Revista Contra-Relógio
// Turismo //

21 e 42 km em Washington, DC

Edição 278 - NOVEMBRO 2016 - FERNANDA PARADIZO

Correr na capital dos Estados Unidos, em março, será com certeza uma experiência incrível. Anda mais quando o evento tem o selo Rock'n'Roll Series.

O principal circuito de corridas norte-americano, que também começou a se espalhar por outros países da Europa e recentemente pelo México, assina essa Maratona e Meia Rock'n'Roll de Washington, uma corrida perfeita para quem está procurando uma prova no começo da primavera no exterior.
A prova acontece num sábado, com largada às 7h30, perto do famoso e imponente Monumento a Washington. Tanto maratona quanto meia oferecem aos corredores uma verdadedeiro tour pela principais atrações históricas e turísticas da cidade, como o Capitólio, a Casa Branca, o Jardim Botânico, entre outros.
Corredores da meia e maratona compartilham o mesmo trajeto até quase o km 21, quando a prova se divide e os participantes dos 42 km seguem adiante, cruzando a Arlington Memorial Bridge, ponte que atravessa o Rio Potomac e conecta o Lincoln Memorial e a Ilha Columbia, depois retornando para o final, onde terminam tanto a maratona quanto a meia, no estacionamento do Robert F. Kennedy Memorial Stadium.
As duas competições não são consideradas de extrema dificuldade, mas é bom ter em conta que há várias oscilações antes de atingir a metade do percurso. A dificuldade maior está entre as milhas 6 e 7, quando o percuro atinge seu pico máximo, mas também quando o suporte aos corredores é bem contagiante.

Publicidade


INSCRIÇÕES FÁCEIS. Diferentemente da Marine Corps Marathon, a mais famosa maratona da cidade e que acontece no final de outubro - cujas vagas se esgotam muito rapidamente -, a inscrição para essa versão rock'n'roll da prova pode ser feita tranquilamente pela internet, sem muitos problemas.
Como o evento é no sábado, a expo e retirada do kit acontecem na quinta e sexta. Para aqueles que não conseguirem chegar à cidade a tempo, é possível que outras pessoas retirem o kit, mediante autorização.
Como todas as provas da série, espere uma quantidade grande de bandas e animação ao longo do percurso. Pelo menos a cada milha haverá uma atração ou uma banda.
Junto com as duas provas principais (maratona e meia) acontece também uma corrida de 5 km, com largada e chegada no estacionamento do RFK Stadium.
Ao final, o corredores são recebidos com um ampla área de abastecimento, com direito a frutas, água, isotônico, pretzels, bebida de chocolate e leite etc, e um festival de música. Uma banda sempre é escolhida para tocar ao final para coroar a festa.


CONHECENDO A CIDADE. Washington DC tem uma impressionante coleção de museus e de memoriais em homenagem a grandes heróis norte-americanos. Com certeza, é uma cidade que merece muito mais do que um simples bate-volta a partir de Nova York, uma vez que a distância entre as duas cidades é de apenas de 3 horas de trem.
A capital dos Estados Unidos é repleta de atividades, a maioria gratuita. Se você não planejar direitinho a viagem, não vai conseguir aproveitar a gama de atrações que a cidade oferece.
A área que abrange o National Mall, que começa no Capitólio (sede do Congresso americano e que vale uma visita interna) e vai até o Lincoln Memorial, monumento contruído para homenagear o 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, abriga um conjunto de parques e uma grande variedade de monumentos e memoriais que relembram datas e guerras importantes para a história norte-americana.
Como há muitas atrações por ali, se resolver fazer muitas coisas apenas na caminhada, será bem cansativo. O melhor é dividir por partes e tentar jogar o mais cansativo para depois da prova.
Entre o Capitólio e o Lincoln Memorial, há uma distância de cerca de 3,5 km e nesse espaço você vai encontrar muitas atrações, como o Obelisco do monumento a George Washington, a Casa Branca (visita agendada), o Jefferson Memorial, que merecem ser conhecidos.
Nesse espaço é onde também se encontram os museus que fazem parte do Instituto Smithsonian, de temas variados e para todos os gostos, como o American Art, o African Art, o Holocaust Memorial, o National Building, o American History, o Postal, o American Indian, entre outros.
As crianças, e também os adultos, vão adorar o National Museum of Natural History, onde terão a oportunidade de andar entre as diversas estátuas de animais em tamanho real, e no Air and Space Museum, que possui aviões e módulos espaciais. Para quem gosta de arte, a grande pedida é a National Gallery, um dos dez museus mais visitados do mundo e que tem obras de Leonardo da Vinci, Van Gogh, Monet, Picasso, entre outros.
O Capitólio é aberto ao público e você pode fazer um tour lá dentro e conhecer um pouco sobre a sede do Congresso. Apesar de ser um tour gratuito, é preciso agendar com muita antecedência (cerca de 6 meses). O mesmo acontece para quem pretende subir no alto do Obelisco (Monumento a Washington) ou fazer um tour guiado pela Casa Branca.


ONDE FICAR. Como as principais atrações e monumentos ficam no National Mall e a prova larga ali bem pertinho, essa é a melhor região para se hospedar e a preferida pelos turistas, mas também as mais caras, com valores acima de 250 dólares a diária. Os arredores são recheados de bons hoteis e restaurantes.
No site oficial, você encontra várias opções de hotel, até mais em conta, com informações sobre distância em relação à largada, chegada e expo. O mês de março em Washington é muito procurado por turistas norte-americanos. Portanto, quanto mais demorar para fazer a reserva de seu hotel, mais caro pagará.


COMO CHEGAR. O único voo direto a partir do Brasil é realizado pela United Airlines e pela Azul, saindo do Aeroporto de Guarulhos diariamente e chegando no Washington Dulles International Airport. O voo tem duração de 10 horas e tarifa sai por volta mil dólares. Outras companhias, como American, Delta, Copa, Latam etc, oferecem o trajeto a partir de outras cidades, a preços mais em conta, com escala em Nova York, Miami, Atlanta, Dallas, Cidade do Panamá e outras, dependendo da companhia aérea.
Para quem quiser ficar alguns dias em Nova York antes da prova e depois ir para Washington, ou vice-versa, a Amtrak disponibilia o trecho de trem, a partir da Union Station, a valores a partir de 50 dolares e com duração de viagem de cerca de 3 horas.



Maratona e Meia de Washington
Data: 11/03/2017
Local: Washington DC, EUA
Provas: 42 km, 21 km e 5 km
Temperatura: média de 7 graus
Inscrições: já estão abertas e podem ser feitas pela internet, no site oficial do evento, até 5 de março, aos valores de 90 dólares para a maratona, 85 para a meia e 40 para os 5 km
Número de participantes: 20 mil
Início da prova: 7h30
Largada: Constitution Ave at 14th St. NW
Chegada: RFK Stadium
Entrega de kit: Health & Fitness Expo (2001 E Capitol St. SE), nos dois dias que antecedem à corrida
Premiação: medalha para todos os concluintes
Tempo-limite: 5h30 para a maratona e 4h para a meia
Eventos paralelos: Health & Fitness Expo, Rock'n'Roll 5K DC, Music Festival
Patrocinador esportivo: Brooks
Site oficial: www.runrocknroll.com/dc


Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados