Revista Contra-Relógio

Danilo Balu é Bacharel em Esporte e corredor há mais de 20 anos. Trabalha com Marketing Esportivo. A corrida é terapia, é lazer, trabalho, hobby e objeto de estudo e leitura.

// Recorrido/

Leituras de 5a Feira

10/maio/2012

Um dia falo mais sobre minimalismo, já que sou muito simpático à opção. O problema hoje é a dicotomia doente que faz alguns saírem dos tênis de 400g direto para a luva de dedo. Este guia em inglês com 8 dicas tem muito pouco (nada?) de científico, mas um pouco de empirismo que pode ajudar a quem busca calçados menos estruturados.

Você vê aqui o vídeo do segundo episódio da série The British Miler do The Telegraph. A primeira das 3 partes você pode rever aqui.

No britânico Daily Mail uma reportagem mostra que a babaquice realmente não tem limites, ela tem é um futuro promissor. Agora namorando uma eslovaca branca, Usain Bolt tem que ouvir críticas de quem acha que por ser um jamaicano negro ele deveria namorar… jamaicanas negras!

Um movimento que começou pequeno e agora chega às páginas da Running Times neste texto depois de receber apoio de famosos ex-atletas especialistas na distância; é o Bring Back the Mile (Traga de Volta a Milha) que prega o uso dos 1609m nas provas, nada de 1600m. Justo, muito justo.

Para mexer o esqueleto; entre na coreografia da Gaiola das Atletas Popozudas. É o vídeo oficial da #TrackStomp!

O Esporte Espetacular da Globo explica (muito bem) com o recurso de animação e depoimentos de atletas e treinadores as diferentes fases de uma prova de 100m.

Um jeito peculiar de se treinar na esteira. Odeio o tal “artista”, mas até eu ri muito assistindo.

Postado em: Curiosidades, Leituras por Danilo Balu às 1:00

6 Respostas para “Leituras de 5a Feira”

  1. Os 1500m nunca fizeram sentido pra mim, tem 100, 200, 400, 800 e …, por que não a milha? O problema é que numa olimpíada não cabem 1500m e milha ao mesmo tempo.

  2. Na verdade a campanha é para que as provas de 1600m sejam abolidas… então nos EUA correriam apenas a Milha (1609m). Por uma praticidade burra, andam correndo 1600m.

  3. “dicotomia doente que faz alguns saírem dos tênis de 400g direto para a luva de dedo”????

    Não vejo nada doente nisso. Fiz isso. E não tive nenhum problema grave. Só dores nas panturrilhas por uso do músculo (quando eu usava tênis as dores me pareciam ser piores) e, eventualmente, bolhas nos pés (mas pelo que sei quem usa tênis também tem bolhas nos pés às vezes).

    O problema não é sair dos tênis de 400g direto para a luva de dedo, ou mesmo para os pés descalços. O problema é quando a pessoa já tem uma quilometragem e quer fazer isso sem reduzir a quilometragem.

    Tanto é que entre os que correm eventualmente descalços existe a expressão Too Much Too Soon, para indicar que a pessoa fez mais do que podia no estágio atual.

    Mas, claro, tudo o que escrevi acima não tem nada de científico. É baseado na minha experiência e na de outras pessoas, como o Barefoot Ken Bob Saxton e o Leonardo Liporati @leobarefoot.

    Vai demorar bastante até a Ciência encontrar respostas sobre a transição para o correr descalço.

  4. O problema é a pessoa 2, 3… 5 décadas correndo/andando calçada e ler um relato e no dia seguinte dar 3 voltas de 3km no Ibirapuera descalço. Há uam sériue de adaptações (tendões, ossos e ligamentos…) que não estão preparados pra uma transição imediata. No mundo imediatista de hj a pessoa não consegue conceber que ela vai ter que trotar 10min numa SEMANA, depois 15min na outra…

  5. Só por curiosidade,nos EUA se usa jarda ou metro?

    O Usain Bolt é conhecido nos EUA como recordista dos 100 metros ou das 110 jardas?

  6. Nos EUA se usa metros, apesar de ainda haver algumas poucas competições com jardas. Nos EUA ele é conhecido como recordista dos 100m.

// outros blogs //

Últimas

Edmilson Santana vence a Maratona do Rio, com 4.274 concluindo.>> LER POST

Blog da CR

Contra-Relógio na feira da Golden Four Asics em SP>> LER POST

Na Corrida

Semana de quilometragem subindo. Longo finalizado>> LER POST

Corrida Viva

Treinar o Domínio sobre a DOR nos 30K !>> LER POST

Linhas de Chegada

Maratona do Rio - A PROVA>> LER POST

Operação Queniana Albina

A batalha do XX x XY>> LER POST

Publicidade

Calhau

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados