Revista Contra-Relógio
// Viagem //

10 dicas para correr em locais desconhecidos

Edição 285 - JUNHO 2017 - FERNANDA PARADIZO

Difícil encontrar um corredor que não tenha uma história de ter saído para treinar e se perdido

Um short, uma camiseta e um tênis. Em qualquer lugar que você esteja, são essas as únicas coisas que precisa para sair correndo. E é por isso que a corrida é uma das modalidades mais fáceis de praticar. Mesmo quando você está longe de casa, numa viagem a trabalho ou de férias com a família, dificilmente terá dificuldades para encontrar um local para dar conta da planilha.
Mas quando esse treino acontece em um lugar que nunca esteve, alguns cuidados devem ser tomados para que você não se perca. Por essa razão, confira aqui 10 dicas valiosas.

Publicidade


1. Antes de viajar, informe-se sobre os melhores locais para correr nas proximidades de onde ficará hospedado. Há muitos sites hoje na internet com percursos já traçados e mapeados em todos os lugares do mundo. Faça uma busca apurada ou pergunte para amigos que já viajaram para a mesma cidade.


2. A sensação de chegar num local novo e na manhã seguinte já sair para correr sem rumo para se ambientar ao local é sempre indescritível, mas cuidado para não correr riscos à toa. Obtenha antes informações sobre a região para saber se é seguro. Na dúvida, informe-se no hotel sobre.


3. Antes de sair para correr num lugar desconhecido, não deixe de pegar um cartão do hotel, com endereço e telefone. Carregue sempre um pouco de dinheiro com você, para, se por acaso se perder ou se distanciar muito do local onde está, pode pegar um táxi. Em cidades mais complicadas, além do dinheiro no bolso, não deixe de levar também um mapinha, daqueles dados nos hotéis, e documento.


4. Tenha muito cuidado ao correr em parques muito grandes, com várias saídas e entradas. Evite também correr com o dia ainda escuro ou no final de tarde. Alguns trechos mais fechados, com trilhas, podem ser arriscados, principalmente se você não conhece o local.


5. Não se distancie muito. Procure correr em lugares em que consiga visualizar o caminho de volta facilmente. Não é raro pessoas saírem sem rumo para correr e depois não conseguirem encontrar o caminho de volta. Na dúvida, para não se perder, o ideal é sempre correr numa linha reta, num percurso de ida e volta, marcando no relógio ou no seu GPS o tempo ou a distância. Assim você não se perde e também não corre mais do que deveria. Marcar referências - como prédios ou um ponto turístico - enquanto corre vai ajudá-lo a memorizar o trajeto e a se orientar para conseguir voltar a seu ponto de origem.


6. Se o local não for seguro para correr ou caso necessite sair para treinar em horário não muito favorável, melhor usar a esteira da academia do hotel, se houver, ou mesmo procurar uma academia nas imediações. Em várias cidades no exterior e até aqui no Brasil, é possível fazer planos semanais ou pagar a diária da academia para usar em curtos períodos.


7. Antes de viajar, procure saber a temperatura do local na época da viagem. Leve roupas adequadas para o clima. Se a região for suscetível a chuvas ou se vai treinar em locais com barro, areia ou praia, leve dois pares de tênis.


8. Fique sempre alerta ao correr - ou mesmo ao andar -, nas ruas de cidades em que usam a mão inglesa. O sentido do trânsito é inverso ao nosso e o risco de atropelamentos de turistas nesses locais é muito grande. Por isso, todo cuidado é pouco.


9. Em locais em que não conhece, evite correr ouvindo música para não se distrair ou deixe num volume baixo o suficiente para que possa ouvir tudo o que acontece ao redor. Tenha muito cuidado com celulares, relógios ou GPS caros, para não chamar atenção de ladrões.


10. Aproveite que está viajando e procure antecipadamente na internet se há alguma prova no local ou perto da cidade em que ficará. Nas grandes cidades, é muito comum lojas especializadas em corrida organizarem treinos de fim de semana abertos ao público e com estrutura. Pode ser uma boa oportunidade para trocar experiência com outros corredores e aproveitar para treinar com companhia e suporte de uma equipe.

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados