Revista Contra-Relógio

André Tarchiani Savazoni é jornalista, pai e corredor. Está sempre na corrida. Seja nos treinos, nas provas ou atrás dos filhos, Vitória e, principalmente, Pedro. E adora viajar para correr ou correr para viajar.

// Na Corrida/

Finalmente, a estreia no Campeonato Santista de Pedestrianismo

18/novembro/2011

Santos é uma cidade que respira esporte. A corrida de rua está enraizada no cotidiano dos moradores. Basta sair para correr nas manhãs ou no final da tarde, qualquer dia da semana, que acabará encontrando um monte de gente em ritmos variados pela orla, favorecidos pelo clima e, principalmente, pela areia dura na beira-mar. Some-se a isso o visual. Para lembrar, a prova de 10 quilômetros com mais atletas em todo o País é a Tribuna 10 km, tradicionalmente realizada no terceiro domingo de maio. Em número de inscritos/concluintes, só perde para a São Silvestre. Destaca-se ainda o Campeonato Santista de Pedestrianismo, organizado pela prefeitura, que está na 26ª edição.

Este ano, devido à preparação para a Maratona de Porto Alegre, não pude correr a Tribuna. Apenas assisti e fiz a cobertura para a Contra-Relógio. Com muitas viagens relacionadas à corrida no ano, fui menos para Santos. Nem para treinar. Estou em débito. Sempre quis correr o Campeonato Santista e, agora, deu certo. Perdi a quinta etapa, pois estava na Corrida SP-Rio, mas domingo (20), estarei na largada, às 8h30, em frente ao Aquário Municipal.

A explicação na página principal do site oficial já mostra o espírito da competição: “Em várias categorias, correm, lado a lado, atletas profissionais e amadores, que fazem valer o respeito aos adversários e às diferenças, tornando mais evidente o real significado do espírito esportivo”. 

São sempre seis etapas por ano. Mas fique atento, porque as inscrições acabam rapidinho, já que você garante participação para a temporada toda. Existem vagas remanescentes, porém, não dá para contar com elas. Há um regulamento com todas as informações no site do evento para quem se interessou. Um ponto positivo é que você pode acompanhar a evolução durante o ano.

Para 2012, as datas da 27ª edição ainda não estão fechadas, mas a estrutura será a mesma e, como novidade, a intenção da Secretaria de Esportes de Santos é estrear uma etapa noturna. Para quem está inscrito no Desafio CR 10 km Sub 40, o Campeonato Santista é uma ótima oportunidade de buscar a marca. Com percursos planos, alguns como o de domingo (20) na região da praia, fica bem interessante para correr abaixo de 40 minutos.

A cobertura da prova estará na edição de dezembro da Contra-Relógio.

Postado em: 10 km, Corridas, Desafio Sub 40 por André Savazoni às 0:01

6 Respostas para “Finalmente, a estreia no Campeonato Santista de Pedestrianismo”

  1. Legal André.
    Boa prova domingo.

    Ano que vem quero participar desse circuito.
    Ah, nada de fazer sub 40′, se acontecer: pare antes do tapete e passe com 40’01″.

    —————————-

    Pode deixar, Angelo
    Vou para Santos para curtir. Parece que o final de semana será legal. Dar umas corridas hoje à tarde e amanhã cedo na praia, fazer a prova no domingo. Não vou forçar não. Deixo o sub 40 para 2012. Se me sentir muito bem, sigo seu conselho e paro antes do tapete!

    Abraço
    André Savazoni

  2. André, vc vai ver q prova, o campeonato é sensacional, são minhas provas preferidas…

    Estaremos juntos, com certeza, e ainda vou trabalhar na madrugada de sábado para domingo, vou correr virado ( sem dormir), como acabei de fazer agora, matei 10k e a sensação de dever cumprido, agora posso dormir sossegado e esperar por mais 3 madrugadas de trabalho.

    Caso queira comer aquela pizza que cogitamos em Pomerode, só da um alo, vc tem meu tel.

    Ta lembrado???

    Ezequiel Jr…Amigo do Hideaki…

    Valeu

  3. Boa prova. Um dia vou correr em Santos. Tem vários lugares pra visitar. Aqui em Floripa vai ter a Corrida Pela Vida, também 10 km.
    Pena que os 10 km daqui sejam diferentes dos de SP. Quase nunca são 10 km. Espero que amanhã esteja mais próximo.

  4. André, estive na Maratona de Curitiba pra fazer um treino de 6 km. Achei tudo meio devagar. Ano passado foram 1.966 concluíntes, e hoje na largada não me pareceu que tivesse mais do que 800 pessoas. Aguardemos os resultados.

    ———————————

    Julio, estou aguardando com ansiedade esses resultados, para termos a comparação com a edição de 2010.

    Abraço
    André Savazoni

  5. André, Maratona de Curitiba 1.217 concluíntes contra 1.966 em 2010. Entre os homens este ano foram 2,88% em até 3 horas. Em 2010 foram 9,22% em até 3 horas. Essa é a contribuição da Latin Sports para as maratonas brasileiras.

    ——————————–

    Julio, essa relação dos sub 3h está diretamente relacionada ao corte da premiação em dinheiro nas faixas etárias, sem dúvida alguma. Junte-se a isso ao crescimento no número de maratonas realizadas. Então, sem o atrativo financeiro, muitos optam por correr mais próximo de casa ou onde há a premiação, como Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro ou Porto Alegre, por exemplo.

    Abraço,
    André Savazoni

  6. Este ano em Curitiba foram apenas 30 homens e 2 mulheres em até 3 horas. E mudando de assunto, parabéns pelo seu tempo de 40:00 na prova de Santos.

    —————————————–

    Sim, Julio. Sem as premiações em dinheiro nas categorias, principalmente, muitos dos amadores competitivos acabaram não viajando ou não correndo em Curitiba. Uma pena. Mesmo assim, achei que o número de inscritos caiu, realmente, mas eu acreditava que haveria menos gente. Agora, com só 32 sub 3h, comprova o que já imaginávamos.

    Então, foi muito legal a prova, corri solto. Em Santos, não tem o tempo líquido, só o bruto. No relógio deu um pouco menos, mas o que vale é o oficial, que está registrado. Então, fica o 40:00, rs. Quando passei pelo pórtico de chegada estava rindo muito quando vi o tempo!

    Abraço
    André Savazoni

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Inscrições para o K42 Ubatuba vão até o próximo dia 27>> LER POST

Blog da CR

Sorteio de viagem a Santiago, com acompanhante e tudo pago!>> LER POST

Corrida Viva

O primeiro número de pano, medalha e diploma >> LER POST

Linhas de Chegada

1 ano!>> LER POST

Operação Queniana Albina

Ser temente>> LER POST

Publicidade

VELOCIT

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados