Revista Contra-Relógio

Rodrigo Lucchesi é engenheiro de formação e corredor de coração, esporte que adotou em 2001. Corre pela endorfina e para poder comer chocolate e tomar açaí sem culpa.

// Linhas de Chegada/

O Maníaco por Maratonas

27/junho/2016

Consegui! Agora é oficial: sou um Maníaco por Maratonas (leia aqui para entender do que estou falando).

Depois de correr a Maratona do Rio no dia 29/5 e a de Porto Alegre no dia 12/6, cumpri o requisito mínimo (correr 2 maratonas em 16 dias) para entrar no ‘Marathon Maniacs”, grupo que reúne verdadeiros viciados no esporte.

Já tinha vontade de encarar esse desafio há alguns anos, mas sem pressa. Esse ano, com a antecipação da Maratona do Rio para Maio por conta das Olimpiadas, percebi que ela tinha ficado próxima da de Porto Alegre, logo poderia fazer o desafio sem sair do Brasil, o que veio a calhar em termos econômicos (não precisaria viajar para fora do país para fazer essa dobradinha).

A preparação para o desafio não teve mistérios: treinei normalmente para a 1a prova (Rio), como se fosse correr apenas ela. Fiz os treinos longos, incluindo 3 de 32km, como manda a cartilha.

No lugar da musculação, esse ano migrei para o Pilates, que me fez muito bem em termos de fortalecimento muscular.

No dia da 1a prova (Rio), larguei tranquilo e segurei bem o ritmo, para não ficar muito dolorido no pós-prova e me poupar para o “jogo de volta” (Porto Alegre). A Maratona do Rio tinha que ser encarada pelo meu corpo como o último longão de preparação para a Maratona de Porto Alegre. Para minha surpresa, terminei a prova BEM cansado, estava muito quente, então não estava com grandes expectativas para fazer tempo bom em Porto Alegre.

O grande desafio era como lidar com as 2 semanas entre as provas. Decidi descansar ao máximo. Logo após a Maratona do Rio, ainda no domingo, fiz aplicação de gelo para acelerar ao máximo a recuperação muscular. Na 3a feira fiz uma massagem, e mantive minha rotina de Pilates (2x por semana). Mas não corri na 1a semana. Nem 100 metros. Repouso total. Na 2a semana, apenas 2 treinos de 5 e 6km na esteira só pra sacudir o esqueleto, acordar o coração e pulmão.

Porto Alegre, dia 12/06 – eis que chega a 2a prova. Com temperatura na casa dos 3 graus na hora da largada, me deparei com o seguinte dilema na hora que comecei a prova: “se eu correr no ritmo em que estou acostumado e planejei nos meus treinamentos, vou sentir frio durante algum tempo. Se eu correr um pouco mais forte, me aqueço mais rápido”. Como era a 2a prova do desafio, ou seja, não tinha que me poupar para mais nada, resolvi “sentar a bota”. Em vez do ritmo de 5:30, 5:40/km, encaixei um 5:00/km de média (em alguns kms fiz abaixo de 5!) e, para minha surpresa, fui assim até o km 30! Eu cheguei no km 30 em ritmo de recorde pessoal, mas logo veio o cansaço e fui baixando a velocidade, até concluir a prova em 3h48m, que, ainda assim, foi meu 2o melhor tempo da vida.

Incrível pensar que correndo 2 Maratonas em espaço de tempo tão curto, eu consegui fechar correndo tão bem a 2a prova, sem dores, sem cansaço extra, e ainda fazendo um tempaço (para os meus padrões)!. Isso só me mostrou que correr 2 Maratonas em 15 dias não é tão insano assim, se tomados os devidos cuidados: fazer a 1a prova em ritmo conservador, trabalhar o fortalecimento (esse ano troquei a musculação pelo Pilates) e descansar bem entre as 2 provas (uma massagem aqui e um gelo ali também ajudam).

E o Marathon Maniacs? Já apliquei e fui aceito! Sou o integrante número 12.995! Agora é descansar um pouco e, logo, logo, começar a preparação para o próximo desafio: Desafio do Dunga em janeiro de 2017!

mm

Contatos:

Postado em: Estilo de Vida, Maratona, medalhas, Provas por Rodrigo Lucchesi às 15:00

12 Respostas para “O Maníaco por Maratonas”

  1. Muito legal! Parabéns!

  2. Muito legal, Parabéns!

  3. Obrigado Walmir!

    Abs
    Rodrigo Lucchesi

  4. Parabéns! Não é fácil, você merece. Vou encarar algo parecido em setembro. 3 Maratonas em 15 dias: Berlim-Colônia-Munique. #Run4MarathonManiacs #Desafio3em15 #DesafiodeCorrer

  5. Caramba Jorge, que legal!
    Boa sorte no desafio e, se quiser contar sua experiência depois, entre em contato!
    Abs
    Rodrigo Lucchesi

  6. Parabéns Rodrigo pela sua conquista!
    Correr 2 maratonas em um prazo razoavelmente curto é um desafio e tanto!
    Agora você daz parte de um grupo de “doidos”! kkk

  7. Obrigado Regeane!
    Minha mulher disse “Maníaco você já era, agora só formalizou o título!” 😉

  8. Bem vindo ao clube! MM#9662

  9. Obrigado José Eduardo!
    Abs,
    MM#12995

  10. […] O Maníaco por Maratonas […]

  11. Li a materia de Rodrigo Lucchesi e gostei muito do titulo de “Maniaco por Maratonas” Pois eu completei a Maratona de São Paulo dia 24/04 a do Rio 29/05 de Porto Alegre no dia 12/06 a Asics São Paulo City Marathon 31/07/2016 e todos da minha familia dizia que eu era um louco por corrida, agora eu tenho certeza kkkkkkkkkk ( detalhe acabei de completar 69 anos com muita saúde.)agora vou dar um tempo para participar da Maratona de Curitiba dia 20/11/2016.

  12. Oi Pedro, que legal saber que existem mais “maníacos” por aí! Haja fôlego para fazer essas 4 provas que você fez, hein?
    Boa sorte na prova de Curitiba e que muitas outras maratonas venham pela frente!
    Abs
    Rodrigo Lucchesi

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Joyciline Jepkosgei bate novamente o recorde mundial da meia-maratona>> LER POST

Blog da CR

Férias do editor da CR em Portugal>> LER POST

Na Corrida

Maratona das Flores e Medellín, duas gratas surpresas>> LER POST

Vida Corrida

Sub 3h: Cristiano Bedin da Costa, atleta solitário na Comunidade Autônoma de Cronópios, conta sua história em Buenos Aires>> LER POST

Publicidade

CORRIDA DAS ACADEMIAS

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados