Revista Contra-Relógio

Fique atualizado com as últimas informações do mundo da corrida

// Últimas/

“Boston: a mais longa das maratonas”. Livro traz a mística da prova americana

12/abril/2018

Na próxima segunda-feira (dia 16), a terceira de abril, os olhos do mundo da corrida estarão focados em mais uma edição da centenária Maratona de Boston, nos Estados Unidos. Neste ano, há um atrativo a mais: há um número recorde de brasileiros que, como corredores de todo o mundo, se dedicaram por um bom período para obter o índice de classificação. Essa mística de atração do evento é o tema do livro “Boston: a mais longa das maratonas”, escrita pelo jornalista Sérgio Xavier Filho.

A apresentação do livro já explica por que Boston é realmente especial:

450xN“Os 42.195 metros são os mesmos de qualquer outra maratona. Todo o resto é diferente. A Maratona de Boston, disputada sem interrupções desde 1897, é a mais tradicional prova do gênero no mundo. Amadores e profissionais sonham com ela. Para a elite do esporte, está em jogo, mais do que um troféu cobiçado, a honra de entrar para a história da corrida que já presenciou, entre tantos personagens e episódios marcantes, a perseverança de John A. Kelley, a bravura de Kathrine Switzer, o pioneirismo de Roberta Gibb, o incrível duelo de Alberto Salazar e Dick Beardsley e a superação após o atentado em 2013.

Para os corredores anônimos, por outro lado, a vitória está na linha de largada. Vencedor é quem consegue chegar até ali. Para correr em Boston não basta querer, é preciso conquistar esse direito. Trata-se da única maratona entre as chamadas majors que exige um índice técnico, revisado constantemente, que varia de acordo com a faixa etária. Tem que suar muito para obter o tempo necessário para se qualificar. Um longo caminho. Por muitos anos o jornalista Sérgio Xavier Filho perseguiu esse objetivo. Não parou enquanto não conseguiu.

Este livro é mais do que a narrativa da busca pelo índice. É também a história de todos que um dia correram essa maratona e daqueles que ainda sonham em concluí-la. Um relato pessoal, mas também jornalístico, histórico e, acima de tudo, inspirador sobre a maratona que também é sinônimo de transformação, sobrevivência e coragem.”

Sob edição da Arquipélago Editorial e com 208 páginas, “Boston: a mais longa das maratonas”, já está à venda (o lançamento foi na última terça-feira) e pode ser encontrado nas principais livrarias. O preço é de R$ 45, porém, no site da editora está em promoção de lançamento, por R$ 39,90 + frete.

Na edição de maio da Contra-Relógio você pode conferir também a crítica sobre o livro juntamente com a cobertura da Maratona de Boston de 2018.

Postado em: Evento por André Savazoni às 14:00

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Blog da CR

"Este ano eu entro no Ranking!" Participe do Desafio CR!>> LER POST

Na Corrida

Detalhes da Maratona de Santiago>> LER POST

Linhas de Chegada

Treino para Maratona gera RP nos 10km>> LER POST

Vida Corrida

Primeira Maratona de Diogo Junqueira.>> LER POST

Publicidade

Calhau

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados