Revista Contra-Relógio

Rodrigo Lucchesi é engenheiro de formação e corredor de coração, esporte que adotou em 2001. Corre pela endorfina e para poder comer chocolate e tomar açaí sem culpa.

// Linhas de Chegada/

Treino para Maratona gera RP nos 10km

25/setembro/2017

 

Algumas coisas não são triviais de se explicar…

Estou treinando há 4 meses para a Maratona de Chicago, que acontece daqui a pouco, dia 8/10. E hoje, já na fase que os americanos chamam de “taper”, onde o volume dos treinos é reduzido, como forma de se poupar para os 42km, fiz uma prova despretensiosa de 10km. Como estou treinando para uma Maratona, não posso dizer que tenho priorizado a velocidade nos treinos. Então, bater meu recorde pessoal nos 10km hoje seria um pouco esquisito, né?

Comecei correndo num ritmo forte porém confortável e, lá pelo km 3, fiz umas contas e pensei: se eu fizer um pouco mais de força e aguentar até o fim, consigo chegar perto do meu recorde pessoal na distância. E assim resolvi passar a marcha, acelerar, comecei a ultrapassar vários corredores. A medida em que a corrida avançava, a quebra do RP era cada vez mais provável. Cruzei a linha de chegada em 46:20, tirando 1 MINUTO do meu recorde. Estranho, muito estranho…

Hipótese A: Ah, Rodrigo, você nunca treinou especificamente para os 10km, nunca se dedicou as distâncias curtas, já podia ter baixado esse tempo antes. Verdade. Mas porque nunca baixei em outras corridas de 10km despretensiosas como essa? Nunca havia chegado nem perto desse tempo! E olha que corro desde os 22 anos, e hoje tenho 38. Será que 38 é o novo 18?

Hipótese B: Ah, Rodrigo, você deve estar treinando errado para a maratona. Focou demais em treinos de velocidade e menos no volume. Não mesmo. Estou fazendo a mesma planilha das últimas 3 maratonas.

O que eu acho: nós não controlamos 100% das variáveis que influenciam nosso desempenho. O “acaso” tem um peso muito grande nos nossos resultados mesmo que não queiramos admitir. Você pode treinar by-the-book, emagrecer, fazer tudo certinho e, no dia, o ritmo simplesmente não encaixar.

No meu caso foi o contrário: apesar de não ter feito o melhor dos treinamentos pra maratona de Chicago, acho que hoje tudo combinou para dar certo. Peso atual menor, corpo descansado, cabeça tranquila, temperatura, alimentação, sono, altimetria, alinhamento dos planetas, altura da maré, etc…

De qualquer forma, o importante é que consegui uma marca inédita! Planejada ou não, tenho que comemorar!

Agora me animei para treinar para os 10km e tentar baixar ainda mais o tempo. Que venham os 45:00!

Crazy runner thinking over white background

Contatos:

  

Postado em: Pensamentos, Provas por Rodrigo Lucchesi às 1:18

Uma resposta para “Treino para Maratona gera RP nos 10km”

  1. Concordo com você, por mais que haja uma ciência por trás da preparação, não controlamos todas as variáveis, mesmo pq cada pessoa é diferente. Aí vem aquele dia que tudo encaixa e você é super. Bati meu RP de 21km num treino de 20 para a maratona…

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Inscrições seguem abertas para a Maratona do Rio de Janeiro>> LER POST

Blog da CR

CR na feira da entrega dos kits da São Silvestre>> LER POST

Na Corrida

Uma imersão cultura e experiência única no Deserto do Saara>> LER POST

Vida Corrida

Sub 3h: Cristiano Bedin da Costa, atleta solitário na Comunidade Autônoma de Cronópios, conta sua história em Buenos Aires>> LER POST

Publicidade

CORRIDA DAS ACADEMIAS

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados