Revista Contra-Relógio
// Turismo //

21 provas muito especiais pela Europa

Edição 260 - MAIO DE 2015 - ANDRÉ SAVAZONI

Separamos 21 maratonas e meias, em 12 países, nos meses de setembro a dezembro, para ajudar na definição do calendário do segundo semestre.

Viagem e corrida. A ordem pouco importa, se primeiro vem a definição do local para passear para depois buscar o calendário de eventos. Ou se escolhe a prova e, então, a parte turística vem na sequência. Ou até mesmo uma viagem de trabalho que passa a incluir 21 km ou até 42 km! A certeza é que o brasileiro está partindo cada vez mais para o exterior. Mesmo com a alta do dólar nos últimos meses, a Europa está bem atraente, principalmente nos períodos de baixa temporada (com promoção de passagens aéreas e hotéis, muitos com valores especiais em parceria com as organizadoras das provas) e com a facilidade de locomoção entre as cidades e países, devido às distâncias menores e acessíveis, com a opção dos trens ou ônibus.
Outro fator que tem sido valorizado pelos corredores é a possibilidade de programar essas viagens mais "em cima da hora", sem o desespero existente que costuma envolver a participação nas Majors ou outras provas gigantes, quando é preciso se inscrever com meses (e até um ano) de antecedência, entrar em sorteios ou ter que acertar com as agências de turismo e seus pacotes, geralmente um pouco mais caros do que quando se monta a viagem sozinho. Outra vantagem é que os preços das inscrições também são menores nas provas menos badaladas.
Unindo todos esses fatores, elaboramos um calendário com 21 provas em distâncias variando entre 20 e 42 km, de 13 de setembro a 20 de dezembro deste ano, para ajudar os leitores na escolha da próxima viagem, para turismo e corrida, participando de uma ou mais provas.

Publicidade


ATÉ EM CIMA DA HORA. O primeiro ponto na definição da lista levou em conta as que oferecem inscrições até bem próximo da data do evento (muitas, com a possibilidade de confirmar a participação na expo de entrega dos kits), preços bem acessíveis (há corridas por 12 euros) e a variedade de locais, culturas e costumes, e atrações turísticas (as opções passam por 12 países e 20 cidades - apenas Paris tem duas corridas listadas, os 20 km parisienses com largada e chegada diante da Torre Eiffel e a Meia Du Bois de Vincennes, em uma região bem agradável e arborizada da capital francesa, com fácil acesso pelo metrô.
Capitais também estão incluídas, mas a relação (como pode ser vista no quadro, com os sites oficiais e valores das inscrições) conta com cidades do interior. Busca de performance (e de um recorde pessoal), diversão ou belezas turísticas são outros pontos de destaque. Há a bela Nice-Cannes (com paisagens de tirar o fôlego às margens do Mediterrâneo), a da Ciudad Real (ou Don Quixote) na Espanha ou outras que unem vários fatores, como a Maratona e a Meia de Lyon (na capital da gastronomia dentro da França e a facilidade de ir e voltar de Paris pelo TGV, o trem de alta velocidade), a Meia de Udine, a Maratona de Valência ou a de Frankfurt, todas propícias para melhorar os tempos pelos percursos amplamente favoráveis (planos na maior parte, além de organização de excelência). Ou a possibilidade de correr a parte final dos 42 km pelos canais de Veneza?
Como citado antes, devido às distâncias, há inúmeras possibilidades de dobradinha (e de visita a duas regiões diferentes), como Meia de Bolonha e de Udine (Itália); Maratona do Porto (Portugal) e de Valência (Espanha) ou Maratona e Meia de Lyon com os 20 km de Paris, ambas na França. Em outras situações, pode-se correr (a Maratona de Málaga) e depois passear pela Costa do Sol, a região sul da Espanha, com lugares encantadores e acolhedores (sem falar históricos), como Córdoba, Granada e Sevilha, para citar três. Boas escolhas!


CALENDÁRIO


13 de setembro
MEIA-MARATONA DE BUDAPESTE
Hungria
http://www.budapestmarathon.com/en/halfmarathon/


13 de setembro
MEIA-MARATONA DE COPENHAGUE
Dinamarca
http://kobenhavnhalvmaraton.dk/en/


13 de setembro
MEIA-MARATONA DE BOLONHA
Itália
http://www.runtuneup.it/mezzamaratona/en


20 de setembro
MARATONINA DE UDINE (21 km)
Itália
http://www.maratoninadiudine.it/


4 de outubro
MARATONA E MEIA DE BRUXELAS
Bélgica
http://www.sport.be/brusselsmarathon/2015/en/


4 de outubro
MARATONA E MEIA DE LYON
França
http://www.runinlyon.com/us/homepage.html


11 de outubro
MARATONA E MEIA DE MUNIQUE
Alemanha
http://www.muenchenmarathon.de/


11 de outubro
MARATONA E MEIA DE EINDHOVEN
Holanda
http://www.marathoneindhoven.nl/


11 de outubro
20 KM DE PARIS
França
http://www.20kmparis.com/


18 de outubro
MARATONA E MEIA DE CASTILLA LA MANCHA
Ciudad Real (Espanha)
http://www.maratonclm.net/


25 de outubro
MARATONA DE FRANKFURT
Alemanha
http://www.frankfurt-marathon.com/


25 de outubro
MARATONA DE VENEZA
Itália
http://www.venicemarathon.it/en/


25 de outubro
MARATONA E MEIA DE LAUSANE
Suíça
www.lausanne-marathon.com


25 de outubro
MEIA-MARATONA DU BOIS DE VINCENNES
Paris-França
www.sportpassionorganisation.com


26 de outubro
MARATONA DE DUBLIN
Irlanda
http://dublinmarathon.ie/


8 de novembro
MARATONA DOS ALPES MARÍTIMOS NICE-CANNES
França
http://www.marathon06.com/2015/


8 de novembro
MARATONA DE ATENAS
Grécia
http://www.athensauthenticmarathon.gr/


8 de novembro
MARATONA DO PORTO
Portugal
http://www.maratonadoporto.com/


15 de novembro
MARATONA DE VALÊNCIA
Espanha
http://www.valenciaciudaddelrunning.com/maraton/maraton-10k/


6 de dezembro
MARATONA DE MÁLAGA
Espanha
http://www.valenciaciudaddelrunning.com/maraton/maraton-10k/


20 de dezembro
MARATONA E MEIA DE PISA
Itália
http://www.pisacitymarathon.com/

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados