Iniciar impressão Voltar para página

Revista Contra-Relógio

EDIÇÃO 182 - NOVEMBRO 2008

20 ótimas maratonas no exterior: escolha!

POR FERNANDA PARADIZO (feparadizo@gmail.com)

Estamos no mês de novembro e, para grande parte dos corredores, principalmente os adeptos de maratona, é o momento ideal para planejar 2009. Por isso mesmo, reunimos aqui um calendário de maratonas com 20 provas internacionais, com informações e detalhes importantes que podem ajudá-lo na hora da escolha. Certamente uma delas vai fazer sua cabeça. Na primeira parte, você vai encontrar as 10 grandes maratonas. A maioria já é bem conhecida entre os brasileiros, algumas com mais de 30 mil inscritos. Dedicamos a segunda parte às maratonas menores, pouco conhecidas, que reúnem em cada edição não mais do que 6 mil inscritos e nem por isso deixam de ser tão bem organizadas quanto as grandes. Muitas delas são realizadas longe das grandes cidades e em lugares paradisíacos. Confira!

MARÇO
22 Domingo
15ª MARATONA DE ROMA, ITÁLIA
Temperatura: em torno de 10 graus
Inscrições: podem ser feitas via fax a partir do dia 20 de novembro e vão até 5 de março. É preciso fazer o download do documento e mandar via fax, com número de cartão de crédito para pagamento. No Brasil, a Kamel e a Rent a Tour são as duas agências oficiais credenciadas para vender pacotes vinculados à inscrição.
Valor: de 32 a 60 euros, dependendo da data
Participantes: 13 mil
Entrega de kit: nos três dias anteriores ao evento, na Marathon Village, localizada no Palazzo dei Congressi
Início da prova: 9 horas
Largada e chegada: na Via dei Fori Imperiali, em frente ao Coliseu
Outras informações: É um tour pela cidade romana, passando por locais como Basílica de São Pedro, Praça do Povo, Fórum Romano, margens do Rio Tibre, Praça da Espanha, Fonte de Trevi e outros locais que marcam a história antiga da clássica Roma. O percurso é plano, com leve inclinação nos últimos quilômetros, mas não é uma prova tão rápida e favorável a recordes. Há partes do trajeto em paralelepípedo. Em zonas muito freqüentadas pelo público, as pessoas podem cruzar à frente dos corredores no meio do trajeto. Quem optar por essa prova deve saber que a motivação para terminá-la não será propriamente o incentivo do público, mas sim o fato de correr em Roma, que é uma cidade histórica e belíssima.
Eventos paralelos: logo após a largada da maratona acontece a Roma Fun Run, uma corrida de 4 km, cuja inscrição pode ser feita na Marathon Village, ao valor de 7 euros.
Web: www.maratonadiroma.it


ABRIL
5 Domingo
33ª MARATONA DE PARIS, FRANÇA
Temperatura: de 8 a 12 graus
Inscrições: as inscrições já estão abertas e vão até o dia 15 de janeiro. Como quase 75% fazem inscrição pela internet, elas se encerram em pouco mais de dois meses. Nesse caso, a opção é recorrer às agências oficiais no Brasil, que fazem a inscrição vinculada a pacotes turísticos (Chamonix, Kamel, Rent a Tour e Xtravel).
Valor: de 55 a 85 euros, dependendo da data
Participantes: 37 mil
Entrega de kit: nos três dias que antecedem o evento, na Marathon Expo, no Parc des Expositions de Paris, na Porte de Versailles
Início da prova: 8h45
Largada: na Champs Élysées
Chegada: na Avenue Foch
Percurso: O circuito da prova, quase totalmente plano, passa por diversos pontos turísticos, como Praças da Bastilha e das Nações, Bois de Vincennes, margens do Rio Sena, Torre Eiffel e Bois de Bologne. A prova começa na larga Champs Élysées, que tem uma leve declinação, permitindo um começo rápido (para que está frente...). Por causa da quantidade numerosa de inscritos, há momentos em que o percurso afunila bastante, principalmente nos primeiros postos de abastecimento, que oferecem mais que água e muita gente pára para comer. Quem quer correr para recorde tem que estar atento a isso. As poucas subidas no circuito estão nas saídas dos túneis, que não são muito longas, e em alguns trechos do Bois de Bologne, já na parte final da prova. A largada é organizada por nível de performance, dividida por cores. Apesar de não haver empurra-empurra até a linha de largada, pode-se perder muito tempo em relação ao chip. E daí a dificuldade maior é driblar os participantes que correm apenas pela festa, muitos deles fantasiados.
Eventos paralelos: na véspera, acontece a Corrida da Unesco, de 5,2 km, com a presença de 5 mil participantes. A exemplo da Corrida da Amizade, da Maratona de Nova York, os grupos saem organizados por países. A chegada é na Avenue Foch, onde é oferecido um café da manhã aos participantes. Os acompanhantes podem garantir a inscrição na Expo.
Web: www.parismarathon.com

5 Domingo
29ª MARATONA DE ROTERDÃ, HOLANDA
Temperatura: em torno de 8 graus
Inscrições: já estão abertas e podem ser feitas pela internet, no site do evento, até o dia 8 de março
Valor: de 36 a 55 euros, dependendo da data
Participantes: 10 mil
Entrega de kit: nos dois dias que antecedem o evento, na Sports Expo, no Beurs-World Trade Center, que fica a 300 metros da largada e chegada da prova
Início da prova: 11 horas
Largada e chegada: na Coolsingel, em frente ao City Hall
Percurso: Já há algum tempo a Maratona de Roterdã vem desmistificando a idéia de que somente cidades grandes e turísticas podem ser palcos de grandes maratonas. Palco de três recordes mundiais, a prova holandesa é considerada uma das mais rápidas do mundo. Em 2006, três atletas finalizaram a prova com o tempo abaixo de 2h06. A chegada e a largada são no mesmo lugar, na Coolsingel, avenida principal, localizada bem no coração da cidade. Logo no início da prova, o trajeto segue pela ponte Erasmo, sem qualquer tipo de atropelo. Depois de passar por locais que representam a arquitetura contemporânea da cidade, que é rodeada por parques, a prova volta para o ponto de partida e atravessa a mesma ponte Erasmo, onde há uma pequena subida, para finalizar na mesma avenida do ponto de partida. Além de ser uma maratona rápida, a simpatia do público, a excelente organização e a praticidade de ter toda a programação do evento concentrada numa só área são o que credenciam essa prova como uma das melhores opções na distância. O tempo-limite de prova é de 5h30. Detalhe: a prova é televisionada ao vivo para a região, o que leva muita gente às ruas. E o campeão espera o último colocado para cumprimentá-lo. Bem simpático!
Eventos paralelos: após a largada da maratona, acontecem duas outras provas menores: a RTV Rijnmond Run, de 10 km, às 11h15, e a AD 5k Run, de 5 km, com largada às 11h20. As inscrições podem ser feitas na Expo ou antecipadamente, pela internet, no site do evento.
Web: www.fortismarathonrotterdam.nl

20 Segunda
113ª MARATONA DE BOSTON, MASSACHUSSETS (EUA)**
Temperatura: em torno de 10 graus
Inscrições: já estão abertas e podem ser feitas pela internet, no site oficial do evento. É preciso ter qualify para se inscrever diretamente no site, que é o tempo determinado para cada faixa etária. São aceitos resultados em maratona certificada a partir de 29 de setembro de 2007. A opção para quem quiser correr em Boston sem qualify é recorrer às agências oficiais (Kamel e Xtravel)
Valor: de 150 a 200 dólares, dependendo da data. Participantes sem qualify pagam 200 dólares pela inscrição
Participantes: 25 mil
Entrega de kit: nos três dias anteriores à prova, na John Hancock Sports & Fitness Expo
Início da prova: 10 horas
Largada: em Hopkinton
Chegada: na Boston Public Library, em Boston
Outras informações: Boston é mais antiga das maratonas. A prova que serviu de inspiração para seu criador, John Graham, técnico e manager do BAA Athletes, foi a maratona dos Jogos Olímpicos da idade moderna, em 1896, em Atenas. O trajeto, que larga de Hopkington, atravessa oito cidades do estado de Massachussets, cada uma com sua característica própria, para finalizar em Boston. O incentivo do público, do começo ao fim, é típico das grandes maratonas norte-americanas. O constante sobe-e-desce do percurso é um desafio a mais para quem corre em busca de tempo, principalmente na parte final da prova, onde está a mais temível subida, a Heartbreak Hill. Aqueles que não possuem tempo classificatório largam na última baia e chegam a perder quase 15 minutos em relação ao tempo do chip. A organização fornece transporte para a largada, que é divida em dois horários. Na edição de 2008, aqueles que tinham tempo abaixo das 3h35 largaram na Wave 1, às 10 horas. O restante, na Wave 2, às 10h30.
Web: www.bostonmarathon.org

26 Domingo
29ª MARATONA DE LONDRES, INGLATERRA**
Temperatura: de 10 a 15 graus
Inscrições: as inscrições para estrangeiros são vinculadas a pacotes turísticos e podem ser feitas somente através da agência oficial (Kamel)
Valor: inscrição inclusa no pacote
Participantes: 45 mil
Entrega de kit: nos quatro dias anteriores ao evento, na Flora London Marathon Exhibition, no ExCeL, Royal Victoria Dock
Início da prova: 9h45
Largada: na Blackheath
Chegada: na The Mall, em frente ao Palácio de Buckingham
Outras informações: Inspirado no crescente sucesso da Maratona de Nova York, o jornalista e campeão olímpico dos 3.000 metros com obstáculos dos Jogos de Melbourne, Chris Brasher, criou em 1981 a Maratona de Londres, que se tornou no decorrer dos anos uma prova gigantesca, com participação notadamente de britânicos e não muitos estrangeiros, ao contrários das outras big marathons. A prova, dividida em três largadas diferenciadas, que se juntam no quilômetro 5, tem um dos percursos mais rápido do mundo, palco de quatro recordes mundiais. Ainda que a largada seja dividida por nível de performance, comprovado no ato inscrição, os atletas que largam um pouco mais atrás têm dificuldade para se desvencilhar da grande multidão, principalmente aqueles que correm a prova mais pela festa. A corrida tem grande incentivo do público e passa por diversos pontos turísticos da cidade, como a Torre de Londres, o rio Tâmisa, o Parlamento, o Big Ben e Palácio de Buckingham, que é o ponto de chegada. É uma maratona festiva, com grande número de participantes fantasiados.
Web: www.london-marathon.co.uk

26 Domingo
13ª MARATONA DE HAMBURGO, ALEMANHA
Temperatura: em torno de 10 graus
Inscrições: podem ser feitas pela internet, no site oficial do evento, de 30 de novembro a 15 de março
Valor: 67,50 euros
Participantes: 20 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores ao evento, Marathon & Running Sports Goods Expo, na St. Petersburger Str., no Hamburg Exhibition Centre
Início da prova: 9 horas
Largada: Millerntorplatz
Chegada: Glacischaussee
Outras informações: Cidade situada no norte da Alemanha, às margens do Rio Elba, Hamburgo é uma região portuária, a segunda maior da Europa, ficando atrás somente de Roterdã. Sua maratona vem conquistando ao longo dos anos a preferência dos europeus, que buscam não só um lugar diferenciado para correr, mas também uma prova bem organizada, rápida e bonita. O percurso apresenta cenários diferenciados, com passagens por bairros históricos, áreas residenciais, canais e lagos. O público presente com certeza faz a diferença nessa maratona. Há quem diga que a festa dos espectadores ao longo da prova, principalmente após o quilômetro 30, quando o corredor mais precisa de apoio, se compare a que se vê no famoso Tour de France. Ao final da prova, além dos corredores serem premiados com uma medalha, são brindados com uma cerveja.
Eventos paralelos: no sábado, acontece a Children's Run "The tenth, uma corrida de 4.195 metros para jovens de 6 a 17 anos (7 euros), com participação de 2,2 mil inscritos.
Web: www.marathon-hamburg.de

MAIO
30 Sábado
31ª MARATONA DE ESTOCOLMO, SUÉCIA
Temperatura: em torno de 18 graus
Inscrições: já estão abertas e podem ser feitas pela internet, no site do evento, até o dia 15 de fevereiro. A prova costuma atingir o limite de inscritos um pouco antes dessa data.
Valor: 81 euros
Participantes: 18 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores ao evento, na área denominada Race Center, perto do Olympic Stadium
Início da prova: 14 horas
Largada: ao lado do Olympic Stadium
Chegada: dentro do Olympic Stadium
Outras informações: Sede dos Jogos Olímpicos de 1912, a capital da Suécia localiza-se na costa oriental do país, no Mar Báltico. A cidade denominada em 1998 como Capital da Cultura Européia possui uma das melhores qualidades de vida do mundo e tem uma maratona à altura, eleita pelo The Ultimate Guide to International Marathons como a número 1 no ranking quando o assunto é "melhor destino". Estocolmo fica na parte litorânea da Suécia, proporcionando aos corredores belíssimos cenários, com suas catorze ilhas ligadas por inúmeras pontes. A prova, que larga do lado de fora do Olympic Stadium e é dividida por nível técnico em seis baias, é disputada num circuito de duas voltas (quase similares), que apresentam algumas elevações e por isso mesmo não é boa para recordes. O trajeto passa por pontes, ilhas, parques e também por grandes construções, como o Palácio Real, o City Hall, a Ópera Real e o Parlamento. O ponto mais alto da prova, na ponte Västerbron, é compensado pela fantástica vista da arquitetura da cidade, que mescla características dos tempos medievais com as da época moderna. Cerca de 50% dos participantes são estrangeiros. A organização e o apoio do público são dignos das grandes maratonas e um dos pontos altos da prova é a chegada dentro do Olympic Stadium. O tempo-limite é de 6 horas e há corte nos quilômetros 28 (até 4h de prova) e 32 (até 4h35).
Web: www.stockholmmarathon.se


SETEMBRO
27 Domingo*
36ª MARATONA DE BERLIM, ALEMANHA**
Temperatura: em torno de 12 graus
Inscrições: costumam abrir no começo do ano e podem ser feitas pela internet, no site oficial do evento, até começo de agosto. Como são limitadas, terminam muito rapidamente. Nesse caso, é preciso recorrer às agências no Brasil (Chamonix, Kamel, Rent a Tour e Xtravel) para garantir a inscrição vinculada a pacotes.
Valor: 55 a 95 euros, dependendo da data
Participantes: 40 mil
Entrega de kit: nos três dias que antecedem o evento, na Berlin Vital Sports & Health, Kabelwerk
Início da prova: 9 horas
Largada e chegada: Portão de Brandemburgo
Outras informações: Berlim faz uma das maratonas mais belas e organizadas da da Europa. Seu percurso plano e quase sem elevações, aliado à condição climática sempre favorável, já renderem seis recordes mundiais na distância, inclusive o estabelecido pelo brasileiro Ronaldo da Costa, em 1998. O último acabou de ser registrado, com o etíope Haile Grebrselassie, que marcou 2:03:59 (veja cobertura nesta edição). Os corredores largam com o famoso Portão de Brandemburgo nas costas e passam por diversos pontos turísticos da capital alemã, como a Coluna de Vitória, a avenida Unter den Linden, a Ópera do Estado, a Catedral de Berlim, a Biblioteca Nacional, a Universidade de Humbolt, o Parlamento e várias ruínas da época de guerra. A competição, que tem grande massa de público incentivando os corredores o tempo todo, tem seu final triunfal exatamente no ponto de origem. Pouco antes de cruzar a linha de chegada, os participantes passam por baixo do Portão de Brandemburgo. Apesar da quantidade de pessoas, a largada da prova é tranqüila, dividida por nível técnico, e o percurso comporta bem o grande número de inscritos.
Eventos paralelos: no sábado pela manhã, às 9h30, acontece a Breakfast Run, com largada no Harlottenburg Palace / Spandauer Damm e chegada no Olympic Stadium. Na parte da tarde, há duas provas para crianças, a Skating KidsCup, prova de patins inline (às 13h), e a Bambini Run, uma corrida de 500 e 1000 metros (às 15 h). A famosa Inline-Skating, uma maratona de patins que reúne os melhores patinadores do mundo, é uma das grandes sensações do evento e leva um número enorme de pessoas às ruas.
Web: www.real-berlin-marathon.com

OUTUBRO
11 Domingo*
31ª MARATONA DE CHICAGO, ILLINOIS (EUA)**
Temperatura: em torno de 12 graus
Inscrições: pode ser feitas pela internet, no site do evento. Costumam abrir em fevereiro e em pouco menos de três meses já se esgotam. Nesse caso, é preciso recorrer às agências oficiais no Brasil, que fazem a inscrição vinculada a pacotes turísticos (Chamonix, Kamel, Rent a Tour e Xtravel)
Valor: 130 dólares (pela internet); 200 dólares (pela agência)
Participantes: 45 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores ao evento, na Health & Fitness Expo, no McCormick Place Convention Center, West Building
Início da prova: 8 horas
Largada e chegada: no Grant Park, na Columbus Dr.
Outras informações: Cenário de quatro recordes mundiais, Chicago não poderia deixar de estar na lista das mais rápidas provas. Há algum tempo é a maratona internacional preferida dos brasileiros, que reúne mais de 1 milhão de pessoas, que vão para as ruas para aplaudir e dar força aos corredores. A competição larga do Grant Park, na Columbus Drive, faz um tour pela cidade, passando por bairros históricos, como Greektown, Little Italy, Pilsen e Chinatown, e retornando para o Grant Park, onde acontece a chegada, perto da Buckingham Fountain. Há quatro largadas diferenciadas, na frente, que são destinadas a 12 mil participantes que consigam comprovar índice técnico. Os outros atletas saem da chamada largada "Open".
Web: www.chicagomarathon.com


NOVEMBRO
07 Domingo*
40ª MARATONA DE NOVA YORK (EUA)**
Temperatura: de 8 a 16 graus
Inscrições: Para estrangeiros, a inscrição deve ser feita por intermédio das agências oficiais que representam os países. No Brasil, a Chamonix e a Kamel têm o direito de vender a inscrição vinculada a um pacote turístico. Quem tiver milhagem ou hospedagem em Nova York e não quiser recorrer às agências oficias pode tentar o sistema de loteria (pelo site oficial até início de maio). Os resultados são divulgados no começo de junho. Aqueles que se inscreverem por três anos consecutivos e não tiverem sucesso, no quarto ano a inscrição é garantida.
Valor: 368 dólares (agência); 210 dólares (loteria)
Participantes: 38 mil
Entrega de kit: nos três dias que antecedem o evento, na Health and Fitness Expo, no Jacob Javits Convention Center
Início da prova (3 horários): 9h40 (wave 1); 10h00 (wave 2); 10h20 (wave 3)
Largada: na ponte Verrazano-Narrows, em Staten Island
Chegada: no Central Park, em Manhattan
Percurso: A prova larga da ponte que liga Staten Island ao distrito do Brooklin. É exatamente ali que a competição atinge seu ponto mais alto na altimetria. As várias subidas no percurso estão concentradas principalmente nas cinco passagens de pontes que ligam um distrito a outro (Staten Island, Brooklin, Queens, Manhattan, Bronx e volta à Manhattan), na 5ª Avenida e nas 3 milhas finais, já dentro do Central Park. Para quem está em Manhattan, o transporte para a largada, muito bem organizado, é feito por ônibus oficiais e saem da Biblioteca Pública, que fica perto da Time Square. Desde 2007, os organizadores disponibilizam também o transporte para a largada via Ferry Boat. Vale pelo visual, já que a balsa passa muito perto da Estátua da Liberdade. No entanto, pode ser um pouco cansativo se comparado com o transporte tradicional (só ônibus), já que é preciso pegar metrô para chegar ao terminal do Ferry e depois ainda pegar um ônibus para chegar à largada. É necessário checar se a organização vai disponibilizar essa opção este ano.
Todos os inscritos são levados para o Fort Wadsworth, em Staten Island. Para 2008, foi implementado um novo sistema de largada, que passa a ser dividido em três blocos (ou ondas) de 13 mil corredores (wave 1, wave 2 e wave 3), com horários diferenciados e intervalos de 20 minutos, de acordo com nível técnico. O posicionamento na ponte mantém-se como de costume, ou seja, dividido em três cores (laranja, azul e verde). As mulheres, e também os estreantes na distância (sem comprovação de participação oficial em maratonas), largam na baia laranja, que se encontra com as demais (verde e azul) somente na milha 5 (km 8), no Brooklin.
Eventos paralelos: Na véspera, depois da cerimônia oficial de abertura na sede da ONU, acontece a International Friendship Run, uma corrida participativa de 6 km para dar boas-vindas aos estrangeiros, com chegada no Central Park. Acompanhantes podem participar desde que adquiram a inscrição para a corrida na Expo. É neste evento que acontece a tradicional troca de camisetas e outras lembranças entre os corredores.
Web: www.nycmarathon.org

AS 10 "PEQUENAS"

MARÇO
1º Domingo
31ª Maratona de Napa Valley, Califórnia (EUA)
Temperatura: em torno de 12 graus
Inscrições: Já estão abertas e podem ser feitas pela internet no www.marathonguide.com
Valor: de 85 a 125 dólares, dependendo da data
Participantes: 2,3 mil
Início da prova: 7 horas
Largada: em Calistoga
Chegada: em Napa, na Vintage High School
Outras informações: Essa prova já foi eleita por revistas especializadas norte-americanas como a "melhor maratona rural" e também como "a maior pequena maratona do Oeste". O percurso, que larga de Calisgota e segue pela Silverado Trail, proporciona cenários belíssimos da região de Napa Valley, famosa pelos seus vinhos tintos e por proporcionar vistas panorâmicas dos vales, dos inúmeros vinhedos e das ondas de flores de cor mostarda. A maratona é quase totalmente plana, exceto pelos primeiros 10 km, onde há uma seqüência de pequenas subidas e descidas. A única parte não-rural são os 800 metros finais, quando o circuito entra na cidade para finalizar na Vintage High School, em Napa.
Eventos paralelos: a 5K Greater Kiwanis Club of Napa Fun Run, corrida de 5 km que larga na Vintage High School, local de chegada da maratona. A inscrição sai por 25 dólares e pode ser feita também pela internet.
Web: www.napavalleymarathon.org

29 Domingo
6ª Maratona de Treviso, Itália
Temperatura: em torno de 10 graus
Inscrições: já estão abertas e vão até 19 de março. Podem ser feitas pela internet no www.activeeurope.com
Valor: de 30 a 50 euros, dependendo da data
Participantes: 5 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores ao evento, na Expo della Maratona, em Treviso
Início da prova: 9h45
Largada: Vittorio Veneto
Chegada: Treviso
Outras informações: A competição é uma das mais populares provas italianas na distância de maratona e considerada por muitos como a "Nova York na Itália", pelo grande número de pessoas que incentivam os corredores ao longo do percurso. A prova larga em Vitttorio Veneto e chega a Treviso, atravessando várias outras províncias de Vêneto, uma das regiões mais visitadas da Itália pelos turistas. O percurso é rápido e, em vários momentos, em ligeira descida, o que faz dessa maratona um evento de bom nível técnico e favorável a recordes pessoais.
Web: www.trevisomarathon.com

MAIO
3 Domingo
Maratona de Düsseldorf, North Rhine-Westphalia, Alemanha
Temperatura: em torno de 12 graus
Inscrições: as inscrição já estão abertas e podem ser feitas pela internet, no site do evento, até dia 19 de abril
Valor: de 39 a 70 euros, dependendo da data
Participantes: 1 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores ao evento, perto da área da largada da prova (Rheinterrasse), e no dia da prova, até 30 minutos antes da largada
Início da prova: 9h30
Largada: Rheinterrasse
Chegada: Burgplatz
Outras informações: Essa simpática cidade histórica alemã, que é capital do estado de North Rhine-Westphalia, não poderia oferecer local mais propício para a realização de uma maratona. Os cenários são magníficos, muitos dos quais com vista para o rio Reno, que corta a região, e o circuito é praticamente plano. As mais altas elevações de percurso são bem curtas e se encontram em duas passagens de ponte, localizadas nos km 29 e 39. Nos últimos 3 km de corrida, o apoio do público se torna um espetáculo à parte. O tempo-limite de término é de 5h30.
Web: www.metrogroup-marathon.de

17 Domingo
12ª Maratona do Monte Saint-Michel, Normandia, França
Temperatura: em torno de 22 graus
Inscrições: já estão abertas e podem ser feitas no site do evento, pela internet, até atingir o número-limite de 5 mil inscritos
Valor: de 42 a 52 euros, dependendo da data
Participantes: 5 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores ao evento, na Villa Expo Marathon, localizada no Espace Duguay Trouin, em Saint-Malo
Início da prova: 9h00
Largada: em Cancale
Chegada: no Monte Saint-Michel
Outras informações: Além de ser uma maratona plana e com a presença constante de lindos cenários característicos da região da Normandia, um dos grandes espetáculos dessa prova é poder ver da largada, em Cancale, o Monte Saint-Michel e sua abadia, e ter uma leve noção do que representa a olho nu os 42.195 metros. O trajeto até o Monte Saint-Michel, que remonta ao ano de 708, virou patrimônio mundial da Unesco em 1979, e oferece aos corredores belas paisagens campestres ao longo do percurso. A prova, que acontecia tradicionalmente às 16h30 de um sábado, passa em 2009 a ser realizada em novo horário e no domingo. Atenção: o tempo-limite é de 5 horas.
Eventos paralelos: com a mudança do dia da prova, os organizadores incluíram no programa a chamada La 10k, uma competição de 10 km, que será realizada na noite de sexta, às 19h30, nas imediações da vila de Saint-Malo.
Web: www.montsaintmichel-marathon.com

AGOSTO
15 Sábado*
29ª Maratona de Helsinque, Finlândia
Temperatura: de 18 a 22 graus
Inscrições: abrem no começo do ano e podem ser feitas pela internet, no site oficial do evento
Valor: de 55 a 75 dólares, dependendo da data
Participantes: 6,4 mil
Entrega de kit: no dia que antecede o evento (na sexta), e no dia do evento (sábado), das 8 às 13 horas.
Início da prova: 15 horas
Largada: ao lado do Olympic Stadium
Chegada: dentro do Olympic Stadium
Outras informações: Apesar de ser verão na Europa, estamos falando dos países escandinavos, que têm uma temperatura agradável nessa época do ano, variando entre 18 e 22 graus. A capital da Finlândia já foi sede de Jogos Olímpicos, em 1956, e é exatamente no Olympic Stadium onde está concentrado tudo o que envolve o evento, inclusive a chegada triunfal dentro do estádio, com direito a nome e tempo final mostrado no placar eletrônico. Não é uma maratona rápida, principalmente na segunda metade, onde estão várias pequenas subidas, mas seu trajeto é considerado um dos mais bonitos, passando por lagos e parques e cruzando pontes. Em quase metade do percurso os participantes correm à beira do Mar Báltico.
Eventos paralelos: a The Disney Mini Marathon, uma prova para crianças, que acontece no sábado, dia da prova, com largada às 10 horas.
Web: www.helsinkicitymarathon.com

SETEMBRO
20 Domingo*
39ª Maratona de Maui, Havaí (EUA)
Temperatura: de 18 a 26 graus
Inscrições: abrem no final de dezembro, na internet, pelo www.active.com , e podem ser feitas até no dia da entrega do kit, se não atingir o limite de inscritos
Valor: de 55 a 110 dólares, dependendo da data
Participantes: 3 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores ao evento, na Runner's Expo, na Valley Isle Ballroom, no The Westin Maui
Início da prova: 5h30
Largada: em Kahului, no Queen Ka'ahumanu Center
Chegada: no Kaanapali Resort
Outras informações: Apesar do pequeno número de participantes, esse evento havaiano tem sua própria tradição, já que está perto de completar 40 anos de história. A prova tem sido constantemente lembrada pela revistas especializadas como uma das "10 maratonas mais bonitas dos Estados Unidos". Como a competição acontece bem cedo, às 5h30 da manhã, a partir das 3h30 os ônibus começam a levar os corredores para a largada, onde antes da prova acontece uma apresentação típica da região, com dançarinas havaianas. Cerca de 28 quilômetros da circuito são percorridos à beira-mar, proporcionado belas imagens paradisíacas e bem típicas da ilha.
Eventos paralelos: uma meia-maratona, que larga junto com a maratona, e a Maui Tacos 5K, uma corrida de 5 km que acontece no dia anterior ao evento principal.
Web: www.mauimarathon.com

27 Domingo*
3ª Maratona do Lago de Garda, Itália
Temperatura: em torno de 22 graus
Inscrições: podem ser feitas na internet, pelo www.activeeurope.com
Valor: de 35 a 50 euros, dependendo da data
Participantes: 1,5 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores ao evento, no Polo Fieristico di Riva del Garda
Início da prova: 9h30
Largada: em Limone sul Garda
Chegada: no centro histórico de Malcesine
Outras informações: Situado na região norte da Itália, ao pé dos Alpes, o Lago de Garda é o maior do país e fica na província de Verona, região de Vêneto. A maratona, que começa em Limone e percorre comunas como Riva, Arco e Torbole, até chegar a Malcesine, oferece aos corredores cenários que mesclam imagens de água cristalina, montanhas e pequenas cidadezinhas que circundam o lago. Os corredores são levados para a largada de balsa. O circuito tem algumas ondulações, mas sem muita variação altimétrica. Alguns trechos da prova são bem estreitos e por isso mesmo é restrita a quantidade de participantes. O tempo-limite de prova é de 6 horas e há corte na meia-maratona (3 horas) e no km 30 (4h30).
Web: www.lakegardamarathon.com

OUTUBRO
17 Domingo*
14ª Maratona de Indianápolis, Indiana (EUA)
Temperatura: em torno de 18 graus
Inscrições: podem ser feitas pela internet, no site oficial do evento
Valor: de 45 a 70 dólares, dependendo da data
Participantes: 6 mil
Entrega de kit: no dia anterior ao evento (sexta), em feira montada no Benjamin Harrison YMCA, ou no dia da prova, até uma hora antes da largada (das 6h30 às 7h30)
Início da prova: 8h30
Outras informações: A capital do estado de Indiana é uma cidade pacata e conhecida no esporte principalmente pelo automobilismo por causa da famosa 500 Milhas de Indianópolis. Sua maratona, apesar de pequena, segue os mesmos padrões das famosas maratonas norte-americanos, com excelente organização e grande suporte dos voluntários ao longo de todo o trajeto. O percurso é praticamente plano, com poucas subidas leves e curtas na primeira metade e uma longa parte plana a partir da virada da meia. Como é outono nos Estados Unidos e boa parte da prova é disputada dentro do lindo Fort Harrison State Park, o que chama atenção é o colorido das árvores proporcionado pela estação.
Eventos paralelos: uma meia-maratona e uma maratona de revezamento (equipe de 4), que largam junto com a maratona, às 8h30. A Lawrence 5k Run/Walk, uma corrida e caminhada de 5 km, sai às 9h10. A Kids Marathon, uma corrida de 1 milha só para crianças, cuja inscrição pode ser feita no local, acontece a partir das 11h45 no percurso final da maratona.
Web: www.indianapolismarathon.com

NOVEMBRO
29 Domingo*
32ª Maratona de San Sebastian, Espanha
Temperatura: em torno de 12 graus
Inscrições: podem ser feitas pela internet, no site do evento
Valor: 40 euros
Participantes: 3,2 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores ao evento, na Feria del Corredor, localizada no Estadio de Anoeta
Início da prova: 9h30
Largada: na Avenida de Madrid
Chegada: no Estadio de Anoeta
Outras informações: Localizada na costa basca do norte da Espanha, San Sebastian é conhecida como "capital culinária da Europa". Sua arquitetura exuberante e suas belas praias atraem grande quantidade de turistas, de todas as partes do mundo, e são os destaques que marcam o trajeto da maratona, toda plana e com cenários belíssimos. A prova é disputada num circuito de três voltas, sendo uma pequena e duas maiores, que se repetem. É uma prova de forte nível técnico entre os amadores, com tempo-limite de 4h30. Segundo dados estatísticos, 20% dos corredores terminaram em 2007 a maratona abaixo das 3 horas. A chegada é no estádio de futebol do Real Sociedad.
Web: www.maratondonostia.com

DEZEMBRO
6 Domingo*
27ª Maratona da Califórnia, Sacramento, CA (EUA)
Temperatura: em torno de 10 graus
Inscrições: podem ser feitas pela internet, no www.active.com
Valor: de 75 a 95 dólares, dependendo da data
Participantes: 6 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores, na Sports and Fitness Expo, no Sacramento Convention Center
Início da prova: 7 horas
Largada: em Folsom
Chegada: no State Capitol, em Sacramento
Outras informações: Se estiver a procura de uma prova não muito grande, com temperatura boa para correr e um percurso excelente para recordes, a Maratona da Califórnia, que tem a largada em Folsom e a chegada em Sacramento, é uma opção das mais interessantes. Tanto é que essa prova tem sido classificada pelas revistas especializadas como uma das mais rápidas do mundo, já que seu trajeto é praticamente todo em descida, embora no percurso haja também algumas pequenas subidas, principalmente no início da prova e quando se aproxima a primeira meia. De acordo com dados estatísticos, é a prova de onde saem mais corredores qualificados para Boston. Há transporte para a largada, e a chegada, na frente do histórico California State Capitol, é separada para homens e mulheres.
Eventos paralelos: a Four-Person Marathon Relay Challenge, uma maratona de revezamento para quartetos (inscrição de 100 a 140 dólares, dependendo da data), e a 2.62-Mile maraFUNrun/Fitness Walk (de 5 a 25 dólares).
Web: www.runcim.org