Revista Contra-Relógio

André Tarchiani Savazoni é jornalista, pai e corredor. Está sempre na corrida. Seja nos treinos, nas provas ou atrás dos filhos, Vitória e, principalmente, Pedro. E adora viajar para correr ou correr para viajar.

// Na Corrida/

Violência no trânsito e os corredores: Campinas

25/setembro/2014

Hoje a conversa é com o maratonista Felipe Arakawa, sobre a situação em Campinas, no interior de São Paulo, na série sobre a violência no trânsito e os corredores.

Clique nos nomes das cidades e veja as três primeiras reportagens da série: Cuiabá, Rio de Janeiro e Curitiba.

Campinas-SP

“Aqui em Campinas, quando se pergunta a um esportista amador sobre a infraestrutura de treinamento, a maioria diz ter um sentimento misto, de revolta e gratidão. Comigo é assim também. Existem vários lugares para se treinar corrida, por exemplo, como o Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), Parque Ecológico, Bosque dos Jequitibás e Pedreira do Chapadão. As estruturas não são das melhores, sempre tem algo pendente, seja na iluminação, no calçamento e, principalmente, na segurança, mas a gente acaba agradecendo por ter este mínimo, em comparação com outras cidades.

Aos domingos, a prefeitura fecha a avenida que contorna a Lagoa do Taquaral, e ao mesmo tempo funciona a ciclofaixa, o que acaba gerando certa confusão entre ciclistas e pedestres, pois uma boa parte do percurso é mista, o que força alguns corredores a preferir o sábado, mesmo com a avenida aberta, optando por correr na calçada e na pista interna (terra batida).

Como na maioria das cidades, a relação entre ciclistas, pedestres e motoristas não é das melhores. Não é raro a gente ficar sabendo de algum atropelamento, principalmente envolvendo ciclistas. O trânsito de Campinas tem fama de ser violento. No geral, a situação é ruim: alguns parques dão a impressão de abandono e nós nos sentimos inseguros, por motivos diferentes, seja nos parques ou nas ruas.”

Felipe Arakawa, maratonista de Campinas-SP

Postado em: Na Corrida, Série sobre o trânsito/corredores, Trânsito e corredores por André Savazoni às 10:00

4 Respostas para “Violência no trânsito e os corredores: Campinas”

  1. […] Violência no trânsito e os corredores: Campinas […]

  2. […] Violência no trânsito e os corredores: Campinas […]

  3. […] Violência no trânsito e os corredores: Campinas […]

  4. […] no nome da cidade e veja as matérias dos cinco primeiros dias da série: Cuiabá, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba e Belo […]

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Inscrições da Meia-Maratona do Sol chegam ao segundo lote>> LER POST

Blog da CR

"Este ano eu entro no Ranking!" Participe do Desafio CR!>> LER POST

Linhas de Chegada

Treino para Maratona gera RP nos 10km>> LER POST

Vida Corrida

Primeira Maratona de Diogo Junqueira.>> LER POST

Publicidade

VELOCITA

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados