Revista Contra-Relógio
// Serviço/

Maratona de Nova York

QUANDO: 7/11/2010

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: A prova larga da ponte que liga Staten Island ao distrito do Brooklin. É exatamente ali que a competição atinge seu ponto mais alto na altimetria. As várias subidas no percurso estão concentradas principalmente nas cinco passagens de pontes que ligam um distrito a outro (Staten Island, Brooklin, Queens, Manhattan, Bronx e volta à Manhattan), na 5ª Avenida e nas 3 milhas finais, já dentro do Central Park. Para quem está em Manhattan, o transporte para a largada, muito bem organizado, é feito por ônibus oficiais e saem da Biblioteca Pública, que fica perto da Time Square. Desde 2007, os organizadores disponibilizam também o transporte para a largada via Ferry Boat. Vale pelo visual, já que a balsa passa muito perto da Estátua da Liberdade. No entanto, pode ser um pouco cansativo se comparado com o transporte tradicional (só ônibus), já que é preciso pegar metrô para chegar ao terminal do Ferry e depois ainda pegar um ônibus para chegar à largada. É necessário checar se a organização vai disponibilizar essa opção este ano. Todos os inscritos são levados para o Fort Wadsworth, em Staten Island. Para 2008, foi implementado um novo sistema de largada, que passa a ser dividido em três blocos (ou ondas) de 13 mil corredores (wave 1, wave 2 e wave 3), com horários diferenciados e intervalos de 20 minutos, de acordo com nível técnico. O posicionamento na ponte mantém-se como de costume, ou seja, dividido em três cores (laranja, azul e verde). As mulheres, e também os estreantes na distância (sem comprovação de participação oficial em maratonas), largam na baia laranja, que se encontra com as demais (verde e azul) somente na milha 5 (km 8), no Brooklin.
Eventos paralelos: Na véspera, depois da cerimônia oficial de abertura na sede da ONU, acontece a International Friendship Run, uma corrida participativa de 6 km para dar boas-vindas aos estrangeiros, com chegada no Central Park. Acompanhantes podem participar desde que adquiram a inscrição para a corrida na Expo. É neste evento que acontece a tradicional troca de camisetas e outras lembranças entre os corredores.

TEMPERATURA: de 8 a 16 graus

INSCRIÇÕES: Para estrangeiros, a inscrição deve ser feita por intermédio das agências oficiais que representam os países. No Brasil, a Chamonix e a Kamel têm o direito de vender a inscrição vinculada a um pacote turístico. Quem tiver milhagem ou hospedagem em Nova York e não quiser recorrer às agências oficias pode tentar o sistema de loteria (pelo site oficial até início de maio). Os resultados são divulgados no começo de junho. Aqueles que se inscreverem por três anos consecutivos e não tiverem sucesso, no quarto ano a inscrição é garantida.

VALOR: US$ 368 (por agência); US$ 210 dólares (por loteria)

PARTICIPANTES: 38 mil

ENTREGA DE KIT: nos três dias que antecedem o evento, na Health and Fitness Expo, no Jacob Javits Convention Center

INÍCIO DA PROVA (3 horários): 9h40 (wave 1); 10h00 (wave 2);
10h20 (wave 3)

LARGADA: na ponte Verrazano-Narrows, em Staten Island

CHEGADA: no Central Park, em Manhattan

WEB: www.nycmarathon.org


Postado às 3:21

Deixe o seu comentário


Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados