. A largada da meia ocorre exatamente nos 21,1 km da maratona, na Biosphere Roade, e continua o percurso pelo mesmo trajeto dos 42 km.
Tucson está localizada no sul do Arizona, em uma área conhecida como Deserto de Sonora. A cidade fica em vale rodeado por cinco cadeias montanhosas, três das quais com cerca de 2.700 metros de altura e que proporcionam uma viagem por paisagens deslumbrantes.


Honolulu Marathon
10 de dezembro de 2017
http://www.honolulumarathon.org/
Enraizada na mais autêntica tradição havaiana, Honolulu é uma cidade moderna com uma mistura única de culturas, que serve como capital desse estado norte-americano e porta de entrada para as ilhas havaianas.
Os destaques no turismo são os passeios pelo centro histórico, surfe na famosa praia de Waikiki, fazer hiking em falésias costeiras e jantar em um dos restaurantes cinco estrelas da ilha. Já Diamond Head é um vulcão extinto a sudeste de Honolulu, próximo aos bairros de Kahala e Kaimuki.
Além disso, visita obrigatória é o Iolani Palace, a única residência real em solo americano. Pearl Harbor, a base militar conjunta a oeste de Honolulu, é um lugar emocionante e um Marco Histórico Nacional. Saem tours diários para o USS Arizona Memorial, um navio de batalha afundado no ataque de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os japoneses bombardearam a região.
Não há limite de participantes (é a quarta maior maratona norte-americana) e nem tempo-limite de conclusão; a prova só termina quando chega o último corredor! O percurso é praticamente todo à beira do Oceano Atlântico, incluindo a Praia de Waikiki e as crateras vulcânicas de Diamond Head e Koko Head. Os 42 km são planos, com exceção de subidas curtas em torno de Diamon Head.
O site é bem completo, de fácil navegação e tem uma descrição milha a milha do trajeto dos 42 km. Há, ainda, a opção de uma corrida de 10 km. A participação de japoneses é imensa (pela relativa proximidade) e a largada é no escuro, às 5h, para evitar o forte calor.


Chevron Houston Marathon
14 de janeiro de 2018
http://www.chevronhoustonmarathon.com/
Houston conta com uma maratona excelente, de organização perfeita, percurso plano (tanto nos 42 km quanto nos 21 km) e temperatura tradicionalmente fria. Anualmente, conta com corredores de todos os estados norte-americanos e de mais de 50 outros países, incluindo alguns poucos do Brasil.
Na região central de Houston encontra-se um pequeno parque arborizado chamado Discovery Green. Ao redor, hotéis cinco estrelas, arranha-céus, o Toyota Center (ginásio do Houston Rockets, time de basquete da NBA e onde atualmente joga o pivô brasileiro Nenê) e o enorme centro de convenções George Brown. A chegada das três disputas (há uma corrida de 5 km no sábado) ocorre na avenida que separa o Discovery Green do centro de convenções, onde há a entrega dos kits da prova.
Não se pode dizer que Houston seja uma cidade turística nem que a maratona passa por lugares que chamem a atenção pela beleza. Entretanto, há grande apoio do público nas ruas durante todo o percurso. Com mais de 2,2 milhões de moradores, a cidade atrai visitantes e migrantes com uma mistura incrível de arte de nível internacional, negócios em expansão, esportes profissionais e gastronomia premiada. A sede da Nasa, a agência espacial norte-americana, é outra atração.
O trajeto tem pouca variação altimétrica, sendo interessante tanto para a quebra de recordes pessoais como para quem pretende estrear ou não tem muita experiência tanto na maratona quanto na meia.


Surf City Marathon
4 de fevereiro de 2018
http://www.runsurfcity.com/
Localizada em Orange County, distante apenas 56 km de Los Angeles e 152 km de San Diego, Huntington Beach tem 16 km de litoral ininterruptos e toda uma cultura do surfe. Uma cidade acolhedora e com um visual incrível.
Temperaturas mornas e amenas, e sol durante todo o ano oferecem o cenário perfeito para uma grande variedade de atividades ao ar livre, como passeios de bicicleta pela orla da praia, prática de stand-up paddle e caiaque no Huntington Harbour, passeios a cavalo, observação de pássaros e caminhadas pelos pântanos de Bolsa Chica. O surfe faz parte da cultura local e os surfistas estão na água o ano todo. Não importa o clima.
O cenário dos 42 km (há a opção ainda da meia-maratona) abrange todas essas características. O trajeto, todo plano e à beira-mar, tem largada e chegada no Pier de Huntington Beach. O evento conta com 2 mil voluntários e bom apoio do público.


Mercedes-Benz Marathon
9 a 11 de fevereiro de 2018
https://mercedesmarathon.com/
Experimentar a hospitalidade da região sul dos Estados Unidos no melhor estilo correndo uma maratona de porte médio (1 mil participantes nos 42 km e 4 mil nos 21 km, em média), mas boa organização pela região central de Birmingham.
O percurso tem duas voltas de 21,1 km, fazendo um agradável passeio pela cidade, incluindo o Museu dos Direitos Civis e o campus local da Universidade do Alabama. Em termos de altimetria, há algumas elevações, mas nada muito extenuante, e um churrasco pós-corrida vai ajudá-lo na recuperação!
A cidade de Birmingham, no Estado do Alabama, está localizada em meio a uma série de belas colinas, com bairros cobertos por áreas florestais a apenas alguns minutos do centro. O fato de essa cidade sulista ter sua própria personalidade cosmopolita é outro aspecto que atrai os turistas. O nome da prova é função do patrocínio da marca alemã, que tem fábrica na região.


Austin Marathon
18 de fevereiro de 2018
http://youraustinmarathon.com/
A largada e chegada são na Congress Avenue, região central da cidade. O percurso dá uma volta completa no município, passando por alguns dos monumentos históricos mais visitados e por bairros tradicionais. O retorno dos participantes da meia-maratona ocorre no campus da Universidade do Texas.
Austin é uma cidade universitária e, como não poderia deixar de ser, em pleno Texas, tem o churrasco como um "patrimônio local". O Lago Lady Bird é outro atrativo (está no trajeto da maratona).
A prova tem certificação internacional e uma boa variação altimétrica, com subidas e descidas de diferentes níveis ao longo dos 42 km.


Napa Valley Marathon
4 de março de 2018
http://napavalleymarathon.org/
O convite no site é pitoresco: Venha para a "maior pequena maratona do oeste norte-americano", que comemora o aniversário de 40 anos em 2018.
O percurso ponto a ponto destaca as vistas incríveis do Vale do Napa, um das principais regiões produtoras de vinho do mundo. Dessa forma, ao longo dos 42 km, você pode apreciar as vistas dos vinhedos e, depois, passar alguns dias para se "recuperar" experimentando os vinhos locais, de renome no mercado internacional.
As vinícolas de Napa Valley estão localizadas bem perto da cidade de São Francisco, que pode ser o ponto de chegada e partida. A região de Yountville tem várias vinícolas próximas.
O trajeto tem longas retas, com constantes descidas. Há algumas subidas, mas que não chegam a atrapalhar o ritmo. Está na lista das provas mais rápidas dos Estados Unidos e, também, das que mais classificam para Boston.


Asheville Marathon
17 e 18 de março de 2018
http://ashevillemarathon.com/
Se você nunca esteve em Asheville, na Carolina do Norte, a maratona é uma ótima razão para visitar a cidade cênica localizada no Blue Ridge Mountains.
A corrida tem largada no terreno da Biltmore Estate, a maior casa de propriedade privada nos Estados Unidos. Em estilo de castelo, o imóvel construído por George Washington Vanderbilt II no final do século 19 é o principal ponto turístico da região. O trajeto dos 42 km passa por estradas pavimentadas e trilhas de terra batida, florestas e jardins.
Tanto a maratona quanto a meia têm limite de 1.525 participantes (uma ocorre no sábado e outra no domingo, com a possibilidade de correr ambas em um desafio bem interessante, o "The Backyard to Vineyard Challenge"). Os primeiros 16 km são idênticos tanto nos 42 km quanto nos 21 km, incluindo os jardins em estilo europeu na área da Casa Biltmore. Os maratonistas, por outro lado, percorrerão também a região de florestas, o lado selvagem da cidade, fora da propriedade da casa.


Mountains 2 Beach Marathon
Maio de 2018
http://www.mountains2beachmarathon.com/
Mais uma opção de maratona em descida e na Califórnia, mas desta vez com um atrativo interessante: a união entre montanhas e a região litorânea.
A largada ocorre na região central da bela cidade de Ojai, a 215 m de altitude. Depois de uma volta de 10 km pelo local, gradualmente, ao longo de 32 km seguintes, os corredores vão descendo até o nível do mar, com a linha de chegada na histórica Ventura (San Buenaventura), no Califórnia Pier, na frente do Oceano Pacífico.
Trata-se de um trajeto extremamente rápido e certificado para a Maratona de Boston. As inscrições acabam rapidamente e, por isso, é interessante se programar com alguns meses de antecedência, pois a procura é realmente grande.


Grandma's Marathon
Junho de 2018
http://grandmasmarathon.com/
A Grandma's Marathon (Maratona da Vovó) é um prova ponto a ponto disputada na famosa rodovia Highway 61 na costa norte do Lago Superior (corre-se o tempo todo na beira da água, com longas retas).
O evento tem largada na região da cidade de Two Harbors, no Estado de Minnessotta, com chegada em Duluth, a terra natal do músico Bob Dylan. A meia-maratona parte do km 21,1 da maratona, ou seja, na metade do caminho, terminando no mesmo ponto.
Uma prova ideal para estreantes, sendo relativamente plana, com algumas suaves colinas e uma maior inclinação próximo ao km 35. O trajeto é certificado pela USATF e o limite de conclusão é de 7 horas.


Rock ‘n' Roll San Diego Marathon
Junho de 2018
http://www.runrocknroll.com/san-diego/
A cidade de San Diego está em uma das mais belas regiões da Califórnia, à beira do Oceano Pacífico e rodeada por leves colinas. Anualmente, é o ponto escolhido para brasileiros que vão aos Estados Unidos para estudar inglês. Foi também o ponto de partida da série Rock'n'Roll, que acaba de completar 20 anos e superou as fronteiras norte-americanas, tendo hoje etapas também no Canadá, México e Europa, como Espanha e Portugal.
A organização da prova segue o padrão das mais renomadas maratonas norte-americanas, como as de Nova York e Chicago. É perfeita, a começar pelo processo de inscrição, os e-mails informativos e todo o processo de participação.
O percurso tanto dos 42 km quanto dos 21 km tem pouca alteração na altimetria (em descida por 25 km, depois plano e com uma subida mais forte por volta do km 32) e muita animação musical, passando por locais turísticos.
Com 112 km de praias, moradores simpáticos e clima incrível, San Diego é a segunda maior cidade da Califórnia. O Balboa Park (Parque Balboa) abriga 17 museus de grande porte, locais de arte dramática, belos jardins e também o San Diego Zoo. Do outro lado da baía de San Diego, visite a Ilha de Coronado, com destaque para o famoso Hotel del Coronado, de 1888.

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados